O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) realiza a sessão deste mês, nesta sexta-feira, 18 de julho, a partir das 14h, com o seminário 'Eco no Silêncio e na Saúde: a produção de narrativas sobre loucura e gênero nos jornais O Globo e O Dia (PI)'.
A atividade terá como palestrante a jornalista e pesquisadora, doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs/Icict), Camila Fortes Franklin.
Como debatedor, o jornalista Wilson Borges, doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.
O evento será transmitido pelo canal do Youtube da VideoSaúde.
Loucura & jornalismo
Em sua apresentação, Camila Fortes Franklin abordará como o jornalismo produz e coloca em circulação sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades', a partir de resultados de pesquisa sobre o tema entre 1960 e 2024, nas publicações dos jornais O Globo e O Dia (PI).
A análise destaca o jornalismo como espaço de disputa, delineando o conceito de 'Dinâmica Narrativa da Loucura', que influencia diretamente a percepção pública e as políticas de saúde mental. O objetivo é compreender os modos como o jornalismo produz e veicula sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades' .
Centro de Estudos do Icict
Dia: 18/7/2025 – Sexta-feira | Horário: 14 horas
Tìtulo: Eco no Silêncio e na Saúde: A produção de narrativas sobre loucura e gênero nos jornais O Globo e O Dia (PI)
Resumo: O seminário abordará como o jornalismo produz e coloca em circulação sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades', a partir de resultados de pesquisa sobre o tema entre 1960 e 2024, nos jornais O Globo e O Dia (PI). Em um cenário de ameaças a direitos e desmonte de políticas públicas de saúde mental no Brasil nos últimos anos, a pesquisa demonstra que não há evolução equivalente e linear entre o avanço dessas políticas e as formas de compreensão da loucura feminina, pois fatores como raça, classe e território influenciam essas percepções. A análise destaca o jornalismo como espaço de disputa simbólica, delineando o conceito de 'Dinâmica Narrativa da Loucura', que influencia diretamente a percepção pública e as políticas de saúde mental. O objetivo é compreender os modos como o jornalismo produz e veicula sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades' entre 1960 e 2024.
#ParaTodosVerem Banner com fundo branco e traços em azul, nele está escrito: Seminário Eco no silêncio e na saúde: A produção de narrativas sobre loucura e gênero nos jornais O Globo e O Dia (PI). O debatedor será Wilson Borges - Icict/ Fiocruz, será online ao vivo, no dia 18/7 às 14 horas, no lado direito do banner a foto da palestrante Camila Fortes Franklin, uma mulher branca, com cabelos cacheados castanhos presos e um óculos redondo.
A urgência de enfrentar a fome global e os desafios para alcançar esse objetivo até 2030 serão temas centrais de um debate promovido pela Fiocruz nesta quarta-feira, 16 de julho, a partir das 10h, no âmbito dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. O evento reunirá especialistas de diferentes setores e regiões, que discutirão estratégias, políticas e experiências práticas para combater a insegurança alimentar no cenário internacional. A transmissão será realizada simultaneamente em português, espanhol e inglês.
Formado por profissionais com atuação reconhecida em suas áreas, o painel contará com a presença da consultora sênior em Nutrição e Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU), Denise Coitinho, que abordará o papel das organizações internacionais na luta contra a fome. Também participará a presidente do Consea e membro do HLPE/FSN, Elisabetta Recine, trazendo contribuições da sociedade civil e da academia.
Pelo lado da cooperação internacional entre países em desenvolvimento, a coordenadora do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Eliene Sousa, apresentará iniciativas práticas dessa colaboração. Por sua vez, a pesquisadora da Fiocruz Brasília Denise Oliveira fará uma análise das políticas públicas brasileiras frente aos desafios globais de segurança alimentar.
