Apresentação
Em todo o mundo estudantes estão fora do ambiente físico escolar frente à pandemia do novo coronavírus e às medidas de isolamento social recomendadas pela OMS. O ensino remoto virou a opção levando redes de ensino a lançar mão de soluções de recursos digitais de aprendizagem, inspiradas na modalidade Educação a Distância (EaD).
Na Fiocruz, principal instituição de formação e qualificação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia em saúde do Brasil, diversas estratégias vêm sendo adotadas para dar continuidade às atividades acadêmicas e para retomada da aproximação entre docentes e discentes, por meio da expansão das atividades de aprendizagem pela Internet.
No entanto, se por um lado a educação online representa, no tempo presente, uma alternativa viável para a manutenção das atividades de ensino aprendizagem, por outro coloca em evidência dois importantes desafios.
O primeiro são as diferenças entre grupos de alunos, destacadamente aqueles com e sem acesso aos ambientes virtuais de educação. Para reduzir essas desigualdades a Fiocruz tem trabalhado na busca de alternativas para que todos os alunos tenham acesso e condições tecnológicas para as aulas remotas.
O segundo é a necessidade de apoiar e oferecer condições aos gestores e docentes da instituição para a manutenção das atividades educacionais no formato remoto emergencial com a mesma qualidade e padrão Fiocruz das aulas presenciais.
Em todo o mundo estudantes estão fora do ambiente físico escolar frente à pandemia do novo coronavírus e às medidas de isolamento social recomendadas pela OMS. O ensino remoto virou a opção levando redes de ensino a lançar mão de soluções de recursos digitais de aprendizagem, inspiradas na modalidade Educação a Distância (EaD).
Na Fiocruz, principal instituição de formação e qualificação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia em saúde do Brasil, diversas estratégias vêm sendo adotadas para dar continuidade às atividades acadêmicas e para retomada da aproximação entre docentes e discentes, por meio da expansão das atividades de aprendizagem pela Internet.
No entanto, se por um lado a educação online representa, no tempo presente, uma alternativa viável para a manutenção das atividades de ensino aprendizagem, por outro coloca em evidência dois importantes desafios.
O primeiro são as diferenças entre grupos de alunos, destacadamente aqueles com e sem acesso aos ambientes virtuais de educação. Para reduzir essas desigualdades a Fiocruz tem trabalhado na busca de alternativas para que todos os alunos tenham acesso e condições tecnológicas para as aulas remotas.
O segundo é a necessidade de apoiar e oferecer condições aos gestores e docentes da instituição para a manutenção das atividades educacionais no formato remoto emergencial com a mesma qualidade e padrão Fiocruz das aulas presenciais.
Na Fiocruz, principal instituição de formação e qualificação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia em saúde do Brasil, diversas estratégias vêm sendo adotadas para dar continuidade às atividades acadêmicas e para retomada da aproximação entre docentes e discentes, por meio da expansão das atividades de aprendizagem pela Internet.
No entanto, se por um lado a educação online representa, no tempo presente, uma alternativa viável para a manutenção das atividades de ensino aprendizagem, por outro coloca em evidência dois importantes desafios.
O primeiro são as diferenças entre grupos de alunos, destacadamente aqueles com e sem acesso aos ambientes virtuais de educação. Para reduzir essas desigualdades a Fiocruz tem trabalhado na busca de alternativas para que todos os alunos tenham acesso e condições tecnológicas para as aulas remotas.
O segundo é a necessidade de apoiar e oferecer condições aos gestores e docentes da instituição para a manutenção das atividades educacionais no formato remoto emergencial com a mesma qualidade e padrão Fiocruz das aulas presenciais.
Em todo o mundo estudantes estão fora do ambiente físico escolar frente à pandemia do novo coronavírus e às medidas de isolamento social recomendadas pela OMS. O ensino remoto virou a opção levando redes de ensino a lançar mão de soluções de recursos digitais de aprendizagem, inspiradas na modalidade Educação a Distância (EaD).
Na Fiocruz, principal instituição de formação e qualificação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia em saúde do Brasil, diversas estratégias vêm sendo adotadas para dar continuidade às atividades acadêmicas e para retomada da aproximação entre docentes e discentes, por meio da expansão das atividades de aprendizagem pela Internet.
No entanto, se por um lado a educação online representa, no tempo presente, uma alternativa viável para a manutenção das atividades de ensino aprendizagem, por outro coloca em evidência dois importantes desafios.
O primeiro são as diferenças entre grupos de alunos, destacadamente aqueles com e sem acesso aos ambientes virtuais de educação. Para reduzir essas desigualdades a Fiocruz tem trabalhado na busca de alternativas para que todos os alunos tenham acesso e condições tecnológicas para as aulas remotas.
O segundo é a necessidade de apoiar e oferecer condições aos gestores e docentes da instituição para a manutenção das atividades educacionais no formato remoto emergencial com a mesma qualidade e padrão Fiocruz das aulas presenciais.