Recentemente, o Brasil atingiu a triste marca de 500 mil mortes causadas pelo novo coronavírus. Segundo dados do painel da Fiocruz MonitoraCovid-19, o país caminha para 19 milhões de casos contabilizados, o que indica ainda grande necessidade de cuidados, distanciamento social e imunização. Por outro lado, quase 73 milhões de pessoas já foram vacinadas com a primeira dose de imunizantes e o Ministério da Saúde aponta desaceleração no número de mortes entre pessoas com mais de 50 anos. O Campus Virtual Fiocruz lembra que oferece diversas formações, online e gratuitas, sobre a Covid-19 e ressalta a importância da qualificação de profissionais de saúde para o enfrentamento à pandemia. Confira e inscreva-se!
Acesse aqui os cursos do CVF sobre Covid-19 e conheça cada formação lançada durante a pandemia causada pelo novo coronavírus:
Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos
O curso Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos é composto de 19 aulas, distribuídas em 5 módulos, com 50h de carga horária. Além das aulas, o aluno tem acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes (FAQ). Seu objetivo é contextualizar a importância das vacinas; apresentar a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; as especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população de rua.
Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio
Com a formação, a ideia é que os participantes sejam capazes de compreender e realizar as medidas sanitárias preconizadas para a prevenção e controle da infecção por Covid-19 no contato com pessoas idosas que necessitam de apoio ou auxílio para a realização de suas atividades cotidianas. Também é objetivo do curso que os alunos conheçam os serviços de saúde no território que prestam atendimento em casos de suspeita e/ou confirmação de infecção por Covid-19. Além do conteúdo programático, os alunos terão acesso à bibliografia utilizada no curso, a materiais complementares e a um conjunto de Perguntas e Respostas sobre o tema (FAQ).
O curso Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19 é voltado a cuidadores, familiares e profissionais que atuam com a saúde da pessoa idosa e segurança do paciente. Entre os temas abordados nas aulas estão: medidas de prevenção e controle da disseminação de doenças; cuidados em áreas comuns; fragilidade e violência; vacinação para proteção da Covid-19 nas ILPIs; contatos sociais em tempos de isolamento; estratégias de comunicação para garantir o contato da pessoa idosa com a sua família ou comunidade; recomendações para a comunicação de notícias difíceis; e outros.
Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas
O curso Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas, que já conta com mais de três mil participantes, visa capacitar, técnica e operacionalmente, gestores e equipes multidisciplinares de saúde indígena para a prevenção, vigilância e assistência à Covid-19, respeitando os aspectos socioculturais dessa população.
Enfrentamento da Covid-19 no sistema prisional
Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançaram o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. A formação, que tem mais de quatro mil inscritos, é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área.
Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus
Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, a Fiocruz lançou o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva. Já são 60 mil participantes! A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados. Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação.
Educação remota para docentes e profissionais da educação
"Caminhos e conexões no ensino remoto" é o tema de um novo curso da Fiocruz voltado a docentes e profissionais da área de educação. O objetivo do curso é compartilhar um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que subsidiem professores e outros profissionais da área na realização de disciplinas ou ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial. A formação, que é autoinstrucional, online e gratuita, está aberta a todos os interessados. Ela é uma iniciativa da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação e está alinhada às ações de apoio aos professores para a continuidade do ensino frente à necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.
A utilização do zebrafish como modelo experimental nas mais diferentes áreas de pesquisa de doenças humanas no mundo todo é o tema do evento virtual, que acontecerá nos dias 8, 9, 15 e 16 de julho, das 8h30 às13h, totalmente online. A iniciativa é promovida pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúdeo (INCQS/Fiocruz), a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Bioscar, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e promoverá debates com representantes do Brasil, Noruega, Alemanha, Nova Zelândia, Taiwan, Portugal, Uruguai, Índia, Países Baixos e Bélgica. O encontro é gratuito e voltado a profissionais e estudantes com interesse em aprimorar a prática de experimentação animal e demais interessados da área da saúde. É necessária a inscrição para participação no evento.
Este encontro internacional pretende apresentar a importância do zebrafish (Danio rerio) como uma relevante plataforma para estudo de eventos moleculares, estratégias terapêuticas e avaliação dos mecanismos fisiológicos de diversas patologias entre outros temas atuais.
