Descrição: Trata-se de um curso de capacitação online na modalidade EAD para os fonoaudiólogos da Rede SUS, rede suplementar de saúde e para os profissionais de saúde interessados no tema da Disfagia, com o objetivo de promover a assistência, incentivando o uso do leite humano, para o recémnascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia. O Curso está estruturado em 8 módulos sequenciais. Os módulos do Curso foram distribuídos em temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar que ocorre na UTI neonatal objetivando o cuidado integrado para o recém-nascido e sua família. O curso é autoinstrucional, entretanto, em caso de dúvidas o aluno poderá enviá-las pelo fórum através do ambiente virtual de aprendizagem do Moodle. Todas as dúvidas técnicas serão respondidas por meio do e-mail suporte.campus@fiocruz.br em até 72 horas.O objetivo é desenvolver capacidades de modo que o aluno possa se atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema atuando de forma precoce e preventiva e contribuir na compreensão dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) quanto de forma alternativa (no copinho,mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório motor oral, ampliando a compreensão de concepções acerca do aleitamento materno e da disfagia, que levem à qualidade da assistência prestada.
Objetivo Geral: 1. Atualizar e promover um olhar ampliado sobre o tema de forma que o aluno seja capaz de atuar precocemente e preventivamente para realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio de avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) quanto de forma alternativa (no copinho, mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório motor oral. 2. Participar de equipe multiprofissional efetivamente construindo e traçando condutas terapêuticas e ampliando a compreensão de concepções acerca do aleitamento materno e da disfagia, que levem à qualidade da assistência prestada. 3. Fomentar o processo de tomada de decisões que contribuam na assistência ao seguimento dos bebês com disfagia encaminhados ao Ambulatório pós-alta hospitalar objetivando evitar e/ou minimizar sequelas.
Justificativa: O trabalho do fonoaudiólogo em UTI está relacionado ao processo de detecção de alterações orais com intervenção e estimulação precoce do sistema sensório motor oral em relação à coordenação das funções de sucção, deglutição e respiração dos recém-nascidos; avaliação dos riscos e dos benefícios da ingestão por via oral; prescrição de espessante para adequação das consistências do alimento; determinação do volume da dieta por via oral para treino da deglutição; reabilitação da disfagia orofaríngea; participação na equipe para a decisão da indicação de via alternativa de alimentação, quando há risco de aspiração laringo traqueal. Desta forma, faz-se necessário capacitar profissionais intensivistas para habilitar, reabilitar, promover qualidade de vida e desenvolvimento da população neonatal cronicamente adoecida, visando a adequação da função alimentar. No que concerne à formação profissional hospitalar específica desta área do conhecimento e atenção à saúde, os currículos escolares da graduação, limitam-se à abordagem teórica, ficando as atividades práticas restritas à observação apenas em alguns turnos de atendimento. Portanto, há lacunas na educação profissional que podem ser supridas através de treinamentos específicos voltados à atualização científica, no formato online, buscando inserir o aluno em grupos de trabalho, interagindo com outros profissionais e assim proporcionar maior engajamento no processo de aprendizagem. Assim, justifica-se a realização do presente projeto, Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma abordagem sobre as alterações sensório-motoras orais no campo da neonatologia, por meio de mídia digital, com foco na disfagia e com o uso de leite humano com a viscosidade modificada. Este projeto visa, não só, preencher uma lacuna existente na educação profissional, daqueles que pretendem atuar junto aos recém-nascidos e lactentes com condições complexas de saúde, que apresentam alterações no desenvolvimento sensório-motor oral, como também garantir a qualidade de vida e saúde desta população específica, em atendimento na rede SUS e suplementar de saúde.
Desenvolver capacidades de modo que os profissionais possam compreender a importância do planejamento, do projeto terapêutico e da inter-relação de procedimentos com as outras especialidades na prática clínica para promover atenção à saúde ao neonato com alterações no desenvolvimento sensório motor oral e conhecer a gestão dos processos e recursos desta área de cuidado no âmbito hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS).