Portal Fiocruz

Home Portal Fiocruz
Voltar
Publicado em 27/11/2023

Fiocruz lança curso online e gratuito sobre introdução ao SUS

Autor(a): 
Isabela Schincariol

O que foi o movimento da reforma sanitária brasileira? A organização da atenção e das vigilâncias em saúde é uma temática do seu interesse? Quais os princípios, diretrizes e condições estruturais do sistema de saúde do nosso país? Se você quer aprender como foi organizado um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo, de caráter gratuito e universal, conheça o novo curso do Campus Virtual Fiocruz: Introdução ao SUS. Assim como nosso Sistema Único de Saúde, o curso é aberto e gratuito! A formação tem carga horária de 60 horas e é especialmente voltada a profissionais de saúde, gestores públicos, conselheiros de saúde, além de estudantes de pós-graduação e graduação do campo da saúde e outras pessoas que queiram conhecer mais sobre esse sistema. Ele foi desenvolvido com a participação de diferentes unidades da Fiocruz — Ensp, EPSJV, CEE, Fiocruz Minas Gerais e IFF —, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Rede Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, além do apoio do Ministério da Educação (MEC). As inscrições estão abertas!

Inscreva-se já!

O SUS é uma conquista da sociedade brasileira, fruto de décadas de luta pelo direto à saúde no país, associada à defesa da democracia e de uma concepção abrangente de Seguridade Social. O novo curso apresenta o sistema de saúde do Brasil, seus princípios, diretrizes, avanços e desafios em 35 anos de implementação. Seu material está organizado em três módulos: O primeiro aborda de forma breve a história de criação do SUS, com ênfase no movimento sanitário dos anos de 1980, seus princípios e diretrizes. Em seguida, traz um balanço de sua implementação, considerando uma série de dimensões estratégicas, como o complexo econômico-industrial em saúde, as relações público-privadas no setor, a descentralização, o financiamento, o trabalho e a educação em saúde, e a participação social. Já o terceiro módulo enfoca a organização das ações e serviços de saúde, com ênfase na atenção primária, na vigilância em saúde e na vigilância sanitária.

O curso está sob a coordenação da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, que é docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), juntamente com a também pesquisadora da Escola, Luciana Dias Lima, que atualmente ocupa o cargo de vice-diretora de Pesquisa e Inovação Ensp. Cristiani destacou que o curso, neste momento, está sendo ofertado na modalidade autoinstrucional e pode ser feito por qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre o SUS. No entanto, para 2024, a previsão é que ele seja ofertado também como uma disciplina transversal para os programas de pós-graduação da Fiocruz de todo o país. "Com isso, nossa ideia é que todos os estudantes da Fundação, independente da área de especialidade dentro do grande campo da saúde, tenham conhecimento sobre nosso Sistema Único de Saúde, seus princípios, diretrizes e especialmente compreendam seu funcionamento, problemas, limites e desafios a serem enfrentados", reforçou ela. 

A vice-presidente detalhou ainda a amplitude do conteúdo do curso e seu público. Segundo Cristiani, a formação pode ser utilizada em diferentes disciplinas em combinação com uma determinada proposta pedagógica para estudantes de pós-graduação e graduação; e também pode ser apropriado como uma disciplina transversal a outros cursos mais amplos; além da forma autoinstrucional. "Com o curso esperamos contribuir para uma maior qualificação dos profissionais de saúde que estão sendo formados e dos que já estão atuando em serviços. Que eles possam compreender melhor quais são os grandes obstáculos e dilemas desse Sistema e, assim, contribuir para o seu fortalecimento".

A formação conta com um rico conteúdo composto de inúmeros Recursos Educacionais Abertos, como vídeos, glossário, podcasts e materiais complementares. Este curso traz como novidade a implantação do Vocabulário Brasileiro de Libras (VLibras), um conjunto de ferramentas que traduz automaticamente conteúdos em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele foi desenvolvido pelo governo brasileiro em parceria com universidades e instituições de pesquisa, e tem como objetivo facilitar a comunicação e o acesso à informação para pessoas surdas. 

