Covid-19

Home Covid-19
Voltar
Publicado em 21/10/2020

Seminário PrInt-Fiocruz Capes abordará experiência de alunos que estavam no exterior durante pandemia

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Para fechar o ciclo de debates acerca dos desafios da saúde e educação em meio à pandemia global, o Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes) vai realizar mais um encontro no âmbito do Seminário Internacional do PrInt Fiocruz-Capes. A última rodada de palestras está marcada para a próxima terça-feira, 27 de outubro, às 10h (horário de Brasília) e trará a experiência de estudantes que vivenciaram a pandemia de Covid-19 em terras estrangeiras. O encontro será transmitido online pelo canal da Fiocruz no Youtube e conta com tradução simultânea para o inglês e para o português, ampliando o acesso à discussão. Acompanhe!

Após discutir os desafios e estratégias para a pós-graduação em tempos de Covid-19, bem como a maneira como os sistemas universais estão respondendo à atual emergência sanitária, o Seminário Internacional 2020 propõe agora um bate papo com pós-graduandos brasileiros que estavam em outro país e estrangeiros que estavam no Brasil durante esses meses de pandemia. O evento, intitulado “Lidando com a Covid-19 em terras estrangeiras: experiências dos estudantes dos Programas de Pós-graduação da Fiocruz", acontecerá em formato de roda de conversa, conduzida pelo apresentador do Canal Saúde, Renato Farias, com a presença de quatro estudantes e um docente, que dividirão suas experiências de maneira descontraída, porém levantando relevantes pontos de análise.

Segundo a coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, o último encontro, com caráter um pouco mais afetivo, abordará a importante questão de apoios e redes que esses estudantes constroem durante a experiência internacional. Para ela, tais questões são fundamentais para o sucesso ou insucesso dos estudantes em seus locais de estágio em outros países. Cristina destacou ainda que o propósito da conversa é "saber como esse distanciamento imposto pela pandemia impactou no desenvolvimento de seus trabalhos. Apesar das experiências serem totalmente pessoais, muitas vezes elas se repetem com muitos dos alunos, por isso esse compartilhamento é tão importante”, disse ela.

O Seminário Internacional do PrInt Fiocruz-Capes 2020 já realizou dois encontros. O primeiro aconteceu em 21 de agosto e tratou do tema: “Desafios e estratégias para o ensino na Pós-Graduação em tempos de pandemia”. Assista a apresentação na íntegra:

O segundo debate aconteceu em 29 de setembro com o tema: "Como sistemas universais de saúde estão respondendo à pandemia? Os casos do Canadá, Reino Unido e Brasil”. Assista ao vídeo do encontro:

O PrInt Fiocruz-Capes

O Programa de Internacionalização da Fiocruz é financiado pela Capes e tem por objetivo fomentar a internacionalização das instituições vencedoras do edital a partir da concessão de bolsas de mobilidade internacional. Além de oferecer recursos para a execução de missões e outras atividades que contribuam para que os programas de pós-graduação fortaleçam seus laços com parceiros estratégicos, promovam a formação de redes e a construção de trabalhos conjuntos com outros países, aumentando a visibilidade das pesquisas científicas brasileiras.

O PrInt Fiocruz-Capes está organizado em três Redes Temáticas: Ricei, Ricroni e Rides, cada uma com três projetos coordenados por docentes de diferentes unidades. Conheça mais do projeto Print Fiocruz-Capes.

+Leia também: Seminário do PrInt: Fiocruz expande sua rede de educação e lança hub em plataforma internacional de e-learning

Publicado em 14/09/2020

Covid-19: Fiocruz publica documento sobre retorno às aulas presenciais

Autor(a): 
Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias/Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança documento que sistematiza um conjunto de orientações relacionadas às atividades escolares no contexto da pandemia, a partir de uma revisão da literatura e de publicações produzidas pela própria instituição e por outras. Intitulado Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. O material reúne evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais, sobre o que tem sido debatido, até o momento, sobre a volta às aulas presenciais. O documento surgiu a partir do esforço coletivo de especialistas da Fiocruz dos campos da saúde da criança e do adolescente, da epidemiologia, da saúde coletiva, da infectologia, da pneumologia, da saúde mental e da educação, que entenderam ser necessário reunir em um único lugar as questões centrais que vêm orientando o setor para que possa servir de instrumento de assessoramento à comunidade escolar e aos gestores, considerando as diferentes variáveis regionais.

Acesse aqui o documento. 

A produção do material foi coordenado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e reúne evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais, sobre o que tem sido debatido, até o momento, sobre a volta às aulas presenciais. “Trata-se de uma questão multi e transdisciplinar, além de intersetorial. Por isso, o documento destaca a necessidade de articulação, em cada território, dos serviços públicos da educação, saúde e assistência social para que sejam construídos, com a participação da população, os devidos diagnósticos”, comenta a coordenadora do grupo e assessora da Vice-Presidência, Patrícia Canto.

Além das diversas informações apresentadas no material, como panorama epidemiológico no Brasil, estados e municípios, lista indicadores globais e específicos para o retorno das atividades, o processo de adoecimento por Covid-19, com foco especial em crianças e adolescentes, biossegurança, vigilância e monitoramento, o documento destaca a importância da ampla testagem da população, como parte de uma estratégia de vigilância em saúde contínua e o foco no território, ou seja, considerando a realidade em que está inserida a unidade ou a rede escolar.

Segunda a pesquisadora, não é possível dissociar as dimensões da saúde individual. “A escola é um agente estratégico para a promoção da saúde e prevenção de possíveis agravos e “a supressão desses espaços de sociabilidade deve comprometer autoridades e sociedade para o fortalecimento de políticas públicas que criem condições concretas para a produção da saúde, como o direito à segurança alimentar e nutricional, a proteção social contra as violências (inclusive a violência doméstica e familiar que se amplia no contexto da pandemia da Covid-19) e a preservação do direito à educação e é a partir dessa perspectiva que a reabertura das escolas deve se dar”, destaca Patrícia Canto. 

O documento Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19 pode ser acessado no Portal Fiocruz.

Publicado em 01/09/2020

Fiocruz abre inscrições para novo curso sobre educação remota

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Caminhos e conexões no ensino remoto é o tema de um novo curso da Fiocruz voltado a docentes e profissionais da área de educação. A formação é autoinstrucional, online e gratuita! Ela é uma iniciativa da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação e está alinhada às ações de apoio aos professores para a continuidade do ensino frente à necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. O objetivo do curso é compartilhar um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que subsidiem professores e outros profissionais da área na realização de disciplinas ou ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial. Ele é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas aqui.

Inscreva-se já!

Para colaborar com a retomada das atividades de ensino e em atenção à necessidade do professor por informações rápidas e práticas, o curso traz um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que podem apoiar a realização de disciplinas ou outras ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial.

Ele está estruturado em formato de guia e é dividido em quatro seções independentes, que podem ser acessadas de acordo com a preferência ou necessidade de cada usuário.

O público-alvo da nova formação são, prioritariamente, docentes da Fiocruz e outros profissionais que atuam na docência em todos os níveis, mas o curso é aberto ao demais profissionais da instituição e também ao público em geral.

Ensino Remoto - Caminhos e Conexões

A iniciativa parte do princípio de que a educação remota é uma possibilidade de garantir, emergencialmente, que alunos e professores retornem às atividades de aprendizagem durante o período de convivência com a pandemia, utilizando as tecnologias digitais como ferramentas para execução de seu planejamento e maior aproximação com os alunos. Além de oferecer essa formação básica no campo da Educação Remota, esse curso tem o propósito de contribuir para a solidificação da proposta educacional aberta e gratuita da Fiocruz.

As etapas de construção desse novo curso foram realizadas por um Grupo de Trabalho constituído a partir do Fórum de Qualificação Profissional e EAD da Fiocruz, com participantes experientes na área de educação e educação a distância. Além disso, um diferencial dessa elaboração foi o envolvimento do design instrucional como um processo, ou seja, como base de todas as etapas: planejamento, desenvolvimento e implementação. O curso teve a supervisão e mentoria da equipe técnica do Campus Virtual Fiocruz e um grande apoio da EAD do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) - Fiocruz Pernambuco.

“Embora já possuíssemos expertise prévia, todas nós tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e habilidades técnicas, utilizando um modelo de gestão ágil no desenvolvimento desse projeto pedagógico”, detalhou a Coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse, que também é a responsável pela condução do Grupo de Trabalho, apontando ainda que com comprometimento, responsabilidade compartilhada e sem hierarquia, o GT – um grupo formado somente por mulheres – mostrou um trabalho de elevado desempenho com foco em educação.

Ana Furniel, que é coordenadora do Campus Virtual Fiocruz e entusiasta da iniciativa, ressaltou a importância da nova formação e destacou que o curso foi desenvolvido de forma simples e com o uso de tecnologias disponíveis gratuitamente. Segunda ela, a ideia permanentemente trabalhar em novas versões com atualizações e revisões.

Já a coordenadora de Educação do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Mariana Souza, falou sobre o orgulho em fazer parte desse trabalho. Para ela, o curso mostra rapidamente, de forma direta e indireta, o resultado do empenho de servidores à população, o que lhe trouxe grande satisfação pessoal. A constituição do GT e todo o desenvolvimento da nova formação se deram de forma remota durante a pandemia, o que, segundo os integrantes do Grupo, fortaleceu laços profissionais e proporcionou momentos de afeto durante o isolamento.

Publicado em 27/08/2020

Fiocruz Pernambuco comemora 70 anos com série de debates online

Autor(a): 
Comunicação Fiocruz Pernambuco

O Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco, comemora seus 70 anos de existência no dia 2 de setembro. Diante do atual contexto de contingência e convivência com a pandemia de covid-19, a celebração será toda online, com transmissão pelo canal da Fiocruz Pernambuco no youtube. A abertura do evento, marcada para as 9h, contará com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; do governador de Pernambuco, Paulo Câmara e do diretor da Fiocruz PE, Sinval Brandão Filho. Na ocasião será lançado o livro IAM: 70 anos de Pesquisa e Ensino para a Saúde, organizado pelo atual diretor da instituição e por dois ex-diretores Eridan Coutinho (gestora de 1993 a 1997) - a única mulher a dirigir o Instituto em todos esses anos - e André Furtado (gestor de 1986 a 1993). 

A programação prosseguirá com dois webinários. O primeiro, das 10h às 12h, terá o tema “Trajetória e Perspectivas Futuras: A visão dos Presidentes da Fiocruz sobre o Instituto Aggeu Magalhães” e contará com a participação, além da própria Nísia, de quatro ex-presidentes da Fundação. No período da tarde, a partir das 14h30, o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Jarbas Barbosa; a economista Tânia Bacelar, o professor da Universidade da California - Davis, Walter Leal e os pesquisadores da Fiocruz PE Celina Turchi e Ernesto Marques debaterão o papel do IAM no desenvolvimento científico e na saúde pública no Nordeste e no Brasil, com mediação do pesquisador e ex-diretor da instituição André Furtado.

A celebração prosseguirá ao longo de todo o mês de setembro, com lives semanais, que também serão transmitidas pelo canal da Fiocruz Pernambuco no youtube  às quintas-feiras, sempre às 15h.

Na primeira, em 3/9, o tema em discussão será “A saúde mental do trabalhador no retorno às atividades”, com as pesquisadoras do IAM Lia Giraldo, palestrante, e Idê Gurgel, mediadora. 

