Apresentação

Do SUS e para o SUS: Desafios, limitações e potencialidades
Ao longo de seus 70 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca tem se destacado como centro formador de profissionais da saúde, dos mais variados níveis de formação pós-graduada, e para as mais diversas atuações, com a produção científica e técnica das diversas áreas e linhas de investigação que conformam e transformam o campo da Saúde Coletiva e demais áreas interdisciplinares.

 É com imenso prazer que a Comissão Organizadora da Jornada Acadêmica Discente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca  (ENSP/Fiocruz) convida os(as) discentes e egressos da Unidade para participar da 1ª edição do evento, que será realizada de 09 a 11 de setembro de 2024, no prédio-sede da ENSP, campus Manguinhos (R. Leopoldo Bulhões, 1480). 

O evento, por seu caráter agregador, visa reunir todos os cursos de Pós-graduação da ENSP, abrangendo os cursos lato sensu de Especialização e Residência e os cursos de mestrado e doutorado, tanto das modalidades acadêmica e profissional das áreas da Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia e Bioética, valorizando debates e trabalhos sobre interseccionalidades das lutas, dos direitos e pela integralidade do cuidado dentro do escopo das temáticas do SUS, não prejudicando outras temáticas que possam ser apresentadas pela produção discente.

A 1ª JAD - Edição 2024 pretende promover espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos finalísticos discentes, envolvendo seus projetos de conclusão de disciplinas, monografias, dissertações e teses desenvolvidos na ENSP/Fiocruz, fazendo com que diferentes campos do saber se aproximem, na construção de pontes e articulações entre estudos, pesquisas e projetos em desenvolvimento dentro da escola e que, de alguma forma tragam benefício para a comunidade acadêmico-científica e para a sociedade que circunda a instituição.

A inovação e riqueza desse processo servirá como instrumento para fomentar a construção de novas parcerias e práticas de estudo. Contando com a participação de ampliado público, será possível dar maior visibilidade aos programas de pós-graduação oferecidos pela ENSP, em celebração aos seus 70 anos, no mês de setembro.
 
Para participar do evento, é obrigatório efetuar sua inscrição.
 
A emissão de certificados estará condicionada a uma frequência mínima de 75% nas atividades.