curso

Home curso
Voltar
Publicado em 27/12/2022

Fiocruz e MS lançam curso online e gratuito sobre autocuidado e literacia para a saúde

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Como você cuida da sua saúde, e o que faz para mantê-la em níveis saudáveis? Como você avalia, compreende e aplica as informações sobre saúde que recebe ao longo da vida? Essas são questões tratadas no campo da literacia para a saúde e o autocuidado que, a partir de agora, podem ser aprendidas na nova formação, gratuita e online, do Campus Virtual Fiocruz. Com foco em profissionais de saúde, o curso Autocuidado em Saúde e a Literacia para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde já está com inscrições abertas!

Inscreva-se já!

A formação, que aborda modelos, estratégias e possibilidades de intervenções para a promoção do autocuidado, busca qualificar profissionais de nível médio e superior, especialmente os que atuam na atenção primária à saúde, mas é aberto a todos os interessados na temática. Ela é dividida em cinco módulos, carga horária de 60 horas  e é autoinstrucional, ou seja, não conta com tutoria e pode ser cursado conforme a necessidade do participante. O curso certifica os participantes mediante avaliação dos conhecimentos adquiridos . 

A formação surgiu de uma demanda do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com o grupo de estudos e pesquisa Promoção em comunicação, educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr), vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais  da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); e está sob a coordenação-geral da médica sanitarista Ana Luiza Pavão, pesquisadora do Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), além da coordenação adjunta de Rosane Aparecida de Sousa, da UFTM.

Foram desenvolvidos especialmente para este curso cinco guias, que estão disponíveis como material de apoio à formação: um sobre autocuidado e literacia e outros quatro voltados para o manejo de doenças específicas, como hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica e diabetes tipo 2. O curso disponibiliza ainda oito vídeos relativos às características das referidas doenças e suas formas de prevenção e controle, videoaulas e outros recursos educativos.

A literacia para a saúde e o autocuidado 

Ana Luiza explicou que o conceito de literacia para a saúde (LS) versa sobre o conhecimento, as motivações e as competências dos indivíduos para acessar, compreender, avaliar e aplicar informações sobre saúde, a fim de fazer julgamentos e tomar decisões na vida cotidiana relacionadas aos cuidados de saúde, à prevenção de doenças e à promoção da saúde para manter ou melhorar sua qualidade de vida ao longo dos anos. Ela detalhou que a LS vem do termo em inglês health literacy, e que existem outras traduções utilizadas para o conceito, como literacia em saúde, letramento em saúde e até mesmo alfabetização em saúde.

Para Ana Luiza, quanto maior o nível de literacia para a saúde — conceito que está intimamente relacionado ao autocuidado —, melhores serão os desfechos em saúde daquele indivíduo. "O curso tem foco em profissionais da Atenção Primária, pois quando falamos de promoção e prevenção à saúde, nos referimos principalmente a esse nível de atuação, apesar de não ser exclusivo para a APS, sendo essa comprovadamente a abordagem mais eficaz", detalhou Ana Luiza.   

Ela comentou ainda que o curso estimula o profissional a se questionar, a pensar, durante a assistência cotidiana do trabalho, sobre o que podem fazer para promover a saúde naquele indivíduo atendido. A ideia é fomentar uma visão focada na saúde e não na doença e suas complicações. "Ao termos uma visão positiva sobre o cuidado, buscamos novas estratégias para melhorar a saúde, com foco na qualidade de vida, bem-estar, saúde mental, e outros aspectos que influenciam fortemente o dia a dia das pessoas.  

A proposta deste curso é trazer uma série de conceitos e reflexões a respeito do autocuidado em saúde e da literacia para a saúde, incluindo também a questão da comunicação em saúde, e a importância da literacia digital em saúde — que é a influência da internet e da capacidade das pessoas de obterem e manejarem informações de saúde provenientes da internet —, além dos fundamentos da promoção da saúde, e da Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde. 

Conheça a estrutura do curso Autocuidado em Saúde e a Literacia para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS): 

Módulo 1 - A PROMOÇÃO DA SAÚDE, A SALUTOGÊNESE E A LITERACIA PARA A SAÚDE (LS)

  • Aula 1 - Promoção da saúde: um conceito em construção
  • Aula 2 - Reflexões sobre a salutogênese no contexto da Atenção Primária à Saúde
  • Aula 3 - Literacia para a Saúde: concepção e perspectivas para promover saúde

 Módulo 2 - CUIDADO, AUTOCUIDADO E A LITERACIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS NA APS

  • Aula 1 - Promoção da saúde e prevenção de doenças: aspectos conceituais, políticas e ações na APS
  • Aula 2 - O cuidado e o autocuidado no contexto da promoção da saúde e prevenção de doenças 
  • Aula 3 - O cuidado e o autocuidado na APS: espaço para a ampliação dos níveis de LS

 Módulo 3 - INTERVENÇÕES PARA EQUIPES E SISTEMAS DE SAÚDE NAS PRÁTICAS DE LS

  • Aula 1 - A Literacia para a Saúde no cotidiano da Atenção Primária à Saúde
  • Aula 2 - Boas práticas de LS em contextos específicos e nos ciclos da vida
  • Aula 3 - A educação em saúde e a educação popular em saúde como estratégias para a assistência à saúde na APS

Módulo 4 - FERRAMENTAS NO COTIDIANO DO TRABALHO DAS EQUIPES DA APS

  • Aula 1 - A comunicação em saúde e estratégias para melhoria na APS
  • Aula 2 - As mídias e a tecnologia de informação em saúde
  • Aula 3 - A Literacia Digital em Saúde como competência para promover saúde na APS

 Módulo 5 - AUTOCUIDADO EM SAÚDE NA APS: AÇÕES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

  • Aula 1 - Autocuidado no âmbito pessoal
  • Aula 2 - Autocuidado no âmbito profissional
  • Aula 3 - Relacionamentos e qualidade de vida
Publicado em 19/12/2022

Fiocruz divulga edital de pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Autor(a): 
Lucas Leal*

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) abriu inscrições para o processo seletivo do curso presencial de especialização em  Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Destinado a profissionais que atuam no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial, ou aqueles que trabalham indiretamente com o campo, inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro de 2023. Ao todo, estão disponíveis 25 vagas.  

O objetivo do curso é qualificar profissionais nas novas exigências referentes ao cuidado dos usuários, aos serviços e a organização dos mesmos no campo da saúde mental. Contando com uma formação teórica, prática e ética, a especialização visa oferecer um espaço dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e da saúde mental. Após a conclusão do curso, espera-se que o aluno possa identificar necessidades territoriais, planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de reabilitação e atenção psicossocial a partir das normas propostas pela Reforma Psiquiátrica. 

Das 25 vagas, 30% são reservadas para ações afirmativas, que englobam negros e pardos (NI), pessoas com deficiência (PCD) e indígenas (IN). As vagas serão distribuídas entre dois grupos, com 20 vagas para profissionais com vínculo empregatício institucional comprovado na rede pública e 5 vagas para demais interessados pelo tema, mesmo que não possuam vínculo empregatício institucional com a rede pública. Para mais informações sobre a distribuição de vagas, confira aqui o edital

A especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial terá aulas ministradas de forma presencial na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), campus Manguinhos, no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ), a partir de maio de 2023, às quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, com carga horária total de 400 horas.

O curso está estruturado em cinco unidades que cobrem diferentes dimensões do cuidado em saúde mental:

Unidade 1 – Dimensão Teórico Conceitual

Disciplina 1 – Saúde Coletiva e Saúde Mental (72 h)

  • Módulo 1 – As bases da saúde coletiva e a reforma sanitária brasileira (24 h/aula)
  • Módulo 2 – A constituição do paradigma psiquiátrico e do campo da saúde mental (24 h/aula)
  • Módulo 3 – Estudos críticos sobre psicopatologia e medicalização da vida 1 (24 h/aula)

Unidade 2 – Dimensão Técnico-Assistencial

Disciplina 2 – Os Campos da Atenção Básica e Psicossocial (120 h/aula)

  • Módulo 1 – Saúde mental e atenção básica (24 h/aula))
  • Módulo 2 – Bases conceituais da atenção psicossocial e do cuidado em liberdade (24 h/aula)
  • Módulo 3 – Saúde mental na pandemia, em contextos de crise humanitária e desastres (24 h/aula)
  • Módulo 4 – Estudos críticos sobre psicopatologia e medicalização da vida 2 (24 h/aula)
  • Módulo 5 – Drogas e sociedade: da determinação social às estratégias de cuidado (24 h/aula)

