Apresentação
Sua escola já se planejou para enfrentar o período transpandemia e pós-pandemia?
Esse é o curso on line preparado por programas de Pós-Graduação em Ensino do Rio de Janeiro para apoiar os gestores da Educação Básica e sua comunidade a fazer essa reflexão e a construir seus planos locais.
No mundo inteiro a pandemia de COVID-19 vem impactando a vida. No Brasil, o funcionamento das escolas e universidades brasileiras foi interrompido em 20 de março de 2020, quando o estado de calamidade pública foi declarado. Desde então, as instituições de ensino vêm enfrentando o desafio de encontrar soluções para atravessar esse período de transpandemia, o transcurso dessa situação inédita no mundo, com a transformação que ela impõe às nossas vidas e práticas profissionais e educacionais. Tema central dos debates: a luta pelos direitos constitucionais de cidadania: direito à Educação(art. 205), à Saúde (art. 196), e a um Ambiente saudável (art. 225), com a prioridade de defender a vida.
Com a prioridade de defender a vida pelo tempo que a pandemia impuser, e de buscar um convívio responsável e seguro com a circulação endêmica ou sindêmica do vírus SARS-CoV-2, a Fiocruz/IOC publicou em 31/7/2020 a Nota Técnica nº 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ (*) apresentando sugestões gerais para um planejamento local nas escolas, seus gestores e educadores, de modo a auxiliar na proteção à saúde da comunidade escolar.
Este curso de atualização de 30 horas foi pensado para apoiar gestores e comunidades escolares a realizar o enfrentamento dessa situação e construir um planejamento escolar local que dê conta dessas questões e muitas mais. O curso se baseia nas diretrizes da Nota Técnica, que apontam para a formação de equipes intersetoriais que possam:
(1) ler os indicadores locais de progressão da pandemia e compreender seus determinantes;
(2) mapear a situação de saúde da comunidade escolar;
(3) engajar essa comunidade na meta de assegurar a educação de crianças e jovens;
(4) orientar iniciativas de inclusão digital e de segurança alimentar;
(5) conduzir mudanças nas condições física-estruturais da escola para prevenção da transmissão viral;
(6) transformar seus projetos político-pedagógicos para atender novas prioridades;
(7) desenhar e dominar um novo ensino híbrido, compatível com singularidades e diversidade;
(8) incorporar estratégias educacionais inovadoras para acesso à Educação Básica no Brasil
O curso foi desenhado por uma equipe multidisciplinar que inclui diversos programas de pós-graduação em Ensino no estado do Rio de Janeiro, tendo como bases a Fiocruz, o Cecierj e o Unicef. Será composto por 5 minicursos modulares: (1) Cuidando da Saúde; (2) Reorganizando a Escola; (3) Protegendo a Saúde Mental; (4) Ninguém para trás; e (5) Construindo o Plano Local.
São diferenciais do curso:
(*) http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=282
Esse é o curso on line preparado por programas de Pós-Graduação em Ensino do Rio de Janeiro para apoiar os gestores da Educação Básica e sua comunidade a fazer essa reflexão e a construir seus planos locais.
No mundo inteiro a pandemia de COVID-19 vem impactando a vida. No Brasil, o funcionamento das escolas e universidades brasileiras foi interrompido em 20 de março de 2020, quando o estado de calamidade pública foi declarado. Desde então, as instituições de ensino vêm enfrentando o desafio de encontrar soluções para atravessar esse período de transpandemia, o transcurso dessa situação inédita no mundo, com a transformação que ela impõe às nossas vidas e práticas profissionais e educacionais. Tema central dos debates: a luta pelos direitos constitucionais de cidadania: direito à Educação(art. 205), à Saúde (art. 196), e a um Ambiente saudável (art. 225), com a prioridade de defender a vida.
Com a prioridade de defender a vida pelo tempo que a pandemia impuser, e de buscar um convívio responsável e seguro com a circulação endêmica ou sindêmica do vírus SARS-CoV-2, a Fiocruz/IOC publicou em 31/7/2020 a Nota Técnica nº 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ (*) apresentando sugestões gerais para um planejamento local nas escolas, seus gestores e educadores, de modo a auxiliar na proteção à saúde da comunidade escolar.
Este curso de atualização de 30 horas foi pensado para apoiar gestores e comunidades escolares a realizar o enfrentamento dessa situação e construir um planejamento escolar local que dê conta dessas questões e muitas mais. O curso se baseia nas diretrizes da Nota Técnica, que apontam para a formação de equipes intersetoriais que possam:
(1) ler os indicadores locais de progressão da pandemia e compreender seus determinantes;
(2) mapear a situação de saúde da comunidade escolar;
(3) engajar essa comunidade na meta de assegurar a educação de crianças e jovens;
(4) orientar iniciativas de inclusão digital e de segurança alimentar;
(5) conduzir mudanças nas condições física-estruturais da escola para prevenção da transmissão viral;
(6) transformar seus projetos político-pedagógicos para atender novas prioridades;
(7) desenhar e dominar um novo ensino híbrido, compatível com singularidades e diversidade;
(8) incorporar estratégias educacionais inovadoras para acesso à Educação Básica no Brasil
O curso foi desenhado por uma equipe multidisciplinar que inclui diversos programas de pós-graduação em Ensino no estado do Rio de Janeiro, tendo como bases a Fiocruz, o Cecierj e o Unicef. Será composto por 5 minicursos modulares: (1) Cuidando da Saúde; (2) Reorganizando a Escola; (3) Protegendo a Saúde Mental; (4) Ninguém para trás; e (5) Construindo o Plano Local.
São diferenciais do curso:
- Formação continuada de qualidade para o planejamento escolar local, incluindo instrumentos de gestão.
- Formação de equipes por escola, com no mínimo 2 profissionais por escola (podendo ter mais)
- Modelo de curso a distância assíncrono, adaptável à sua atividade profissional.
- Curso completo de 30 horas articulando os minicursos, com certificação.
- Módulos com minicursos autoinstrucionais independentes, com certificação de 6 horas cada um.
- Conclusão do curso completo em 8 semanas
- Conclusão de cada minicurso em 2 semanas ou menos.
- Avaliação de especialistas sobre a proposta de plano que você construir no curso completo.
(*) http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=282