Cursos

Home Cursos
Voltar

Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma abordagem sobre as alterações sensório motoras orais no campo da neonatologia. - 1º Oferta

Unidade/ofertante: IFF Telefone: Tel: (21) 2554-1700
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Trata-se de um curso de capacitação online na modalidade EAD para os fonoaudiólogos da Rede SUS, rede suplementar de saúde e para os profissionais de saúde interessados no tema da Disfagia, com o objetivo de promover a assistência, incentivando o uso do leite humano, para o recémnascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia. O Curso está estruturado em 8 módulos sequenciais. Os módulos do Curso foram distribuídos em temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar que ocorre na UTI neonatal objetivando o cuidado integrado para o recém-nascido e sua família. O curso é autoinstrucional, entretanto, em caso de dúvidas o aluno poderá enviá-las pelo fórum através do ambiente virtual de aprendizagem do Moodle. Todas as dúvidas técnicas serão respondidas por meio do e-mail suporte.campus@fiocruz.br em até 72 horas.O objetivo é desenvolver capacidades de modo que o aluno possa se atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema atuando de forma precoce e preventiva e contribuir na compreensão dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) quanto de forma alternativa (no copinho,mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório motor oral, ampliando a compreensão de concepções acerca do aleitamento materno e da disfagia, que levem à qualidade da assistência prestada.

Este é um curso de capacitação online na modalidade EAD para os fonoaudiólogos da Rede SUS, rede suplementar de saúde e para os profissionais de saúde interessados no tema da Disfagia, com o objetivo de promover a assistência, incentivando o uso do leite humano, para o recém-nascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia. 

O objetivo é desenvolver capacidades de modo que o aluno possa se atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema atuando de forma precoce e preventiva. Além de contribuir na compreensão dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) quanto de forma alternativa (no copinho, mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório-motor oral, ampliando a compreensão de concepções acerca do aleitamento materno e da disfagia, que levem à qualidade da assistência prestada.

O curso está hospedado na Plataforma de Aulas do Campus Virtual Fiocruz, uma rede descentralizada de pessoas e instituições que compartilham cursos, recursos, serviços e atividades de ensino na área de saúde, fazendo uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação.