A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve, neste ano, três contemplados com menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2023. O aluno Marlon dos Santos, concluiu sua tese no doutorado oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná). Maria Gutiérrez cursou o doutorado em Patologia Humana, um programa oferecido em Ampla Associação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Fiocruz. Já Thiago Silva, aluno de doutorado da Ufba, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, teve orientação de Viviane Boaventura e coorientação de Manoel Barral, ambos pesquisadores do IGM/Fiocruz Bahia.
Com essa premiação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros. A edição 2023 teve o maior número de inscritos nos 19 anos de existência da iniciativa: 1.469 trabalhos de todo o país, com um total de 49 teses premiadas na primeira etapa, categorizadas por área do conhecimento. O anúncio aconteceu em 14 de agosto e, em novembro, três delas receberão o Grande Prêmio Capes de Tese – um por cada Colégio: Ciências da Vida, Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A solenidade de entrega da honraria acontecerá em dezembro.
A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, comentou que é sempre um orgulho ver o nome da Fundação entre os estudantes premiados, o que, para ela, "representa o reconhecimento da excelência dos trabalhos desenvolvidos na nossa instituição — programas e laboratórios —, bem como em programas em associação ou ainda com a participação de nossos pesquisadores", disse ela.
Além dos alunos contemplados com suas teses, o corpo docente da Fiocruz também foi representado na premiação com o pesquisador Carlos Gadelha, que recebeu a menção honrosa como coorientador da tese “Parcerias para o desenvolvimento produtivo uma estratégia para o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde (ceis) no país”, de autoria de Kellen Santos Rezende, do Programa de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB) e orientação de Maria Sueli Soares Felipe. Gadelha é secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, pesquisador da Fiocruz e docente do Programa de Pós-Graduação de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Avanços na proteômica: as funções das proteínas e seus papéis em processos biológicos
O trabalho de Marlon dos Santos, intitulado Avanços na proteômica: novas tecnologias de aquisição de dados, ferramentas, e estratégias de análise - é resultado de seu curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), com orientação de Paulo Carvalho e coorientado por Juliana Carvalho.
Segundo a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz, a proteômica estuda a distribuição, a abundância, as modificações, as interações e as funções de uma ou de um grupo de proteínas, ou do conjunto de proteínas em uma célula ou organismo. As análises proteômicas ganham destaque pela possibilidade de se caracterizar o espectro proteico de organismos, e são experimentos de alta complexidade que requerem equipamentos como cromatografia e espectrômetros de massa.
O trabalho de Marlon, buscou, como objetivo geral, desenvolver métodos computacionais e experimentais para proteômica, superando as limitações relacionadas à quantificação de biomoléculas e análise de dados em larga escala. Nesse sentido, seu trabalho fornece contribuições complementares em todos os principais passos de experimentos de proteômica, desde a geração de dados até a análise de dados, permitindo uma exploração de dados aprofundada e demonstrações em conjuntos de dados de prova de conceito e sistemas biológicos reais. A tese apresenta três contribuições inéditas e complementares voltadas à análise de proteômica, sendo de ampla e imediata aplicabilidade pela comunidade cientifica. A partir dos resultados encontrados, Marlon indica em sua tese que "nossas soluções e contribuições integradas têm impacto imediato e espera-se que sejam vitais nos esforços em curso para descobrir as funções das proteínas e seus papéis em vários processos biológicos".
Marlon comentou o orgulho de receber essa premiação nacional. Para ele, este prêmio ratifica que as questões investigadas e as respostas buscadas têm relevância e valor. "Isso fortalece em mim a convicção de que a pesquisa que faço tem potencial para causar um impacto significativo, seja no avanço científico ou em aplicações práticas que podem beneficiar a sociedade, apontou ele, dizendo ainda que "receber uma Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese foi uma das experiências mais gratificantes da minha carreira. Esta premiação, para mim, vai além do reconhecimento; é uma validação profunda do trabalho que dediquei anos a desenvolver”.
Além de parabenizar Marlon, a vice-presidente de Educação, Cristiani Machado, destacou o papel de seus orientadores Paulo Carvalho e Juliana Carvalho, e de toda a comunidade do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná). "Ficamos muito felizes. Esse prêmio tem grande significado, dado que o Programa de Biociências e Biotecnologia recentemente teve sua nota aumentada na avaliação da Capes, o que mostra a qualidade da formação oferecida. O trabalho de Marlon é inovador e traz uma contribuição importante na área de biotecnologia, estratégica para a Fiocruz e a ciência brasileira”, afirmou Cristiani.
O trabalho de doutoramento de Marlon resultou em 21 artigos científicos, dos quais ele é autor principal em 7 deles.
+Leia mais em: Tese desenvolvida no PPGBB/ICC recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2023
Trabalho alinhado a estratégias de erradicação da tuberculose
A estudante egressa do Programa de Pós-graduação em Patologia Humana (PGPAT), oferecido pela Ufba e a Fiocruz Bahia - Instituto Gonçalo Moniz em ampla associação, María Belen Arriaga Gutiérrez recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023, na área de Medicina II, com o trabalho “Determinantes clínicos e epidemiológicos da susceptibilidade à infecção pelo Mycobacterium tuberculosis e da resposta terapêutica em pacientes com tuberculose”.
O projeto, que contou com colaboração com investigadores de diversas instituições nacionais e internacionais, além do Ministério da Saúde, demonstrou uma nova abordagem estatística para testar a representatividade de grandes coortes prospectivas em populações em situações em que bancos clínicos e epidemiológicos são interconectados. Para isso, a estudante utilizou dados do consórcio Regional Prospective Observational Research in Tuberculosis (RePORT) Brasil, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e de Socios em Salud Sucursal Peru. Seu trabalho foi orientado pelo pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia) e docente permanente do PGPAT, Bruno de Bezerril Andrade.
Durante o doutorado, Maria produziu 60 artigos, que foram publicados em revistas científicas importantes, como Lancet America, Clinical Infectious Disease, International Infectious Disease, Oxford, Frontiers, PlosOne e Scientific Report. A tese, desenvolvida em formato de 14 artigos, foi apresentada em várias ocasiões, incluindo uma reunião científica do National Institutes of Health (NIH/ EUA).
A saúde digital e o monitoramento da eficácia das vacinas contra a Covid-19 no Brasil
A tese de Thiago Silva, intitulada Saúde digital para monitoramento da eficácia das vacinas contra a Covid-19 no Brasil”, foi defendida em 2022, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Ufba, sob a orientação de Viviane Boaventura e coorientação de Manoel Barral, ambos pesquisadores do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia). O trabalho avaliou a efetividade das vacinas contra a Covid-19 utilizadas no Brasil, analisando os desfechos de infecção sintomática, hospitalização e óbito. Bancos de dados nacionais referentes à vigilância de síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave e administração de vacinas contra Covid-19 foram utilizados para avaliar a efetividade vacinal entre janeiro de 2021 e abril de 2022.
Os resultados mostraram um alto nível de proteção das vacinas contra desfechos graves causados pela Covid-19, a queda na proteção decorrente das variantes do SARS-CoV-2 e do tempo pós-vacinação e identificaram grupos prioritários para doses de reforço. Thiago contou que a jornada que culminou na conquista do prêmio foi repleta de dedicação, desafios, renúncias e aprendizados. Durante seu doutorado, foram publicados sete artigos com primeira autoria, em revistas científicas de alto impacto, como a Lancet, Lancet Infectious Disease, Nature Medicine, Nature Communications e PLoS Medicine. Ele também colaborou em vários projetos de enfrentamento da pandemia, incluindo o serviço Telecoronavírus, da Fiocruz Bahia e UFBA em parceria com o Governo da Bahia
+Leia mais em: Estudante é premiado na primeira etapa do Prêmio Capes de Tese 2023
Parcerias para o desenvolvimento produtivo
A tese de Kellen Santos Rezende, aluna egressa do Programa de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), foi defendida em 2022 com o título “Parcerias para o desenvolvimento produtivo uma estratégia para o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde (ceis) no país”, com orientação da presidente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UnB, Profª. Dra. Maria Sueli Soares Felipe, e coorientação do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, pesquisador da Fiocruz e docente do Programa de Pós-Graduação de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Carlos Gadelha.
O trabalho analisou as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), projetos conduzidos pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil para cooperação entre instituições públicas e entidades privadas que têm o intuito de desenvolver, transferir, absorver tecnologias, capacitar produtiva e tecnologicamente o país para atendimento de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e à maior sustentabilidade do sistema de saúde. O objetivo da tese foi avaliar as PDP como instrumento das políticas públicas de saúde e de desenvolvimento industrial considerando seu marco regulatório, resultados e benefícios tecnológicos e socioeconômicos.
+Acesse a tese no Repositório UnB
*com informações do ICC/Fiocruz Paraná, do IGM/Fiocruz Bahia e da Capes
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), lançou o edital para o Processo Seletivo 2024 em duas habilitações técnicas integradas ao Ensino Médio – Análises Clínicas e Biotecnologia. As inscrições estarão abertas de 2 de outubro a 6 de novembro e serão feitas pelo site do Processo Seletivo. . A Escola irá oferecer, ao todo, 64 vagas.
A inscrição deverá ser realizada com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do RG, obrigatoriamente do candidato, que deverá se inscrever em um único grupo e habilitação. O candidato poderá alterar a habilitação e o grupo (no caso de ser cotista) até o último dia de inscrição. O edital pratica a reserva de vagas tal como prevista pelas Leis nº 12.711/2012 e nº 13.409/2016.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,10. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos de 18 a 27 de setembro, também pelo site do processo seletivo. É importante ressaltar que mesmo os candidatos que garantiram a isenção para o processo devem realizar a inscrição.
Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde terão duração mínima de quatro anos, em horário integral, com cargas horárias diferenciadas, conforme os planos de curso das habilitações técnicas. O Processo Seletivo é feito exclusivamente por meio de sorteio público, que será realizado no dia 29 de novembro, com transmissão pelo canal da EPSJV no Youtube. A divulgação dos candidatos aptos à matrícula será divulgada no dia 14 de dezembro de 2023.
A EPSJV fica na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos.
Mais informações no site www.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br, pelo e-mail pseletivo.epsjv@epsjv.fiocruz.br ou pelo telefone (21) 3865-9805.
#ParaTodosVerem Banner com fundo vermelho, no topo está escrito: Processo seletivo 2024, curso técnico em saúde integrado ao ensino médio. Abaixo informações sobre gratuidade e o lugar onde abriu o processo seletivo.
Estão abertas até 27 de agosto as inscrições para o curso de atualização Controle da qualidade de saneantes, promovido pela Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Os interessados devem acessar o Campus Virtual Fiocruz para realizar as inscrições.
O curso tem como objetivo atualizar profissionais das vigilâncias sanitárias, da Anvisa, de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e de outras instituições públicas que atuam na área de saneantes. Serão apresentados aspectos do controle da qualidade dos saneantes nas diversas áreas do conhecimento envolvidas: toxicologia, química, microbiologia e rotulagem.
Serão ofertadas 15 vagas, destinadas a profissionais de instituições públicas com nível superior completo. O curso será realizado no período de 2 a 5 de outubro, das 8h às 17h, com carga horária total de 32 horas.
As aulas serão ministradas por profissionais do Núcleo de Saneantes do INCQS/Fiocruz. Leonardo Lopes, Bruna Sabagh e a vice-diretora de Vigilância Sanitária do Instituto, Célia Romão, são os responsáveis.
O curso será ministrado na modalidade presencial, no INCQS/Fiocruz, localizado na Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cpe@incqs.fiocruz.br ou pelo telefone 3865-5112.
Confira a chamada e inscreva-se!
Foi realizada nesta quarta-feira, 23 de agosto, a cerimônia de lançamento da edição impressa da Política de Apoio ao Estudante (PAE). O evento foi coordenado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), por meio da Coordenação-Geral de Educação (CGE) da Fiocruz. Participaram da mesa de abertura a coordenadora-geral de Educação da Fiocruz (CGE/VPEIC), Cristina Guilam; a coordenadora do Centro de Apoio ao Discente (CAD), Etinete Nascimento; e a coordenadora-geral da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz - Rio de Janeiro (APG-Rio), Beatriz Maria. O evento está disponível para visualização no canal do CAD/Fiocruz no Youtube.
A Política de Apoio ao Estudante (PAE) é uma iniciativa da VPEIC a partir da inspiração de centenas de participantes dos dois últimos congressos internos da Fiocruz, que apontaram a necessidade de um documento que orientasse as ações institucionais, tendo em vista a construção de um processo educacional de qualidade, com forte produção de conhecimento e de inovação.
A PAE já está disponível na versão online desde o seu lançamento há alguns meses, Etinete ressaltou que a necessidade de se ter uma edição impressa da PAE, em tempos onde tudo está digitalizado e online, é que este exemplar seja um instrumento nas vidas dos docentes e discentes da Fundação. "Devemos sempre pensar que temos que trabalhar por este símbolo agregador, para que possamos ter como missão algo que traga para a Fiocruz excelência e qualidade de ensino, progressivas e a todo instante, e que traga para os estudantes contínua luta pelo bem-estar".
Durante o lançamento da edição física, Cristina Guilam reafirmou a concretização deste instrumento como símbolo da educação na Fiocruz. "Eu considero isso como uma síntese de todo o movimento que a Fiocruz já vinha fazendo em nome da proteção ao estudante e da ruptura de um ciclo vicioso que é a desigualdade, uma pós-graduação que sempre foi para poucos. Então essa política se coloca no sentido fortalecer a inclusão, uma ruptura com essas desigualdades sociais".
A representante dos alunos na mesa, Beatriz explicou que a finalidade da PAE é dar prioridade e melhores condições de acesso e permanência aos estudantes na Fundação. "Tem como principal objetivo representar os discentes que compõem a nossa instituição de forma coletiva e também considerando as individualidades de cada aluno e cada caso que aparece para ser solucionado, tentando ajudar da melhor forma possível".
Participaram também da abertura a coordenadora de EAD da Fiocruz Pernambuco e membro do Grupo de Trabalho da PAE, Joselice Pinto; o doutorando da Fiocruz Manaus e representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz Amazonas e membro do GT PAE, Vitor da Silva Aquino; além da doutoranda da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e membro do GT PAE, Elizabeth Leite, e a integrante do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Tatiane Nunes.
+Acesse e conheça a Política de Apoio ao Estudante da Fiocruz (PAE)
O propósito da PAE é orientar a elaboração e a execução de ações que garantam aos estudantes condições adequadas para acesso, permanência e conclusão dos cursos oferecidos pelas unidades e escritórios da instituição, com vistas à formação plena e de qualidade, à inclusão social, à produção de conhecimento e de inovação, à melhoria do desempenho acadêmico e ao bem-estar biopsicossocial durante a trajetória educacional de cada discente na Fiocruz.
A Política de Apoio ao Estudante (PAE) é voltada aos alunos com matrícula ativa e regular na Fiocruz nos cursos técnicos de nível médio e especializações técnicas em saúde; de pós-graduação Lato sensu (especialização e residência em saúde) e Stricto sensu (mestrado e doutorado) oferecidos unicamente pela Fiocruz ou em associação, rede, consórcio, cooperação, associação e parceria com outras instituições, conforme as distintas necessidades e o princípio da equidade.
Esta iniciativa integra um conjunto de políticas institucionais orientadas pelo compromisso de fortalecer a formação de profissionais para o SUS e de pesquisadores, visando contribuir para a redução das desigualdades estruturais que se expressam na saúde, na educação e na ciência. Sua elaboração partiu da compreensão da educação como prática da liberdade, e como direito social que, além do seu valor intrínseco, também condiciona o acesso a todos os demais direitos.
Assista aqui ao lançamento da versão impressa da PAE:
*Com informações de Isabela Schincariol.
#ParaTodosVerem Fotomontagem com três fotos do evento de lançamento da edição impressa da Política de Apoio ao Estudante da Fundação Oswaldo Cruz, aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em 15 de dezembro de 2022, em que aparecem os palestrantes e o público.
Está chegando ao fim o prazo de inscrição para segunda chamada 2023 do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG). A iniciativa da Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), visa promover a permanência de estudantes de baixa renda da Fiocruz, em situação de vulnerabilidade social, ligados aos programas de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. As Inscrições podem ser feitas até 24 de agosto.