"A versatilidade deste modelo animal faz com que ele se destaque nas mais diferentes linhas de pesquisa, será uma oportunidade de apresentar aos pesquisadores e alunos novas possibilidades de sucesso. Além disso, este evento marca a união das instituições de pesquisa e ensino brasileiras além de incentivar e fortalecer a integração entre países e promovendo a possibilidade de internacionalização das instituições", comenta Renata Jurema Medeiros, do Laboratório de Fisiologia do Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT) do INCQS, que é uma das organizadoras do evento.
Saiba mais sobre o Laboratório Zebrafish do INCQS.
Inscreva-se no evento e receba o link de cada dia de debates.
Até o próximo domingo, 27 de junho, estão abertas as inscrições para a disciplina “Saúde e Ciência em tempos de pandemia”, no âmbito do projeto “Saber Comum - Educação a Distância e Divulgação Científica” – um acordo de cooperação entre instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro: UFRJ, Uerj, UFRRJ, UFF, Unirio e Fiocruz. Ao todo, são oferecidas 150 vagas na disciplina, cuja coordenação está a cargo dos professores Roberto Medronho, da UFRJ, Cláudio Tinoco, UFF), Rodolfo Castro, da Unirio, além do pesquisador e coordenador do Coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fundação (CEE/Fiocruz), Carlos Gadelha.
Estudantes da UFRJ, UFRRJ, Uerj, Fiocruz, assim como alunos de outras instituições não participantes da cooperação devem realizar a inscrição por meio de formulário disponível aqui.
As aulas tiveram início em 21 de junho e vão até 17 de setembro, sendo transmitidas pela TV Alerj e disponibilizadas no canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no Youtube. As demais atividades do curso serão coordenadas através da plataforma Moodle da Fundação Cecierj.
Segundo a Coordenadora-Geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, a nova disciplina oferecida no âmbito do Projeto Saber Comum apresenta muitos conteúdos de interesse para os alunos de pós-graduação da Fundação, pois são relacionados à epidemiologia, ao SUS e ao complexo econômico industrial da saúde no cenário da pandemia de Covid-19.
Os créditos referentes à disciplina devem ser posteriormente solicitados aos seus programas de pós-graduação como disciplina externa.
Conheça mais sobre o projeto Saber Comum - Educação a Distância e Divulgação Científica
Conheça a ementa da disciplina: Disciplina Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia
A ciência cumpre um papel central para a promoção da saúde e o enfrentamento à pandemia. Embora questionada por alguns governantes, a comunidade universitária manteve-se ativa e atuante, com muitas iniciativas voluntárias de divulgação das ações de pesquisa em andamento com papel-chave no debate público. Ações de solidariedade e práticas coletivas também foram essenciais para amenizar os efeitos da doença, principalmente entre os mais vulneráveis.
Neste cenário, a disciplina pretende discutir: noções de epidemiologia, infectologia, virologia e complicações da Covid-19; sistema de saúde: SUS e sistema suplementar, relação entre público e privado, regulação, história, organização e planejamento do serviço, planos de ação e mitigação etc.; indústria e inovação em saúde: pesquisa de medicamentos, vacinas, transferência tecnológica, relações internacionais, patentes, investimentos estatais; ciência e sociedade: metodologia científica, combate às fake news, divulgação científica história e filosofia da ciência.
Os temas serão abordados de forma interdisciplinar a partir de conhecimentos das ciências biomédicas, saúde coletiva, filosofia e história da ciência. A disciplina está organizada em quatro módulos: Epidemiologia; Sistema de saúde; Complexo econômico-industrial e Inovação em saúde; e Ciência e sociedade.
Debater a interdisciplinaridade de forma coerente com o mundo contemporâneo, a partir de práticas pedagógicas e da responsabilidade docente com ênfase nas políticas públicas de saúde e educação foi o caminho que orientou a realização do Curso Internacional sobre a Interdisciplinaridade das Ciências Sociais e Humanas para a Formação Docente em Saúde. A formação livre foi composta de sete aulas – realizadas em formato de webinários, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021 –, que estão disponíveis em acesso aberto no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no Youtube. Acesse e assista!
O corpo docentes da formação contou com professores e pesquisadores brasileiros da Fiocruz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Fderal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Sul da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de integrantes da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e Escola de Saúde Pública de Buenos Aires (Argentina).
Disseminação de temas educacionais e fomento a reflexões sobre a prática pedagógica docente no âmbito da Fiocruz e das Escolas de Saúde
Para a responsável pela iniciativa, Tânia Celeste Mattos Nunes, que é ligada à Vice-presidência de Educação, Comunicação e Informação (Vpeic/Fiocruz), o curso cumpriu o papel de disseminador de temas educacionais e buscou embasar as discussões e reflexões sobre a prática pedagógica docente no âmbito da Fiocruz e das Escolas de Saúde. A formação procurou também contribuir para a consolidação das funções da Escola de Governo da Fundação, trazendo para a discussão temas candentes da área das ciências sociais e humanas e políticas de educação em saúde.
"A diversidade de temas em torno de uma reflexão sobre a educação emancipatória foi a tônica da escolha dos conteúdos, bem como dos professores convidados, o que propiciou importantes debates sobre as políticas públicas de saúde e educação voltadas para a construção de práticas docentes baseadas no pensamento crítico e nos saberes e conhecimentos que são demandados aos processos educativos nas instituições públicas de saúde", descreveu Tânia.
Ela lembrou ainda que e formação internacional foi ofertada no âmbito do “Curso Piloto de Formação Pedagógica de Docentes da Fiocruz: em busca de novos padrões de ensino aprendizagem para as Escolas de Saúde”. A iniciativa foi promovida pela Fiocruz, em parceria com o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ), a Universidade Autônoma de Barcelona e o apoio financeiro do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS).
O curso teve a participação de alunos/docentes da Fiocruz, das Escolas e Centros Formadores das Redes de Formação em Saúde Pública (RedEscola), da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), das Escolas de Saúde Pública do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, da Rede Latino-Americana de Escolas de Saúde Pública, da África e da Europa, além de professores universitários, estudantes de pós-graduação e outros profissionais envolvidos no tema da Educação.
Confira os temas e assista os webinários do Curso Internacional sobre a Interdisciplinaridade das Ciências Sociais e Humanas para a Formação Docente em Saúde
Formação, trabalho e identidade docente – 19/11/2020: A formação docente como prioridade institucional; Apresentação de resultados parciais do projeto de formação de docentes da Fiocruz, com a análise dos grupos focais da pesquisa sobre identidade, trabalho e formação docente; relações entre formação, trabalho e identidade docente na área da saúde e análise comparativa da revisão bibliográfica sobre o tema.
Contribuições das Ciências Sociais e Humanas para a formação e o trabalho docente – 26/11/2020 (14h às 18h): Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo; Os aportes de Paulo Freire com a pedagogia do oprimido e a pedagogia da esperança; Hegemonia, contra hegemonia e conscientização de educadores/as nas políticas educacionais brasileiras.
O caráter interdisciplinar da Educação: Interseções entre cultura, psicologia e artes – 3/12/2020 (14h às 18h): O caráter interdisciplinar da educação e a potência das interações entre a cultura, a psicologia e as artes; Arte e direitos humanos na educação; Sujeitos e subjetividades nos espaços/tempos contemporâneos; Liberdade, criatividade e imaginação na produção sócio histórica da diversidade cultural.
Formação e trabalho em saúde no Brasil: Perspectiva histórica e interconexões com a Reforma Sanitária Brasileira – 10/12/2020: Formação para o Trabalho em Saúde no Brasil; Aspectos históricos e projetos estruturantes da face pedagógica do SUS; Redes como espaço de organização e diálogo das práticas pedagógicas entre docentes e com os movimentos sociais; Ciclos de transformações sócio econômicas e seus principais impactos no mundo do trabalho e nas atividades educativas; Reforma sanitária brasileira, com ênfase nos aspectos relacionados à educação em saúde.
Decolonialidade e o cotidiano na sala de aula: Etnografia como possibilidade nos debates sobre preconceito, gênero e raça – 17/12/2020: Atitude etnográfica na sala de aula; Decolonizando os processos de ensino; A alteridade nas condições de educadores e educandos; Interpretação dos cenários na pesquisa em educação; Decolonialidade e racismo: a produção de vidas vulnerabilizadas; Gênero e sexualidades ancoradas no feminismo e na Teoria Queer: uma análise da produção dos corpos que interessam.
Educação permanente em saúde: Fundamentos, história, atualizações e perspectivas – 28/1/2021: Aspectos históricos e bases conceituais; Experiência brasileira da educação permanente em saúde como política pública, avanços e dificuldades; A potência da Educação Permanente como ferramenta de transformação das práticas, políticas e gestão dos serviços públicos de saúde; As revisões e perspectivas da política e a proposta de construção de indicadores.