A mediação do evento será conduzida pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Eduardo Nilson, também da Fiocruz Brasília. O seminário é organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), dentro da série de encontros regulares dedicados à saúde global e à diplomacia em saúde. Confira abaixo os links de transmissão:
Em português:
Em espanhol:
Em inglês:
#ParaTodosVerem Banner com fundo azul, com informações sobre o enfrentamento da fome global: perspectivas e desafios para 2030, como dia e horário, também há fotos das palestrantes, primeiro Denise Coitinho, uma mulher branca e loira, Elisabetta Recine, uma mulher branca com cabelos castanhos curtos, Eliene Sousa, uma mulher negra com cabelos compridos escuros, Denise Oliveira e Silva, uma mulher negra com cabelos escuros curtos e por último Eduardo Nilson, um homem branco e loiro.
Na segunda-feira, dia 14 de julho, das 9h às 11h, o Programa Fio-Nano realiza o webinário “A nanotecnologia no contexto da pesquisa e inovação em saúde”. A transmissão será ao vivo pelo canal da VideoSaúde no YouTube.
O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater os avanços e desafios do uso da nanotecnologia aplicada à saúde, com foco em inovação e desenvolvimento de soluções para o SUS.
Entre os palestrantes confirmados estão:
A mediação será conduzida por Fabio Formiga, da Fiocruz Pernambuco, e Carlos Calzavara, da Fiocruz Minas.
O webinário é mais uma ação do Fio-Nano voltada à promoção da integração científica e à difusão de conhecimentos estratégicos para o fortalecimento da pesquisa translacional em saúde.
Para acompanhar o webinário acesse o canal da VideoSaúde no YouTube.
#ParaTodosVerem Banner com informações sobre o webinário - A Nanotecnologia no contexto da pesquisa e inovação em saúde, a transmissão será pelo canal da VideoSaúde no YouTube, o evento será no dia 14 de julho, das 9h às 11h, os palestrantes serão Lorena Diéguez, uma mulher branca com cabelos claros e André Luiz Franco Sampaio, um homem branco com barba escura, óculos com armação escura e blusa xadrez, os mediadores serão Fabio Formiga e Carlos Calzavara.
O “II Ciclo de Webinários 2025 - Transformações tecnológicas na Saúde” tem como objetivo compreender as perspectivas e desafios colocados pelas transformações digitais, além de possibilitar a disseminação das informações e trocas de experiências entre os participantes.
Neste segundo encontro, vamos falar sobre "Os dados sensíveis na saúde e a segurança do cidadão", uma questão fundamental a ser discutida no cenário atual de crescente digitalização do Estado diz respeito à segurança dos dados, e como o Estado brasileiro vem aprimorando sua estrutura tecnológica para receber os dados produzidos a partir das transformações digitais, com a participação dos especialistas Yuri Ichirahara (Cidacs/Fiocruz) e Fabio Tozi (UFMG).
Acompanhe ao vivo no canal da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) no Youtube:
#ParaTodosVerem Banner com fundo claro, no topo está escrito: 2° Ciclo de Webinários - 2025, Transformações Tecnológicas na Saúde. Será no dia 10 de julho (quinta-feira), das 16 horas às 18 horas, com o tema: Os dados sensíveis na saúde e a segurança do cidadão. Na parte inferior do banner está a foto de Yury Ichihara (Cidacs/Fiocruz), uma mulher branca com cabelos escuros, blazer escuro e um colar banco, ao lado da foto dela a foto de Fabio Tozi (UFMG), um homem branco, com óculos, uma camisa de gola, barba e cabelos claros, e por último a foto do mediador Reinaldo Lopes (EPSJV/Fiocruz), um homem branco com cabelos grisalhos.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade de Antioquia e a Universidade Nacional da Colômbia, promoverá o curso Diálogos Latino-Americanos em Saúde, Ciência e Ambiente, de 4 de agosto a 2 de dezembro de 2025. A atividade é oferecida como curso livre, aberto ao público, e como disciplina de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz) e das universidades parceiras, com carga horária de 60 horas.
Inscreva-se já pelo Campus Virtual Fiocruz.
Alunos do PPGHCS e de outros programas de pós-graduação que cursarem integralmente a disciplina e forem aprovados receberão 4 créditos acadêmicos. Além dos alunos regulares, há 30 vagas para participantes externos, que terão direito a certificado de curso livre mediante cumprimento da carga horária exigida. Com aulas em português e espanhol, o curso reúne docentes e pesquisadores da Fiocruz, da Universidade de São Paulo, de universidades parceiras na Colômbia e de outras instituições internacionais, como o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).
