Saúde

Home Saúde
Voltar
Publicado em 10/09/2024

‘O SUS e a (re)construção democrática’ será tema de aula inaugural de mestrado inédito da Fiocruz

Autor(a): 
Danielle Monteiro (Ensp/Fiocruz)

Que papel desempenha o Sistema Único de Saúde na retomada da democracia nacional? Buscando responder essa pergunta e trazer uma reflexão sobre o assunto, o mestrado profissional em Saúde Pública da turma de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde vai realizar, no dia 10 de setembro, sua aula inaugural com o tema 'Qual o lugar do SUS na (re)construção democrática do Brasil?'. A atividade será proferida pelo pesquisador da Fiocruz Minas e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Rômulo Paes de Souza. O evento vai acontecer às 13h30, na Fiocruz Brasília, e será aberto ao público. 

Especialista em medicina social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e PhD em epidemiologia pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Rômulo Paes atua na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde no Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz Minas). Foi Diretor do Centro Mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Desenvolvimento Sustentável entre 2013 e 2017. Atua no Brasil, Reino Unido, Egito, África do Sul, Honduras, Cabo Verde e Ilhas Maurício como docente, pesquisador e consultor em epidemiologia, monitoramento e avaliação de políticas sócias, sistemas de informação em saúde e saúde pública. Rômulo é autor/organizador de seis livros de epidemiologia, monitoramento e avaliação de políticas públicas, e também de vários artigos em revistas científicas.

O mestrado profissional em Saúde Pública da turma de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

É a primeira vez em que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) oferece um mestrado profissional na área de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, com foco na gestão da Atenção Primária. Fruto de parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS), o curso é direcionado a técnicos e gestores da Saps. 

O objetivo é fortalecer a capacidade de análise estratégica e a formulação de políticas e gestão de sistemas e serviços de saúde no país, considerando o papel central da Atenção Primária à Saúde para o SUS, frente às múltiplas crises e profundas transformações em curso. A formação visa construir lideranças e gerar mudanças, transformações e inovações na gestão, aplicáveis à realidade nacional e a outros contextos e escalas, visando o enfrentamento dos principais desafios que se colocam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

+ Leia também: Ensp debate projeto de seu primeiro mestrado profissional em Saúde Pública da turma de Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde 

A coordenadora do mestrado e pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/Ensp), Mariana Albuquerque, reforça a importância da realização do curso: "A saúde e os sistemas de saúde estão cada vez mais complexos, em termos técnicos e políticos. No caso do Brasil, onde se agrega a nossa característica federativa, diversidade e desigualdade, isto traz necessidades para a gestão do SUS, que lida com contingências variadas e, ao mesmo tempo, precisa operar e viabilizar o sistema e seus princípios, diante de inúmeros desafios sócio-sanitários".

O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da Ensp e também coordenador do mestrado, Eduardo Melo, explica que, entendendo o caráter estratégico da gestão, o curso objetiva formar atores que atuam na gestão do SUS desde o espaço federal, a partir de uma parceria entre a Ensp/Fiocruz e a Saps/MS: "Seu projeto político pedagógico toma a gestão da saúde e seus distintos objetos como foco, apostando em diferentes estratégias pedagógicas para desenvolver ou aprimorar competências nos mestrandos, envolvendo docentes de diferentes departamentos da Ensp e de parcerias externas. Por ser um mestrado profissional, objetiva também viabilizar intervenções, inovações e mudanças em processos e práticas situadas no trabalho (de gestão) dos envolvidos".

Publicado em 10/09/2024

Mestrado em divulgação científica recebe inscrições para a turma 2025

Autor(a): 
COC/Fiocruz

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe inscrições para a turma 2025 do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Os interessados podem se candidatar online pelo Campus Virtual Fiocruz até 14 de outubro. São oferecidas 15 vagas e a previsão para o início das aulas é março de 2025. Confira o edital.

Inscreva-se já!

Com característica multidisciplinar, o curso tem como objetivo produzir novos conhecimentos, a fim de ampliar o diálogo entre saúde, ciência, tecnologia e sociedade, capazes de induzir o desenvolvimento de novas ações e estratégias para o campo da divulgação científica.

O mestrado é oferecido pela Casa e tem como parceiros o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Serviço

Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz
Período de inscrição: até 14/10/2024
Resultado: 5/12/2022
Informações: Site do PPGDC e  Sistema Integrado de Ensino Fiocruz – SIEF| E-mail: selecaoppgdc@fiocruz.br
Obs.: Não há cobrança de taxa de inscrição

 

#ParaTodosVerem Foto, em primeiro plano, de um prédio onde está escrito na fachada: Centro de Documentação e História da Saúde, atrás desse prédio o Castelo Mourisco e algumas árvores. No topo da foto está escrito: Mestrado em divulgação científica, Casa de Oswaldo Cruz, inscrições até 14/10.

Publicado em 05/09/2024

III Simpósio sobre regulação da resposta imune em doenças inflamatórias crônicas recebe resumos até 9/9

Autor(a): 
Fabiano Gama

A regulação da resposta imune em doenças inflamatórias crônicas é um elemento central na evolução das condições de saúde. Durante o III Simpósio sobre regulação da resposta imune em doenças inflamatórias crônicas, que será realizado de 7 a 9 de outubro de 2024, serão discutidas novas possibilidades de prevenção, tratamento e controle de problemas de saúde relevantes, incluindo: mecanismos de regulação negativa da função efetora em doenças infecciosas ou autoimunes, bem como em tumores malignos; crosstalk imune-metabólico; análise de expressão gênica de célula única, epigenômica e abordagens multiparamétricas para análise de populações celulares e moléculas no sangue e lesões no curso de respostas inflamatórias crônicas; genômica e medicina de precisão. 

Inscreva aqui o seu resumo!

O objetivo é permitir que alunos de pós-graduação e profissionais de pesquisa tenham uma visão atualizada da regulação da inflamação crônica em doenças infecciosas, e também em neoplasias e doenças autoimunes; incentivar a discussão sobre abordagens recentes na avaliação de parâmetros de resposta imune e inflamatória em sangue e tecidos, estimular colaborações nacionais e internacionais. O Simpósio recebe a submissão de resumos para serem selecionados para apresentações orais até 9 de setembro, pelo Campus Virtual Fiocruz!

Além disso, haverá uma sessão dedicada a uma discussão interna sobre como essas abordagens são atualmente implementadas nas plataformas RPT-Fiocruz e como melhorar sua capacidade.

Confira a programação completa!

 

 

 

 

Publicado em 13/09/2024

Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente 2024: seleção para doutorandos segue até 20/9

Autor(a): 
Fabiano Gama

Está chegando ao fim a chamada de seleção de doutorandos dos programas de pós-graduação de todas as unidades técnico-científicas e escritórios da Fundação para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz 2024 (Obsma). Em sua 13ª edição, a chamada visa selecionar doutorandos para participarem de suas atividades pedagógicas e promover a participação destes estudantes na construção e realização de ações educativas da Obsma. Reconhecendo a importância da educação e da divulgação científica para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, a ampliação de seu impacto na sociedade, e, sobretudo, a importância da formação de novos pesquisadores comprometidos com a qualidade da educação básica, em 2024, a Olimpíada oferecerá três diferentes modalidades de participação remota para os doutorandos, matriculadoos em programas da Fiocruz. Candidaturas podem ser enviadas até 20 de setembro.

Acesse aqui a chamada!

Os interessados podem concorrer às vagas nas seguintes modalidades: Oficinas Pedagógicas e Alunos em Ação nas Escolas (Modalidade 1); Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica (Modalidade 2); e Informação e comunicação nas áreas temáticas interdisciplinares da saúde e meio ambiente (Modalidade 3). Estão disponíveis 24 vagas, sendo 8 por modalidade. 

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um programa educacional bienal voltado a estudantes da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (2º segmento) e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Ela tem como objetivo estimular ações, projetos e atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país que contribuam para a educação de qualidade para todos, inclusiva e com mais oportunidades de aprendizagem relevantes e dinâmicas no campo da saúde, abrangendo ainda o conceito de uma vida saudável indissociável de um ambiente ecologicamente equilibrado e sustentável. Com ênfase em metodologias ativas de aprendizagem, este programa — já existe há 22 anos — tem o processo de construção de conhecimento como um de seus eixos centrais e estruturantes. Assim, a Obsma busca incentivar professores e alunos a abordarem, de forma crítica e criativa, temas transversais provocando discussões e reflexões sobre os desafios atuais no campo da saúde e ambiente. 