Conheça a estrutura do curso Introdução ao SUS:

  • Módulo I – Movimento sanitário, criação e configuração do SUS

Aula 1.1 - Origens do SUS: movimento da reforma sanitária e processo constituinte (1970 a 1980)
Aula 1.2 - SUS: princípios, configuração e aspectos-chave

  • Módulo II – Condições estruturais para o desenvolvimento do SUS

Aula 2.1 - Desenvolvimento e saúde: a abordagem do complexo econômico-industrial da saúde
Aula 2.2 - O público e o privado na provisão de serviços de saúde
Aula 2.3 - Descentralização, regionalização e relações intergovernamentais na gestão do SUS
Aula 2.4 - Financiamento do SUS
Aula 2.5 - Formação e gestão da força de trabalho em saúde
Aula 2.6 - Representação, movimentos sociais e participação social no SUS
Aula 2.7 - Educação e formação profissional em saúde

  • Módulo III – Organização da atenção e das vigilâncias em saúde

Aula 3.1 - Organização da atenção à saúde: APS e redes
Aula 3.2 - A vigilância em saúde no SUS
Aula 3.4 - A vigilância sanitária no SUS

 

#ParaTodosVerem Foto em preto e branco de um ginásio com um palco e arquibancada com diversas pessoas, no centro da foto tem uma placa que está escrito: 8ª Conferência Nacional de Saúde. Na foto também está escrito: Curso Introdução ao Sistema Único de Saúde - inscrições abertas.

Publicado em 29/11/2023

Editora Fiocruz é finalista do Prêmio Jabuti 2023

Autor(a): 
Luiza Trindade (Editora Fiocruz)

A Editora Fiocruz é finalista do 65º Prêmio Jabuti, na categoria Ciências, com a publicação Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde. O anúncio das obras selecionadas para concorrerem à etapa final do mais tradicional prêmio do livro no Brasil foi realizado nesta terça-feira (21/11), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

O e-book Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços em saúde faz parte da série Informação para Ação na Covid-19, parceria entre a Editora Fiocruz e o Observatório Covid-19 Fiocruz. Todos os títulos da série estão em formato digital e acesso aberto na rede SciELO Livros, que apoia a iniciativa.

Organizado por Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), a coletânea reúne análises, experiências e reflexões para tempos desafiadores de pandemia. Dividida em quatro partes, que englobam um total de 30 capítulos, é um esforço conjunto de 159 autoras e autores, pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas de saúde pública/saúde coletiva. Segundo Margareth Portela, o volume tem um caráter documental do momento. "O livro também nos leva a pensarmos em lições para experiências futuras que possamos vir a enfrentar ou mesmo aspectos que talvez precisemos ajustar na rotina dos serviços de saúde", afirma a professora.

Assista ao vídeo de lançamento no canal da Editora Fiocruz no Youtube.

Faça o download gratuito do livro

Livros do momento, instant books

A série Informação para Ação na Covid-19 apoia-se no conceito de publicação instantânea (ou, em inglês, instant books), livros que tratam de assuntos do momento, produzidos com agilidade de modo a estarem disponíveis em um curto período de tempo. Sem abrir mão do rigor e validação acadêmicos, as obras da série levaram ao público conhecimentos e reflexões sobre a pandemia no calor dos fatos, combinando um esforço de análises amplas e integradas. "Esses livros têm como objetivo reunir o conjunto de produções técnicas da Fiocruz, como relatórios, estudos e notas técnicas, em resposta à Covid-19", afirma Carlos Machado, coordenador do Observatório Covid-19.

Outra publicação da série, Políticas e Sistemas de Saúde em Tempos de Pandemia: nove países, muitas lições, organizada por Cristiani Machado, Adelyne Pereira e Carlos Machado, da Ensp/Fiocruz, também foi indicada para o Prêmio Jabuti deste ano, chegando a participar da lista dos dez semifinalistas.