O objetivo é promover um entendimento crítico sobre as relações entre políticas de saúde, meio ambiente e ciência na América Latina apartir de uma abordagem transnacional. O curso abordará temas como as assimetrias na produção do saber, as interseções entre ciência, saúde, meio ambiente e doença, bem como a relação entre gênero e ciência. Também serão debatidos os discursos médicos e as representações sociais das doenças, a atuação das instituições de saúde e a assistência médica às populações rurais.
Serão estudadas ainda as reformas sanitárias nos países latino-americanos, além do papel da ciência na construção de políticas públicas e no enfrentamento a doenças como febre amarela, leishmanioses e dengue, entre outras. Além disso, inclui dilemas contemporâneos como doenças emergentes, mudanças climáticas e movimentos antivacina. Serão Nos encontros também serão examinadas fontes documentais e uma vasta bibliografia para proporcionar uma compreensão aprofundada dos desafios históricos e atuais da saúde pública na região.
Curso livre e disciplina Diálogos Latino-Americanos em Saúde, Ciência e Ambiente
Período: de 4/8 a 2/12/2025
Dias e horários: Segundas e terças-feiras, das 8h às 10h (hora Bogotá); 9h às 11h (hora Manaus) e 10h às 12h (Rio de Janeiro)
Modalidade: seminários online (com atividades presenciais para alunos de pós graduação)
Inscrições: até 20/7/2025 pelo Campus Virtual Fiocruz.
#ParaTodosVerem Banner com fundo bege sobre diálogos latino-americanos em saúde, ciência e ambiente, inscrições até 20 de julho, período do curso é de 04/08 a 12/12, o curso é híbrido, no topo há cinco fotografias, primeiro de um homem com chapéu mexendo em um equipamento, há outros homens com chapéu também atrás dele, na segunda imagem uma xilogravura, na outra imagem há pessoas em cima de um palanque, na outra há crianças com as mãos na cabeça, e por último uma imagem de estatuas antigas.
A importância estratégica da Cooperação Sul-Sul em Saúde será debatida nesta quarta-feira, 2 de julho, às 10h, nos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde da Fiocruz. O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, que discutirão desde as origens históricas dessa cooperação até os desafios atuais na área da saúde. O seminário terá transmissão simultânea em português, espanhol e inglês.
A vice-diretora do IFCS-UFRJ e integrante da Rede Internacional de Pesquisadores The Bandung Spirit, Beatriz Bissio, fará uma análise histórica da cooperação Sul-Sul desde a Conferência de Bandung até os dias atuais. A ministra Marise Nogueira, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, apresentará as iniciativas brasileiras nesse campo, enquanto a embaixadora Luiza Lopes da Silva, vice-diretora da Agência Brasileira de Cooperação, abordará os desafios contemporâneos da cooperação brasileira.
Completa o painel Enrique Oviedo, da Conferência Regional sobre Cooperação Sul-Sul da Cepal, que trará a perspectiva latino-americana sobre os avanços e desafios regionais. A mediação ficará a cargo da pesquisadora sênior da Fiocruz, Regina Ungerer. O evento é promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e integra a série de seminários avançados que o setor realiza regularmente. Confira abaixo os links de transmissão.
Em português:
Em espanhol:
Em inglês:
#ParaTodosVerem Banner com fundo azul escuro e diversas fotos, no topo está escrito: Cooperação Sul-Sul em Saúde: mais necessária do que nunca, primeiro a foto de Beatriz Bissio, uma mulher branca com cabelos curtos, vice-diretora IFCS-UFRJ: Rede internacional de pesquisadores "the bandung spirit", cooperação sul-sul de bandung aos dias atuais, a próxima foto é da ministra Marise Nogueira, cooperação sul-sul em saúde do Brasil, chefe da assessoria, especial de assuntos internacionais (ASA)/ Ministério da saúde do Brasil, uma mulher negra com cabelos escuros, embaixo a foto da embaixadora Luiza Lopes da Silva, uma mulher branca com cabelos castanhos, vice-diretora da agência brasileira de cooperação (ARC), a cooperação sul-sul do brasil na conjuntura atual, depois Enrique Oviedo, um homem branco com cabelos ondulados, óculos e terno, cooperação sul-sul da américa latina e caribe: avanços e desafios, conferência regional sobre cooperação sul-sul da ALC-CEPAL e por último Regina Ungerer, pesquisadora sênior da Fiocruz, introdução e mediação, uma mulher branca, com cabelos castanhos, o evento será quarta-feira, 2 de julho, das 10h às 13h.