No dia 10/9, “As relações de trabalho diante do novo contexto” serão abordadas pela coordenadora geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz), Andréa da Luz, tendo como debatedoras as ex-vice-diretoras de Gestão do IAM, Sydia Oliveira e Kátia Medeiros e como mediador, o atual vice-diretor de Gestão, Marcos Malta. 

No dia 17/9, será a vez de saber mais sobre perspectivas de vacinas para Covid-19, com o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger e mediação do pesquisador da Fiocruz PE Rafael Dhalia.

Fechando as lives comemorativas, a Monja Cohen será a palestrante do dia 24/9 e falará sobre “Meditação, respiração e equilíbrio emocional – Enfrentando o medo e as dificuldades do dia a dia”, tendo como mediadora a pesquisadora do IAM Islândia Carvalho. 

Exposição virtual – Outra ação ligada às comemorações dos 70 anos oportuniza ao público em geral visitar, no site da Fiocruz Pernambuco, uma exposição virtual de aquarelas produzidas especialmente para o calendário 2020 da Fiocruz PE, pelo artista plástico Beto França. Fatos marcantes dessas sete décadas de história - desde o registro de sua primeira sede até os trabalhos de pesquisa durante a epidemia da Zika, em 2015/2016 – estão presentes nas telas, que contam um pouco da missão e atividades relevantes da instituição. A partir da visão sensível do artista e da concepção, pesquisa e direção de arte da jornalista da Ascom Fiocruz PE Rita Vasconcelos.

Veja a exposição completa e acompanhe mais detalhes das comemorações aqui.

Publicado em 19/08/2020

Fiocruz lança curso online sobre Covid-19 e saúde no sistema prisional

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Como lidar com uma pandemia em um ambiente que, historicamente, apresenta condições totalmente opostas ao que preconizam as autoridades de saúde? Pouca ventilação, superlotação, acesso restrito à água e baixa condição de higiene são algumas das inúmeras questões estruturais que o sistema prisional brasileiro apresenta. Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançam o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. As inscrições estão abertas! A formação é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área. Ela integra o rol de cursos disponíveis no CVF que tratam das questões relacionadas ao coronavírus.

Inscreva-se já!

Formação para a redução das iniquidades no sistema prisional

Até 22 de julho, estabelecimentos prisionais contabilizaram 13.778 casos de Covid-19. Além disso, registraram crescimento de 99,3% nos casos de contaminação de junho para julho. Os dados são do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) e embasam a demanda por uma formação voltada às especificidades da população privada de liberdade (PPL) - reconhecida pela exposição à carga elevada de doenças infecciosas, como HIV, vírus da hepatite C e a tuberculose.

Esse contexto torna a implementação de intervenções em saúde desafiadoras e encontra inúmeros obstáculos para serem efetivas. Segundo a coordenadora do curso, Débora Dupas, a formação visa contribuir com a redução das iniquidades no sistema prisional no contexto da pandemia, por meio da atualização dos profissionais da saúde e demais trabalhadores quanto às ações de prevenção e assistência no enfrentamento da Covid-19.

A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, apontou a relevância da formação no contexto brasileiro de pandemia, visto que a PPL sabidamente já convive com elevados índices de doenças respiratórias, infecciosas e outras comorbidades. “A superlotação e as condições inadequadas de atendimento aos indivíduos com privação de liberdade são aspectos históricos que exacerbam-se em uma situação de crise, como a que o país está passando, expondo o que muitos autores chamam de morte anunciada”, comentou ela.

Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional

O curso de atualização autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional é oferecido na modalidade à distância. Ele é composto de duas unidades – Coronavírus e o sistema prisional e Plano de Contingência no ambiente prisional –, com carga horária total de 15h.

Inscreva-se já!