+Acesse aqui a segunda chamada 2023 do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG)
!!! Atenção: Para acessar o formulário e realizar a sua inscrição é necessário ter cadastro no Acesso Único Fiocruz. Clique aqui e leia o Guia de acesso ao formulário e tire suas dúvidas sobre as inscrições, assim como o passo a passo para se cadastrar no Acesso Único Fiocruz.
No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a secretaria acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.
Ao todo, poderão ser atendidos até 50 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada.
O APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.
O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) oferece o curso livre Preservação Digital: Teorias e Práticas na modalidade remota. Aberto a arquivistas, bibliotecários, museólogos, profissionais de tecnologia da informação e do campo audiovisual e alunos de pós-graduação stricto-sensu, o curso está com inscrições abertas até 31 de agosto através do Campus Virtual Fiocruz.
Com o objetivo de apresentar e discutir um conjunto de orientações e procedimentos técnicos relevantes para as ações de preservação de acervos culturais, o curso visa capacitar o aluno a entender as premissas e práticas de preservação digital de acervos culturais através de uma perspectiva interdisciplinar e de desenvolver e praticar diretrizes de preservação digital. A disciplina abordará aspectos relacionados à formulação de políticas de preservação de acervos digitais, à gestão de riscos, aos padrões e modelos de preservação digital, aos formatos de arquivo e metadados, às ferramentas e fluxos de trabalho e ao repositório digital Archivematica para preservação digital.
São ofertadas 40 vagas para a formação, que conta com carga horária de 24 horas. As aulas acontecerão de 12 de setembro a 31 de outubro de 2023.
No ato de inscrição, o candidato deverá anexar uma carta de interesse e currículo, que serão analisados como critérios para a seleção. O resultado dos candidatos selecionados será divulgado em 6 de setembro.
#ParaTodosVerem Banner com fundo marrom, no centro está escrito o tema do curso livre - Preservação Digital: Teorias e Práticas. Abaixo o nome dos coordenadores, ao lado esquerdo do banner, o prazo para inscrição e período das aulas.
*Com informações da COC/Fiocruz
*Lucas Leal é estagiário sob supervisão de Isabela Schincariol
O Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) está com inscrições abertas para a turma de 2024. O prazo para os interessados se candidatarem é 29 de setembro pelo Campus Virtual Fiocruz. No total, estão disponíveis 33 vagas, sendo duas destinadas a candidatos estrangeiros. Além disso, 30% das vagas estão reservadas para ações afirmativas, sendo sete para negros e pardos, duas para pessoas com deficiência e uma para indígena. Acesse o edital e confira os requisitos para inscrição.
Com o objetivo de promover olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, comprometido com a defesa do direito universal à saúde e do sistema público, o curso se destina a profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. Sob a coordenação geral de Lenir Nascimento da Silva, com os coordenadores adjuntos Karla Meneses Rodrigues Peres da Costa, Letícia Pessoa Masson e Felipe Rangel de Souza Machado, a Especialização em Saúde Pública tem carga horária total de 690 horas, sendo 576 horas para participação nas Unidades de Aprendizagem que compõem o curso e 114 horas para elaboração do TCC.
As aulas serão às segundas e terças-feiras, em horário integral, das 8h às 17h. O início está previsto para 11 de março de 2024 e o término das aulas em 10 de dezembro de 2024. O curso se encerrará oficialmente em 30 de abril de 2025. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário eletrônico disponível na página de inscrição e, em seguida, enviar toda a documentação exigida. A lista de documentos está disponível no edital de seleção.
Para tirar dúvidas, envie um e-mail para pseletivo.ensp@fiocruz.br.
A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), torna pública a segunda chamada 2023 do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG). Voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz, em situação de vulnerabilidade social, ligados aos programas de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, a iniciativa visa promover a permanência desses estudantes nos programas de pós, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. Inscrições podem ser feitas até 24 de agosto.