O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses prorrogou o prazo de inscrições para a edição 2025. A iniciativa, coordenada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), valoriza a produção do conhecimento acadêmico em saúde. O Prêmio está em sua nona edição e visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz. As inscrições para o Poct podem ser realizadas até 13 de julho!
Confira a chamada interna e inscreva-se!
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2025 - confira a chamada
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2025 - inscrições até 13/7/2025
O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses (Poct) visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz.
Poderão concorrer doutores e doutoras, cujas teses tenham sido defendidas entre os meses de maio de 2024 e abril de 2025 nos cursos da Fiocruz e de cursos nos quais a Fundação participa de forma compartilhada, e que sejam registrados na Coordenação-Geral de Educação (CGE).
As inscrições podem ser realizadas tanto por alunos egressos como pelas coordenações dos programas de pós-graduação (PPG) da Fiocruz, com a anuência do egresso. É importante ressaltar que não há restrição quanto ao número de egressos inscritos por curso. Nesta direção, não devem ser identificados os trabalhos publicados como resultado da tese.
Destaca-se ainda que a Comissão Julgadora será formada por membros externos à Fiocruz, levando em conta o número de inscritos em cada área. Deverá haver pelo menos três membros para cada área.
Será selecionada uma tese de cada uma das áreas abaixo indicadas:
• Ciências Biológicas Aplicadas e Biomedicina;
• Medicina;
• Saúde Coletiva;
• Ciências Humanas e Sociais.
O PPG no qual foi realizado o curso não limita a escolha da área. O candidato ou o PPG que o indicou deve apontar no formulário de inscrição a área temática na qual melhor se enquadra o trabalho.
Cada premiado receberá um certificado e o apoio de até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), que poderá ser utilizado para deslocamento, inscrição e estadia em eventos presenciais; inscrição em evento remoto; traduções de artigos (obrigatoriamente em revista de acesso aberto, indexada e qualificada na respectiva área de avaliação do PPG de origem na Capes); em cursos presenciais ou à distância e compra de livros acadêmicos.
Vale destacar que o apoio financeiro poderá ser utilizado até um ano após a data do recebimento do prêmio; e também dividido em, no máximo, duas das despesas mencionadas acima, não podendo ultrapassar o valor total da premiação (o eventual valor excedente deverá ser custeado pelo próprio premiado ou premiada).
As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: premio.oct@fiocruz.br até 13/7/2025!
#ParaTodosVerem Foto do castelo Mourisco da Fiocruz, a foto do castelo está em tons de cinza, no canto inferior da foto há uma imagem de Oswaldo Cruz, um homem branco, com cabelos grisalhos e bigode escuro, usa uma camisa social branca e terno escuro, está de perfil. No topo da foto os dizeres: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, edição 2025, inscrições prorrogadas até 13/7. Confira a chamada no Campus Virtual Fiocruz.
Nesta sexta, 27 de junho, das 9h às 12h, a Fiocruz Brasília realiza uma aula aberta da Turma Temática de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde, com o tema: “Mudanças Climáticas e Implicações para a Avaliação de Tecnologias em Saúde”.
A atividade faz parte das comemorações dos 10 anos do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias em Saúde (PEPTS), que atua como Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) da Fiocruz Brasília, vinculado à Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats).
O painel será conduzido pelo professor Airton Tetelbom Stein (UFCSPA), com mediação da pesquisadora Flávia Elias, coordenadora do PEPTS.
Uma oportunidade para refletir sobre os impactos da crise climática na área da saúde e os desafios para a avaliação de tecnologias. Esperamos você!