1) Coronavírus e o sistema prisional:

I. Sistema prisional em tempos de pandemia

II. Doenças respiratórias prevalentes e o coronavirus

2) Plano de Contingência no ambiente prisional:

I. Vigilância de síndromes respiratórias

II. Investigação de surtos

III.Medidas de biossegurança e de mitigação da Covid-19 no ambiente prisional

IV.Medidas sanitárias

Conheça também o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus

Em um esforço para contribuir com a formação de profissionais de saúde, o Campus Virtual Fiocruz lançou o curso online “Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus”. Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, o conteúdo foi produzido e publicado em caráter de urgência, ratificando o aspecto inovador, dinâmico e responsável da formação. Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva. A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados. 

Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação.

  • Módulo 1 - Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas)
  • Módulo 2 - Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas)
  • Módulo 3 - Manejo clínico: casos graves (30 horas)

 

Imagem de capa: Glaucia Rossato/arquivo do curso Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional

Publicado em 13/08/2020

Educação Aberta é tema de novo curso online da Fiocruz. Inscreva-se já!

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta. A prática, cada vez mais urgente e necessária, especialmente neste momento de emergência sanitária global e imposição de isolamento social, é tema de uma nova formação desenvolvida pelo Campus Virtual Fiocruz. O curso faz parte da Formação Modular em Ciência Aberta, uma série de quatro microcursos online e gratuitos. As inscrições estão abertas! Confira a oportunidade! Na próxima semana, mais um microcurso será liberado: Recursos Educacionais Abertos, que completa a formação modular.

Esta última parte da formação trata de dois grandes temas: Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos, e é composto de oito aulas, quatro em cada um dos microcursos, totalizando 20h.

A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz e uma das autoras da série, Ana Furniel, destaca a importância do tema para a educação, principalmente neste momento em que estão sendo discutidas formas inovadoras, integrativas e com processos colaborativos de trabalho e ensino remoto. “No atual contexto, precisamos nos potencializar com o uso de tecnologias educacionais e conhecer os movimentos na educação que muito contribuíram para falarmos sobre Educação a Distância, ensino híbrido, acesso aberto ao saber e outros", disse ela. Ana divide a responsabilidade da Série 4 com as analistas de sistemas e integrantes do Campus, Rosane Mendes e Ana Paula Mendonça.  É importante ressaltar também que o curso conta ainda com conteúdos remixados de parceiros do Campus, como a Iniciativa Educação Aberta, com várias ações e militância no campo do acesso aberto a recursos educacionais. 

Curso 1: Educação Aberta. Clique aqui e inscreva-se! O Curso 2: Recursos Educacionais Abertos será lançado na próxima semana. Acompanhe!

Confira os temas dos microcursos:

Curso 1: Educação Aberta - 10h

Seu objetivo é apresentar a Educação Aberta, detalhar seu compromisso com a democratização do acesso ao saber e sua importância para a Ciência e Cidadania.

  • Aula 1: Educação e Compromisso Social
  • Aula 2: Educação Aberta: O que significa 'aberto' em educação?
  • Aula 3: A Educação Aberta na Fiocruz
  • Aula 4: Educação Aberta e Educação a Distância: modelos, desafios e perspectivas

Conheça a Formação Modular em Ciência Aberta

A Formação Modular em Ciência Aberta é uma realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) por meio do Campus Virtual Fiocruz. É composta por quatro séries, com oito microcursos cada. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação da Fiocruz, a Escola Corporativa Fiocruz, a Universidade do Minho (Portugal) e o Campus Virtual Fiocruz.

Todos os microcursos são oferecidos na modalidade de educação à distância (EAD).As aulas são online e gratuitas. Os microcursos são independentes entre si. Portanto, você pode cursar da maneira que lhe for mais conveniente. A cada curso realizado, os alunos passam por uma avaliação online e recebem certificados de conclusão de acordo com critérios de aprovação.