Educação e desigualdades no mundo contemporâneo – 4/2/2021: Desigualdades sociais econômicas e culturais: desafios da Educação; Críticas ao discurso neoliberal e a defesa da Democracia; políticas públicas para o enfrentamento das iniquidades; Resistência e ação coletiva por justiça social e econômica; Educação transformadora, formação política e cidadania crítica. A aula contou ainda com a conferência de Cecília Minayo "A Contribuição da pesquisa para a docência".
A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE/Fiocruz), torna pública a seleção para bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (chamada 3/2021) e para Professor(a) Visitante no Exterior Júnior e Sênior (chamada 4/2021) dos Programas de Pós-graduação inseridos no PrInt Fiocruz-Capes. As chamadas disponibilizam um total de 52 bolsas, sendo 32 para o Doutorado Sanduíche, 10 para Professor Visitante Júnior e 10 para Professor Visitante Sênior. Confira!
Doutorado Sanduíche no Exterior (chamada 3/2021)
A chamada visa selecionar alunos regularmente matriculados em curso de Doutorado de Programas de Pós-graduação vinculados ao Programa PrInt-Fiocruz-CAPES para a realização de estágio em Instituição de Ensino Superior estrangeira.
Das 32 bolsas disponíveis, 6 são para o período de 6 meses e 6 são para o período de 12 meses.
As inscrições poderão ser feitas até 20/8/2021.
É válido ressaltar que a candidatura para o doutorado sanduiche deverá ser realizada exclusivamente por meio da secretaria acadêmica dos Programas de Pós-graduação.
Professor(a) Visitante no Exterior Júnior e Sênior
A chamada busca selecionar pesquisadores servidores efetivos e ativos da Fiocruz que sejam credenciados como orientadores dos Programas de Pós-graduação que participam do Programa PrInt Fiocruz-Capes.
A seleção será feita em duas categorias: Júnior e Sênior. E cada uma delas terá 10 bolsas para o período de 3 meses. As inscrições poderão ser feitas até 15/9/2021
Júnior: com titulação de doutorado obtida há, no máximo, 10 anos.
Com 10 bolsas disponíveis.
Sênior: com titulação obtida há mais de 10 anos.
Com 10 bolsas disponíveis.
O primeiro curso trilíngue do Campus Virtual Fiocruz Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma abordagem sobre alterações sensório motoras orais no campo da neonatologia agora integra também a The Global Health Network (TGHN). Interessados no tema podem cursar a formação de 40h por meio da plataforma Global Health Training Centre em português, inglês e espanhol. A iniciativa acontece no âmbito do acordo de cooperação entre a Fiocruz e a TGHN. Essa é a segunda formação do Campus Virtual Fiocruz que figura na plataforma e a primeira em três idiomas.
O espaço colaborativo e de acesso aberto da Fiocruz na plataforma TGHN visa fortalecer redes e melhorar as capacidades de pesquisa em saúde pública regional e globalmente, propiciando um potente ambiente virtual no qual profissionais, estudantes e pesquisadores podem compartilhar experiências, conhecimentos, recursos e ferramentas de pesquisa.
O curso busca desenvolver capacidades de modo a contribuir com a compreensão dos alunos quanto aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) como de forma alternativa (no copinho, mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório-motor oral, visando à qualidade da assistência prestada e a promoção do olhar ampliado sobre o tema, atuando de forma precoce e preventiva.
Ele foi elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no âmbito do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz), na modalidade “Geração de Conhecimento - Novos Talentos” (2019); e está sob a coordenação da fonoaudióloga Mariangela Bartha, que tem cerca de 35 anos de experiência na área é responsável pela iniciativa.
Os módulos do curso foram distribuídos por temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar realizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, visando promover a assistência e incentivo ao uso do leite humano para o recém-nascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia.
A formação está estruturada em 8 módulos sequenciais, com 5 horas cada, totalizando 40h.
Mariangela Bartha lembrou seus anos de experiência e destacou que o curso será um legado: “Gostaria de deixar uma formação para os profissionais da saúde pública a respeito da disfagia'', afirmou ela.
