No último domingo, 1° de outubro, celebramos o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os desafios vividos por essa parcela da população e suas vulnerabilidades. A mudança na estrutura etária da população brasileira é uma realidade. Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que entre 2012 e 2021, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Ou seja, passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões de idosos. No âmbito da temática da saúde do idoso, o Campus Virtual Fiocruz lembra dois cursos voltados aos cuidados com essa população: "Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio" e "Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19". Ambas as formações são online, gratuitas e estão com as inscrições abertas!
Conheça as formações e inscreva-se!
+Saiba mais: Conheça aqui todos os cursos desenvolvidos pelo Campus Virtual Fiocruz
A formação foi desenvolvida em parceria entre o Campus Virtual Fiocruz, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) e o Comitê de Saúde da Pessoa Idosa, ambos ligados ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Ela é composta de seis aulas, com um total de 12h de carga horária. Entre os temas abordados nas aulas estão: medidas de prevenção e controle da disseminação de doenças; cuidados em áreas comuns; fragilidade e violência; vacinação para proteção da Covid-19 nas ILPIs; contatos sociais em tempos de isolamento; estratégias de comunicação para garantir o contato da pessoa idosa com a sua família ou comunidade; recomendações para a comunicação de notícias difíceis; entre outros.
Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio
A formação também foi desenvolvida pelo Campus Virtual Fiocruz em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e busca atualizar as pessoas envolvidas no cuidado de pessoas idosas em ambiente domiciliar e demais interessados nessa temática. O curso, online e gratuito, tem carga horária de 20h e está organizada em sete aulas. A ideia é que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de compreender e realizar as medidas sanitárias preconizadas para a prevenção e controle da infecção por Covid-19 no contato com pessoas idosas que necessitam de apoio ou auxílio para a realização de suas atividades cotidianas. Também é objetivo do curso que os alunos conheçam os serviços de saúde no território que prestam atendimento em casos de suspeita e/ou confirmação de infecção por Covid-19. Além do conteúdo programático, os alunos terão acesso à bibliografia utilizada no curso, a materiais complementares e a um conjunto de Perguntas e Respostas sobre o tema (FAQ).
O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, iniciativa coordenada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), que está em sua sétima edição e visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz, divulgou nesta sexta-feira, 29/9, uma errata com alteração em seus cronograma. O resultado final da seleção das quatro áreas estabelecidas para 2023 será divulgada até 4 de outubro.
+Confira aqui a errata e todos os outros documentos disponíveis na chamada do Poct 2023.
O adiamento da divulgação do resultado consequentemente também altera a data da elaboração dos filmes dos premiados, que será até 9 de outubro.
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2023
O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses (Poct) visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz.
Será selecionada uma tese de cada uma das áreas abaixo indicadas:
• Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina;
• Medicina;
• Saúde Coletiva;
• Ciências Humanas e Sociais.
Cada premiado receberá um certificado e o apoio de até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), que poderá ser utilizado para deslocamento, inscrição e estadia em eventos presenciais; inscrição em evento remoto; publicações de artigos em revistas especializadas/traduções de artigos (obrigatoriamente em revista de acesso aberto e Qualis B2 ou superior na respectiva área de avaliação do PPG de origem na Capes); em cursos presenciais ou à distância e compra de livros acadêmicos.
Vale destacar que o apoio financeiro poderá ser utilizado até um ano após a data do recebimento do prêmio; e também dividido em, no máximo, duas das despesas mencionadas acima, não podendo ultrapassar o valor total da premiação (o eventual valor excedente deverá ser custeado pelo próprio premiado ou premiada).
#ParaTodosVerem Banner com fundo cinza e branco, no topo os dizeres: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses - Fiocruz divulga errata sobre resultado final. Na parte inferior esquerda do banner tem uma foto do rosto de Oswaldo Cruz, um homem de cabelo grisalho e bigode, posando de perfil, com blusa de colarinho branco, ao lado direito, o texto: Edição 2023 - Resultado final será divulgado até 4/9.
O Sextas de Poesia desta semana traz Chacal, ou Ricardo de Carvalho Duarte. O poema escolhido "Rápido e rasteiro" nos convida a dançar, o resto da vida.
Chacal é o principal sobrevivente da Poesia Marginal, típico antropófago, que sabe imprimir as marcas da brasilidade carioca em seus versos.
Em 1970, ele escreveu seu primeiro livro, intitulado “Muito Prazer”, uma edição mimeografada, um misto de cartão de apresentação com livro de poesia, pessoalmente distribuído pelo autor, em 1971, com confecção de 100 exemplares. A partir de 1972, passou a colaborar com a revista Navilouca.
