pós-graduação

Home pós-graduação
Voltar
Publicado em 31/07/2024

Doutorado Profissional em Saúde Pública promoverá aula inaugural com tema 'Ciência, Saúde e Desenvolvimento'

Autor(a): 
Tatiane Vargas (Ensp/Fiocruz)

A primeira turma do Doutorado Profissional em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) terá sua aula inaugural no dia 2 de agosto, com a participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Grabois Gadelha. A aula terá como tema 'Ciência, Saúde e Desenvolvimento'. A proposta do curso é fomentar o diálogo que favoreça a redução de iniquidades em saúde a partir da complexidade dos processos saúde-doença e do cuidado em saúde. A atividade acontecerá no auditório térreo, a partir das 9 horas, aberta aos interessados. Haverá transmissão, ao vivo, pelo canal da Ensp no Youtube. Participe!

Segundo a coordenadora do curso, a pesquisadora da Ensp, Elyne Engstron, o doutorado é um compromisso histórico da Ensp com a saúde da população brasileira, que se traduz na formação para o SUS e na produção de um sistema dinâmico, vivo e arrojado em suas concepções e propostas, com o objetivo de melhorar a saúde da população brasileira e produzir conhecimento científico para o campo da saúde pública.

+ Leia mais sobre o Doutorado Profissional em Saúde Pública.

“O doutorado é fruto uma construção coletiva ao longo dos últimos anos junto à Coordenação de Pós-graduação (CPG) e os docentes do Programa. Nesta primeira turma vamos incorporar dois perfis: servidores da Fiocruz, com ênfase na formação para ciência, tecnologia e inovação; e profissionais e gestores que atuam na Atenção Primária no município do Rio de Janeiro. Duas turmas que já vem participando do Programa Profissional da Escola, no mestrado profissional”.

O curso busca formar lideranças aptas a exercer atividades de investigação e de ensino em serviço, sem se afastarem de suas atividades do mundo do trabalho, fazendo dessa possibilidade importante recurso de aprendizagem na relação ensino-gestão-serviços. De acordo com a coordenadora, a intenção da formação é promover o trabalho em equipe e o diálogo entre profissionais e docentes.

Encerrando a aula inaugural, haverá a apresentação do ‘Rap da Saúde SMS’, uma rede de adolescentes e jovens promotores da saúde, que fazem parte do curso desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro.

Assista ao vivo:

 

Publicado em 24/07/2024

Fiocruz oferece disciplina 'Escrita Científica' a alunos da Pós-Graduação em Saúde Pública

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), oferece aos seus alunos de mestrado e de doutorado a disciplina eletiva de Escrita Científica. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho por meio do formulário de inscrição. Há 30 vagas disponíveis. Os inscritos serão divulgados em 5 de agosto. As aulas serão realizadas no período de 12 de agosto a 18 de novembro, às segundas-feiras, das 14h às 17h. O formato adotado será presencial, na Ensp. A disciplina terá como convidada e ministrante principal Maria Thereza Lucia Aires Imbiriba, professora da Fundação Técnico-Educacional Faculdade Souza Marques. 

Inscreva-se já!

Professora coordenadora: Vera Lucia Luiza

Gestão acadêmica: Sabrina Alarcão

Período: 12/8 a 18/11 (15 sessões; 3 créditos)

Publicado em 24/07/2024

Alunos da Fiocruz concorrem a premiação no 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) Raquel da Silva Teixeira e Jânio Gustavo Barbosa, estão concorrendo, respectivamente, ao Prêmio EBBC 2024 de melhores Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado, publicadas entre os anos de 2022 e 2023.

A premiação, que destaca a contribuição significativa dos trabalhos para o desenvolvimento dos estudos métricos de informação, será realizada durante o 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC, que acontecerá na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 22 e 26 de julho e terá como tema “Ciência Inclusiva e Global: Métricas, Dados e Infraestruturas”.

A dissertação “Ciência e sexualidade: a produção científica brasileira sobre atenção à saúde de mulheres lésbicas”, de Raquel da Silva Teixeira, foi defendida em março de 2023 e teve como orientadora Kizi Mendonça de Araújo. Em sua pesquisa, Raquel aborda, dentre outros pontos, os três principais paradigmas que direcionaram os discursos coletivos acerca das relações entre mulheres, são eles: o discurso religioso, o discurso médico e o político. Os resultados de sua pesquisa demonstram “que a saúde de mulheres lésbicas é tema pouco explorado no Brasil, e apontam uma produção científica ainda incipiente, fruto de uma comunidade científica pouco estruturada. O panorama descortinado através das publicações analisadas evidencia a tendência universalizante da abordagem da científica sobre o tema, onde as especificidades em saúde da população lésbica são tratadas de maneira tangencial”.

Já a tese de Jânio Gustavo Barbosa,”Infraestrutura de informação na fronteira entre saúde e direito: ampliando o diagnóstico da judicialização no Brasil”, orientada por Maria Cristina Soares Guimarães e tendo como segundo orientador Clênio Jair Schulze, enfoca um tema “relativamente recente na literatura científica”, e traz “um protótipo, JUDJe (judje.com.br), orientado para ler, coletar, agrupar, classificar e disponibilizar dados de judicialização da saúde, especificamente, nos litígios em câncer, no estado do Rio de Janeiro, no período entre 2015 e 2021”. Como resultado, o protótipo JUDJe “se mostrou escalável, expansível, híbrido, de alta disponibilidade, capaz de fornecer uma infraestrutura potencial, até então inexistente no Brasil, que permite novas configurações de dados e análises do próprio judiciário, da gestão pública e da sociedade.”

Ambas as orientadoras Kizi Mendonça de Araújo e Maria Cristina Soares Guimarães são pesquisadoras do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS), que desenvolve pesquisas na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

As pessoas interessadas em participar do 9º EBBC podem se inscrever pelo link: https://ebbc.inf.br/ebbc9/

Publicado em 23/07/2024

2ª Semana de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília: inscrições seguem abertas até 31/7

Autor(a): 
Fernanda Marques (Fiocruz Brasília)

Ciências que rompem os limites das universidades e institutos de pesquisa e chegam à toda sociedade, não como pacotes de conhecimentos prontos e acabados, mas como convite ao diálogo e à troca de experiências, em um processo no qual todos saem transformados – as populações, porque se apropriam e participam dos fazeres científicos, e os cientistas, porque passam a trabalhar mais conectados com a realidade e as demandas sociais. Desenhando esse cenário como meta, a Fiocruz Brasília realiza, de 13 a 15 de agosto, a 2ª Semana de Divulgação Científica, evento direcionado a pesquisadores, professores, profissionais da comunicação, da saúde e da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento, e demais interessados pela temática. As atividades serão presenciais e as inscrições já estão abertas no Campus Virtual Fiocruz até 31 de julho (haverá emissão de certificados)

Inscreva-se já!

O objetivo é promover discussões teóricas e atividades práticas que fortaleçam o campo da divulgação científica, aumentando o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos e ações de popularização da ciência cada vez mais dialógicos e com a participação da sociedade. O evento busca também apresentar a divulgação científica como uma área de estudos e pesquisas, e suas interfaces com a educação, a cidadania e o enfrentamento das desigualdades.

Para alcançar esses objetivos, a programação foi dividida em uma conferência de abertura e cinco mesas temáticas, que abordarão impactos e enfrentamentos do negacionismo; as relações da ciência com a arte e o lúdico; as produções de divulgação científica em áudio e audiovisual; os impactos da transformação digital e, em especial, das mídias sociais; e as pesquisas sobre popularização da ciência. Uma pluralidade de especialistas já confirmaram presença e, em breve, anunciaremos o time completo. 