The Global Health Network
The Global Health Network e sua comunidade de profissionais de saúde e pesquisadores trabalham para encontrar maneiras melhores e inovadoras de obter resultados e recomendações de suas pesquisas implementadas em novas práticas e políticas. Para tanto, reúne diversos parceiros em áreas de doenças, como desnutrição, saúde materna, infecção por zika, entre outros, buscando encontrar recursos e ferramentas que podem ser desenvolvidos e compartilhados para ajudar equipes de pesquisa.
Cerca de 400 mil alunos de diferentes países na África, Europa e nas Américas concluíram dois milhões de módulos desde o lançamento da Global Health Training Centre, em 2011. Lançado em dezembro de 2020, o primeiro curso da Fiocruz adaptado e traduzido, Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela, ultrapassou a marca de 1500 acessos. Portanto, a TGHN também é ensino, treinamento e desenvolvimento de carreira para equipes de pesquisa e profissionais de saúde, disponibilizando cursos online, recursos de ensino e um grande número de kits de ferramentas e materiais de aprendizagem.
A iniciativa de fortalecimento da presença da Fiocruz nessa plataforma de ensino remoto faz parte de um projeto mais amplo, coordenado pelo Hub da Fiocruz. A previsão é que, ainda em 2021, outros quatro cursos sejam adaptados, traduzidos e disponibilizados na Plataforma, reforçando o papel da Fiocruz como uma instituição de pesquisa na área da saúde pública com vocação para cooperar e compartilhar seu conhecimento com pesquisadores de todo o mundo.
Nela, você pode se beneficiar da expertise da Fiocruz em educação para acessar cursos online que já qualificaram quase dois milhão de profissionais de saúde brasileiros. A plataforma também disponibiliza publicações com os resultados das pesquisas mais recentes, além de informações e novidades sobre a Fiocruz.
Nesta quarta-feira, 9 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imunização. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem um dos maiores programas públicos de vacinação de todo o mundo, responsável pela erradicação de doenças de grande impacto para a população e a saúde pública, como a varíola e a poliomielite. Neste ano, com a vacinação contra a Covid-19, o país reforça a força e expertise do SUS em realizar grandes campanhas. Já são mais de 105 milhões de doses distribuídas no país. Em meio à maior crise sanitária do século, o Campus Virtual Fiocruz desenvolveu e publicou o curso, online, gratuito e autoinstrucional, Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos. A formação segue com inscrições abertas e já conta com cerca de 35 mil participantes. Faça parte você também dessa rede de formação!
O curso é composto de 19 aulas, distribuídas em 5 módulos, com 50h de carga horária. Além das aulas, o aluno terá acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes (FAQ).
Sgundo dados do MonitoraCovid19, da Fiocruz, até o início do mês de junho, mais de 50 milhões de pessoas receberam a vacina e quase 23 milhões já tomaram a segunda dose. Também neste mês, a Fiocruz alcançou a marca de 50,9 milhões de vacinas entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a liberação de mais 3,3 milhões de doses do imunizante. O total abrange as 46,9 milhões de doses produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e as 4 milhões de vacinas importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.
O curso foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG) e contou com o apoio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde (PNI).
Ao final da formação, espera-se que o participante seja capaz de contextualizar a importância das vacinas; conheça a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; entenda as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; tenha conhecimento das especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda possa orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população de rua.
Conheça a estrutura do curso e inscreva-se!
Módulo 1 - Introdução às vacinas: conceitos, desafios e desenvolvimento
Módulo 2- Vacinas Covid‑19: produção, transporte, conservação e armazenamento
Módulo 3 - Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos
Módulo 4 - Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas
Módulo 5 - Vacinas e vigilância
*com informações do Ministério da Saúde
Buscando estimular o interesse pela formação científica e cultural associada ao campo da educação e pesquisa na Alemanha, o PrInt Fiocruz-Capes promoverá, na próxima terça-feira, 8 de junho, às 10h, nova roda de conversa com pesquisadores brasileiros e suas experiências na Alemanha e de pesquisador alemão vivenciando as nossas instituições de pesquisa.
Segundo seus organizadores, este encontro, que faz parte de uma série de seminários internacionais promovidos pelo Programa de Internacionalização PrInt Fiocruz-Capes, trará uma ótica interessante para jovens pesquisadores e alunos de pós-graduação que tenham a Alemanha no horizonte de parcerias e de destino para suas pesquisas.