Acompanhe ao vivo pelo YouTube da Fiocruz Brasília!
O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses segue com as inscrições abertas para a edição 2025. A iniciativa, coordenada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), valoriza a produção do conhecimento acadêmico em saúde. O Prêmio está em sua nona edição e visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz. As inscrições para o Poct estão abertas até 3 de julho!
Confira a chamada interna e inscreva-se!
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2025 - confira a chamada
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2025 - inscrições até 3/7/2025
O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses (Poct) visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz.
Poderão concorrer doutores e doutoras, cujas teses tenham sido defendidas entre os meses de maio de 2024 e abril de 2025 nos cursos da Fiocruz e de cursos nos quais a Fundação participa de forma compartilhada, e que sejam registrados na Coordenação-Geral de Educação (CGE).
As inscrições podem ser realizadas tanto por alunos egressos como pelas coordenações dos programas de pós-graduação (PPG) da Fiocruz, com a anuência do egresso. É importante ressaltar que não há restrição quanto ao número de egressos inscritos por curso. Nesta direção, não devem ser identificados os trabalhos publicados como resultado da tese.
Destaca-se ainda que a Comissão Julgadora será formada por membros externos à Fiocruz, levando em conta o número de inscritos em cada área. Deverá haver pelo menos três membros para cada área.
Será selecionada uma tese de cada uma das áreas abaixo indicadas:
• Ciências Biológicas Aplicadas e Biomedicina;
• Medicina;
• Saúde Coletiva;
• Ciências Humanas e Sociais.
O PPG no qual foi realizado o curso não limita a escolha da área. O candidato ou o PPG que o indicou deve apontar no formulário de inscrição a área temática na qual melhor se enquadra o trabalho.
Cada premiado receberá um certificado e o apoio de até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), que poderá ser utilizado para deslocamento, inscrição e estadia em eventos presenciais; inscrição em evento remoto; traduções de artigos (obrigatoriamente em revista de acesso aberto, indexada e qualificada na respectiva área de avaliação do PPG de origem na Capes); em cursos presenciais ou à distância e compra de livros acadêmicos.
Vale destacar que o apoio financeiro poderá ser utilizado até um ano após a data do recebimento do prêmio; e também dividido em, no máximo, duas das despesas mencionadas acima, não podendo ultrapassar o valor total da premiação (o eventual valor excedente deverá ser custeado pelo próprio premiado ou premiada).
As inscrições devem ser enviadas para o e-mail: premio.oct@fiocruz.br até 3/7/2025!
#ParaTodosVerem Foto do castelo Mourisco da Fiocruz, a foto do castelo está em tons de cinza, no canto inferior da foto há uma imagem de Oswaldo Cruz, um homem branco, com cabelos grisalhos e bigode escuro, usa uma camisa social branca e terno escuro, está de perfil. No topo da foto os dizeres: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, edição 2025, inscrições até o dia 03/07, confira a chamada no Campus Virtual Fiocruz.
Integrada ao III Congresso de Fisiologia e Patologia, a sessão do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desta sexta-feira, dia 27 de junho, conta com a mesa-redonda ‘Uso da IA na pesquisa em saúde: avanços, promessas e perigos’.
Na ocasião, o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Mariano Pimentel, e o patologista da Oncoclínicas Precision Medicine, Leonard Medeiros da Silva, ministrarão as palestras ‘Leitor generativo e autoria híbrida: fenômenos emergentes com a IA generativa’ e ‘Patologia digital e inteligência artificial: a necessidade atual, principais oportunidades e desafios de implementação em anatomia patológica’, respectivamente.
A moderação da mesa-redonda fica a cargo de Cíntia Regina Lacerda Rabello, docente no Programa de Pós-graduação em Estudos de linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A sessão terá início às 9h20, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva (Campus Fiocruz – Manguinhos/RJ). Haverá transmissão ao vivo pelo Canal IOC no YouTube.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)
#ParaTodosVerem Banner com fundo claro, nele está escrito: Centro de estudos - Instituto Oswaldo Cruz, será no dia 27 de junho, com a temática Uso da IA na pesquisa em saúde.