Home Fiocruz lança curso sobre urgências e emergências obstétricas para região Norte
Voltar
Publicado em 21/09/2021
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Editais
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Fiocruz lança curso sobre urgências e emergências obstétricas para região Norte

Autor(a): 
Grace Soares - jornalista e consultora da Fiocruz para o projeto do curso urgências e emergências obstétricas para a região Norte*

Novo curso da Fiocruz sobre urgências e emergências obstétricas é voltado para profissionais de saúde da região Norte. A atualização é online, autoinstrucional e visa melhorar a atuação de profissionais na assistência ao pré-natal, ao parto e no trabalho com urgências e emergências para que atuem em prol do diagnóstico precoce de comorbidades e redução da razão de mortalidade materna e neonatal. As inscrições vão até 15 de outubro pelo Campus Virtual Fiocruz. Ao todo, estão disponíveis 500 vagas. As aulas terão início em outubro de 2021 e vão até março de 2022. 

Inscreva-se já!

O público-alvo são profissionais de saúde de assistência ao ciclo gravídico-puerperal prioritariamente dos municípios dos estados do Amazonas e Roraima, e em seguida, dos demais estados da Região Norte. A iniciativa é coordenada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e foi desenvolvida em parceria com oInstituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e o Statera Cursos e Consultoria. 

Para o coordenador do curso, que é pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa/ILMD/Fiocruz Amazônia), Julio Schweickardt, a formação busca dar uma resposta educativa e pedagógica para as situações de mortalidade materna e neonatal na região Norte. No Brasil, o índice de morte desses dois grupos é considerado elevado, muito em função do pré-natal precário ou inadequado e da falta de condições seguras para o parto. Com a pandemia, a situação de mulheres grávidas e de seus bebês tornou-se ainda mais delicada. 

A socióloga e pesquisadora do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco) Camila Pimentel, que divide a coordenação do curso com Schweickardt, lembrou que o curso surgiu num contexto histórico de mortalidade materna, especialmente agravado pela Covid-19. "Já tínhamos um cenário tardio de início de pré-natal e de peregrinação da parturiente [mulher que está em trabalho de parto ou recém-parida]; e com a pandemia a atenção básica sofreu muito mais e o pré-natal foi interrompido. Isso fez piorar a saúde materna”, explicou ela, detalhando ainda que no curso serão trabalhados temas que vão desde a importância de um bom acompanhamento de pré-natal, passando por questões psicológicas e afetivas do parto, até as urgências e emergências obstétricas. 

O corpo docente é composto de profissionais que atuam na área da atenção à mulher e também no ensino em saúde, todas com experiência prática e teórica. Todo o conteúdo foi idealizado e produzido segundo os pilares da humanização do parto, valorizando o protagonismo feminino e a atenção profissional.