O seminário ocorrerá no contexto da 2ª Semana Daad de Janelas Abertas, evento online sobre estudos e pesquisas na Alemanha, que ocorre nos dias 7, 9 e 11/6, e que tem a Fiocruz como convidada de honra.
Conheça mais sobre a iniciativa: Daad de Janelas Abertas aqui.
Confira a programação:
10h: Abertura
10h10: Bernardo S. Franklin (Institute of Innate Immunity, University of Bonn)
10:30: Stefan Geiger (Instituto de Ciências Biológicas/UFMG)
10:50: André Felipe Cândido da Silva (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)
11:15: Debate
A mediação do debate será realizada por Luzia Helena Carvalho (Instituto René Rachou/Fiocruz MG) e Magali Romero Sá (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). A transmissão será feita pelo canal oficial da Fiocruz no Youtube. Acompanhe, no dia e hora do evento, pelo link: https://youtu.be/btI7BnZzhnQ
A partir desta segunda-feira, 31 de maio, estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) - realizado em associação ampla entre a Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) - para os cursos de mestrado e doutorado. Ao todo, são oferecidas 54 vagas, sendo 27 destinadas ao doutorado e 27 ao mestrado. As inscrições poderão realizadas até 1° de julho de 2021. Inscreva-se já!
Acesse os editais em:
O PPGBIOS teve início em 2010, como o terceiro programa de pós-graduação em bioética a se constituir no Brasil, o segundo com doutorado, tendo como objetivo o desenvolvimento do campo, que inclui a formação de professores/pesquisadores, a pesquisa científica e a inserção social e profissional dos seus egressos.
De acordo com o pesquisador Pablo Dias Fortes, professor e coordenador do PPGBIOS, o programa reúne um conjunto de atividades e disciplinas marcados pela pluralidade de abordagens teóricas e perspectivas metodológicas, além de acolher diversas preocupações morais que se inscrevem nos mais diferentes âmbitos de produção da vida, desde questões relativas ao cuidado individual e à justiça social até problemas ligados às políticas e intervenções ambientais. "Trata-se, portanto, de um programa ideal para aqueles que desejam desenvolver competências específicas para um exercício crítico e reflexivo da ética bem como para a própria qualificação do debate público", afirmou o coordenador.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site oficial do programa. O início das aulas está previsto para outubro de 2021, nas duas modalidades. Dúvidas e outras informações podem ser sanadas por meio do endereço eletrônico: selecaoppgbios@gmail.com
*Com informações de Informe Ensp/Fiocruz / crédito imagem koo_mikko
A epidemiologia é parte do planejamento, da execução e da avaliação de políticas públicas de saúde, trazendo como foco as inovações científicas e tecnológicas que impactam cuidados, serviços e, em última instância, a saúde dos grupos humanos. Partindo desse princípio, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) vai realizar, em formato totalmente virtual, nos dias 18 e 19 de novembro (cursos pré-congresso) e de 22 a 26 de novembro de 2021 (congresso), o 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epidemiologia, Democracia & Saúde: Conhecimentos e Ações para equidade (EPI 2021). Inscreva-se já!
Segundo seus organizadores, participar deste evento constitui uma oportunidade ímpar para atualizar e rever as contribuições da área para os distintos temas que interessam a toda sociedade brasileira, considerando o seu desenvolvimento teórico, conceitual e metodológico diante do atual cenário epidemiológico nacional.
Os congressos brasileiros de epidemiologia têm contribuído de forma importante para o avanço científico nas últimas décadas, estimulando a troca de conhecimento e a discussão entre pesquisadores, gestores, profissionais, estudantes e outros atores do Sistema Único de Saúde com vistas à qualificação de pesquisas e de políticas públicas. Além disso, trata-se de um espaço formador de profissionais de saúde na área de vigilância, de pesquisadores e de educadores no campo.
A Comissão de Epidemiologia da Abrasco reconhece a complexa situação de saúde da população brasileira, que conjuga doenças emergentes, reemergentes, envelhecimento, violência e condições crônicas associadas a uma ampliada desigualdade social. Também compreende que a superação desses problemas passa pela produção, disseminação e aplicação de conhecimento científico qualificado. Para tanto, convida a todos para contribuir com o avanço da ciência, da epidemiologia e em busca de um país com melhor qualidade de vida, mais justo e equânime.
Confira a programação completa do Congresso
Confira a programação dos cursos e oficinas
Primeiro vencimento para inscrições com desconto termina em 30 de junho