Observatório Covid-19 Fiocruz

O Observatório foi constituído logo nos primeiros meses da epidemia de Covid-19 no Brasil, com o objetivo de reunir informações sobre seus diversos aspectos epidemiológicos, demográficos, sociais e políticos e sua expressão em grupos sociais de maior vulnerabilidade. Ainda hoje, em seus boletins e notas técnicas, como o Boletim InfoGripe, o Observatório Covid-19 Fiocruz apresenta dados, informações e balanços fundamentais para os sistemas de saúde de todo o país.

Prêmio Jabuti 2023

Em sua edição de 2023, o Jabuti teve 4.245 obras inscritas, avaliadas por jurados especializados. Na primeira etapa de avaliação, foram selecionados os dez melhores livros em cada categorias, dentre os quais, constaram duas publicações da Editora Fiocruz. No dia 05 de dezembro, o público conhecerá os vencedores das 21 categorias do prêmio, além do Livro do Ano. Veja a lista de todos os indicados no site oficial do Prêmio Jabuti.

Publicado em 24/11/2023

23 anos do Observatório dos Técnicos em Saúde: lançamento de site em 27/11

Autor(a): 
Fabiano Gama

Na segunda-feira, 27 de novembro, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) vai realizar o seminário de lançamento do novo site do Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS). O evento, que marca a comemoração dos 23 anos do OTS, acontecerá no auditório da Escola Politécnica, a partir das 9h, e vai contar com transmissão ao vivo pelo canal da EPSJV no Youtube.

Durante a mesa de abertura, será apresentado o novo site do OTS e haverá a exibição do vídeo comemorativo.

Serão debatidos os desafios e agenda política da educação e do trabalho das(os) técnicas(os) no SUS, bem como apresentação de dados do OTS sobre a formação e o trabalho das(os) técnicas(os) em saúde no Brasil e resultados da pesquisa Desafios do Trabalho na Atenção Primária à Saúde na Perspectiva dos Trabalhadores.

O OTS foi criado em 2000 pela Escola Politécnica. É composto pela equipe do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (Lateps) e integra a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH), instituída pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O novo site do Observatório é produto do trabalho de dois anos de sua equipe de pesquisadoras(es) e foi produzido com apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar do ano de 2022.

Neste momento de revalorização da educação e do trabalho em saúde na pauta política do Ministério da Saúde, a EPSJV/Fiocruz reforça sua disposição para o trabalho em rede, por meio do Observatório e de seus diversos dispositivos de pesquisa, ensino e cooperação, com vistas ao fortalecimento da atuação pública na formação e gestão do trabalho das técnicas e dos técnicos na área da saúde.

Confira aqui a programação completa e acompanhe ao vivo!

Publicado em 24/11/2023

Sextas homenageia aniversário de Paul Celan

Autor(a): 
Ana Furniel

O Sextas desta semana traz Paul Celan, aniversariante da semana, com Os poemas, numa tradução de Maria Teresa Dias. 

Paul Celan, filho de judeus de língua alemã, é enaltecido como um dos maiores poetas do pós-guerra, carregou e registrou em sua obra a marca do terror nazista. A desolação pela perda dos pais, mortos em um campo de extermínio, do qual fugira.

Nascido em 23 de novembro de 1920, Celan carrega uma das vozes mais radicalmente singulares da poesia de todos os tempos. Sua voz é plena de faltas, de silêncios, de suspensões, de reiterações e retificações.

 

 

#ParaTodosVerem Foto tirada de baixo para cima da Escadaria Selarón, uma escada com degraus coloridos, verde, azul, vermelho e amarelo, ao lado da escada diversas casas em tons amarelo claro e branco. A foto no topo está com tons de vermelho e um trecho de um poema de Paul Celan, com tradução de Maria Teresa Dias:
Vive as vidas, vive-as todas,
separa os sonhos uns dos outros,
vê, eu subo, vê, eu caio,
sou outro, não sou outro.

 

 

 

Publicado em 27/11/2023

10º Encontro da Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica: inscrições abertas

Autor(a): 
Comunicação VPPCB/Fiocruz

A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) realizará o 10º Encontro da RFPC nos dias 29 e 30 de novembro. O objetivo é discutir temas relevantes para a pesquisa clínica e apresentar os resultados das atividades da RFPC realizadas em 2023. A iniciativa também busca promover a maior integração entre os profissionais de pesquisa clínica, instituições e demais interessados neste campo.

O evento é aberto aos profissionais que trabalham com pesquisa clínica e a todos/as que têm interesse em participar. Confira a programação e faça sua inscrição na plataforma Even3.

Publicado em 23/11/2023

Seminário online aborda diversificação no SUS

Autor(a): 
EPSJV/Fiocruz

Nos dias 28 e 29 novembro, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) vai realizar o VI Seminário Discente. Nesta edição de 2023, o tema é “Trabalho, Educação e Saúde: construindo pontes para as diversidades no SUS”.

Estudantes, professores, pesquisadores, profissionais técnicos da área de saúde, educação e trabalho podem se inscrever para participarem como ouvintes até 24 de novembro pelo formulário online.

O encontro será em formato híbrido, simultaneamente na sala 117 da Poli com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da EPSJV.

O Seminário é um espaço aberto de diálogo entre estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, assim como professores, técnicos e pesquisadores das áreas de saúde, do trabalho e da educação.

Ao participar do evento, você terá uma grande oportunidade de trocar experiências e vivências entre alunos e pesquisadores! Você não vai perder essa chance, não é? Vamos pensar juntos como abrir e reabrir caminhos para mais diversidade dentro do SUS?

Participe!

Publicado em 23/11/2023

Seminário aborda desafios e perspectivas da gestão do trabalho e da educação na saúde

Autor(a): 
Fabiano Gama*

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2023 será realizado o Seminário Desafios e Perspectivas da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), que faz parte das comemorações dos 20 anos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O evento online será transmitido pelo Youtube, no canal VideoSaúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e contará com tradução em Libras.

No encontro, serão tratadas questões teórico-epistemológicas nas áreas de educação e trabalho, em diálogo e articulação com abordagens históricas, contemporâneas e perspectivas das políticas conduzidas pela secretaria. O seminário é destinado a integrantes (docentes e estudantes das Escolas e Centros Formadores) das Redes de Formação em Saúde Pública (RedEscola); Rede de Escolas Técnicas de Saúde (RET-SUS); Rede de Escolas de Governo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS); Conselho Nacional de Saúde (CNS); profissionais de saúde, universidades, institutos federais de educação; e demais interessados.

27/11 - A Perspectiva da Educação

A abertura do encontro será no dia 27 de novembro, a partir das 14h, com as boas-vindas da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Isabela Pinto, seguida da mesa-redonda com o tema A Perspectiva da Educação. Moderada pela professora Titular da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Eliana Goldfarb Cyrino, a mesa contará com a participação dos palestrantes:

Naomar de Almeida Filho - Pesquisador da Cátedra de Educação Básica da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA);

Daniela Gontijo - Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

Carlos Fidelis -  Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e Presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes);

Ricardo Teixeira - Pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

Acompanhe ao vivo:

 

28/11 - A Perspectiva do Trabalho

Em 28 de novembro, às 14h, será a vez da mesa-redonda A Perspectiva do Trabalho, moderada pela pesquisadora do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz PE), Katia Medeiros. Participarão como palestrantes:

Marcia Teixeira – Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz);

Ciane Rodrigues – Analista de Saúde do Departamento Nacional do Sesc;

Rodrigo Carelli – Professor de Direito do Trabalho da UFRJ e Procurador do Ministério Público do Trabalho.

Acompanhe ao vivo:

 

29/11 - A Perspectiva da SGTES/MS

Encerrando o ciclo de palestras, a mesa-redonda moderada pelo pesquisador e Coordenador do Observatório de RH da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Carlos Paiva, abordará A Perspectiva da SGTES/MS a partir das 14h, com os palestrantes:

Isabela Pinto – Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS);

Regina Gil – Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/SGTES/MS);

Bruno Guimarães – Diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts/SGTES/MS);

Laíse Rezende – Diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Dipro/SGTES/MS).