Além das palestras, a 2ª Semana de Divulgação Científica incluirá uma visita a um museu/centro de ciências situado em Brasília e uma mostra de produções técnicas e relatos de experiências. A proposta é que os participantes conheçam também diferentes práticas de divulgação científica e saiam do evento com muitas reflexões e ideias para fortalecer ações de popularização da ciência ou mesmo implementar novos projetos.

O resultado final dos trabalhos selecionados para a mostra de produções e experiências pode ser acessado aqui.

O resultado preliminar dos trabalhos selecionados para a mostra de produções e experiências pode ser acessado aqui.

Relembre a 1ª Semana de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília, realizada em 2018

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo azul, no canto esquerdo os dizeres: 2ª Semana de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília, ao lado a imagem ilustrativa de um lápis e um caderno com o desenho de um tubo de ensaio, faça a sua inscrição do dia treze a quinze de agosto.

Publicado em 19/07/2024

Auxílio à Permanência do Estudante 2024.2: últimos dias - até 22/7

Autor(a): 
Fabiano Gama

Está chegando ao fim o prazo para inscrições de estudantes de Mestrado e Doutorado acadêmicos para o processo seletivo para recebimento do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG) 2024.2. A Chamada dispõe de todas as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização do processo seletivo. Voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, a iniciativa visa promover a permanência desses estudantes nos Programas de Pós-Graduação, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. As inscrições estão abertas até 22 de julho através do Formulário de Inscrição, disponibilizado na página do processo seletivo no Campus Virtual Fiocruz. Acesse o Edital e confira todas as informações e critérios de elegibilidade! Ao clicar no link do Formulário de Inscrição, é necessário realizar o login no Acesso Único Fiocruz.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2024.2

Nesta chamada, poderão ser atendidos até 80 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada: baixa renda, sem atividade remunerada e em dedicação exclusiva ao curso.

No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a Secretaria Acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.

 APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto Nº 6.135, de 26 de junho de 2007, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

Publicado em 19/07/2024

Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente recebe inscrições de alunos externos para disciplinas isoladas

Autor(a): 
IFF/Fiocruz

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher e o Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada (mestrado e doutorado) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) divulgam inscrições para disciplinas isoladas – segundo semestre de 2024. As aulas serão em formato presencial e online e acontecerão nas instalações do Instituto. As inscrições estão abertas até o dia 23 de julho, às 23h59.

Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário realizar um cadastro no Login Único da Fiocruz seguindo os passos abaixo:

 - Acesse o site do Acesso Fiocruz;

- Clique em “Crie sua conta”;

- Selecione uma das opções: brasileiro, estrangeiro sem CPF ou estrangeiro com CPF;

- Preencha seus dados pessoais, leia os termos de uso e realize a confirmação do campo “Li e estou de acordo com os termos de uso”;

- Clique na opção “Não sou um robô” e em seguida clique em “Avançar”;

- Verifique se o seu e-mail está correto e clique em “Avançar” para ativar a sua conta;

- Verifique o recebimento do código de acesso na caixa de entrada do seu e-mail. Informe o código de acesso recebido por e-mail, no campo “código de 06 dígitos” e em seguida clique em Verificar”;

- Uma mensagem de confirmação será apresentada: “Sua conta foi criada com sucesso”, clique em “Autenticar”;

- Depois de cadastrado ou se já tiver cadastro no "Login Único da Fiocruz", acesse a opção "Serviços Fiocruz" no menu à esquerda. Clique em "Ensino" e depois em "Inscrição em Disciplina Isolada";

- Selecione a opção Disciplinas PGSCM ou PGPASCM para Candidatos Externos 2024.02

Em caso de dúvidas ou dificuldades no momento da inscrição, entrar em contato com a Secretaria Acadêmica de acordo com o Programa escolhido:

Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher: pgscm.iff@fiocruz.br

Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Mulher: pgpascm.iff@fiocruz.br

Publicado em 18/07/2024

Especialização em Farmacovigilância: último dia de inscrições - até 19/7

Autor(a): 
Fabiano Gama

Foram prorrogadas, até 19 de julho, as inscrições para o curso de especialização em Farmacovigilância, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). O curso tem como objetivo formar especialistas em farmacovigilância para atuar na área de saúde pública. Interessados em se candidatar podem se inscrever pelo Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se aqui!

