Cursos

Home Cursos
Voltar
Publicado em 13/03/2026

História da divulgação científica é tema de evento de abertura da especialização e do mestrado

Autor(a): 
COC/Fiocruz

Como a ciência chegou ao público ao longo do tempo — e quais caminhos precisa trilhar daqui em diante? Essas são algumas questões que vão nortear o evento de abertura da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), no dia 16 de março. Com o tema História da Divulgação Científica, a programação será realizada na Tenda da Ciência Virginia Schall, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio, às 9h. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Confira a programação completa.

A mesa de abertura contará com a participação de Marcus Soares, coordenador da Especialização; Marina Ramalho, coordenadora do Mestrado; Luís Amorim, chefe do Museu da Vida Fiocruz e coordenador do nodo sul da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe (RedPOP); Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT); e Dominichi Miranda, vice-diretora de Educação e Pesquisa da COC.

A primeira mesa-redonda, mediada por Marina Ramalho, abordará marcos históricos da divulgação científica. Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falará sobre as visitas de Einstein e Marie Curie ao Brasil e a cobertura jornalística da época. Pesquisadora da Casa, Rachel Fróes discutirá as Conferências Populares da Glória e a vulgarização das ciências nos séculos 19 e 20. Danilo Magalhães, do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia da Fiocruz (INCT-CPCT), tratará da trajetória de Manuel Calvo Hernando e do movimento ibero-americano de jornalismo científico.

A programação conta também com o lançamento dos livros Popularización de la ciencia en América Latina: 35 años de RedPOP e Comunicar la ciencia en Ibero-América: un sobrevuelo por la región, com participação de Miguel Garcia Guerrero, diretor executivo da RedPOP, e Luisa Massarani. As publicações são fruto de parceria entre o INCT-CPCT, o Museu da Vida Fiocruz, a RedPOP, o Museo de Ciencias de la Universidad Autónoma de Zacatecas e o Espacio Ciencia del Laboratorio Tecnológico del Uruguay.

Na sequência, a segunda mesa-redonda, mediada por Luís Amorim, destacará trajetórias fundamentais da divulgação científica no Brasil. Luisa Massarani abordará a atuação de José Reis como cientista e divulgador, e Dominichi Miranda de Sá discutirá a contribuição de Roquette-Pinto para o campo.

Encerrando as atividades, o pesquisador Bruce Lewenstein, da Cornell University, ministrará a conferência Challenges in Research on Public Communication of Science & Technology, em formato virtual, com tradução simultânea.

Organizado pelo INCT-CPCT, pela Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, pelo Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, pelo Museu da Vida Fiocruz e pela RedPOP, o evento marca o início do ano letivo reafirmando o compromisso da Fiocruz com a formação, a pesquisa e o fortalecimento da comunicação pública da ciência no Brasil e na América Latina.

Publicado em 02/02/2026

Inscrições abertas para Curso de Atualização Profissional em Redução de Danos 2026

Autor(a): 
EPSJV/Fiocruz

Se você trabalha na área da saúde, assistência social ou educação e tem interesse em aprender sobre temáticas ligadas à redução de danos e políticas de álcool e outras drogas, a FIOCRUZ TEM UMA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO PARA VOCÊ!

Até o dia 6 de fevereiro estão abertas as inscrições para a turma de 2026 do Curso de Atualização Profissional em Redução de Danos da Escola Politécnica!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

O curso é TOTALMENTE GRATUITO e PRESENCIAL

Carga horária total de 112 horas

Aulas de março a junho de 2026

Encontros presenciais às quintas-feiras, na Escola Politécnica, das 8h30 às 17h

São 35 vagas

QUEM PODE SE INSCREVER?

Trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (agentes comunitários de saúde, oficineiros, agentes territoriais, redutores de danos, cuidadores); ativistas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil; profissionais com atuação junto a pessoas que usam álcool e outras drogas

OPA, EU QUERO! COMO FAÇO A INSCRIÇÃO?

Você precisa acessar DOIS sistemas:

1° passo: Cadastro no sistema de inscrições na Fiocruz: www.sigaeps.fiocruz.br/inscricao

2° passo: Envio da sua documentação obrigatória para o sistema de documentações: www.sead.epsjv.fiocruz.br/login

Sua inscrição só é homologada depois de concluir AS DUAS ETAPAS, viu? Confira direitinho se enviou todos os documentos!

