Apresentação

A oferta do “Curso Internacional sobre a interdisciplinaridade das Ciências Sociais e Humanas para a formação docente em saúde” cumpre o papel disseminador de temas educacionais, que contribuem para o embasamento das discussões e reflexões sobre a prática pedagógica docente, no âmbito da FIOCRUZ e das Escolas de Saúde.
O debate interdisciplinar se torna particularmente necessário e pertinente no momento atual, em que a saúde pública catalisa mudanças profundas no mundo contemporâneo, perpassadas pelas dimensões econômica, política, social, cultural e ambiental, interconectadas com a educação. Cabe refletir sobre qual o papel docente nesse contexto e os saberes e conhecimentos que lhes são demandados. As ciências sociais e humanas demonstraram com sua contribuição teórica e metodológica que saber é poder. Não só em termos de poder do Estado na vida dos cidadãos, mas também o poder de mudar, transformar, influenciar, integrar, unir e poder contribuir para um outro mundo possível, menos desigual, mais saudável e humano.
Objetivo Geral – Apoiar os docentes na reflexão sobre o seu papel na formação de sujeitos históricos, na sociedade contemporânea, a partir de sua prática pedagógica e responsabilidade docente na formação em Saúde.