A especialização oferece no total três (3) vagas, que são voltadas a profissionais com ensino superior completo na área da saúde e com vínculo profissional na Fiocruz, que desenvolverão, ao longo das aulas, competências para o trabalho profissional, multiprofissional e interprofissional em centros de pesquisa clínica, setores de pesquisa clínica de patrocinadores de estudos, organizações representativas de pesquisa clínica e afins.

De acordo com o Edital, as aulas teóricas poderão ocorrer na modalidade remota síncrona (via plataforma Teams) ou presenciais (neste caso ocorrerão no prédio da Educação do IFF ou em outras unidades da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ). As atividades práticas poderão ocorrer na modalidade remota ou presenciais (neste caso ocorrerão na Plataforma de Pesquisa Clínica da VPPCB/Fiocruz, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), na Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) ou outra instituição parceira interna ou externa à Fiocruz). As datas das atividades práticas serão disponibilizadas no início do curso, havendo a possibilidade de mudanças a depender da viabilidade das mesmas nos locais supracitados.

Para realização do curso, o aluno deverá ter disponibilidade de 20 horas mensais distribuídas da seguinte forma:

Atividades teóricas – carga horária de 16 (dezesseis) horas, uma vez por mês, às quintas-feiras e sextas-feiras (9h às 17h). Haverá atividades extraclasses com carga horária de 4h mensais.

Atividades práticas – carga horária de 60 horas distribuídas ao longo do curso, em dias a combinar após início do curso.

Acesse aqui o Edital completo para mais informações e inscreva-se já pelo Campus Virtual Fiocruz até 19 de julho!

Publicado em 19/07/2024

Informação e Comunicação em Saúde: inscrições abertas para as disciplinas eletivas do 2º semestre de 2024

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (PPGICS/Icict/Fiocruz) está com inscrições abertas, até 22 de julho de 2024 às 12h, para as suas disciplinas eletivas para o segundo semestre de 2024. São elas:

• Ciência, estado e sociedade - Professoras: Cristina Guimarães e Rosane Abdala

• Teorias e políticas de comunicação e saúde - Professoras: Daniela Muzi e Pâmela Pinto

• Fontes de informação e indicadores de saúde - Professores: Dália Romero e Ricardo Dantas

• Análise de situações de saúde - Professor: Marcel Pedroso

• Inquéritos amostrais, por amostragem em cadeia e pela Internet: planejamento, construção, realização e uso das informações - Professoras: Celia Landmann Szwarcwald e Dalia Romero

• O corpo sob medida e as bases da saúde digital - Professor: Josué Laguardia

• Interseccionalidade e decolonialidade – fundamentos, problematização e aplicações possíveis na pesquisa e comunicação e saúde - Professoras: Inesita Soares de Araújo e Irene Kalil

• Crise dos sistemas peritos, desinformação e polarização política - Professoras: Kátia Lerner e Danila Cal (Assistente)

• Avaliação da qualidade da informação em sites de saúde: uma experiência prática - Professor: André Pereira Neto

• Comunicação e saúde: SUS, direitos e políticas nos contextos de desinformação - Professores: Janine Cardoso e Igor Sacramento

• Ética aplicada à pesquisa nas humanidades - Professores: Márcio Sacramento e Cristina Guimarães

• Ciência de dados aplicada à saúde - Professor: Marcel Pedroso

Podem se inscrever alunos graduados, matriculados em cursos de pós-graduação Lato e Stricto Sensu, que deverão acessar a grade curricular e a chamada pública que estão disponíveis nos sites do Icict e do PPGICS. As inscrições serão realizadas direto na Plataforma SigaInscrição>Informação e Comunicação em Saúde - ICICT >Inscrição). 