AINDA TENHO DÚVIDAS! E AGORA?

Todas as orientações, lista completa de documentos e modelos necessários estão disponíveis no edital. Você pode acessar em: bit.ly/reducaodedanos_2026
 

Publicado em 28/01/2026

Fiocruz abre vagas para especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Estão abertas, até 23 de fevereiro, as inscrições para o curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social – 2026. A formação se destina aos profissionais graduados da área da Saúde, da Educação e afins que façam interface com o setor Saúde, além de membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo. Todas as informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas no Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se já!

O curso será oferecido em formato híbrido (presencial para residentes no município do Rio de Janeiro e remoto para alunos que vivem em outras regiões). 

São oferecidas 30 vagas, das quais uma é destinada a candidato estrangeiro. Do total, 30% são reservadas para Ações Afirmativas (cotas). 

A formação tem como objetivo desenvolver ensino para reflexão sobre conceitos e práticas de promoção da saúde; criar capacidades de articular e mobilizar conhecimentos, incluindo o diálogo com outros saberes, ciências e políticas; e formar trabalhadores da Saúde e de áreas correlatas sob novas perspectivas de ação, incluindo empowerment da comunidade, focando na equidade, na ética e nos direitos à saúde. 

+ Acesse o edital 

Publicado em 20/08/2025

Fiocruz abre inscrições para turmas de 2026 de mestrados e doutorados acadêmicos

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2026 dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Os interessados têm até o dia 15 de setembro para se candidatar às vagas de mestrado e doutorado acadêmicos em três programas: Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. As inscrições devem ser realizadas pelo Acesso Fiocruz. Os editais estão disponíveis nos links abaixo. Nos documentos, há instruções para o procedimento de inscrição.

Saiba mais sobre os programas de pós-graduação acadêmicos da Ensp deles e saiba como participar do processo seletivo.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

Acesse o edital do Mestrado em Saúde Pública 

Acesse o edital do Doutorado em Saúde Pública

Combinando tradição e atualização, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública formou sua primeira turma de mestrado em 1967 e, desde 1977, é institucionalizado pela Capes. Ao longo de sua trajetória, contribuiu ativamente para a consolidação da saúde coletiva no Brasil e a formação para o SUS, atuando no ensino, na pesquisa e em parcerias com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. Os coordenadores do PPG são Gisele O'Dwyer de Oliveira e Vania Reis Girianelli.

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública

Acesse o edital do Mestrado em Epidemiologia 

Acesse o edital do Doutorado em Epidemiologia

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia oferece formação sólida, com linhas de pesquisa que dialogam com a Saúde Pública. Dissertações e teses são desenvolvidas com inovação, fundamentação teórica consistente e análise robusta. A proposta é formar docentes, pesquisadores e gestores capazes de planejar, implementar e avaliar políticas públicas e tecnologias em diferentes contextos epidemiológicos, sociais e ambientais, no Brasil e no mundo. Os coordenadores do PPG são Rosane Griep e Antonio Pacheco.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente

Acesse o edital do Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente 

Acesse o edital do Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente

Voltado à interface entre saúde e meio ambiente, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente forma profissionais para analisar e propor soluções diante dos impactos das exposições ambientais na saúde humana. A abordagem é interdisciplinar e integrada, combinando as áreas de epidemiologia, toxicologia, e gestão e saneamento para compreender e enfrentar desafios ambientais e seus efeitos sobre a saúde. Os coordenadores são Rita Estrela e Enrico Saggioro. 

Publicado em 09/07/2025

Projeto de extensão da EGF-Brasília vence edital interno da Capes

Autor(a): 
Adrielly Reis (Fiocruz Brasília) 

O projeto de extensão “Quem conta um conto aumenta um ponto: mulheres e meninas na ciência e suas histórias”, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) da Escola de Governo Fiocruz–Brasília (EGF-Brasília) foi selecionado na Chamada nº 01/2025: PROEXT-PG/CAPES-FIOCRUZ. Com uma proposta de integração entre ciência e sociedade, o projeto do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da EGF-Brasília tem como parceiro o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), polo Fiocruz Brasília.

Aprovado com a segunda maior nota (53,25), o projeto, de autoria da pesquisadora Fernanda Marques, do Núcleo de Educação e Humanidades (Jacarandá/EGF-Brasília), prevê a divulgação científica e a promoção da equidade de gênero na ciência, além de incluir ações de pesquisa e ensino. O projeto de extensão também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), em especial ao ODS 5, que prevê a igualdade de gênero.

O objetivo é oferecer a alunas do ensino fundamental 2 de uma escola pública de Ceilândia a oportunidade de conhecer o trabalho e as trajetórias pessoais e profissionais de mestrandas e pesquisadoras da EGF-Brasília. Junta-se também à iniciativa o Movimento Lazer, Esporte e Cultura (MoLEC), de Brazlândia, como parceiro na elaboração e facilitação das oficinas educomunicativas, nas quais as meninas irão escrever e ilustrar uma história sobre os desafios e conquistas de uma mulher cientista – história de ficção baseada nas vivências reais das pesquisadoras que elas conhecerem na Fiocruz Brasília –, que resultará em um livro construído coletivamente como produto final.  

“A ideia é que seja um livro infantil, voltado a crianças do ensino fundamental 1 e da educação infantil, de modo que as meninas autoras possam, posteriormente, multiplicar a experiência que tiveram e compartilhá-la com outras meninas, ainda mais jovens”, destacou Fernanda Marques.  

Segundo Marques, na perspectiva da pesquisa, o projeto buscará analisar em que medida esse tipo de intervenção contribui não só para despertar vocações cientificas nas meninas, como também para aumentar a consciência e a motivação das mestrandas e das pesquisadoras sobre como elas podem ser fontes de inspiração e oportunidades para mais mulheres e meninas na ciência.  Já na perspectiva do ensino, as mestrandas e pesquisadoras receberão formação em divulgação científica para desenvolverem jogos ou outras dinâmicas interativas com as meninas. 

“É necessário reforçar ações de educação e comunicação que destaquem o papel das mulheres cientistas na sociedade, mostrando a diversidade de trajetórias de vida de pesquisadoras, seus desafios e conquistas – exemplos com os quais meninas possam se identificar, inspirá-las e motivá-las a seguir carreiras científicas”, assinalou a pesquisadora, que complementa: “dentro dos paradigmas da divulgação científica e da educomunicação, mais do que colocar trajetórias de vida de pesquisadoras em exposição nas mídias, é importante a participação ativa das meninas que se quer alcançar com essas ações”.

O projeto terá duração de dois anos e prevê etapas imediatas como: submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (por conta da pesquisa associada ao projeto) e a seleção do bolsista de iniciação à extensão, voltado a estudantes de graduação de qualquer curso. Na sequência, será a articulação com a escola, a mobilização do corpo discente e docente.

“Acredito que o projeto resultará em produções técnicas potentes e contribuirá para uma avaliação cada vez melhor do nosso Mestrado, além de fortalecer a divulgação científica na Fiocruz Brasília, não só como campo de práticas, como também campo de ensino e pesquisa, tudo articulado”, destaca.

Publicado em 07/07/2021

Encontros Virtuais da Educação – edição 2020

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

O ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de Covid-19. Entretanto, em meio a essa grande crise sanitária mundial, surgiram também novas formas e ideias de nos mantermos próximos e conectados, apesar de estarmos socialmente distantes. A série “Encontros Virtuais da Educação”, organizada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (Vpeic), nasceu da necessidade urgente de divulgar e promover as diversas ferramentas e possibilidades de interação entre a comunidade acadêmica, alunos e gestores da Fundação, especialmente voltadas para a continuidade das atividades educacionais durante a pandemia de Covid-19.  

Ao todo, dez encontros foram realizados no âmbito dessa iniciativa, que rendeu grandes debates e trouxe muito conhecimento para a comunidade Fiocruz e outros interessados no tema. Os vídeos dos Encontros estão disponíveis para acesso no canal do Campus Virtual Fiocruz no Youtube, organizados em uma playlist.

Confira os temas debatidos e acesse:

Publicado em 02/09/2020

Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos: nova formação online e gratuita

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA). Tais práticas, cada vez mais urgentes e necessárias, especialmente neste momento de emergência sanitária global e imposição de isolamento social, são temas da última série que compõe a Formação Modular sobre Ciência Aberta. Ao todo, são oito cursos independentes entre si. A Formação é uma realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz) por meio do Campus Virtual Fiocruz. Conheça a iniciativa e inscreva-se nos cursos, que são online e gratuitos.

Concebida como uma das estratégias para apresentar o movimento da Ciência Aberta, a Formação Modular aborda práticas, expectativas e controvérsias da área. A Fiocruz é signatária do Plano de Acesso Aberto desde o ano de 2014, mostrando a importância da difusão da ciência e da produção científica no Brasil e no mundo.

A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz e uma das autoras da série, Ana Furniel, destaca a importância do tema para a educação, principalmente neste momento em que estão sendo discutidas formas inovadoras, integrativas e com processos colaborativos de trabalho e ensino remoto. “No atual contexto, precisamos nos potencializar com o uso de tecnologias educacionais e conhecer os movimentos na educação que muito contribuíram para falarmos sobre Educação a Distância, ensino híbrido, acesso aberto ao saber e outros", apontou ela. Ana divide a responsabilidade da Série 4 com as analistas de sistema e integrantes do Campus, Rosane Mendes e Ana Paula Mendonça.  É importante ressaltar também que o curso conta ainda com conteúdos remixados de parceiros do Campus, como a Iniciativa Educação Aberta, com várias ações e militância no campo do acesso aberto a recursos educacionais.

Conheça a Formação Modular em Ciência Aberta

A Formação Modular em Ciência Aberta é uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz, a Universidade do Minho (Portugal) e o Campus Virtual Fiocruz. Os cursos são independentes entre si. Portanto, podem ser cursados da maneira que for mais conveniente aos participantes. A cada curso realizado, os alunos passam por uma avaliação online e recebem o certificado de conclusão de acordo com os critérios de aprovação.

Confira os cursos que integram a Formação Modular em Ciência Aberta e inscreva-se:

O que é ciência aberta? – 10hInscreva-se!

  • Aula 1: Introdução à Ciência Aberta
  • Aula 2: Acesso Aberto
  • Aula 3: Dados de pesquisa abertos
  • Aula 4: Workflows abertos
  • Aula 5: Ciência Cidadã
  • Aula 6: Inovação Aberta
  • Aula 7: Educação Aberta
  • Aula 8: Boas práticas e ferramentas de ciência aberta

Panorama histórico da ciência aberta – 10hInscreva-se!

  • Aula 1: Cenário Internacional
  • Aula 2: Cenário Brasileiro
  • Aula 3: Ciência aberta e saúde: abertura dos dados governamentais
  • Aula 4: Os obstáculos que a Ciência Aberta pretende mitigar
  • Aula 5: Uma ciência aberta, várias expectativas
  • Aula 6: Visões críticas da Ciência Aberta
  • Aula 7: Qual Ciência Aberta precisamos?

Propriedade intelectual aplicada à ciência aberta – 10h – Inscreva-se!

  • Aula 1: Propriedade Intelectual: Direitos Autorais
  • Aula 2: História
  • Aula 3: Direitos Autorais – Autoria
  • Aula 4: Direitos Morais
  • Aula 5: A obra protegida e não protegida
  • Aula 6: Direitos Patrimoniais
  • Aula 7: Domínio público
  • Aula 8: Limitações aos direitos autorais e usos livres
  • Aula 9: Transferência de Direitos Autorais
  • Aula 10: Os desafios da inovação
  • Aula 11: Propriedade Intelectual: Propriedade Industrial
  • Aula 12: As patentes e a criação do sistema internacional de proteção da Propriedade Industrial
  • Aula 13: Para que servem e quais informações encontramos nas patentes?
  • Aula 14: O modelo vigente da proteção das inovações
  • Aula 15: Ciência Aberta - possibilidade de um novo modelo

Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais – 10h – Inscreva-se!

  • Aula 1: Acesso à informação pública como Direito Fundamental do cidadão
  • Aula 2: Princípios que regem o direito de acesso à informação
  • Aula 3: Dados públicos administrativos no contexto da pesquisa
  • Aula 4: As restrições ao acesso às informações sigilosas
  • Aula 5: Segurança da informação
  • Aula 6: Proteção de Dados Pessoais e a Pesquisa Científica

Acesso aberto – 10h – Inscreva-se!

  • Aula 1: O que é Acesso Aberto
  • Aula 2: Panorama Internacional do Acesso Aberto
  • Aula 3: Acesso Aberto em perspectiva nacional e regional
  • Aula 4: Acesso Aberto na Fiocruz: relatos de experiência
  • Aula 5: Implicações da Comunicação Científica

Dados abertos – 10h – Inscreva-se!

  • Aula 1: Gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa: uma nova cultura no fazer científico
  • Aula 2: Gestão “ativa” de dados: uma mudança cultural
  • Aula 3: Dados e proteção jurídica
  • Aula 4: Plano de Gestão de Dados
  • Aula 5: FAIR: dos princípios à prática
  • Aula 6: Políticas dos financiadores, requisitos das revistas científicas e repositórios de dados em saúde

Educação Aberta – 10h – Inscreva-se!

  • Aula 1: Educação e Compromisso Social
  • Aula 2: Educação Aberta: O que significa 'aberto' em educação?
  • Aula 3: A Educação Aberta na Fiocruz
  • Aula 4: Educação aberta e Educação a Distância: modelos, desafios e perspectivas

Recursos Educacionais Abertos – 10h – Inscreva-se!

  • Aula 1: O que são Recursos educacionais Abertos
  • Aula 2: Como criar REA?
  • Aula 3: Como encontrar, usar e compartilhar REA
  • Aula 4: Monitoramento e avaliação da qualidade de REA
Publicado em 15/04/2020

Fiocruz lança seu primeiro curso sobre Covid-19, online e gratuito, para profissionais de saúde*

Autor(a): 
Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)

Conhecimento: esta é a principal solução que os profissionais de saúde têm para enfrentar a pandemia de coronavírus. Liderando diversas ações no campo da ciência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lança o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. A iniciativa é do Campus Virtual Fiocruz, que abre inscrições, online, nesta quarta-feira, dia 15 de abril (saiba como se inscrever aqui).

O curso é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD). Esse modelo considera uma ampla rede de trabalhadores que estão na linha de frente do combate à Covid-19: atualmente, o Brasil tem cerca de 3 milhões de profissionais de saúde. A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, explica que a formação em escala é uma estratégia fundamental para responder à crise. “O novo curso é uma das muitas contribuições da Fiocruz/Ministério da Saúde para responder a essa emergência sanitária. Atuamos sempre com o compromisso de salvar vidas e fortalecer o Sistema Único de Saúde em sua capacidade de enfrentar esse e outros desafios relacionados à saúde da população brasileira”, afirma.

Fiocruz desenvolve curso próprio junto a seus especialistas

A coordenadora geral do curso e do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, diz que qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre coronavírus pode se inscrever. Mas ressalta que a qualificação foi concebida, especialmente, para trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios. “Com isso, esperamos potencializar e multiplicar o conhecimento por todo o país”.

Quanto ao conteúdo, Ana comenta que o principal desafio é capacitar os trabalhadores na sua prática nos serviços de saúde, em um contexto de mudanças frequentes no conhecimento sobre Covid-19. Para apresentar as melhores estratégias para conter e enfrentar a doença, vários especialistas da Fiocruz foram mobilizados. “Esse é um diferencial importante do nosso curso: ser elaborado junto a pesquisadores e gestores diretamente envolvidos nas ações de vigilância e assistência, e que estão considerando o atual cenário. Eles contribuíram com textos, videoaulas, e com a revisão técnica de todo o material”, destaca.

O curso tem a coordenação acadêmica de Marília Santini, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e de André Reynaldo Santos Perissé, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Marília destaca que, para conter a curva epidêmica, é fundamental qualificar quem vai enfrentar este período conturbado. “Na pandemia, os casos aumentam rapidamente, causando uma pressão maior sobre os profissionais dos serviços de saúde, assim como sua exposição a riscos. Por isso, o curso informa os participantes sobre medidas e usos de equipamento de proteção individual e coletiva, manejo clínico do paciente grave com base em outras doenças respiratórias agudas, e notificação de casos”, diz.

Saiba mais: novo curso é aberto, online, gratuito e dinâmico

Com uma linguagem simples, visual atraente e navegação dinâmica, o curso reúne textos curtos, videoaulas com especialistas, recursos abertos (como infográficos e minitestes) e uma série de fontes confiáveis e atualizadas, que são muito úteis para pesquisar e compreender melhor o tema. Há também uma seção de perguntas frequentes categorizada por interesse dos diferentes públicos, além de atividades e exercícios rápidos.

A qualificação está dividida em três módulos independentes, permitindo que cada aluno escolha em que ordem deseja fazer o curso. No fim de cada módulo, os conhecimentos são avaliados. Quem obtiver nota maior ou igual a 70, recebe um micro certificado com a carga horária correspondente. O aluno que acessar todos os módulos e concluir todas as avaliações com sucesso receberá um certificado com o total de carga horária do curso (30h).