Unidade 3 – Dimensão Jurídico-Política

Disciplina 3 – Saúde Mental, Direitos Humanos e Cidadania (64 h/aula)

  • Módulo 1 – Direitos humanos, legislação, cidadania e saúde mental (24 h/aula)
  • Módulo 2 – Estudos contemporâneos sobre gênero, sexualidade, raças/etnia, interseccionalidade e decolonialidade (24 h/aula)
  • Módulo 3 - Institucionalização e desinstitucionalização: saúde mental e populações institucionalizadas e em conflito com a lei (16 h/aula)

Unidade 4 – Dimensão Sócio-Cultural

Disciplina 4 – Diversidade Cultural e Saúde Mental (44 horas/aula)

  • Módulo 1 - Diversidade cultural, arte e saúde mental (16 h/aula)
  • Módulo 2 - – Trabalho, economia solidária e saúde mental: questões contemporâneas (16 h/aula)
  • Módulo 3 – Oficina de arte e cultura (12 h/aula)

Unidade 5 – Metodologia

Disciplina 5 – – Metodologia da Pesquisa Científica (60 h/aula)

  • Módulo 1 – Metodologia da pesquisa científica I (20h/aula)
  • Módulo 2 – Metodologia da pesquisa científica II (20 h/aula)
  • Módulo 3 – Metodologia da pesquisa científica III (20h/aula)

 

*Lucas Leal é estagiário sob a supervisão de Isabela Schincariol

Publicado em 08/12/2022

Especializações Fiocruz: novos instrumentos vão auxiliar a elaboração de ofertas e seus fluxos de informação

Autor(a): 
Isabela Schincariol*

Buscando sempre inovar e se atualizar para a melhoria contínua da qualidade do ensino oferecido pela Fundação, integrantes do Fórum da Escola de Governo da Fiocruz apresentaram oficialmente à sua comunidade novos instrumentos de criação e acompanhamento voltados aos cursos de especialização da instituição. A implantação do Formulário Eletrônico do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e do Guia do Formulário Eletrônico do PPC dos cursos de especialização Lato sensu da Fiocruz visa otimizar os fluxos de informações das ofertas. 

A apresentação aconteceu em 30 de novembro, durante a realização da última reunião de 2022 do Fórum da Escola de Governo da Fiocruz. 

As ferramentas entraram em funcionamento em novembro, em caráter experimental, englobando todas as informações de ofertas de cursos de especialização - presencial e a distância - do segundo semestre de 2022 (período: 1º/7 a 31/12/2022). Elas são fruto de um grande esforço coletivo conduzido por um Grupo de Trabalho (GT) constituído por integrantes do FEGF, bem como profissionais indicados das unidades da Fundação e da Coordenação-Geral de Educação (CGE/VPEIC/Fiocruz).

Conheça o formulário e o Guia  

Os instrumentos têm como objetivo ajustar os itens do roteiro de elaboração de um nova oferta ao contexto do Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz (PDIE 2021-2025), ao novo Regimento das Especializações, e às definições estratégicas da Fiocruz.

No momento de criação de um novo curso, tanto o Formulário como o Guia de preenchimento buscam induzir à reflexão com o propósito de melhoria contínua da qualidade do ensino ofertado pela Fiocruz.  

A coordenadora adjunta do Lato Sensu da CGE/VPEIC, Isabella Delgado, apontou que esse formulário eletrônico apresenta-se como um instrumento imprescindível para a coordenação executida da EGF no que se refere à alimentação do sistema e-MEC, mas ele trata especialmente sobre as relevantes questões a serem pensadas momento da conccepção de um novo curso. 

"Migrar as informações ao sistema e-MEC é determinante para os estudantes serem certificados após a finalização do curso. No entanto, para além disso, a captação dos dados é altamente estratégica do ponto de vista da gestão. Para auxiliar o preenchimento do formulário do PPC, o GT debruçou-se na elaboração de tópicos fundamentais a serem pensados pelos proponentes de novos cursos. A ideia é conduzir essa trajetória de desenvolvimento, em especial de unidades menos experientes na elaboração de cursos, pois vão se deparar com questões pertimentes de serem pensadas à priori, como a concepção do curso, seu início e projeto pedagógico", detalhou Isabella. 