Chacal foi um poeta da chamada geração mimeógrafo, que fazia uma poesia que saia da página do livro e ganhava as ruas. A Poesia Marginal é irreverente, descompromissada com qualquer estética.
Como atesta a criação do CEP 20.000 (Centro de Experimentações Poéticas), em 1990, no Rio de Janeiro, como forma de reunir poetas e artistas e agitar a vida política e cultural da cidade. Chacal passou a ler avidamente Guimarães Rosa. Descobriu que “palavras tinham molas, dobravam esquinas”, ao mesmo tempo em que vivia as manifestações nas ruas contra a ditadura.
O Campus Virtual Fiocruz completa hoje, 27 de setembro, 7 anos de existência discutindo o papel das tecnologias digitais na educação, tendo como pano de fundo questões contemporâneas e absolutamente balizadoras, como a inclusão digital, a educação digital e as tecnologias abertas, além da inteligência artificial na educação. O encontro acontecerá nesta quinta-feira, 28 de setembro, às 9h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro. A mesa Educação: da inclusão digital à inteligência artificial será proferida pelos especialistas da área Nelson Pretto (Ufba) e Mariano Pimentel (UNIRIO). A palestra é aberta a educadores, estudantes, profissionais de tecnologia e todos os interessados em explorar o futuro das tecnologias educacionais. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Campus Virtual Fiocruz no Youtube. Reserve a data e participe conosco deste momento especial!
A programação do aniversário inclui ainda oficinas sobre Construção e desenvolvimento de cursos online autoinstrucionais e Educação Inclusiva e tecnologias assistivas, que estão com inscrições abertas e as vagas são limitadas. Leia mais aqui!
Educação: da inclusão digital à inteligência artificial
As tecnologias digitais avançam rapidamente e ocupam cada vez mais espaço na educação ao passo que aumentam, dia após dia, as desigualdades sociais no país, agravando a disparidade de acesso à tecnologia e à educação de qualidade, o que traz esse paradoxo a todos que lidam de alguma forma com a área da educação. Na mesa Educação: da inclusão digital à inteligência artificial, os convidados abordarão questões que se contrapõem e, ao mesmo tempo, estão imbricadas e são determinantes para o futuro do cenário educacional brasileiro. O evento é aberto aos interessados no tema, não sendo necessário inscrição para participação.
Para falar sobre Educação digital aberta com tecnologias livres e a forma como essas impactam a forma de aprender e ensinar, nosso convidado é Nelson Pretto, pesquisador e docente da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e especialista na área de educação, tecnologia e cultura. Pretto foi diretor da Faculdade de Educação da Ufba e é pioneiro em estudos sobre o uso de tecnologias na educação. Já sobre o ChatGPT e as potencialidades e riscos da inteligência artificial para a educação, o palestrante será Mariano Pimentel, pesquisador e docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ele falará sobre os desafios da era da Inteligência Artificial (IA) e sua relação com os sistemas tradicionais de avaliação educacional.
Oficinas sobre desenvolvimento de cursos autoinstrucionais e Educação Inclusiva
No âmbito das comemorações do nosso aniversário, o Campus Virtual promoverá duas oficinas voltadas à área da educação. Poderão se inscrever e participar interessados na temática. Ambas acontecerão na tarde do dia 28/9, a partir das 14h. As atividades contam com inscrições e acontecerão de forma presencial, nas salas 501 e 410 da Ensp, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Inscreva-se já!
A oficina Construção e desenvolvimento de cursos online autoinstrucionais em formato Mooc terá 30 vagas e abordará conceitos, ferramentas e modelos autoinstrucionais de experiências de aprendizagem online, reiterando os papéis e responsabilidades da equipe transdisciplinar no desenvolvimento de cursos para EAD, com ênfase no formato Mooc. Serão evidenciadas metodologias para a produção e organização de conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem a serem aplicadas em um curso online autoinstrucional.
A oficina Inclusão e pós-graduação - Ranços e avanços: da Declaração de Salamanca ao período pandêmico também oferece 30 vagas e trará a legislação vigente sobre inclusão em educação, propostas de educação inclusiva com ênfase na pós-graduação, assim como recursos, estratégias e metodologias de Tecnologia Assistiva (TA). Seu objetivo é discutir criticamente o processo de inclusão de estudantes com as mais variadas necessidades específicas, nas modalidades presencial e EAD, desde a publicação da Declaração de Salamanca até o período pandêmico causado pela Covid-19, assim como vivenciar a aplicabilidade de alguns recursos educacionais. Esta oficina oferecerá apoio técnico para acesso aos equipamentos, e tradutor de libras em caso de cursista surdo. A atividade está sob a responsabilidade de Cláudia Reis, pedagoga do CVF.