Leia atentamente a chamada pública disponível aqui.

 

 

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Publicado em 17/07/2024

Escola Nacional de Saúde Pública realiza 1ª Jornada Acadêmica Discente

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

No mês de seu aniversário de 70 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) realizará a sua 1ª Jornada Acadêmica Discente. Com o tema “Do SUS e para o SUS: desafios, limitações e potencialidades”, o objetivo da 1ª JAD é reunir e agregar estudantes de todos os cursos de Pós-graduação da Escola, de Stricto Sensu e Lato Sensu, para promover a exposição e a discussão de trabalhos de alunos com matrícula ativa e egressos formados entre 2019 e 2023. A programação contará com conferências de abertura e encerramento, comunicação oral, rodas de conversa, palestras, apresentações culturais e confraternização, entre os dias 9 e 11 de setembro. As inscrições e submissões de trabalhos para a 1ª Jornada Acadêmica Discente da Ensp estão abertas até 9 de agosto pelo Campus Virtual Fiocruz. Os interessados podem se inscrever como participantes, submetendo trabalhos, ou como ouvintes.

Inscreva-se já!

A Jornada valoriza debates e trabalhos sobre interseccionalidades das lutas, dos direitos e pela integralidade do cuidado dentro do escopo das temáticas do SUS, não prejudicando outras temáticas que possam ser apresentadas pela produção discente e busca reunir estudantes pertencentes a todos os cursos de Pós-graduação da Ensp, abrangendo os cursos lato sensu de Especialização e Residência e os cursos de mestrado e doutorado, tanto das modalidades acadêmica e profissional das áreas da Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia e Bioética, assegurando o espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos finalísticos discentes, envolvendo seus projetos de conclusão de disciplinas, monografias, dissertações e teses desenvolvidos na Escola, proporcionando, assim, a troca de experiências entre estudantes, docentes e pesquisadores.

Os trabalhos devem ser, prioritariamente, produtos de suas pesquisas e estudos finalísticos, ou oriundos de atividades relacionadas às disciplinas cursadas na Ensp. Cada aluno ou egresso pode submeter até três trabalhos. As apresentações serão divididas em 15 Áreas Temáticas:

1 - Gestão e Saneamento ambiental

2 - Toxicologia ambiental e clínica

3 - Epidemiologia de Doenças Transmissíveis

4 - Epidemiologia de Doenças crônicas Não-Transmissíveis

5 - Modelagem Estatística, Matemática e Computacional Aplicada à Saúde

6 - Ética Aplicada e Bioética

7 - Atenção Primária à Saúde e Promoção da saúde

8 - Saúde do trabalhador

9 - Vigilância em saúde (epidemiológica, sanitária e ambiental)

10 - Saúde pública em subgrupos populacionais específicos

11 - Saúde mental

12 - Organização e Gestão do Sistema de Saúde

13 - Educação Popular, Participação social e Movimentos sociais em saúde

14 - Saúde e suas interfaces com arte, comunicação e tecnologia

15 - Formação em Saúde e Educação Permanente

Confira o Edital completo da 1ª JAD, inscreva-se para participar e saiba como realizar a submissão de trabalhos!