Em 2023, a ideia é transformar o formulário eletrônico num sistema, tornando essa ferramenta mais acessível e amigável aos integrantes da gestão de ensino e secretarias acadêmicas das Unidades. 

Novo fluxo

A partir da implementação do formulário e do guia, também há necessidade de pactuação de um novo fluxo de informações entre as unidades da Fiocruz, a gestão do ensino (CGE/VPEIC) e o sistema e-￾MEC. O novo fluxo tem como objetivo facilitar o acesso às informações de ofertas; produzir indicadores de monitoramento, avaliação e planejamento; além do cadastramento do sistema e-MEC. 

Para a efetiva realização dessa etapa, as coordenações e gestão de ensino das unidades da Fiocruz deverão informar à Coordenação do Lato sensu (CLS/CGE/VPEIC) um profissional a ser o ponto focal responsável pelo preenchimento das informações do PPC no formulário.

Acesse aqui:

 

*com informações de Alex Bicca (CGE/VPEIC)  

Publicado em 06/12/2022

Curso técnico em Biotecnologia está com inscrições abertas

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso técnico em Biotecnologia. Destinado a candidatos com ensino médio completo, o curso será ministrado no formato presencial. Os interessados podem se inscrever até 5 de janeiro de 2023.

Inscreva-se já!

O objetivo é formar profissionais técnicos para atuarem nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde e áreas afins, e no controle de parasitos e vetores e auxiliarem na prestação de serviços de diagnóstico.

O curso apresenta caráter teórico-prático, além do estágio supervisionado obrigatório, oferecido pelos Laboratórios do IOC e por outras unidades da Fiocruz. Confira aqui o conteúdo programático.

As aulas ocorrerão de fevereiro a dezembro, presencialmente no campus Manguinhos, localizado na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, em tempo integral (8h às 17h), totalizando 40h semanais. As aulas teóricas serão oferecidas predominantemente no formato presencial, no entanto, os docentes poderão decidir acerca uso do formato remoto ou híbrido.

O edital disponibiliza 20 vagas, sendo duas vagas (7%) para candidatos que se declararem pessoa com deficiência; quatro vagas (20%) destinadas aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos); e uma vaga (3%) aos candidatos que se autodeclararem indígenas. As vagas contam também com bolsa-auxílio de R$400 para despesas de transporte e alimentação, com exceção dos candidatos que possuam vínculo empregatício com a instituição, que permanecerão recebendo a bolsa ou salário.

O processo seletivo contará com uma prova objetiva a ser realizada no dia 11 de janeiro, com questões de matemática, física, química, biologia e português, que valerão 80 pontos, e a redação valendo 20 pontos. Candidatos que alcançarem pelo menos 50% das questões objetivas de cada disciplina e o mínimo de 10 pontos na redação serão encaminhados para entrevista, realizada no dia 18 de janeir, com membros da Comissão de Seleção do Processo Seletivo do Curso Técnico em Biotecnologia (CTB), que avaliarão a adequação do perfil do candidato ao curso técnico.

Candidatos que ainda estejam cursando o último ano do ensino médio também podem se inscrever, porém, em caso de aprovação, no ato da matrícula deverão comprovar a conclusão do ensino médio mediante diploma, certificado ou declaração emitida pela instituição de ensino na qual se formou.

Para participar do processo seletivo, confira aqui a chamada pública  do programa e faça aqui sua inscrição.

Publicado em 05/12/2022

Inscrições abertas para especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz está com inscrições abertas para o curso presencial de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – 2023. As inscrições estão abertas até 2 de março de 2023. As aulas terão início em 2 de maio de 2023 e vão até dezembro, às terças e quartas-feiras, das 9h às 12h.

Inscreva-se já!

Destinado a profissionais graduados que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas, o objetivo do curso é contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) e daquelas voltadas para a ciência e tecnologia em saúde, por meio da qualificação dos profissionais que atuam nas diversas atividades ligadas à produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica (ICT).

A especialização visa qualificar a prática profissional, promovendo a reflexão e a atualização conceitual, metodológica e instrumental; propiciar a compreensão dos contextos e conteúdos tecidos e incorporados nas tecnologias no campo da saúde; favorecer a superação de problemas gerenciais, organizacionais e operacionais; habilitar os profissionais que trabalham com informação científica e tecnológica a incorporarem as diretrizes e princípios do SUS em suas atividades profissionais.

São oferecidas 15 vagas, sendo, do total, 20% (vinte por cento) providas para candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos), 3% (três por cento) para candidatos que se autodeclararem indígenas e 7% (sete por cento) para candidatos que se declararem com Deficiência.

Confira aqui o edital do programa.

O curso está estruturado em módulos que cobrem quatro eixos temáticos:

MÓDULO I – Cobre o Eixo Temático de Políticas e Acesso à Informação e contempla quatro disciplinas: Saúde, C&T e Sociedade; Política de ICT em Saúde; A Arte do Pensar e o Desafio do Conhecimento, e Fundamentos das Tecnologias de Informação e Comunicação no campo da saúde.

1. Políticas e Acesso à ICTS: traça o marco conceitual e político da informação cientifica e tecnológica no campo da saúde - ICTS, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. A ICTS como estratégia transversal para o enfrentamento de diferentes desafios da saúde: a importância do olhar metodológico e a organicidade com as tecnologias de informação e comunicação - TICs.

MÓDULO II – Cobre o Eixo Temático Organização da ICT e contempla três disciplinas: Fundamento da ICT no Campo da Saúde; Organização e Gestão da ICT em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Recuperação de Informação no Campo da Saúde.

2. Organização da ICTS: traça o marco teórico da ICT a partir da constituição dos sistemas de recuperação de informação, juntamente à discussão de seus atributos, tipologias, linguagens, princípios e espaços de organização e disponibilização. Informação como subsídio para gestão em saúde e informação para desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

MÓDULO III – Cobre o Eixo Temático Comunicação em Saúde, com duas disciplinas: Cenários, Políticas e Estratégias de Comunicação, e Comunicação e Imagem em Saúde.

3. Comunicação na ciência e saúde: discute o processo de comunicação da ICT no mundo acadêmico e a comunicação da ciência com a sociedade; comunicação e equidade em saúde; a comunicação em saúde no âmbito do SUS; as mídias e as tecnologias; os públicos e as mensagens.

MÓDULO IV – Cobre o eixo Uso da ICT, dividido em duas disciplinas: Usos e Aplicações da ICT em Saúde e Métodos de Pesquisa.  Oficinas – com 30 horas/aula, cobre dois temas transversais e fundamentais: Ética em Pesquisa e Fontes e busca de dados científicos. Seminário Final: é o Seminário de Conclusão de Curso dedicado à apresentação dos projetos finais.  Os Módulos são sequenciais, guardam continuidade temática e possuem coordenação que responde por sua organização, condução das atividades e avaliação.

4. Usos e Aplicações da ICTS: parte do Complexo Econômico e Industrial da Saúde – Ceis e sua proposta sistêmica para mapear o campo potencial de usos e aplicações da ICT para inovação em saúde, discutindo metodologias de prospecção e estudos de futuro no campo da saúde.

Publicado em 01/12/2022

Dia de Luta contra a Aids: qualificação de profissionais para o enfrentamento ao estigma e atenção humanizada

Autor(a): 
Isabela Schincariol*

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1° de dezembro, o Campus Virtual Fiocruz reforça a importância da qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde para a instrumentalização e melhoria do acolhimento a grupos ou indivíduos que vivenciam determinadas doenças nos serviços de saúde, promovendo uma atenção mais inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória. Com esse objetivo, lançamos recentemente o curso Enfrentamento ao estigma e discriminação de populações em situação de vulnerabilidade nos serviços de saúde. A formação é online, gratuita, autoinstrucional e certifica os participantes inscritos que realizem avaliação com obtenção de nota maior ou igual a 7. As inscrições estão abertas!

Inscreva-se já!

O estigma e o preconceito são realidades cotidianas de grupos ou indivíduos que vivenciam determinadas doenças. A discriminação relacionada a condições de saúde acontece inclusive nos serviços de saúde, o que reforça a exclusão, e, sobretudo, causa sofrimento e traz enormes desafios à gestão do cuidado. Para tanto, o curso foi organizado em 3 macrotemas — Bases conceituais; Contexto social, político e histórico das populações vulnerabilizadas: normas e legislações; e Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação —, 5 módulos e 17 aulas. Ele é voltado a trabalhadores e trabalhadoras da saúde, estudantes, mas aberto a todos os interessados na temática.