Acompanhe ao vivo:
#ParaTodosVerem Banner com fundo rosa e lilás, no topo está escrito: Campus Virtual Fiocruz, 7 anos - Dia 28 de Setembro, 9 horas. No centro do banner o tema do evento "Educação: da inclusão digital à inteligência artificial", abaixo o nome dos pesquisadores, Nelson Pretto (docente na Ufba) e Mariano Pimentel (docente da UNIRIO)
No dia 30 de setembro, das 9h às 16:30h, acontecerá a primeira Conferência Livre Nacional de Saúde Mental das Periferias, em formato virtual através da plataforma Zoom. O evento é promovido por organizações e coletivos de periferias de todo o Brasil – urbana, do campo, da floresta e das águas - e pretende debater, refletir e elaborar propostas de ação voltadas à promoção de saúde mental de populações que experimentam a vida em condições de múltiplas incidências de sofrimento e adoecimentos nesses territórios, incidindo política e estrategicamente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental a ser realizada entre 11 e 14 de dezembro, em Brasília. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.
Balizado pela assertiva de que “a Política de Saúde Mental é um Direito das populações periféricas”, o evento tem como eixo principal o fortalecimento do SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos. Além disso, as políticas de saúde mental, a partir dos princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS; a gestão, o financiamento, formação e participação social na garantia dos serviços de saúde mental; e os impactos sobre a população e os desafios de suporte psicossocial durante e pós-pandemia serão debatidos no encontro. Confira o documento orientador do evento.
A Conferência Livre Nacional de Saúde Mental das Periferias é resultado de uma articulação de diferentes organizações e movimentos de usuários, trabalhadores do SUS, pesquisadores em Saúde Coletiva e coletivos atuantes em periferias diversas. A Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) são os proponentes do encontro, que conta com a participação na concepção e organização do evento: Centro de Apoio Psicossocial (Caps) III Maria do Socorro, da favela da Rocinha (RJ); Cebes Núcleo Paraná (PR); Cia. Encena (RJ); Espaço Casulo Maré (RJ); Espaço Normal/Redes da Maré (RJ); Fórum Favela Universidade (RJ); Fórum dos Prés Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (RJ); Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas (SP); Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira/Museu Bispo do Rosário (RJ); Associação Brasileira de Enfermagem/Departamento de Saúde Mental (ABEn); Jornal Fala Roça (RJ); Jornal Fala Manguinhos (RJ); Movimento de Luta Antimanicomial; Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas; Unidade de Acolhimento de Adultos (UAA) Cacildis (RJ); e Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) Marinheiro João Cândido (RJ). A conferência recebe o apoio da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP/Fiocruz), da Assessoria de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz, do Programa Institucional de Articulação Intersetorial em Violência e Saúde da Fiocruz e do Programa Institucional sobre Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz.
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para confsaudementalperiferias@gmail.com.
PROGRAMAÇÃO
9h: Mesa de Abertura
9h30: Falas de Provocação
10h: Leitura de Propostas
12h30 – 13h30: Intervalo de Almoço
13h45: Votação de Propostas / Votação de Delegados(as)
16h30: Encerramento
SERVIÇO
Conferência Livre Nacional de Saúde Mental das Periferias
Data: 30/09/2023 (sábado)
Horário: 9h às 16h30
Inscrição
Documento orientador
Instagram
Redes Sociais das Organizações envolvidas:
@vilaisabelvestibulares, @fpvprj, @forumfavelauniversidade, @cidadesemmovimento, @oficialfiocruz, @uaacacildis, @capsadmarinheirojoaocandido, @redesdamare
Nos dias 8 e 9 de novembro, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) realizará sua 1ª Jornada de Pós-graduação Acadêmica em Pesquisa Translacional de Fármacos e Medicamentos. Poderão participar alunos de graduação e pós-graduação de farmácia e áreas afins, assim como profissionais e professores de instituições de ensino superior. Submissão de resumos serão aceitas até 30 de setembro.