O encerramento do evento ficará por conta da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Isabela Pinto.

Acompanhe ao vivo:

 

+Confira a programação completa!

*Com informações do SGTES/MS.

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco e borda colorida. No centro está escrito: Seminário -  Desafios e Perspectivas da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Abaixo, informações sobre o evento, como dia e horário: de 27 a 29/11, das 14h às 17h. Plataformas Zoom e Youtube. Tradução em Libras. 

  • Programação Seminário SGTES 20 anos.pdf

    Download
Publicado em 24/11/2023

Fiocruz promove o 1º Painel sobre Vigilância Laboratorial

Autor(a): 
Bruna Cruz (VigiFronteiras Brasil/Vpeic/Fiocruz)

A Fiocruz promove, na próxima segunda-feira, 27 de novembro, o 1º Painel sobre Vigilância Laboratorial, uma iniciativa integrante do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz. O evento, marcado para 14h, será transmitido ao vivo no canal oficial da Fiocruz no YouTube. A programação inclui palestras de gestores do Ministério da Saúde, apresentando a estrutura, responsabilidade e estratégias adotadas, no dia a dia, por setores envolvidos diretamente na Vigilância Laboratorial em Saúde em nível nacional.

A abertura do painel e a mediação das palestras serão conduzidas pelas coordenadoras geral e acadêmica do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz, Eduarda Cesse e Andréa Sobral, respectivamente. Em seguida, o diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde (Daevs) do Ministério da Saúde (MS), Guilherme Loureiro Werneck, apresentará a estrutura do setor. Em seguida, será a vez de Carlos Vidotti falar sobre as ações da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP), que integra a equipe do setor. Por fim, Marília Santini de Oliveira, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS), vai falar sobre os desafios e perspectivas da estratégia nacional de vigilância laboratorial.

O evento, aberto ao público, faz parte da disciplina Seminários Avançados 2, da qual os alunos do mestrado profissional oferecido pelo Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz) participam de 27 de novembro a 1° de dezembro, na Fiocruz Brasília. As apresentações oferecerão uma compreensão aprofundada dos desafios atuais e futuros enfrentados na área da vigilância laboratorial, proporcionando uma oportunidade única para profissionais, estudantes e interessados se envolverem ativamente no diálogo.

A transmissão ao vivo contará com intérprete de Libras e permitirá a interação direta, possibilitando que perguntas sejam enviadas e respondidas. Não serão fornecidos certificados.

O Programa VigiLabSaúde-Fiocruz pretende contribuir para a formação de recursos humanos (mestrado profissional e doutorado) visando uma resposta rápida frente a surtos, epidemias, endemias e pandemias, grande desafio para a Saúde Pública brasileira e o Sistema Único de Saúde (SUS) na atualidade. A oferta vem sendo realizada pela Fiocruz, por meio de um consórcio entre os programas de pós-graduação na modalidade profissional em Saúde Pública (PPGSP-MP) do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), em Políticas Públicas de Saúde (PPGPPS-MP), da Fiocruz Brasília, e em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI-MP), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), e em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do MS.

Saiba mais.
Instagram: @formacaovigisaudefiocruz

Programação

14h - Abertura 
Coordenação do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz
Eduarda Cesse e Andréa Sobral.

14h10 – O Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente (Daevs)
Guilherme Loureiro Werneck (diretor do Daevs/SVSA - Ministério da Saúde)

14h40 - Ações da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços – CGDEP/SVSA/MS 
Carlos Vidotti (CGDEP)

15h10 - Estratégia Nacional de Vigilância Laboratorial: Desafios e Perspectivas
Marília Santini de Oliveira (CGLAB/Ministério da Saúde)

16h40 – Encerramento

Assista à transmissão ao vivo:

 

 

Publicado em 28/11/2023

Inscrições abertas para curso de Conservação Aplicadas ao Acervo Arqueológico

Autor(a): 
COC/Fiocruz

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe inscrições para o curso gratuito de qualificação em Técnicas de Conservação Aplicadas ao Acervo Arqueológico. Os interessados devem se inscrever até 4 de dezembro pelo Campus Virtual Fiocruz. As aulas serão realizadas presencialmente na Oficina Escola de Manguinhos, campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, n. 4365), quartas e quintas-feiras, entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro de 2024. 