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: cientifica.japg@gmail.com  

Comissão formada por estudantes organiza a 1ª JAD

Com o apoio da Vice-direção de Ensino (VDE) da Ensp, a 1ª JAD está sendo organizada por uma comissão formada por cerca de 30 estudantes do Mestrado Profissional, dos programas acadêmicos e das residências. Representante discente da Ensp e um dos coordenadores da Associação de Pós-Graduandos (APG) Fiocruz RJ, Bruno Dias conta que a Jornada Acadêmica surgiu como uma demanda dos estudantes. Ele lembra que a proposta foi apresentada à Direção e à Vice-direção de Ensino (VDE) da Escola numa reunião realizada em 2023, encontro que marcou o estreitamento de laços entre discentes e a gestão da Escola. Ideia amadurecida, a Jornada foi incluída no Calendário Acadêmico de 2024. “É um processo coletivo. A jornada é construção de uma demanda estudantil. Além de uma iniciativa para valorizar a produção discente, é uma oportunidade para os estudantes vivenciarem o processo de organização de um evento, pensando nas mesas, na programação e atuando na articulação institucional dentro da Ensp”, explicou Bruno.

A vice-diretora de Ensino da Ensp, Enirtes Caetano, afirmou que a 1ª Jornada é anunciada “com muita alegria”. A pesquisadora ressalta a relevância dos temas que serão debatidos. “Diante de um cenário complexo e desafiador, temas relevantes irão compor as seções e mesas propostas por um coletivo marcado pela diversidade”, disse. Enirtes acredita que a pluralidade da área de saúde coletiva estará em destaque por meio da produção científica oriunda de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de residência e de cursos. “Entre os valores e princípios que orientam o Projeto Político Pedagógico da Ensp, estão o compromisso com a transformação dos determinantes das desigualdades das condições de saúde e com a promoção da equidade, da cidadania e dos direitos sociais. Bem como o compromisso com a dinâmica de uma instituição pública voltada para a sociedade, com capacidade de gerar conhecimento, formular propostas e desenvolver inovações que atendam os interesses coletivos e públicos”, comentou a vice-diretora.

Representante do PPG Saúde Pública e Meio Ambiente e membro da comissão organizadora da Jornada, Lillian Silva afirma que o evento é oportunidade de aproximar os alunos, que se distanciaram durante a pandemia de Covid-19. "A interação foi muito prejudicada durante a pandemia. Muitos colegas de turma estão se (re)conhecendo agora, com o retorno das atividades presenciais, desde 2023. Por isso, a JAD 2024 é uma excelente oportunidade para integrar e estreitar os laços entre os discentes de todos os cursos, trazer vida para a Ensp e divulgar nossas produções acadêmicas. Ou seja, mostrar como a Ensp, também com seu corpo discente, contribui para a saúde pública no Brasil”. 

A representante do PPG em Epidemiologia e Saúde Pública, Léa Amaral, classifica como gratificante e significativa a experiência de participar da organização da 1ª JAD da nsp. “O evento é importante para promover discussão e reflexão sobre os inúmeros desafios e as vastas potencialidades do SUS e das nossas pesquisas. Esperamos que a Jornada se torne um espaço rico de troca de conhecimentos e experiências entre estudantes, professores, profissionais e gestores de saúde, pois muitos dos participantes exercem todos esses papéis”, disse a aluna.

Publicado em 09/07/2024

Inscrições abertas para Auxílio à Permanência do Estudante 2024.2

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo de estudantes de Mestrado e Doutorado acadêmicos para o recebimento do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG) 2024.2. A Chamada dispõe de todas as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização do processo seletivo. Voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, a iniciativa visa promover a permanência desses estudantes nos Programas de Pós-Graduação, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. As inscrições estão abertas até 22 de julho através do Formulário de Inscrição, disponibilizado na página do processo seletivo no Campus Virtual Fiocruz. Acesse o Edital e confira todas as informações e critérios de elegibilidade! Ao clicar no link do Formulário de Inscrição, é necessário realizar o login no Acesso Único Fiocruz.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2024.2

Nesta chamada, poderão ser atendidos até 80 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada: baixa renda, sem atividade remunerada e em dedicação exclusiva ao curso.

No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a Secretaria Acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.

 APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto Nº 6.135, de 26 de junho de 2007, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

Páginas

Subscrever RSS - pós-graduação