A I Jornada de Pós-graduação em Pesquisa Translacional de Fármacos e Medicamentos (PPG-PTFM) de Farmanguinhos abrangerá não só a pós-graduação como alunos de graduação assim como alunos e docentes de instituições parceiras, como a Universidade de Aveiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
O evento será organizado por alunos do PPG-PTFM com suporte de docentes do programa e contará com dois dias de evento com conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, além de ofertar um curso pré-evento. Além disso, a participação de empresas parceiras com stands auxiliará a interação indústria-academia, favorecendo a criação de novas parcerias e novos projetos. Haverá emissão de certificado.
O evento será realizado presencialmente, com carga horária total de 12h, das 9h às 17h, no Auditório de Farmanguinhos (Campus Manguinhos) localizado na Rua Sizenando Nabuco, 100 - Manguinhos, RJ.
Submissão de resumos até 30/9
Os resumos devem ser enviados até 30 de setembro, indicando o eixo temático correspondente ao trabalho:
Os participantes que enviarem resumos e apresentarem no evento receberão o certificado de participação e de apresentação de trabalho. A submissão de trabalhos é opcional, sendo recomendada para os alunos pertencentes ao PPG-PTFM. Participantes que não queiram apresentar trabalho, irão participar como ouvintes do evento.
Confira aqui todas as normas de envio de resumo.
Contato: educacaofarmanguinhos@gmail.com
Nesta quarta-feira, 27 de setembro, o III Fórum de Pesquisa em Ciências Sociais e Saúde Pública vai debater ‘Suicídio sob a perspectiva de gênero’. Promovido pelo Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o evento terá como expositora Karina Cardoso Meira, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Grupo de Trabalho de Violência e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O debatedor será o pesquisador da Ensp e coordenador do fórum, Raphael Mendonça Guimarães. O encontro será às 13h, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube.
O Fórum de Ciências Sociais em Saúde Pública é uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais para a discussão de temas emergentes em saúde pública cujos modelos explicativos estejam fortemente ancorados em questões sociais. "Reconhecemos que a carga e doenças associadas às causas externas no Brasil, e na América Latina de forma mais geral, é importantíssima para a descrição do cenário epidemiológico da região. Por isso, consideramos oportuno ter este fórum justamente no mês de setembro", afirma Guimarães.
A campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio, teve início no Brasil em 2015, e visa conscientizar as pessoas sobre a questão. Segundo dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem anualmente devido ao suicídio. Esses números indicam que uma a cada 100 mortes registradas no planeta acontecem devido ao suicídio. "É um problema de saúde pública notável, e precisa ser abordado sob a perspectiva das ciências sociais. Mais especificamente, sob a perspectiva do gênero, que persiste como um importante diferencial para diversos desfechos em saúde", alerta.
Ainda segundo Raphael Guimarães, é importante também reconhecer que a concepção de gênero extrapola o conceito de sexo, "tendo em vista que as diferenças entre as pessoas são produzidas pela cultura e arranjos pelos quais uma sociedade transforma a sexualidade biológica em realizações da vida humana". O pesquisador destaca que a discussão de gênero envolve questões estruturais que estão profundamente associadas à violência e às desigualdades de gênero em geral.
A segunda edição do encontro do Fórum discutiu o tema ‘Lições do Pacto Federativo: pandemia, tensões e inovações’, em outubro de 2022. Já na estreia, a palestra foi sobre ‘Crise econômica, austeridade fiscal e mortes por desespero no Brasil’.
Acompanhe:
A Medalha de Mérito Educacional Virginia Schall 2023 tem como objetivo reconhecer e valorizar os esforços educacionais de seus servidores e servidoras, distinguindo trajetórias acadêmicas de elevado mérito na educação no campo da saúde. Nesta segunda-feira, 25 de setembro, a Presidência da Fiocruz divulga quem será a homenageada da sexta edição: a professora e pesquisadora da Fundação, Magali Romero Sá. No ano de 2023, somente foram aceitas candidaturas de profissionais com destacada atuação nas áreas da Saúde Coletiva e Ciências Humanas e Sociais.
A candidatura da Prof.ª Magali Romero Sá foi indicada por meio do Conselho Deliberativo da Casa de Oswaldo Cruz. Com essa premiação, Magali tem reconhecida a sua inestimável carreira científica e sua capacidade de somar esforços para a promoção do ensino de pós-graduação e de pesquisas voltadas para o desenvolvimento da área da História das Ciências e da Saúde, no âmbito nacional e internacional.
Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional 2023
Esse é o sexto ano consecutivo no qual a Presidência da Fiocruz concede a Medalha. A análise da candidatura foi realizada por um Comitê de Honra formado por profissionais de notório saber em seus campos de atuação. Reunidos de forma remota em setembro para apreciação da candidatura à Medalha de Mérito Educacional Virginia Schall – Edição 2023, os participantes deste ano foram o professor, pesquisador e chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Júlio Cesar Schweickardt, e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eunice Sueli Nodari.
O Comitê avalia, dentre outros pontos, a contribuição do candidato à carreira dos seus orientandos; seu mérito intelectual e domínio do seu campo de conhecimento; além da criatividade, originalidade e potencial transformador da sua atuação.
A solenidade de entrega será realizada em outubro, em dia a ser divulgado de acordo o cronograma de comemoração do dia do professor.
Acesse aqui a chamada completa à Medalha, incluindo a Ata com o resultado do Comitê avaliador.
#ParaTodosVerem imagem com a foto do Castelo da Fiocruz e na parte superior a Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional, ao lado da frase “Divulgado resultado da candidatura à Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional 2023”.
Foto: Acervo Fundação Oswaldo Cruz
Para celebrar os 10 anos do Projeto Mestres e Ofícios, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o evento ‘A arte e a técnica do afresco - Lançamento de catálogo e filmes’, em 27 de setembro, às 9h, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio. Haverá transmissão ao vivo com intérprete de Libras pelo canal da Casa no YouTube.
O Projeto Mestres e Ofícios visa registrar e divulgar o universo dos ofícios tradicionais que permeiam o patrimônio cultural brasileiro. Seu principal objetivo é reavivar as práticas e os saberes construtivos e artísticos tradicionais de forma a colaborar para sua preservação e para a conservação do patrimônio cultural material.
Por meio da produção de vídeos sobre mestres-artífices e seus respectivos ofícios, o projeto tem a finalidade de valorizar e divulgar o trabalho desses mestres e despertar o interesse de jovens e adultos para a atuação nessa área. A produção dos vídeos é feita a partir do registro de imagens dos cursos de formação e capacitação de artífices nos ofícios tradicionais da construção e das artes integradas, assim como nas técnicas de conservação e restauração, realizados pela COC/Fiocruz, por meio da Oficina Escola de Manguinhos.
A atividade faz parte do ciclo de palestras realizadas no âmbito do Programa de Educação Patrimonial vinculado à obra de restauração do Pombal, uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, em conjunto com o Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
Título: A arte e técnica do afresco - Lançamento de catálogo e filmes
Data: 27/09/2023
Horário: 9h
Local: Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) - Av. Brasil, 4365, Manguinhos (RJ)
Transmissão: YouTube da COC (haverá intérprete de Libras)
Programação do evento
9h - Café de boas-vindas
9h30 - Fala de abertura - Diego Beviláqua (vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC)
9h40 - A arte e a técnica dos Afrescos: lançamento do catálogo de murais - Cristina Coelho (arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico / COC)
9h50 - Exibição do filme sobre o curso de afrescos e dos filmes sobre os murais executados pelos alunos
• A arte e a técnica do Afresco:
· A arte e a técnica do Afresco - O curso (duração aproximada 24’)
· Os afrescos da Biblioteca Parque Marielle Franco (15’)
· Celebração, o afresco do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (13’)
· Teofania, o afresco da Capela São Jerônimo Emiliani (9’)
· Sagrada Família, o afresco da Capela São José Operário (10’)
· Os afrescos da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (23’)
11:30 - Roda de conversa sobre os filmes, guiada por Heverton Oliveira (coordenador do Comitê Consultivo de Audiovisual da COC) e Cristiana Grumbach (diretora dos filmes).
Lançado em 20 de setembro, o último boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta, pela segunda semana seguida, aumento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Covid-19, concentrado majoritariamente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com destaque para o Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Nesses estados, o aumento se destaca nas faixas etárias da população adulta. A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 18 de agosto e é referente à Semana Epidemiológica (SE) 37, de 10 a 16 de setembro.
Nas 4 últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 2.7% Influenza A, 0.8% Influenza B, 12.8% vírus sincicial respiratório, e 34.9% SARS-CoV-2 (COVID-19). Coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes alerta sobre a retomada do crescimento de casos da Covid-19 na população adulta. “É um processo lento. O Rio de Janeiro chama um pouco mais a atenção, pois a situação está mais clara, mas São Paulo também já começa a ficar mais evidente”, afirma Gomes.