Ministrado por Neuvânia Curty Ghetti, professora doutora, química e conservadora, o objetivo do curso é sensibilizar e instrumentalizar os alunos para a compreender e atuar na conservação preventiva do acervo arqueológico proveniente das escavações aplicando os princípios da conservação arqueológica na salvaguarda e na gestão do patrimônio arqueológico.  

O curso integra o Programa de Educação Patrimonial vinculado à obra de restauração do Pombal, edifício histórico localizado no campus da Fiocruz em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro.  

A restauração do Pombal, a nova exposição que será implantada no edifício e o Programa de Educação Patrimonial são uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, em conjunto com o Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e patrocínio de Instituto Vale, BASF, Enauta e Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Confira a Minibio da professora:   

Neuvânia Curty Ghetti é licenciada em Química, possui mestrado e doutorado em Arquitetura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pesquisas desenvolvidas na área da preservação e conservação do patrimônio cultural.  

É especialista em Análise e Preservação de Obras de Arte pela Escola Paulista de Direito, SP e coordenou o Laboratório de Arqueologia para Conservação e Restauração – LACOR no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE.  

Atualmente, é professora do Curso de Conservação e Restauração da EBA/UFRJ e coordena o Laboratório de Conservação em Arqueologia - LaC-Arq do Departamento Arte e Preservação onde realiza estudos e pesquisas na área da Conservação de Materiais Arqueológicos, Educação Patrimonial e Conservação Preventiva. Atua também como colaboradora no Laboratório Central de Conservação e Restauração - LCCR do Museu Nacional/UFRJ.

Publicado em 17/11/2023

Sextas celebra o Dia da Consciência Negra

Autor(a): 
Ana Furniel

O Sextas de Poesia desta semana celebra o Dia da Consciência Negra com a poeta Nayyirah Waheed, que aborda questões de gênero, raça e ancestralidade, dando voz a existências silenciadas. Nayyirah Waheed é uma poeta afro-americana contemporânea que possui dois livros publicados: Salt (2013) e Nejma (2014).

A autora ganhou muita visibilidade nas redes sociais Instagram e Twitter, nas quais costumava publicar textos e imagens para ilustrar seus poemas. Pouco se sabe sobre sua vida pessoal, infância ou suas referências, mas Waheed fez das redes sociais seu portfólio e é hoje uma das poetas mais populares da internet. A publicação de seus livros de forma independente é também uma forma de insubmissão e de ruptura. Esse distanciamento não é por acaso, já que em seus livros a autora afirma que o leitor deve buscar a si mesmo ao entrar em contato com a sua obra.

O racismo é um fenômeno social, com bases solidificadas  na nossa estrutura e organização cultural, daí a importância da escrita poética na resistência. A feminista negra e poeta Audre Lorde atribui à poesia a capacidade de fazer com que as pessoas “aconteçam”, em uma narrativa poética de vivências silenciadas, a poesia tem a capacidade de alcançar o inalcançável: uma possibilidade de autodefinição insubmissa.

O Dia da Consciência Negra foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nessa data, no ano de 1665. Zumbi comandou o Quilombo dos Palmares por quase 15 anos e liderou a resistência de milhares de negros contra a escravidão. E como diz a pesquisadora Lélia Gonzalez: "Palmares é um exemplo livre e físico de uma nacionalidade brasileira, uma nacionalidade que está por se constituir. Nacionalidade esta em que negros, brancos e índios lutam para que este país se transforme efetivamente numa democracia".

Com informações do Portal de Revistas da USP 

https://www.revistas.usp.br/clt/article/view/212720/194692

Páginas

Subscrever RSS - Portal Fiocruz