Cursos

Home Cursos
Voltar

Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma abordagem sobre as alterações sensório motoras orais no campo da neonatologia. - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira Telefone: Tel: (21) 2554-1700
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Inscreva-se

Sobre o curso

Trata-se de um curso de capacitação online na modalidade EAD para os fonoaudiólogos da Rede SUS, rede suplementar de saúde e para os profissionais de saúde interessados no tema da Disfagia, com o objetivo de promover a assistência, incentivando o uso do leite humano, para o recémnascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia. O Curso está estruturado em 8 módulos sequenciais. Os módulos do Curso foram distribuídos em temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar que ocorre na UTI neonatal objetivando o cuidado integrado para o recém-nascido e sua família. O curso é autoinstrucional, entretanto, em caso de dúvidas o aluno poderá enviá-las pelo fórum através do ambiente virtual de aprendizagem do Moodle. Todas as dúvidas técnicas serão respondidas por meio do e-mail suporte.campus@fiocruz.br em até 72 horas.O objetivo é desenvolver capacidades de modo que o aluno possa se atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema atuando de forma precoce e preventiva e contribuir na compreensão dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) quanto de forma alternativa (no copinho,mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório motor oral, ampliando a compreensão de concepções acerca do aleitamento materno e da disfagia, que levem à qualidade da assistência prestada.

Este é um curso de capacitação online na modalidade EAD para os fonoaudiólogos da Rede SUS, rede suplementar de saúde e para os profissionais de saúde interessados no tema da Disfagia, com o objetivo de promover a assistência, incentivando o uso do leite humano, para o recém-nascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia. 

O objetivo é desenvolver capacidades de modo que o aluno possa se atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema atuando de forma precoce e preventiva. Além de contribuir na compreensão dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) quanto de forma alternativa (no copinho, mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório-motor oral, ampliando a compreensão de concepções acerca do aleitamento materno e da disfagia, que levem à qualidade da assistência prestada.

O curso está hospedado na Plataforma de Aulas do Campus Virtual Fiocruz, uma rede descentralizada de pessoas e instituições que compartilham cursos, recursos, serviços e atividades de ensino na área de saúde, fazendo uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação.

O Curso está estruturado em 8 módulos sequenciais, com 5 horas cada, totalizando a duração de 40 horas. 

Em todos os módulos do curso você terá acesso ao conteúdo principal (disponibilizado através de aulas expositivas), a leitura de textos recomendados, seguido de atividades com estudos dirigidos sobre temas concernentes às unidades de aprendizagem, como forma de fixação do conhecimento e ampliação do conteúdo proposto, além de bibliografia sobre o tema.

Os módulos do Curso foram distribuídos em temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar que ocorre na UTI neonatal objetivando o cuidado integrado para o recém-nascido e sua família:


Módulo 1: O recém-nascido vai para a UTI Neonatal: Cuidados com o desenvolvimento sensório-motor oral e a neuroproteção;

Módulo 2: As especificidades do leite humano;

Módulo 3: O recém-nascido estabilizou: o cuidado integrado do fonoaudiólogo e do terapeuta ocupacional na UTI neonatal;

Módulo 4: Aspectos importantes da Disfagia Neonatal;

Módulo 5: Estudo sobre a modificação da viscosidade do leite humano;

Módulo 6: Características dos agentes espessantes e a prática do espessamento do leite humano;

Módulo 7: Quando o espessamento da dieta não é suficiente...;

Módulo 8: O cuidado fonoaudiológico com a alta Hospitalar. 
As atividades serão postadas via moodle conforme o cronograma podendo ser realizadas em qualquer hora do dia e concluídas no seu tempo, desde que as datas do cronograma sejam cumpridas (até 31 de agosto).

O curso é autoinstrucional, entretanto em caso de dúvidas técnicas o aluno poderá contactar o suporte.campus@fiocruz.br e estas serão respondidas por meio deste canal em até 72 horas.

Pré-requisitos do processo seletivo: o aluno deverá enviar cópia em PDF do diploma de graduação. Após o envio, a inscrição no curso será confirmada.

Haverá 5 vagas para cadastro de reserva, caso haja desistências.


 
Os certificados de conclusão serão enviados aos participantes após a realização da avaliação final e da obtenção de média final maior ou igual a 7.