Publicação : 27/08/2025
Historicamente, a Fiocruz é uma instituição voltada para a redução das desigualdades através da defesa da democracia e do acesso universal a saúde. Neste sentido, para o caso em tela, se posiciona institucionalmente através das Políticas para Acessibilidade e Inclusão das PCD, a Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero e a Política de Apoio ao Estudante.
Estas políticas são transversais as ações da instituição e, por consequência, se reflete nas ações educacionais.
Fazendo um recorte recente, percebe-se a preocupação em atrair estudantes com perfil social de pessoas a quem, historicamente, a educação foi negada. Em 2017 lançamos a primeira portaria de ações afirmativas que, em 2021, foi reformulada (491/2021-PR) para ampliar o número de vagas e perfil de pessoas, a saber, um percentual mínimo de 30%, assim distribuídos: 20% para pessoas negras (pretos e pardos), 3% para indígenas e 7% para pessoas com deficiência. Tal portaria obriga todos os cursos de lato e stricto sensu a oferecer vagas de ações afirmativas, o que tem acontecido normalmente. É importante ressaltar que a Portaria estabelece o mínimo de vagas e grupos, mas outros grupos e quantidade podem ser ofertados. Citamos três exemplos: 1- a turma do PPG Condições de Vida e Situação de Saúde na Amazônia de Manaus que ofereceu 100% das vagas para indígenas em Santarém, 2- turma do PPG Saúde da Criança e da Mulher que abriu vagas para mães de crianças atípicas; 3 – editais que abriram vagas para pessoas trans. Atualmente uma pesquisa interna entre os cotistas está em curso para entender os pontos fortes e fracos da Portaria atual com objetivo de propor novos programas internos e na redação de uma nova portaria que permita entrada de maior número de pessoas e grupos vulnerabilizados.
As ações de acesso não podem acontecer desvinculadas de ações de permanência. Por permanência não devemos entender só o acesso a bolsa, mas sobre outras questões pedagógicas e sociais que influenciam diretamente na adesão do estudante às atividades formativas. Neste sentido destacamos algumas ações:
A maior parte destas ações são mediadas pelo Cento de Apoio Discente (CAD) que conta com uma equipe de psicólogos e pedagogos, que, além do descrito acima, também promovem palestras e eventos para debater assuntos de interesse estudantil.
Todos os comprovantes das informações acima estão no link abaixo
Programa de Formação em Língua Inglesa 2025
Programa de Inclusão Digital da Fiocruz (PIDig)
Portaria Fiocruz nº491/2021 - Regulamenta as Ações Afirmativas
Política de equidade étnico-racial e de gênero da Fiocruz
Política da Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência
Política de Apoio ao Estudante da Fundação Oswaldo Cruz
Auxílio à Permanência do Estudante 2025
Orientações sobre acúmulo de bolsas na Fiocruz
Colóquio - Evolução das ações afirmativas na Pós-graduação da Fiocruz)
Chamadas Públicas:
Chamada Pública para o Programa em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia 2023
Chamada Pública para o Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher 2023
Chamada Pública para o Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde 2023