Apresentação
No cenário atual de constantes transformações do espaço geográfico, dos serviços e formas de trabalho e das condições de saúde das populações é exigido que o profissional de saúde tenha capacidade de análise, intervenção e autonomia para o estabelecimento de práticas transformadoras e o estreitamento dos elos entre concepção e execução do trabalho.
Portanto o curso, em EAD/ autoinstrucional, tem carga horária total de 40 horas à distância.
Objetivo
O curso tem como objetivo geral conhecer e desenvolver habilidades para usar as técnicas de análise espacial (TAE) indicadas para a identificação das áreas de risco para os agravos da alçada da atenção básica e para vulnerabilidade social. Como objetivos específicos, tem:
- Reconhecer as características das técnicas de análise espacial (TAE) potencialmente usadas na vigilância em saúde aplicada a atenção básica, quais sejam: (i) descrição, (ii) hipóteses, (iii) estatística e (iv) proficiências;
- Reconhecer quais TAE são indicadas para gerar conhecimento necessário para a identificação das áreas de maior risco para os agravos da alçada da atenção primária, para avaliar a heterogeneidade da vulnerabilidade social para população de cada equipe da estratégia de saúde da família, para subsidiar o planejamento das ações da atenção primária;
- Desenvolver habilidades para análise estatística espacial aplicada a vigilância em saúde aplicada a atenção primária;
- Apresentar e promover o uso das bases de dados geográficas e de saúde;
- Disponibilizar um meio permanente de capacitação e atualização em ferramentas de manipulação e análise de dados espaciais de saúde.
Público Alvo
Profissionais vinculados as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Ministério da Saúde, além de técnicos e docentes de universidades com programas de pós-graduação em saúde da família ou atenção primária. Poderão ser beneficiados com o material produzido, outros profissionais da área da saúde que atuam ou possam vir atuar na geração de informações com vistas a subsidiar a formulação de políticas, planejamento de ações e tomada de decisão. É desejável que o aluno do curso possua nível superior com conhecimento básico em epidemiologia e noções básicas de informática.
Metodologia
Curso auto-instrucional de base computacional, com aulas em vídeo, resposta de questões para passar para a próxima etapa e trabalho final.
Inscrições
As inscrições para o curso Técnicas de Análise Espacial aplicadas à Vigilância em Saúde na Atenção Primária inicia em 2 de maio de 2019.
Oferta
A oferta do curso está prevista para iniciar em 2 de maio de 2019.
O aluno realiza sua trajetória, podendo iniciar suas atividades no dia em que desejar, tendo até 6 meses para finalizar o curso.