Home Covid-19: Fiocruz amplia formação de profissionais para o SUS
Voltar
Publicado em 01/04/2021
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Covid-19: Fiocruz amplia formação de profissionais para o SUS

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Março foi um mês emblemático para os brasileiros. Durante ele, o país registrou o maior número de mortes por dia desde o início da pandemia, mas foi também em março que a Fiocruz recebeu o registro definitivo da vacina Covid-19. No mesmo período, o Campus Virtual Fiocruz lançou o curso “Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos”. A formação bateu todos os recordes, alcançando, em menos de um mês, 30 mil profissionais de saúde inscritos. Em quase um ano, o CVF elaborou e publicou seis cursos online e gratuitos específicos sobre a Covid-19. Somados a muitas outras iniciativas das unidades da Fundação, a plataforma conta com cerca de 300 mil alunos inscritos. Tais números ratificam o compromisso do Fiocruz com a qualificação de profissionais de saúde para o SUS e o Sistema de CT&I. Em breve, novas formações sobre a Covid-19 serão lançadas! Conheça os cursos do Campus Virtual Fiocruz, inscreva-se e faça parte dessa rede de formação!

Nosso engajamento com a população por meio das redes sociais também vem crescendo a cada dia. Em março, nossa página do Facebook chegou a 20 mil curtidas, provenientes de diversos estados Brasileiros e mais de 10 países diferentes. Além disso, nossas publicações alcançaram, nos últimos 30 dias, mais de 50 mil pessoas.

Para a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, “durante este período de pandemia, temos tentado responder às demandas crescentes de qualificação de profissionais para o SUS por meio do ensino remoto. Recebemos muitas solicitações de cursos online e novas iniciativas educacionais. Para ampliar ainda mais a interação com os nossos usuários, pretendemos, em breve, criar nosso canal no Instagram, pois as redes também vêm a cada dia se mostrando um ponto importante de consulta e disseminação de informações”, disse ela.

Segundo o painel da Fiocruz MonitoraCovid-19, já são mais de 320 mil mortes e cerca de 13 milhões de casos desde o início da pandemia. No entanto, o agravamento da crise sanitária nos últimos dois meses no país, reforça, cada vez mais, a necessidade da formação em saúde para o enfrentamento da doença e, sobretudo, do distanciamento social, quando possível, e a adoção de medidas de proteção individual, como o uso de máscaras e de álcool em gel.  

Também  no mês de março, diante da gravidade do atual cenário epidemiológico do país, a Fiocruz decidiu prorrogar as orientações relativas à Educação Remota Emergencial na instituição até o mês de julho de 2021. Em entrevista ao Campus Virtual Fiocruz,  a coordenadora-geral e a coordenadora-geral adjunta de Educação da Fundação, respectivamente, Cristina Guilam e Eduarda Cesse, falaram sobre as medidas atualizadas, a experiência acumulada e as expectativas para o novo ano letivo da instituição. 

Os cursos foram desenvolvidos pelo Campus Virtual Fiocruz em parceria com diferentes unidades da Fiocruz e outras instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Vale a pena conferir, inscrever-se e manter-se atualizado!

Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos

O curso Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos é composto de 19 aulas, distribuídas em 5 módulos, com 50h de carga horária. Além das aulas, o aluno tem acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes (FAQ). Seu objetivo é contextualizar a importância das vacinas; apresentar a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; as especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população de rua.

Cuidado de saúde e segurança nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) no contexto da Covid-19

O curso Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19 é voltado a cuidadores, familiares e profissionais que atuam com a saúde da pessoa idosa e segurança do paciente. Entre os temas abordados nas aulas estão: medidas de prevenção e controle da disseminação de doenças; cuidados em áreas comuns; fragilidade e violência; vacinação para proteção da Covid-19 nas ILPIs; contatos sociais em tempos de isolamento; estratégias de comunicação para garantir o contato da pessoa idosa com a sua família ou comunidade; recomendações para a comunicação de notícias difíceis; e outros.

Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas

O curso Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas, que já conta com mais de três mil participantes, visa capacitar, técnica e operacionalmente, gestores e equipes multidisciplinares de saúde indígena para a prevenção, vigilância e assistência à Covid-19, respeitando os aspectos socioculturais dessa população.

Enfrentamento da Covid-19 no sistema prisional

Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançaram o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. A formação, que tem mais de quatro mil inscritos, é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área.

Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus

Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, a Fiocruz lançou o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva. Já são 60 mil participantes! A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados. Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação.

Educação remota para docentes e profissionais da educação

"Caminhos e conexões no ensino remoto" é o tema de um novo curso da Fiocruz voltado a docentes e profissionais da área de educação. O objetivo do curso é compartilhar um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que subsidiem professores e outros profissionais da área na realização de disciplinas ou ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial. A formação, que é autoinstrucional, online e gratuita, está aberta a todos os interessados. Ela é uma iniciativa da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação e está alinhada às ações de apoio aos professores para a continuidade do ensino frente à necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.