Dia Mundial da AIDS 2022: Equidade Já

Um novo relatório divulgado recentemente pelo Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), alerta que as desigualdades estão obstruindo o fim da pandemia de Aids. O documento aponta ainda que o estigma, a discriminação e a criminalização de populações-chave (travestis e pessoas trans, gays e homens que fazem sexo com outros homens, profissionais do sexo, pessoas em privação de liberdade e pessoas que fazem uso de drogas injetáveis) representam uma barreira para o seu acesso aos serviços de HIV, custando vidas e impedindo o mundo de atingir as metas acordadas para o fim da Aids.

Segundo a diretora e representante do Unaids no Brasil, Claudia Velasquez, “o Brasil é um exemplo na resposta ao HIV, com a possibilidade de acesso às ferramentas de prevenção, diagnóstico e tratamento pelo SUS. Mas as desigualdades seguem impactando negativamente e gerando barreiras que impedem o acesso aos serviços de pessoas em vulnerabilidade. E as desigualdades se cruzam. Por exemplo, uma pessoa trans, negra, vivendo com HIV e em situação de rua terá uma dificuldade extrema de acessar e seguir com o tratamento. Reconhecer a interseção de desigualdades é um elemento chave para uma abordagem integral da resposta ao HIV. O fracasso em fazer progressos para impedir a infecção pelo HIV nas populações-chave prejudica toda a resposta à pandemia de Aids e ajuda a explicar a desaceleração do progresso frente à mesma”, alertou ela.

Os dados completos do relatório Desigualdades Perigosas podem ser conferidos aqui, em inglês.

Enfrentamento ao estigma e discriminação de populações em situação de vulnerabilidade nos serviços de saúde

O curso Enfrentamento ao estigma e discriminação de populações em situação de vulnerabilidade nos serviços de saúde é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Campus Virtual Fiocruz e a Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, em parceria com Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

A elaboração do curso nasceu da necessidade de sensibilizar e instrumentalizar profissionais de saúde que estão na ponta do atendimento, visando atualizar, aprimorar e qualificar suas práticas, construções sócio-históricas que acontecem durante o processo de trabalho e por meio da interação entre tais profissionais e os usuários dos serviços de saúde. É nessa interação que nascem também aspectos relacionados ao estigma e à discriminação, os quais, como já é sabido, promovem a exclusão social e, ao mesmo tempo, podem produzir consequências negativas que resultam em interações sociais desconfortáveis. Tais fatores são limitantes e também podem interferir na adesão ao tratamento das doenças e qualidade de vida, perpetuando, assim, um ciclo de exclusão social, que, ao mesmo tempo, reforça situações de discriminação, bem como a perda do status do indivíduo, aumentando a vulnerabilidade de pessoas e populações.

Conheça a organização do curso e temas tratados:

Bases conceituais:

Módulo 1 - Bases conceituais

  • Aula 1 - Enfrentamento ao estigma e discriminação
  • Aula 2 - Condições individuais, programáticas e sociais da vulnerabilidade
  • Aula 3 - Implicações éticas em saúde

Contexto social, político e histórico das populações vulnerabilizadas - Normas e legislações:

Módulo 2 - Estigmas relacionados a algumas doenças

  • Aula 1 - Pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas com IST
  • Aula 2 - Pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares e pessoas acometidas pelas micoses endêmicas
  • Aula 3 - Pessoas acometidas por tuberculose e pessoas acometidas pelas hepatites virais

Módulo 3 - Estigmas relacionados a práticas ou comportamentos

  • Aula 1 - Pessoas privadas de liberdade
  • Aula 2 - Pessoas em situação de rua
  • Aula 3 - Pessoas que usam álcool e outras drogas
  • Aula 4 - Trabalhadoras(es) do sexo e cuidados em saúde

Módulo 4 - Estigmas relacionados a condições específicas

  • Aula 1 - População negra
  • Aula 2 - Povos indígenas
  • Aula 3 - População LGBTQIA+

Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação

Módulo 5 - Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação nos serviços de saúde