Séries e cursos já lançados:

  • Série 1: O que é ciência aberta? | Panorama histórico da ciência aberta
  • Série 2: Propriedade intelectual aplicada à ciência aberta | Direito de acesso à informação e proteção de dados pessoais
  • Série 3: Acesso aberto | Dados abertos
Publicado em 12/08/2020

Identificação de fármacos voltados ao combate à Covid-19: chamada excepcional para doutorado

Autor(a): 
Vinicius Ferreira (comunicação IOC/Fiocruz)

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) divulga a chamada pública excepcional para o curso de doutorado – 2020.2, na temática Imunofarmacologia da Covid-19, em conformidade com o Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias (Edital de Seleção Emergencial II Capes – Fármacos e Imunologia). O projeto de pesquisa contemplado no edital é coordenado pela pesquisadora Patrícia Torres Bozza, chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC e docente do Programa. Os interessados, com curso superior completo e título de mestre, podem efetuar a inscrição entre os dias 10 e 23 de agosto de 2020. Serão oferecidas até seis (6) vagas. O curso será ministrado em horário integral, com carga horária de 40 horas semanais e duração máxima de três anos (36 meses), incluindo a realização e defesa de tese.

Os candidatos classificados serão encaminhados pela coordenação do Programa a até dois docentes, que serão seus orientadores, membros do projeto “Imunofarmacologia da Covid-19: identificação de alvos terapêuticos e reposicionamento de fármacos para conter a replicação viral, inflamação e distúrbios da coagulação”, aprovado no Edital da Capes.

Alguns dos temas abordados serão alterações imunometabólicas em células infectadas por SARS-CoV-2, fenótipo e perfil de ativação das células imunes nas respostas inflamatória e anti-viral, respostas do hospedeiro à infecção e à terapia de pacientes com formas graves da doença e identificação de novos alvos e desenvolvimento de fármacos com atividade anti-inflamatória e/ou imunomoduladora.

“A presente chamada busca contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados para atuar em projetos multidisciplinares e colaborativos que são fundamentais para dar respostas baseadas em evidências científicas frente aos desafios da Covid-19“, comenta a coordenadora do projeto de pesquisa aprovado no edital da Capes.

Para mais informações, confira aqui o edital de seleção e mais detalhes sobre o curso.

Imagem: Peter Ilicciev - Banco Fiocruz Imagens

 

 

Publicado em 11/08/2020

Desafios e superações cercam Dia do Estudante 2020

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

O ano de 2020 chegou fazendo de todos aprendizes. Em algum grau ou área, a maioria de nós teve que mudar hábitos, rotinas e formas de estar no mundo. A pandemia de coronavírus fez da ação de adaptar-se o verbo mais recorrente. Em especial, este 11 de agosto, Dia do Estudante, é também uma ocasião para reconhecermos iniciativas e esforços, não somente dos alunos, mas também dos professores e instituições de ensino em redesenhar e adequar formatos, em tempo hábil e de forma inclusiva, a fim de manter as ações educacionais. O Campus Virtual Fiocruz, plataforma que agrega as iniciativas de ensino presencial e à distância da Fundação, contabilizou um recorde de inscritos em cursos de diferentes modalidades durante os primeiros sete meses do ano: 85 mil, além de quase 12 mil certificações já concedidas em 2020. O curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus, que segue com inscrições abertas, é protagonista desse feito, sendo responsável por 45 mil inscritos no CVF. Veja essa e outras iniciativas da área de educação na Fiocruz.

O Campus Virtual Fiocruz é uma rede de conhecimento e aprendizagem voltada à educação em saúde. Nesse ambiente virtual, interessados podem encontrar oportunidades e informações sobre diferentes cursos, serviços e atividades durante todo o ano. O CVF também engloba a Plataforma Educare, iniciativa que reúne inúmeras ferramentas digitais em acesso livre disponíveis na Fundação para suporte a atividades educacionais. Ela apresenta, inclusive, tutoriais, apresentações, vídeos e cursos que ensinam a utilizar tais recursos – recentemente tão necessários frente à urgência de adaptação e apropriação dos meios e instrumentos digitais.

