Home Fiocruz oferece cursos em diferentes temas e modalidades. Confira as oportunidades!
Voltar
Publicado em 25/09/2020
  • Agências (Cnpq, Faperj, Capes)
  • Bolsas
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Editais
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz
  • PrInt
  • PrInt Capes-Fiocruz

Fiocruz oferece cursos em diferentes temas e modalidades. Confira as oportunidades!

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Covid-19, História, Informação e Comunicação, saúde comunitária, biologia parasitária e ensino remoto são alguns dos temas abordados nas diversas oportunidades de formação da Fiocruz que estão com inscrições abertas. São cursos de doutorado, mestrado e formações livres, disponíveis presencialmente e à distância. Há ainda chances para quem já está na pós-graduação, como bolsa de doutorado no exterior e inscrição em disciplinas articuladas entre instituições, oferecidas de forma remota e interdisciplinar. 

Todas as oportunidades com inscrições abertas podem ser conferidas na página do Campus Virtual Fiocruz, menu CursosInscrições e seleçõesInscrições abertas. Os interessados podem também filtrar suas buscas por categoria (stricto sensu, lato sensu, Qualificação profissional e Educação básica e profissional), modalidade (presencial, semipresencial e à distância) e ainda por áreas temáticas, como a Covid-19, por exemplo.

Curso de capacitação em Saúde Comunitária

A 11ª edição do curso Saúde Comunitária: Uma Construção de Todos, oferecido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), é destinada a moradores de comunidades em áreas de vulnerabilidade socioambiental do Estado do Rio de Janeiro.

Inscrições: até 8 de outubro

Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde

O mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está com inscrições abertas. Ao todo, são oferecidas 15 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Cultura científica e sociedade; Educação, comunicação e mediação; e Estudos de público/audiência.

Inscrições: até 9 de outubro

Mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde

A oportunidade é para estudantes brasileiros e estrangeiros. Ao todo, são 7 vagas para o doutorado e 13 para o mestrado no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (Ppgics), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Inscrições: até 15 de outubro

Mestrado e doutorado em História das Ciências e da Saúde

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz), na área de concentração de História das Ciências. Ao todo, estão disponíveis 18 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. A seleção é para o ano de 2021. Seu objetivo é firmar recursos humanos altamente capacitados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de história das ciências e história da saúde, bem como o exercício do magistério em cursos de graduação e pós-graduação.

Inscrições: até 14 de dezembro

Doutorado em Biologia parasitária - fluxo contínuo

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de doutorado do programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária (2020.2). Esta é uma chamada de fluxo contínui. Portanto, não há número de vagas estabelecido. Seu objetivo é formar doutores capazes de atuar como docentes de nível superior e como pesquisadores na área de Parasitologia, promovendo a geração de novos conhecimentos científicos voltados a políticas públicas e que assegurem a melhoria das condições de saúde da população.

Inscrições: até 27 de julho de 2021

Bolsas e disciplinas eletivas para estudantes da pós-graduação

Disciplinas articuladas entre instituições de ensino: “Democracia, desigualdades e direitos” e “Saúde e ciência em tempos de pandemia” – oferta remota

O novo projeto de cooperação entre instituições de ensino superior públicas do Rio de Janeiro tem como objetivo a promoção do conhecimento e a divulgação científica. Ele é voltado para estudantes de todas as áreas do conhecimento e valerá crédito nos programas de pós-graduação.  As duas primeiras disciplinas ofertadas no âmbito do Saber Comum são “Democracia, desigualdades e direitos” e “Saúde e ciência em tempos de pandemia”.

A Fiocruz integra essa iniciativa, intitulada Saber Comum, que vai disponibilizar, com largo alcance e maior acessibilidade, um leque de disciplinas remotas e interdisciplinares de formação geral sobre temas que adquiriram grande relevância durante a pandemia e que continuarão pautando os debates públicos após o seu término.

Inscrições: até 2 de outubro

Chamada para doutorado sanduíche pelo Projeto de Internacionalização PrInt Fiocruz-Capes

A chamada para doutorado sanduíche no exterior (06/2020) é oferecida no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz-Capes) e voltada aos programas de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz. Ao todo, estão disponíveis seis bolsas para saída nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

Propostas: até 7 de outubro

Ofertas de cursos online

Curso online Atenção à Saúde em Fonoaudiologia – Uma abordagem sobre alterações sensório-motoras orais no campo da neonatalogia, disponível em português, inglês e espanhol

Este é o primeiro curso disponível em três línguas na plataforma do Campus Virtual Fiocruz. Trata-se de uma capacitação online, voltada aos profissionais fonoaudiólogos da Rede SUS, rede suplementar de saúde e outros profissionais de saúde interessados no tema da disfagia. O curso foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).  

Inscrições: até 30 de setembro

Educação remota: novo curso voltado a docentes e profissionais da educação

Caminhos e conexões no ensino remoto é o tema de um novo curso da Fiocruz voltado a docentes e profissionais da área de educação. O objetivo do curso é compartilhar um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que subsidiem professores e outros profissionais da área na realização de disciplinas ou ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial.

A formação, que é autoinstrucional, online e gratuita, está aberta a todos os interessados. Ela é uma iniciativa da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação e está alinhada às ações de apoio aos professores para a continuidade do ensino frente à necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.

Inscrições: até 30 de novembro

Covid-19: Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus

Em um esforço para contribuir com a formação de profissionais de saúde, o Campus Virtual Fiocruz lançou o curso online “Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus”. Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, o conteúdo foi produzido e publicado em caráter de urgência, ratificando o aspecto inovador, dinâmico e responsável da formação. Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva. A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados.

Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação: Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas); Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas); e Manejo clínico: casos graves (30 horas)

Oferta permanente em 2020

Curso online sobre Covid-19 e saúde no sistema prisional

Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançaram o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional.  

A formação é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área. Ela integra o rol de cursos disponíveis no CVF que tratam das questões relacionadas ao coronavírus.

Oferta permanente em 2020

Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos: nova formação online e gratuita

Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos são os temas da última série que compõe a Formação Modular sobre Ciência Aberta. Ao todo, são oito cursos independentes entre si. A Formação é uma realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz) por meio do Campus Virtual Fiocruz. Os cursos são online e gratuitos.

Oferta permanente em 2020

Curso aborda combate a vetores da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

Em tempos de coronavírus e suas milhares de mortes diárias, é difícil pensar em outras doenças. No entanto, o Brasil sofre, continuamente, com a incidência de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes Aegypti: dengue, zika e chikungunya. Além disso, o quadro clínico dessas doenças é muito parecido com o da Covid-19. Portanto, os profissionais precisam estar preparados. O curso de aperfeiçoamento Mosquitos - Bases da Vigilância e Controle – online e gratuito – é voltado a agentes municipais de endemias, gestores e outros profissionais que trabalham com o controle de vetores.

Oferta permanente em 2020