A partir do dia 14 de abril, serão lançados os dois primeiros módulos:  Introdução e Manejo clínico nas UBS. Já o terceiro módulo é mais complexo e difícil, pois aborda o manejo de pacientes graves na rede de atenção especializada e rede hospitalar, explica a coordenadora Ana Furniel. “O conteúdo do módulo 3 tratará de questões que ainda estão sendo debatidas pela comunidade científica, como suporte e terapia farmacológica, uso de medicações experimentais. São questões mais complicados e, por isso, demandam mais tempo para serem elaboradas no formato de um curso”.

Mas ela conta que a espera dos interessados no último módulo será breve. “A equipe está trabalhando de forma bastante dedicada e a previsão é de que o terceiro módulo seja liberado já nos próximos 15 dias”, antecipa. Conheça os conteúdos de cada módulo:

Módulo 1 - Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas/aula)

  • Aula 1 - Novo coronavírus: conceitos básicos
  • Aula 2 - Transmissão, sintomas e prevenção
  • Aula 3 - O que fazer se estiver doente

>> Inscrições abertas aqui!

Módulo 2 - Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas/aula)

  • Aula 1 - Organizando sua UBS para a pandemia
  • Aula 2 - Manejo clínico na APS
  • Aula 3 - Como conduzir isolamento domiciliar
  • Aula 4 - Protegendo os profissionais de saúde

>> Inscrições abertas aqui!

Módulo 3 - Manejo clínico da Covid-19 na atenção hospitalar (15 horas/aula) | Em breve

  • Aula 1 - Detecção precoce e classificação da severidade dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG)
  • Aula 2 - Manejo clínico inicial dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave
  • Aula 3 - Investigação de imagem, laboratorial e diagnóstico diferencial da Covid-19
  • Aula 4 - Suporte farmacológico a pacientes com Covid-19
  • Aula 5 - Suporte respiratório a pacientes com Covid-19
  • Aula 6 - Manejo clínico da gestante no contexto da Covid-19
  • Aula 7 - Procedimentos de proteção e controle de infecção em ambiente hospitalar

O curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus é uma realização do Campus Virtual Fiocruz, vinculado à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.  A iniciativa conta com o apoio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), da Fiocruz Brasília, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Publicado em 23/03/2020

EAD em saúde: acesse os cursos oferecidos pelo Campus Virtual Fiocruz

Autor(a): 
Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

Buscando cursos à distância na área de saúde? Então, acesse já o Campus Virtual Fiocruz. A plataforma da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferece mais de 90 cursos online, gratuitos e em acesso aberto. Estão disponíveis cursos em EAD que vão dos livres a pós-graduação, passando pelos técnicos, de aperfeiçoamento, qualificação, entre outros.

O conteúdo é elaborado por unidades, parceiros e pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e temas: educação em saúde aliada à tecnologia para alcançar os mais diversos públicos! Conheça os cursos com inscrições abertas:

Formação modular em Febre Amarela

Formação modular em Ciência Aberta

Outros cursos

Além dessas ofertas, através do Campus Virtual Fiocruz é possível ter acesso à Plataforma de MOOC, que reúne conteúdos de cursos que estão fora de oferta no momento:

Acesse já e bons estudos!

Publicado em 02/01/2020

INI inscreve para especialização em Psicologia Hospitalar na Área da Infectologia

Autor(a): 
Juana Portugal (INI/Fiocruz) | Foto: Unsplash

A especialização em Psicologia Hospitalar na Área da Infectologia do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) está com inscrições abertas, até o dia 29 de janeiro, para o processo seletivo da turma 2020. 

Coordenado por Eunes de Castro Milhomem e Tereza Cristina Coury Amin, o curso busca capacitar psicólogos críticos e reflexivos no atendimento clínico hospitalar aos pacientes portadores de doenças infecciosas e no acolhimento de seus familiares, sob a ótica interdisciplinar e interprofissional, de acordo com as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A especialização oferece seis vagas para profissionais graduados de nível superior de psicologia. O curso é presencial, tem carga horária total de 880 horas e duração de 12 meses. As aulas serão ministradas de 2 de março de 2020 a 1º de abril de 2021.

Inscreva-se já pelo Campus Virtual Fiocruz!

Páginas

Subscrever RSS - Cursos