Informações

Sobre
Considerando a elevação dos índices de morte materna e neonatal no Brasil, o aumento de pré-natal precário ou inadequado, condições inseguras para o parto, morbidade e mortalidade materna ou neonatal, após a instalação da pandemia de Covid-19, o Fundo de População das Nações Unidas uniu esforços com a Fiocruz Amazônia, Fiocruz Pernambuco e o Statera Cursos e Consultoria para a realização de um curso autoinstrucional à distância para profissionais de saúde visando atualização para a melhoria da assistência ao pré-natal, assistência ao parto e urgências e emergências. Capacitando assim os profissionais para que atuem em prol do diagnóstico precoce de comorbidades e redução da razão de mortalidade materna e neonatal.

Coordenação 
  • Prof. Dr. Julio Cesar Schweickardt - ILMD/Fiocruz Amazônia
  • Profª. Drª. Camila Pimentel Lopes de Melo - IAM/Fiocruz Pernambuco

Inscrições
De 15/09 até 15/10/2021. Acesse a área de inscrições para preencher o formulário.
OBSERVAÇÃO: pedimos que atentem para o preenchimento dos campos em "Atividade Profissional" no formulário pois as inscrições serão analisadas com base nas informações fornecidas nestes campos.

Período de Realização do Curso
Outubro de 2021 a Março de 2022
OBS: previsão para início do curso em 20/10/2021 (o conteúdo do curso será disponibilizado aos aprovados nesta data)

Público-alvo
Profissionais de saúde de assistência ao ciclo gravídico-puerperal prioritariamente dos municípios dos estados do Amazonas e Roraima, e em seguida, dos demais estados da Região Norte.
  
Número de vagas: 500 vagas.
O preenchimento das vagas obedecerá aos critérios abaixo:
  • Ser trabalhador da saúde com atuação na assistência ao ciclo gravídico-puerperal;
  • Trabalhadores com formação na área da saúde: técnico, graduação e outros níveis;
  • Parteiras Tradicionais com vínculo em Unidades de Saúde;
  • Ser prioritariamente do Estado do Amazonas ou de Roraima; em seguida ser da Região Norte.
Local de realização
Oferta através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus Virtual da Fiocruz (AVA-FIOCRUZ).

Carga Horária
O curso terá uma carga horária total de 60 horas.

Turno(s) de funcionamento
Integral (EAD)

Metodologia
O curso é autoinstrucional. Cada aluno acessa o conteúdo (cartilhas, videoaulas) diretamente na plataforma de ensino do Campus Virtual. Será disponibilizado um contato para as dúvidas, que serão respondidas pelos docentes responsáveis e pela coordenação do curso. Além disso, será disponibilizada uma bibliografia básica para cada conteúdo.
 
Frequência 
A frequência do curso pode ser verificada no próprio ambiente do AVA. O aluno é quem define o ritmo e o tempo de estudo, podendo avançar ou retornar nos módulos da plataforma. Para ser considerado aprovado por frequência, o aluno deverá ter cursado, no mínimo, 75% dos módulos, de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 1, de 03 de abril de 2001.

Certificados
Todos os alunos que finalizarem o curso receberão certificado de participação, o qual será gerado automaticamente pelo CAMPUS VIRTUAL DA FIOCRUZ – CVF. O documento será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.