Desde o início da pandemia, a Fiocruz estabeleceu a educação como um dos eixos estruturantes de ação de enfrentamento à Covid-19 e está monitorando a evolução da doença no Brasil e no mundo e adaptando suas ações. Entre as medidas mais recentes estão a publicação do Plano de Convivência com a Covid-19 (em 31/7), a aprovação do texto das Orientações para a Educação Remota Emergencial (em 23/7) e o lançamento do Programa de Inclusão Digital (PIDig) (em 3/8), voltado aos alunos da pós-graduação stricto sensu, lato sensu, cursos da educação básica e da educação profissional em saúde matriculados regularmente em formações presenciais, com o objetivo de viabilizar a continuidade das atividades educacionais no atual contexto, buscando a inclusão de todos os alunos.

Conheça outras iniciativas da área de educação:

Capacitação sobre ensino remoto para docentes 

Manual sobre biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19 

Vice-presidente da Fiocruz comenta estratégias na área de educação em saúde para enfrentar a pandemia

Coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz fala sobre soluções para continuidade das ações educacionais na pandemia

Ensino: gestores da área debatem ações educacionais e comunicacionais na Fiocruz

Encontros Virtuais de Educação da Fiocruz 

Guia de utilização de tecnologias digitais na Educação   

 

Imagem de capa: Freepik

Publicado em 07/08/2020

Prorrogadas as inscrições de alunos para edital de Inclusão Digital da Fiocruz

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)*

Foram prorrogadas, até 10/8, às 12h, as inscrições no Programa de Inclusão Digital (PIDig) da Fiocruz. O edital é voltado aos alunos da pós-graduação stricto sensulato sensu, cursos da educação básica e da educação profissional em saúde matriculados regularmente em formações presenciais. Podem concorrer estudantes que se enquadrem nos critérios mínimos de elegibilidade estabelecidos no edital, como: renda familiar per capita mensal igual ou inferior a dois salários mínimos; e limites de conectividade e/ou de equipamentos para acompanhar as atividades acadêmicas regulares durante o período de adoção da Educação Remota Emergencial. O objetivo desta chamada é viabilizar a continuidade das atividades educacionais no contexto da pandemia de Covid-19, buscando a inclusão de todos os alunos. Leia os detalhes do edital para ver como participar. Assista também ao vídeo explicativo sobre o cadastro de alunos.

Inscreva-se já! 

A chamada é uma iniciativa da Fiocruz por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic), desenvolvida a partir da adoção da Educação Remota Emergencial nos diversos níveis de ensino da Fundação. A finalidade do edital é democratizar e ampliar as condições de permanência na Fiocruz. Para tanto, fornecerá aos alunos SIM CARD, com franquia de até 1 ano para utilização em todo território nacional, e/ou emprestará tablets de 10 polegadas.

Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do formulário disponível aqui. É importante detalhar que os estudantes da educação básica e da educação profissional em saúde da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) deverão realizar sua inscrição separadamente, por meio de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico da Escola: www.epsjv.fiocruz.br.

Para efetuar a inscrição, é necessário fazer um cadastro mínimo - o Login Único da Fiocruz -, preencher o formulário, além de aceitar os termos e declarações previstos no edital (Declaração de renda, conexão e equipamento (anexo I) e Termo de Responsabilidade pelo Empréstimo e Compromisso do Aluno (anexo II). Toda e qualquer dificuldade de acesso, cadastro ou preenchimento da requisição deve ser reportada através do e-mail inclusao.digital@fiocruz.br. A equipe está disponível para orientar e sanar as dúvidas dos participantes. O resultado final da seleção será divulgado em 17/8. Vale ressaltar que o prazo é curto em razão do caráter emergencial do PIDig/Fiocruz.