  • Aula 1 - Normas e legislações vigentes relacionadas ao enfrentamento do estigma, da discriminação e das legislações discriminatórias
  • Aula 2 - Condições e estratégias para alcance de um serviço livre de discriminação
  • Aula 3 - Práticas estigmatizantes e discriminatórias dirigidas as/os usuários(as) dos serviços de saúde
  • Aula 4 - Estratégias de melhoria para acesso aos serviços pelos(as) usuários(as)


*com informações do Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids)

Publicado em 01/12/2022

Especialização em biotecnologia do desenvolvimento animal: últimos dias de inscrições

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto de Ciências e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Biotecnologias do Desenvolvimento Animal. O curso é destinado a graduados em ciências da saúde, biológicas e agrárias. Também podem se inscrever candidatos com diploma de curso superior em áreas com interface com os processos da biotecnologia. As aulas teóricas serão ministradas remotamente, e as práticas serão presenciais. As inscrições estão disponíveis até 2 de dezembro.

Inscreva-se já!

O curso destina-se a formação de profissionais para obtenção do título de Especialista em Biotecnologias do Desenvolvimento Animal, que serão capazes de desenvolver atividades profissionais na pesquisa, educação e no desenvolvimento tecnológico para implementação das biotecnologias no contexto da saúde humana e animal. Dessa forma, este curso tem como estratégia contribuir e estimular a formação de profissionais no contexto dos 3Rs – Substituição, Redução e Refinamento, na área de biotecnologia da reprodução animal.

O processo seletivo visa preencher 11 vagas em conformidade com a Portaria nº 491, de 20 de setembro de 2021, da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz.

As inscrições podem ser realizadas até 2 de dezembro através do Campus Virtual, e o resultado do processo seletivo será divulgado em 25 de março de 2023.

Confira aqui o edital completo com todas as informações.

Publicado em 13/12/2022

Curso online Oficinas Clínicas do Cuidado está com inscrições abertas

Autor(a): 
Fabiano Gama*

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), abriu inscrições para o curso online de qualificação profissional em nível de atualização Oficinas Clínicas do Cuidado - Narrativas e Reconstrução de Sentidos para o Trabalho em Saúde 2023. O curso é destinado aos alunos do 2º ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Ensp e outros profissionais de saúde ou áreas afins, de nível superior, que estejam atuando em funções assistenciais ou gerenciais em unidades de saúde do SUS, ou que exerçam funções de cuidado em outros serviços públicos. As inscrições estão disponíveis até às 16h de 23 de janeiro de 2023.

Inscreva-se já!

O objetivo do programa é contribuir com a compreensão e reconstrução de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Através do desenvolvimento de oficinas clínicas psicossociológicas, apoiadas em processos grupais e na utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho em saúde, pretende-se favorecer a discussão das experiências do cotidiano assistencial, oportunizando o reconhecimento e elaboração dos diferentes elementos que envolvem a cena clínica e influenciam, de diversas maneiras, a relação com os pacientes e os colegas, bem como o resultado terapêutico.

Coordenado por Marilene de Castilho Sá e Lilian Miranda, o curso terá carga horária total de 96 horas trabalhadas por via remota, através da plataforma digital ZOOM, e será ministrado semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 12h  e das 14h às 17h, com início em 14 de março de 2023 e término em 27 de junho de 2023.

Os cursos são estruturados em grupos de unidades de aprendizagem:

UNIDADE DE APRENDIZAGEM I:

Estão destinados à atividade reflexivas, em sala remota, a partir da realização de discussões de textos previamente indicados, debates e aulas expositivas.

Apresenta o cuidado em diferentes abordagens teóricas e em suas dimensões intangíveis: por uma clínica dos sujeitos e das organizações de saúde;

UNIDADE DE APRENDIZAGEM II:

Está voltado para o desenvolvimento de um trabalho em pequenos grupos, centrado na produção de narrativas e reconstrução de casos ou situações relacionadas ao cuidado em saúde, vividas pelos profissionais no cotidiano dos serviços de saúde onde trabalham.

Abroda processos grupais e construção de narrativas: estratégias de (re) construção de sentido das práticas de cuidado e do trabalho em saúde.