Leia os detalhes sobre cada uma das modalidades de participação de doutorandos em 2024:

Modalidade 1: Oficinas Pedagógicas e Alunos em Ação nas Escolas

Seu objetivo é possibilitar que estudantes de doutorado da Fiocruz participem da realização de Oficinas Pedagógicas, Alunos em Ação e/ou outras ações educativas da Obsma.

Carga horária: 45h
Vagas: 8 

Descrição de atividades: A Obsma promove atividades pedagógicas visando criar espaços de diálogo e informação com professores e estudantes sobre as relações entre educação, saúde, meio ambiente, ciência e desenvolvimento de projetos interdisciplinares na sala de aula. Dentre as atividades, destacam-se as Oficinas Pedagógicas (presenciais e online) – espaço de formação docente que busca contribuir para a atualização e o aperfeiçoamento de profissionais da educação básica que atuam em sala de aula – e os Alunos em Ação, que propõe realizar dinâmicas dialéticas com os estudantes nos temas de saúde, meio ambiente, ciência e sustentabilidade. 

Espera-se que os/as estudantes de doutorado contribuam para a construção e aperfeiçoamento de novas práticas pedagógicas a serem oferecidas aos professores e estudantes durante as Oficinas Pedagógicas e Alunos em Ação. Os/as doutorandos/as poderão também atuar em outras atividades educativas da Obsma, interagindo com os/as professores/as e estudantes da educação básica nas temáticas ciência, educação, saúde e meio ambiente.

Modalidade 2: Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica

Esta modalidade visa estimular estudantes de doutorado da Fiocruz a proporem e desenvolverem Recursos Educacionais Abertos com foco na promoção da saúde e educação ambiental, contribuindo de modo efetivo para a melhoria da qualidade do ensino nas áreas curriculares transversais saúde e meio ambiente.

Carga horária: 45h
Vagas: 8 

Descrição de atividades: De acordo com o portal Fiocruz, os Recursos Educacionais Abertos (REA) são qualquer recurso educacional disponível abertamente para uso por educadores e alunos, sem a necessidade de pagar direitos autorais ou taxas de licença para sua utilização. Nesta modalidade, espera-se que o/a estudante de doutorado possa desenvolver, criar e produzir novas propostas de REA a partir de uma das seguintes temáticas na interface saúde e meio ambiente: Alimentação e nutrição; Ambiente, ecologia e biodiversidade; Arboviroses e doenças tropicais; Biotecnologia; Comunicação e saúde; Determinantes sociais da saúde; Divulgação científica; Doenças crônicas; Doenças infecciosas; Doenças negligenciadas; Economia e saúde; Educação Ambiental / Educação para a sustentabilidade; Educação em ciências; Educação em saúde; Entomologia e controle de vetores; Epidemiologia; Ética em pesquisa; Formação docente; Genética e biologia molecular; História, saúde e ciência; Informação em saúde; Medicamentos e vacinas; Microbiologia em saúde e resistência microbiana; Mulheres e meninas na ciência; Nanotecnologia e novos materiais; Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma); Parasitologia e paleoparasitologia; Políticas identitárias; Políticas públicas; Saúde da família; Saúde do idoso; Saúde e direitos humanos; Saúde e gênero; Saúde perinatal, da criança e do adolescente; Saúde Única; e Sistema Único de Saúde (SUS). 

Modalidade 3: Informação e comunicação nas áreas temáticas interdisciplinares da saúde e meio ambiente

O objetivo desta modalidade é estimular estudantes de doutorado da Fiocruz a contribuírem com novas estratégias de educação, divulgação científica e engajamento voltadas para a informação e a comunicação em saúde e meio ambiente na educação básica e suas interfaces com a promoção da saúde e a educação ambiental, com ênfase na sustentabilidade.

Carga horária: 45h 
Vagas: 8

Descrição de atividades: Nesta modalidade espera-se que o/a estudante de doutorado proponha estratégias de interação com o público-alvo da Obsma, tendo como finalidade estimular a participação de professores e estudantes nas atividades pedagógicas, assim como no certame da 13ª edição da Obsma. Os exemplos de trabalhos a serem desenvolvidos incluem a criação de materiais informativos e de comunicação sobre a Olimpíada; a criação de estratégias de interação com o público e aprimoramento do site da Obsma que tornem o acesso aos seus conteúdos mais intuitivos e dinâmicos; e a criação de espaços de diálogos (presenciais ou virtuais) para trocas de experiências e compartilhamento de conteúdos sobre a Olimpíada, sobre saúde e meio ambiente.