+Acesse aqui a segunda chamada 2023 do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG)
!!! Atenção: Para acessar o formulário e realizar a sua inscrição é necessário ter cadastro no Acesso Único Fiocruz. Clique aqui e leia o Guia de acesso ao formulário e tire suas dúvidas sobre as inscrições, assim como o passo a passo para se cadastrar no Acesso Único Fiocruz.
No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a secretaria acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.
Ao todo, poderão ser atendidos até 50 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada.
O APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.
O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.
Com o objetivo de atualizar os profissionais das unidades de alimentação da Fiocruz e demais trabalhadores que ofertem alimentos na instituição e nas áreas adjacentes, visando garantir a segurança na manipulação dos alimentos e promover ambientes laborais saudáveis e sustentáveis, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio recebe inscrições para a atualização profissional em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ofertada na modalidade presencial. Candidatos interessados podem se inscrever até 16 de agosto pelo Campus Virtual Fiocruz.
A formação busca atender à legislação sanitária conforme a RDC 216/2014, Portaria Normativa 07/2016 e Saúde do Trabalhador na perspectiva da Vigilância em Saúde
O curso tem carga horária de 40 horas, e será desenvolvido por meio de aulas teóricas, estruturado em sete etapas de desenvolvimento. Os conteúdos programáticos contemplam a segurança dos alimentos, legislação sanitária, noções de microbiologia, cuidados na recepção, armazenamento, preparo, higiene pessoal e ambiental, normas de condutas e segurança no trabalho e saúde do trabalhador no contexto da Vigilância em Saúde.
Podem se inscrever profissionais das unidades de alimentação da Fiocruz e demais trabalhadores que ofertem alimentos na instituição e nas áreas adjacentes, que sejam maiores de 18 anos.Ao todo, são 30 vagas disponíveis. Serão ofertadas 15 vagas às unidades de alimentação da Fiocruz e 15 vagas direcionadas ao público externo.
As aulas acontecerão de 5 de setembro a 7 de novembro de 2023, às terças-feiras, das 13h às 17h.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente, no horário das 8h às 17h, na Secretaria Escolar da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, localizada na Av. Brasil, 4365, Setor E – Manguinhos – Rio de Janeiro, ou através do Campus Virtual Fiocruz até 16 de agosto.
Confira o edital e inscreva-se!
#ParaTodosVerem imagem com fundo verde musgo, ao centro o nome do curso "Atualização em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos", e a data de inscrição: até 16 de agosto. Na parte inferior, a foto de bandejas com alimentos.
O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde, apresentou uma edição especial em comemoração aos 70 anos do Ministério da Saúde. A apresentadora Yasmine Saboya conversou com o médico sanitarista, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministro da Saúde no período de 2007 a 2010, José Gomes Temporão, com o pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Gilberto Hochman, e com o presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Carlos Fidelis Pontes.
Durante o programa, a apresentadora e os convidados debateram assuntos como a função e a importância do Ministério da Saúde, debatendo como seria se não houvesse um ministério exclusivo para cuidar da saúde pública, a politização da saúde e a construção e fortalecimento do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da primeira mulher como ministra da saúde.
A Saúde Pública no Brasil ganhou uma pasta exclusiva apenas em 1953. Sete décadas se passaram desde o desmembramento do Ministério da Educação e Saúde Pública e a instituição do Ministério da Saúde, ainda no governo de Getúlio Vargas. Anos mais tarde, outro passo importante para a saúde da população brasileira foi a formulação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição Federal de 1988 e sua regulação nos anos 1990. A Saúde passou a ser considerada direito de todos e dever do Estado e a ter políticas sociais e econômicas garantidas.
Ao longo dessas 7 décadas, o Ministério da Saúde tornou-se responsável pelo maior programa de vacinação do mundo e de outros programas, como o Sistema Único de Saúde, Mais Médicos e grandes campanhas de saúde coletiva, e programas que são exemplos pelo mundo, como de DST’s e hepatites virais e mobilizações nacionais contra surtos, epidemias e pandemias.
Confira o programa completo:
Curso online do Campus Virtual fala sobre a história da saúde pública no Brasil
No contexto das comemorações que giram em torno da história da saúde pública, o Campus Virtual Fiocruz reforça a oferta do curso online e autoinstrucional História da Saúde Pública no Brasil, que segue com inscrições abertas.
