Home Atenção! Chamada para a 2ª edição dos cursos de idiomas da Fiocruz fica aberta até o dia 30 de março
Voltar
Publicado em 23/03/2018
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Editais
  • Educação a Distância

Atenção! Chamada para a 2ª edição dos cursos de idiomas da Fiocruz fica aberta até o dia 30 de março

Looking for opportunities? So, come on! Se você está cansado de só recorrer aos tradutores online para se comunicar, saiba que o Programa de Internacionalização da Educação da Fiocruz está oferecendo novas oportunidades para alunos e profissionais que precisam melhorar suas competências em idiomas para desenvolver melhor suas atividades e atuar num contexto global. Diversos cursos livres de capacitação em idiomas que tiveram início no ano passado, chegam à sua segunda edição. O objetivo é fortalecer o Programa, que é conduzido pela Coordenação Geral de Educação da Fiocruz, vinculada à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGEd/VPEIC/Fiocruz). E mais: tem novidade! Em 2018, está sendo lançando um curso novo de inglês, voltado para professores, pesquisadores e profissionais que atuam na área de educação e relações internacionais. As inscrições vão até o dia 30 de março, fique atento!

Professores relatam experiências positivas com os alunos

Todos os cursos são ministrados por professores doutores do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com a qual a Fundação estabeleceu uma parceria.

A troca de experiências entre professores e alunos tem sido positiva. É o que conta a professora Patrícia Bertoli, que dá aulas de inglês para redação de artigos acadêmicos, que trabalhou pela primeira vez com estudantes da área de ciências biológicas. “Eles dominam o vocabulário técnico e costumam escrever artigos em colaboração com outras pessoas. Por isso, estavam mais interessados em se aperfeiçoar individualmente. Buscamos desenvolver aspectos como atendimento aos critérios das publicações para que suas pesquisas sejam melhor entendidas. Neste sentido, trabalhamos com a escrita voltada à análise e à síntese dos resultados”, diz ela. “Eram 19 alunos e todos estavam superinteressados. Foi um trabalho muito prazeroso”, completa.

A professora do curso de inglês básico, Ana Paula Cypriano, também destaca a motivação dos alunos. “O curso tem um semestre e, já nos três primeiros meses, alunos que nunca tiveram contato com o idioma e também aqueles que conheciam um pouco perceberam que tinham conseguido se desenvolver e aplicar seus conhecimentos em situações reais”, afirma.

Inscrições até 30 de março

Quer fazer parte da turma? As inscrições para estes cursos ficam abertas até o dia 30 de março. Acesse os editais de seu interesse e informe-se sobre critérios, prazos e mais detalhes do processo seletivo.

  • Inglês instrumental para docentes - Novo!
    O novo curso é voltado a professores e pesquisadores, para que possam desempenhar melhor suas atividades, visando também melhorar as avaliações institucionais junto às agências de fomento e a participação da Fiocruz em editais de internacionalização. Saiba mais e acesse o edital aqui.
  • Curso de inglês técnico para assessores da pós-graduação e de relações internacionais - Novo!
    O novo curso é voltado a profissionais da Fiocruz que atuam nas áreas de educação e relações internacionais (como assessores e analistas). Visa aprimorar as habilidades de colaboradores da Fiocruz, de modo a facilitar sua interação com pares, melhorar a capacidade de cooperar e ampliar a visibilidade internacional da educação na Fiocruz, bem como ampliar as possibilidades de construção de parcerias e redes internacionais. Saiba mais e acesse o edital aqui.
  • Português para estrangeiros– 2ª edição | Portuguese for Foreigners – 2nd edition
    Curso voltado a alunos e pesquisadores visitantes, para que eles possam compreender melhor a língua portuguesa. O objetivo é que eles ampliem sua capacidade de aproveitamento das disciplinas, interação e cooperação nas áreas acadêmica e de pesquisa na Fiocruz. Saiba mais e acesse o edital aqui.

    The course of Portuguese for Foreigners is aimed at foreign students, enrolled in our Graduate Programs (masters, professional or doctorate), and at the visiting researchers of Fiocruz. This action, targeted to the foreign collaborators who are linked to our postgraduate and research programs, aims to improve their fluency in Portuguese language by increasing their language comprehension skills, their learning improvement at the academic disciplines, interpersonal relationship, intercultural competence, academic cooperation and research conduction at Fiocruz. For more information, click here.
  • Inglês para redação de artigos acadêmicos – 2ª edição
    Essa capacitação é destinada a estudantes da Fiocruz, regularmente matriculados nos programas de pós-graduação Stricto sensu, para que possam escrever artigos acadêmico-científicos em inglês e ampliar a visibilidade internacional das pesquisas realizadas na Fiocruz. Saiba mais e acesse o edital aqui.
     
  • Inglês básico para profissionais das Secretarias Acadêmicas – novas vagas
    Curso para profissionais que atuam nas Secretarias Acadêmicas. Seu objetivo é melhorar o atendimento aos alunos e pesquisadores estrangeiros. Foram abertas cinco vagas. Os novos alunos vão se integrar à primeira turma, iniciada em junho de 2017. Saiba mais e acesse o edital aqui.

*Alteração na data de divulgação dos selecionados dos editais dos cursos de idiomas: a Coordenação-Geral de Educação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGEd/VPEIC) informa que o resultado dos editais dos cursos de idiomas - de inglês para os profissionais da Fiocruz e de Português para alunos estrangeiros e pesquisadores visitantes - será divulgado no dia 10 de abril. Os cursos fazem parte do Programa de Internacionalização da Educação da Fiocruz.


Por Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)

*Atualização em 09/04/2018.