Acesse aqui a chamada

 

#ParaTodosVerem Banner colorido com colagens de imagens, no topo uma imagem do castelo da Fiocruz em tons lilás, junto de uma pilha de livros, claquete de cinema, o rosto do Oswaldo Cruz e uma prancheta com caneta, no centro os dizeres: OBSMA abre seleção para doutorandos 2024.2, inscrições até 20/9. Na parte inferior do banner imagens de estudantes lendo livros.

Publicado em 06/09/2024

Seleção para doutorandos participarem da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente 2024 segue aberta até 20/9

Autor(a): 
Fabiano Gama

Em sua 13ª edição, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz 2024 (Obsma) segue com a chamada de seleção de doutorandos dos programas de pós-graduação de todas as unidades técnico-científicas e escritórios da Fundação aberta. A chamada visa selecionar doutorandos para participarem de suas atividades pedagógicas e promover a participação destes estudantes na construção e realização de ações educativas da Obsma. Reconhecendo a importância da educação e da divulgação científica para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, a ampliação de seu impacto na sociedade, e, sobretudo, a importância da formação de novos pesquisadores comprometidos com a qualidade da educação básica, em 2024, a Olimpíada oferecerá três diferentes modalidades de participação remota para os doutorandos, matriculadoos em programas da Fiocruz. Candidaturas podem ser enviadas até 20 de setembro.

Acesse aqui a chamada!

Os interessados podem concorrer às vagas nas seguintes modalidades: Oficinas Pedagógicas e Alunos em Ação nas Escolas (Modalidade 1); Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica (Modalidade 2); e Informação e comunicação nas áreas temáticas interdisciplinares da saúde e meio ambiente (Modalidade 3). Estão disponíveis 24 vagas, sendo 8 por modalidade. 

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um programa educacional bienal voltado a estudantes da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (2º segmento) e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Ela tem como objetivo estimular ações, projetos e atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país que contribuam para a educação de qualidade para todos, inclusiva e com mais oportunidades de aprendizagem relevantes e dinâmicas no campo da saúde, abrangendo ainda o conceito de uma vida saudável indissociável de um ambiente ecologicamente equilibrado e sustentável. Com ênfase em metodologias ativas de aprendizagem, este programa — já existe há 22 anos — tem o processo de construção de conhecimento como um de seus eixos centrais e estruturantes. Assim, a Obsma busca incentivar professores e alunos a abordarem, de forma crítica e criativa, temas transversais provocando discussões e reflexões sobre os desafios atuais no campo da saúde e ambiente. 

Leia os detalhes sobre cada uma das modalidades de participação de doutorandos em 2024:

Modalidade 1: Oficinas Pedagógicas e Alunos em Ação nas Escolas

Seu objetivo é possibilitar que estudantes de doutorado da Fiocruz participem da realização de Oficinas Pedagógicas, Alunos em Ação e/ou outras ações educativas da Obsma.

Carga horária: 45h
Vagas: 8 

Descrição de atividades: A Obsma promove atividades pedagógicas visando criar espaços de diálogo e informação com professores e estudantes sobre as relações entre educação, saúde, meio ambiente, ciência e desenvolvimento de projetos interdisciplinares na sala de aula. Dentre as atividades, destacam-se as Oficinas Pedagógicas (presenciais e online) – espaço de formação docente que busca contribuir para a atualização e o aperfeiçoamento de profissionais da educação básica que atuam em sala de aula – e os Alunos em Ação, que propõe realizar dinâmicas dialéticas com os estudantes nos temas de saúde, meio ambiente, ciência e sustentabilidade. 

Espera-se que os/as estudantes de doutorado contribuam para a construção e aperfeiçoamento de novas práticas pedagógicas a serem oferecidas aos professores e estudantes durante as Oficinas Pedagógicas e Alunos em Ação. Os/as doutorandos/as poderão também atuar em outras atividades educativas da Obsma, interagindo com os/as professores/as e estudantes da educação básica nas temáticas ciência, educação, saúde e meio ambiente.