O curso é uma iniciativa do Observatório História & Saúde (OHS) em articulação com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz). Ele contempla a história da saúde pública no Brasil em seus diversos períodos históricos.
Produzido por docentes da Fiocruz, especialistas da área e integrantes do Observatório História e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, a formação busca promover o diálogo sistemático entre historiadores, cientistas sociais, formuladores de políticas, professores e trabalhadores da saúde. Sua missão é mobilizar e produzir conhecimento acerca dos processos históricos em saúde, em diálogo privilegiado com a Saúde Coletiva e demais abordagens sociais da Saúde, para apoio aos processos de formulação, monitoramento e avaliação de políticas no âmbito do sistema de saúde brasileiro e aprimoramento das decisões e práticas dos profissionais no campo da saúde.
Podem se inscrever alunos de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento e público em geral interessado na história da saúde no Brasil com foco nas políticas públicas de saúde.
Com carga horária total de 50h, está organizado em três áreas: Pesquisa histórica; Documentação e Informação; e Educação e Divulgação, e estruturado em três unidades:
Unidade 1 – Do império a primeira República: O surgimento da saúde pública
Unidade 2 – Do Período Getulista à Ditadura Civil Militar
Unidade 3 – Da Ditadura Civil Militar à regulamentação do SUS
O foco são as políticas de saúde; as condições de saúde de diversos setores da população e sua relação com os diferentes aspectos da organização social; as correntes de pensamento médico-sanitário que pautaram as ações de saúde; as transformações nos saberes médico-científicos e as práticas de saúde dos diferentes períodos; as epidemias; os diferentes conhecimentos e práticas para o seu controle e o papel das iniciativas privadas e filantrópicas no campo da saúde.
Conheça o curso e inscreva-se!
Além dos 70 anos do Ministério da Saúde, em agosto são celebrados o Dia Nacional da Saúde e o aniversário de Oswaldo Cruz. Para homenagear as datas, a VideoSaúde indica produções que contam a história da saúde no país. Confira:
Mudando o mundo
Em uma sala de aula, brinquedos e objetos ganham vida para ajudar a contar a história de descobertas científicas, na área da saúde, que mudaram o mundo. Em cinco divertidos episódios aprenda sobre Oswaldo Cruz e o combate à varíola; Adolpho Lutz e Emilio Ribas e a experiência sobre a transmissão da febre amarela; Carlos Chagas e a descoberta do inseto transmissor da Doença de Chagas; Manoel Dias de Abreu e a invenção da técnica de abreugrafia e Zé Gotinha e a importância da vacinação.
Revolta da Vacina
Com esquetes teatrais e depoimentos de médicos, pesquisadores e historiadores, este documentário apresenta a história da varíola, da vacina e da revolta popular de 1904, ocorrida no Rio de Janeiro, abordando as questões sociais, políticas e culturais que envolveram a campanha de vacinação do governo de Rodrigues Alves, em plena República Velha.
Oswaldo Cruz na Amazônia
No início do século XX, após a implantação das campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz partiu para a Amazônia, em viagem de inspeção sanitária aos portos do Brasil. Em 1910, realizou campanha contra a febre amarela em Belém e, em visita às obras de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, estabeleceu um plano de combate à malária na região. Quase um século depois, utilizando filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios do cientista, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) refez seu percurso e gerou este documentário, que resgata a memória e atualiza as principais questões de saúde por ele levantadas.
Anima Saúde | Rattus rattus
Rio de Janeiro, 1904. Oswaldo Cruz promove intenso combate à peste bubônica. Heitor, um pequeno imigrante, descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro: caçar ratos.
A história da saúde pública no Brasil
Essa história começa com a chegada dos colonizadores portugueses, quando os problemas sanitários ficaram mais graves e começamos a busca de soluções para as questões de saúde dos brasileiros. Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, um passeio pela história da saúde pública no país, sempre marcada pelas diferenças sociais e pela falta de prioridade nos investimentos do governo. Apesar dos muitos avanços e conquistas, continuamos na busca de soluções.
*Com informações do Programa Sala de Convidados/Canal Saúde e da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.