Apresentação
O SUS é um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo, de caráter universal e gratuito, baseado no reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado. Inscrito na Constituição de 1988, ele é uma conquista da sociedade brasileira associada à defesa da democracia e de uma concepção abrangente de Seguridade Social, fruto de décadas de luta pelo direto à saúde no país.
O curso apresenta o sistema de saúde do Brasil, seus princípios, diretrizes, avanços e desafios em 35 anos de implementação. Seu material está organizado em três módulos: O primeiro aborda de forma breve a história de criação do SUS, com ênfase no movimento sanitário dos anos de 1980, seus princípios e diretrizes. Em seguida, traz um balanço de sua implementação, considerando uma série de dimensões estratégicas, como o complexo econômico-industrial em saúde, as relações público-privadas no setor, a descentralização, o financiamento, o trabalho e a educação em saúde, e a participação social. Já o terceiro módulo enfoca a organização das ações e serviços de saúde, com ênfase na atenção primária, na vigilância em saúde e na vigilância sanitária.
A formação tem carga horária de 60 horas e é especialmente voltada a estudantes de pós-graduação e graduação do campo da saúde, mas também para profissionais de saúde, gestores públicos, conselheiros de saúde e outras pessoas que queiram conhecer mais sobre esse sistema.
De caráter introdutório, o curso pode ser feito de diferentes maneiras. Ele está com inscrições abertas e disponível no formato de qualificação autoinstrucional, no entanto poderá ser utilizado como parte de uma disciplina em programas de graduação e pós-graduação; e ainda em iniciativas de qualificação voltadas aos sistemas e serviços de saúde.
A formação apresenta rico conteúdo e inúmeros Recursos Educacionais Abertos, entre eles vídeos, glossário, podcasts e materiais complementares. Além disso, para seu desenvolvimento contou com docentes de diferentes diferentes unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antônio Ivo de Carvalho (CEE/Fiocruz), Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas) e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) -, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Rede Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
O curso apresenta o sistema de saúde do Brasil, seus princípios, diretrizes, avanços e desafios em 35 anos de implementação. Seu material está organizado em três módulos: O primeiro aborda de forma breve a história de criação do SUS, com ênfase no movimento sanitário dos anos de 1980, seus princípios e diretrizes. Em seguida, traz um balanço de sua implementação, considerando uma série de dimensões estratégicas, como o complexo econômico-industrial em saúde, as relações público-privadas no setor, a descentralização, o financiamento, o trabalho e a educação em saúde, e a participação social. Já o terceiro módulo enfoca a organização das ações e serviços de saúde, com ênfase na atenção primária, na vigilância em saúde e na vigilância sanitária.
A formação tem carga horária de 60 horas e é especialmente voltada a estudantes de pós-graduação e graduação do campo da saúde, mas também para profissionais de saúde, gestores públicos, conselheiros de saúde e outras pessoas que queiram conhecer mais sobre esse sistema.
De caráter introdutório, o curso pode ser feito de diferentes maneiras. Ele está com inscrições abertas e disponível no formato de qualificação autoinstrucional, no entanto poderá ser utilizado como parte de uma disciplina em programas de graduação e pós-graduação; e ainda em iniciativas de qualificação voltadas aos sistemas e serviços de saúde.
A formação apresenta rico conteúdo e inúmeros Recursos Educacionais Abertos, entre eles vídeos, glossário, podcasts e materiais complementares. Além disso, para seu desenvolvimento contou com docentes de diferentes diferentes unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antônio Ivo de Carvalho (CEE/Fiocruz), Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas) e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) -, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Rede Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.