Modalidade 2: Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica

Esta modalidade visa estimular estudantes de doutorado da Fiocruz a proporem e desenvolverem Recursos Educacionais Abertos com foco na promoção da saúde e educação ambiental, contribuindo de modo efetivo para a melhoria da qualidade do ensino nas áreas curriculares transversais saúde e meio ambiente.

Carga horária: 45h
Vagas: 8 

Descrição de atividades: De acordo com o portal Fiocruz, os Recursos Educacionais Abertos (REA) são qualquer recurso educacional disponível abertamente para uso por educadores e alunos, sem a necessidade de pagar direitos autorais ou taxas de licença para sua utilização. Nesta modalidade, espera-se que o/a estudante de doutorado possa desenvolver, criar e produzir novas propostas de REA a partir de uma das seguintes temáticas na interface saúde e meio ambiente: Alimentação e nutrição; Ambiente, ecologia e biodiversidade; Arboviroses e doenças tropicais; Biotecnologia; Comunicação e saúde; Determinantes sociais da saúde; Divulgação científica; Doenças crônicas; Doenças infecciosas; Doenças negligenciadas; Economia e saúde; Educação Ambiental / Educação para a sustentabilidade; Educação em ciências; Educação em saúde; Entomologia e controle de vetores; Epidemiologia; Ética em pesquisa; Formação docente; Genética e biologia molecular; História, saúde e ciência; Informação em saúde; Medicamentos e vacinas; Microbiologia em saúde e resistência microbiana; Mulheres e meninas na ciência; Nanotecnologia e novos materiais; Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma); Parasitologia e paleoparasitologia; Políticas identitárias; Políticas públicas; Saúde da família; Saúde do idoso; Saúde e direitos humanos; Saúde e gênero; Saúde perinatal, da criança e do adolescente; Saúde Única; e Sistema Único de Saúde (SUS). 

Modalidade 3: Informação e comunicação nas áreas temáticas interdisciplinares da saúde e meio ambiente

O objetivo desta modalidade é estimular estudantes de doutorado da Fiocruz a contribuírem com novas estratégias de educação, divulgação científica e engajamento voltadas para a informação e a comunicação em saúde e meio ambiente na educação básica e suas interfaces com a promoção da saúde e a educação ambiental, com ênfase na sustentabilidade.

Carga horária: 45h 
Vagas: 8

Descrição de atividades: Nesta modalidade espera-se que o/a estudante de doutorado proponha estratégias de interação com o público-alvo da Obsma, tendo como finalidade estimular a participação de professores e estudantes nas atividades pedagógicas, assim como no certame da 13ª edição da Obsma. Os exemplos de trabalhos a serem desenvolvidos incluem a criação de materiais informativos e de comunicação sobre a Olimpíada; a criação de estratégias de interação com o público e aprimoramento do site da Obsma que tornem o acesso aos seus conteúdos mais intuitivos e dinâmicos; e a criação de espaços de diálogos (presenciais ou virtuais) para trocas de experiências e compartilhamento de conteúdos sobre a Olimpíada, sobre saúde e meio ambiente.

Acesse aqui a chamada

 

#ParaTodosVerem Banner colorido com colagens de imagens, no topo uma imagem do castelo da Fiocruz em tons lilás, junto de uma pilha de livros, claquete de cinema, o rosto do Oswaldo Cruz e uma prancheta com caneta, no centro os dizeres: OBSMA abre seleção para doutorandos 2024.2, inscrições até 20/9. Na parte inferior do banner imagens de estudantes lendo livros.

Publicado em 02/09/2024

Pós-graduação de Informação e Comunicação em Saúde lança editais para Mestrado e Doutorado 2025 em Libras e Linguagem Simples

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Uma inovação para atender ao público dos cursos de pós-graduação de Informação e Comunicação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação  Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), foi lançada: estão disponíveis as chamadas públicas em linguagem simples e em Libras para aqueles que querem fazer os cursos de Mestrado e Doutorado 2025, do PPGICS.

Os cursos têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino, relacionadas à informação e comunicação no campo da saúde pública. Estão disponíveis 16 vagas para doutorado e 20 para mestrado. 

Todas as chamadas públicas estão disponíveis no site do PPGICS.

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar a Plataforma Siga, preencher o formulário de inscrição para seleção de vagas e apresentação de documentos. O envio de documentação por formulário será até 9 de setembro de 2024.