Sobre a seleção dos candidatos, serão atendidos estudantes matriculados em cursos presenciais da Fiocruz que atendam aos critérios já descritos de acordo com a disponibilidade orçamentária. Caso o quantitativo de interessados seja superior à disponibilidade orçamentária, a prioridade para atendimento serão os inscritos com menor renda familiar per capita.

O Programa insere-se em um conjunto de iniciativas da Fundação que vem sendo construídas pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic) em parceria com as unidades e os representantes discentes por meio da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG). Além da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação, a implementação do novo edital mobilizou a equipe da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), com destaque para as áreas de compras e a Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia de Informação (Cogetic), visto que a iniciativa envolve a contratação de plano de dados e/ou de equipamentos para estudantes que preencham os critérios de elegibilidade.

O edital foi apreciado pela Câmara Técnica de Educação da Fiocruz (CTE), ocorrida em 29/7. A chamada está em consonância com as Orientações para a Educação Remota Emergencial da Fundação, construídas coletivamente nas diversas instâncias colegiadas do ensino e aprovadas pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em 23/7/2020.

Acesse o edital. Faça aqui a sua inscrição.

Veja, abaixo, como realizar a sua inscrição: 

*Matéria publicada em 3/8 e atualizada em 7/8

Publicado em 06/08/2020

Vigilância em saúde é tema de seminário online do Observatório Covid-19 da Fiocruz

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Analisar a trajetória brasileira da vigilância em saúde, a experiência nacional no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e os desafios para o futuro. Esses são objetivos do seminário virtual Vigilância em saúde no Brasil: trajetória, desafios no contexto da Covid-19 e perspectivas futuras, que será realizado na próxima segunda-feira, 10 de agosto, às 14h, e transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no youtube. O webinar é o primeiro de uma série de encontros organizados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz no âmbito de um projeto de pesquisa que analisa, em perspectiva comparada, as respostas de nove diferentes países à pandemia, cujo objetivo é extrair lições para o Brasil e propor recomendações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Acesse e acompanhe!

Os palestrantes convidados são Maria Glória Teixeira, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e integrante da Rede CoVida e Eduardo Hage Carmo, pesquisador da Fiocruz Brasília e médico sanitarista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio atuará como debatedor. A abertura do encontro será feita pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado.  A organização e mediação do encontro serão responsabilidade do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz, Carlos Machado de Freitas.

Segundo Cristiani Machado – que também é pesquisadora da Ensp/Fiocruz e uma das coordenadoras do estudo, juntamente com Adelyne Pereira – o webinar voltado ao caso brasileiro inaugura uma série que tem como propósito promover a reflexão sobre diferentes experiências de países no enfrentamento da pandemia de Covid-19, buscando extrair lições para o fortalecimento da vigilância e da atenção em saúde no enfrentamento de emergências sanitárias no Brasil. Dois novos encontros já estão sendo organizados e, em breve, serão divulgados.

A análise dos Sistemas de Saúde no enfrentamento à Covid-19

O projeto de pesquisa Os Sistemas de Saúde no Enfrentamento à Covid-19: experiências de vigilância e atenção à saúde em perspectiva comparada visa analisar as experiências de países selecionados – China, Coréia do Sul, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Canadá, Argentina, México e Brasil – no enfrentamento da atual pandemia, com foco na configuração institucional, no modelo de atuação e nas estratégias adotadas no âmbito da vigilância em saúde, em articulação com a atenção à saúde.

A pesquisa buscará, portanto, a partir da realização de estudos de caso múltiplos, em perspectiva comparada e com base em fontes secundárias, identificar elementos positivos e limites nas respostas dos países à pandemia, de forma a extrair lições para a reflexão sobre o caso brasileiro e fazer recomendações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

O encontro será transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no youtube

Páginas

Subscrever RSS - Covid-19