São ofertadas 44 vagas, das quais 20 são destinadas à demanda livre de profissionais de saúde ou áreas afins, de nível superior, que estejam atuando em funções assistenciais ou gerenciais em unidades de saúde do SUS, ou que exerçam funções de cuidado em outros serviços públicos (considerados, para efeito de seleção, do grupo I); e 24 aos profissionais de saúde de nível superior que se encontram matriculados no segundo ano do curso de especialização em Estratégia de Saúde da Família em nível de Residência, da Ensp (considerados Grupo II para fins de seleção).

Confira aqui o edital completo do curso.

 

*Com informações da Ensp.

 

Publicado em 13/12/2022

Inscrições abertas para especialização em Divulgação e Popularização da Ciência

Autor(a): 
Lucas Leal*

Estão abertas as inscrições para o curso presencial de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, do Programa de Pós-Graduação Lato sensu, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Destinado a profissionais que atuam na divulgação da ciência, tecnologia e saúde, as inscrições podem ser feitas até 13 de janeiro de 2023. 

Inscreva-se já! 

O curso é voltado a profissionais portadores de diploma de nível superior que atuam, seja no âmbito prático ou acadêmico, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica, como museólogos, jornalistas, cientistas, educadores, produtores culturais, entre outras categorias.

O objetivo é formar especialistas capacitados a atuarem na mediação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, considerando as mudanças e multidimensionalidades na relação entre essas instâncias e incorporando a reflexão crítica sobre os processos e produtos da divulgação e popularização da ciência, buscando a articulação de conhecimentos e ferramentas que possibilitem a análise e a proposição de estratégias e produtos de divulgação e popularização da ciência.

São ofertadas 20 vagas no total, sendo 7% (2 vagas) para candidatos(as) que se declararem Pessoa com Deficiência, 20% (4 vagas) para candidatos(as) que se autodeclararem Negros (pretos e pardos) ou 3% (1 vaga) para candidatos(as) que se autodeclararem Indígenas.

A especialização em Divulgação e Popularização da Ciência terá aulas ministradas de forma presencial na Casa de Oswaldo Cruz - Campus Fiocruz, no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ), a partir de março de 2023, às segundas e quartas-feiras das 9h às 17h, com carga horária mínima de 390 horas.

Para mais informações sobre o processo seletivo, confira o edital.

 

*Lucas Leal é estagiário sob a supervisão de Isabela Schincariol / Imagem: COC/Fiocruz

Publicado em 22/11/2022

Inscrições abertas para Cursos de Férias Verão 2023

Autor(a): 
Fabiano Gama

Estão abertas as inscrições para os Cursos de Férias do IOC – edição Verão 2023. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), os cursos são destinados a alunos de graduações da área da saúde de todo o país. As inscrições estão abertas até 25 de novembro de 2022 pelo Campus Virtual Fiocruz.

Realizados entre os dias 23 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, os cursos são planejados e ministrados por estudantes dos cursos de Pós-graduação Stricto sensu do IOC e coordenadas por pesquisadores do Instituto. O objetivo do programa é desenvolver o pensamento científico em estudantes de graduação da área da Saúde de todo o país, apresentando as metodologias utilizadas na pesquisa básica e aplicada, divulgação científica e ensino, conceituando e contextualizando os diferentes assuntos e a sua importância para a saúde no Brasil.

Os Cursos de Férias do IOC são oferecidos para estudantes que devem estar regularmente matriculados em alguma graduação da área da saúde durante a realização dos cursos, além de atender às exigências específicas do curso escolhido. Confira aqui o edital da seleção e as exigências de cada curso.

A novidade da 28ª edição é o retorno de aulas presenciais, já que, devido à pandemia de Covid-19 no Brasil, os cursos foram adaptados ao ambiente virutal e, devido à alta demanda de inscrições e o sucesso da modalidade online, que possibilitou atingir jovens de diferentes localidades do país, este ano três cursos serão ministrados presencialmente e um na modalidade online. Serão oferecidas 75 vagas distribuídas nos quatro cursos ofertados. Confira abaixo os links das páginas de inscrições de cada curso:

- Cursos presenciais:
• Análise espacial e saúde - aplicação do geoprocessamento em estudos de parasitologia: 10 vagas;
• Educação ambiental crítica: 20 vagas;
• Fisiologia dos insetos vetores: 15 vagas.

- Curso online:
• Artrópodes vetores e causadores de doenças: um olhar sob sua diversidade e importância: 30 vagas.

Páginas

Subscrever RSS - curso