Sobre o PPGICS

Com nota 6 (seis), dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes (as notas variam de 3 a 7), o PPGICS integra o Programa de Excelência Acadêmica (Proex), do Governo Federal. O seu nível de excelência é demonstrado também pelas teses e dissertações premiadas.

O Programa de Pós-Graduação do Icict é dividido em três linhas de pesquisa: 

Linha 1: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Linha 2: Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde

Linha 3: Informação para Análise, Vigilância, Monitoramento e Avaliação em Saúde

Para outras informações, consulte o site do PPGICS.

Publicado em 29/08/2024

Inscrições abertas para doutorado em biodiversidade e saúde no Instituto Oswaldo Cruz

Autor(a): 
Lucas Leal*

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebe inscrições para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Saúde. São oferecidas até dez vagas. Interessados podem se inscrever até 1º de setembro através do Campus Virtual Fiocruz

Inscreva-se!

Biodiversidade e Saúde

O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde (PPG-BS) tem por objetivo a formação de mestres e doutores capazes de atuar em pesquisa, docência e atividades técnicas sobre a parcela da biodiversidade relacionada à saúde. Esses profissionais poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa que envolvam: a) taxonomia, sistemática e biogeografia; b) caracterização morfológica, bioquímica e molecular; c) relações ecológicas e etológicas dos organismos e suas relações com os seres humanos, animais e ambiente, no contexto da saúde global; d) educação em Biodiversidade e Saúde; e) pesquisa e curadoria em coleções biológicas. O Doutorado destina-se a portadores de Diploma de Graduação e Diploma de Mestrado emitidos por instituições reconhecidas por órgãos responsáveis pelo credenciamento e regulação das instituições de educação. São ofertadas dez vagas para Doutorado.

A carga horária total mínima para o Curso de Doutorado é de 2.880 horas, equivalentes a 36 créditos em disciplinas e 160 créditos (ou 2.400 horas) para o trabalho de tese.

As inscrições deverão ser realizadas até 1º de setembro de 2024,

Confira o edital completo e inscreva-se já!

 

*Lucas Leal é estagiário sob supervisão de Isabela Schincariol

Publicado em 27/08/2024

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente seleciona estudantes para ações educativas e de divulgação científica

Autor(a): 
Fabiano Gama

Com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente vai selecionar 5 bolsistas por 2 meses para colaborarem com as avaliações regionais e nacional e demais atividades envolvendo o público externo.

Estudantes de pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) podem se inscrever para atuar em ações educativas e de divulgação científica nos meses de outubro e novembro de 2024. As atividades serão presenciais.

Para participar, é necessário uma disponibilidade mínima de 8h semanais.

Envie seu currículo atualizado para olimpiada@fiocruz.br  até 2 de setembro!

Publicado em 18/11/2024

Editora Emerald abre chamadas para submissão de artigos

Autor(a): 
CGCOM/Capes

Parceira do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Editora Emerald está com chamadas abertas para a submissão de artigos acadêmicos até 1º de dezembro deste ano.

Já no mês de novembro, no dia 30, serão recebidas as seguintes propostas: Endereçando inovações tecnológicas, eventos em saúde e necessidades sociais para alcançar qualidade na educação, propagado no The TQM Journal; Desenvolvendo pedagogias com inteligência artificial generativa com estudos de aula, no International Journal for Lesson and Learning Studies; Temas contemporâneos em contabilidade, finanças e governança, disseminado no Journal of Financial Reporting and Accounting.

Os últimos artigos deste ano serão entregues no dia 1º de dezembro, com a abordagem dos temas sobre Sustentabilidade e empresa familiar, no Journal of Family Business Management, e Reimaginando teorias e práticas por meio da lente do empreendedorismo de transição, para o Management Decision.

Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 446 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no País e para a integração da comunidade científica brasileira.

 

 

 

 

 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/Capes)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/Capes

Publicado em 27/08/2024

Seminário celebra 15 anos do Observatório de Clima e Saúde

Autor(a): 
Ariene Rodrigues (Icict/Fiocruz)

Colaborar para decisões rápidas e alertar para potenciais riscos à saúde da população através da sistematização e compartilhamento de informações sobre as mudanças ambientais e climáticas. Estes têm sido alguns dos propósitos do Observatório de Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz), que celebra 15 anos de atuação em 2024. 