Em função da retomada que se observa, o pesquisador relembra a importância da vacinação em dia. “Temos a vacina bivalente, agora disponível para a maior parte das faixas etárias. E mesmo para aquelas faixas às quais a bivalente ainda não está aprovada, estar em dia com a vacina disponível para a sua idade é fundamental, especialmente agora que observamos esse aumento”, destaca.
Campus Virtual oferece cursos sobre Covid-19 e vacinação
O Campus Virtual Fiocruz ressalta a importância da vacinação para a prevenção e erradicação de diversas doenças e lembra que oferece diversas formações, online, gratuitas e autoinstrucionais, sobre Covid-19 e vacinação. As formações estão com inscrições abertas!
Vacinação para Covid-19: protocolos e procedimentos Técnicos - 2ª Edição
A formação visa atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais envolvidas na cadeia de vacinação da Covid-19, bem como outros profissionais de saúde, da comunicação e demais interessados no tema. O curso é composto de cinco módulos distribuídos em uma carga horária de 50h.
Esta versão do curso foi atualizada com a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o fim da Covid-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A declaração da OMS reforça que a circulação do vírus, o número de casos graves da doença e o percentual da população mundial vacinada alcançaram patamares satisfatórios dos pontos de vista social e epidemiológico. Cabe destacar, no entanto, que isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Portanto, entre outras atualizações relevantes, a segunda edição do curso traz também novas orientações sobre o esquema vacinal contra o coronavírus a partir da inserção da vacina bivalente no Calendário Nacional.
Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus - 2ª Edição
Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, a Fiocruz lançou o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva. A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados. Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação.
Pessoa idosa e a Covid-19: prevenção e cuidados em domicílio
Com a formação, a ideia é que os participantes sejam capazes de compreender e realizar as medidas sanitárias preconizadas para a prevenção e controle da infecção por Covid-19 no contato com pessoas idosas que necessitam de apoio ou auxílio para a realização de suas atividades cotidianas. Também é objetivo do curso que os alunos conheçam os serviços de saúde no território que prestam atendimento em casos de suspeita e/ou confirmação de infecção por Covid-19. Além do conteúdo programático, os alunos terão acesso à bibliografia utilizada no curso, a materiais complementares e a um conjunto de Perguntas e Respostas sobre o tema (FAQ).
O curso Cuidado de Saúde e Segurança nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no contexto da Covid-19 é voltado a cuidadores, familiares e profissionais que atuam com a saúde da pessoa idosa e segurança do paciente. Entre os temas abordados nas aulas estão: medidas de prevenção e controle da disseminação de doenças; cuidados em áreas comuns; fragilidade e violência; vacinação para proteção da Covid-19 nas ILPIs; contatos sociais em tempos de isolamento; estratégias de comunicação para garantir o contato da pessoa idosa com a sua família ou comunidade; recomendações para a comunicação de notícias difíceis; e outros.
Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas
O curso Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas, que já conta com mais de três mil participantes, visa capacitar, técnica e operacionalmente, gestores e equipes multidisciplinares de saúde indígena para a prevenção, vigilância e assistência à Covid-19, respeitando os aspectos socioculturais dessa população.
Enfrentamento da Covid-19 no sistema prisional
Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançaram o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. A formação, que tem mais de quatro mil inscritos, é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área.
Treinamento de Profissionais de Saúde para aplicação de teste rápido de Covid-19
Com o objetivo de treinar profissionais de saúde para o uso dos kits de teste rápido para Covid-19, o curso apresenta as principais informações para o uso dos kits testes rápidos qualitativos para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2 produzidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). O curso foi organizado em um único módulo, on-line e autoinstrucional, com carga horária de 15h.
Covid-19 e a atenção à gestante em comunidades indígenas e tradicionais
Resultado da união de esforços do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) com a Fiocruz, o curso busca qualificar profissionais e gestores de saúde dedicados a povos e comunidades tradicionais visando a promoção e melhoria nas ações de prevenção e atenção com foco nas gestantes, parturientes e puérperas. Aqui, será possibilitado o aprimoramento dos protocolos específicos para esses grupos, com detecção precoce de infecção e redução da razão de mortalidade materna. O curso foi organizado em 3 módulos, on-line e autoinstrucionais, com uma carga horária de 15h
*Com informações de João Pedro Sabadini (Agência Fiocruz de Notícias)
*Lucas Leal é estagiário sob supervisão de Isabela Schincariol
#ParaTodosVerem Banner com uma colagem de sete matérias diferentes sobre a Covid-19, no centro do banner os dizeres: Covid-19, conheça as formações online e gratuitas oferecidas pelo Campus Virtual Fiocruz.