Para comemorar a data, no dia 28 de agosto será realizado o seminário Clima e Saúde: olhares no presente em direção ao futuro, que reunirá pesquisadores e especialistas, tanto nacionais como internacionais, para debater os impactos das mudanças climáticas na saúde. 

“A crise climática atual precisa ser entendida na sua complexidade, e sabemos que nenhum grupo pode dar conta desse fenômeno isoladamente. Por isso, esse seminário vai reunir antigos parceiros e criar oportunidade de ampliar colaborações por meio de redes de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais”, afirma o coordenador do Observatório, Christovam Barcellos.

O seminário será uma oportunidade para refletir sobre as conquistas do Observatório, que, desde sua criação, tem desempenhado um importante papel na centralização e disponibilização de dados ambientais, climáticos, socioeconômicos e epidemiológicos. Esse trabalho tem colaborado na elaboração de análises mais abrangentes e formulação de políticas públicas mais eficazes. Um exemplo foi a atuação durante as enchentes no Rio Grande do Sul, quando o Observatório elaborou duas notas técnicas: a primeira, nos primeiros dias do desastre, abordando os impactos imediatos e possíveis consequências sobre a saúde da população; e a segunda, um mês depois, alertando para as doenças e agravos que poderiam ocorrer nos meses seguintes

Voltado para o futuro, o evento se propõe a ser um espaço de diálogo em busca da construção de estratégias coletivas para a redução dos impactos das mudanças climáticas na saúde, especialmente nas populações mais vulneráveis. Para colaborar nessa elaboração, nomes como Rachel Lowe, pesquisadora do Barcelona Supercomputing Center, e Claudio Angelo, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima, farão parte dos painéis de debate.

As inscrições são gratuitas, limitadas, e podem ser realizadas pelo site do Icict. 

O evento também contará com transmissão ao vivo no canal da VideoSaúde Distribuidora no youtube.

Programação

Seminário “Clima e Saúde: olhares no presente em direção ao futuro”

Data: 28 de agosto (quarta-feira)
Horário: 9h às 16h30
Local: Hotel Windsor Florida (Rua Ferreira Viana, 81 - Flamengo, Rio de Janeiro)

9h Boas-vindas

9h30 Mesa de Abertura

Instituições participantes: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Organização Mundial de Saúde e Organização Panamericana de Saúde

10h Painel 1: Panorama do Observatório de Clima e Saúde nos últimos 15 anos

Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz )
Guilherme Franco Netto (Vppaps/Fiocruz)
Miguel Monteiro (Inpe)

10h35 Painel 2: Contribuições Conceituais sobre os temas do Observatório de Clima e Saúde

Água - Léo Heller (IRR/Fiocruz)
Desastres - Carlos Machado (Ensp/Fiocruz)
Poluição do Ar - Sandra Hacon (Ensp/Fiocruz)
Vetores - Claudia Codeço (Procc/Fiocruz)
Mediação: Mônica Magalhães (Icict/Fiocruz)

12h – 13h INTERVALO

13h Painel 3: Desenvolvimento Tecnológico dos Sistemas de Indicadores do Observatório de Clima e Saúde

Heglaucio Barros (Icict/Fiocruz)
Vanderlei Matos (Icict/Fiocruz)
Raphael Saldanha (Icict/Fiocruz)
Mediação: Marcel Pedroso (Icict/Fiocruz)

14h Painel 4: Análise das Informações de Situação de Saúde nos quatro temas do Observatório de Clima e Saúde

Vetores - Rachel Lowe (BSC-CNS)
Poluição do Ar - Emmanuel Roux (IRD)
Desastres - Beatriz Oliveira (Fiocruz Piauí)
Água - Renata Gracie (Icict Fiocruz)
Mediação: Diego Ricardo Xavier (Icict/Fiocruz)

15h Painel 5: A Comunicação e Divulgação Científica para Gestores, Sociedade Civil e Pesquisadores no âmbito do Observatório de Clima e Saúde

Theresa Williamson (ComCat)
Daniela Muzi (Icict/Fiocruz)
Juliana Mori (InfoAmazônia)
Claudio Angelo (Observatório do Clima)
Mediação: Renata Gracie

16h30 Encerramento

Páginas

Subscrever RSS - Saúde