Destaques

Home Destaques
Voltar
Publicado em 21/01/2025

Bio-Manguinhos organiza o 9º Simpósio Internacional de Imunobiológicos

Autor(a): 
Marcela Dobarro (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

O 9th International Symposium on Immunobiologicals (ISI) é um renomado evento científico organizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Este ano, em sua 9ª edição, o simpósio continua a servir como uma plataforma chave para o intercâmbio de conhecimento e discussões sobre os mais recentes avanços na área de imunobiológicos.

Os temas abordados vão desde vacinas e biofármacos até reagentes diagnósticos, além de desenvolvimento tecnológico, produção, processamento, dinâmica de mercado e gestão nesses setores.

O ISI reúne profissionais do setor de saúde pública, pesquisadores e estudantes do Brasil e de várias partes do mundo, criando um ambiente vibrante para a colaboração científica. O evento tem como objetivo fomentar o crescimento do desenvolvimento científico e tecnológico em saúde global, além de aumentar a visibilidade das contribuições científicas no setor de biotecnologia.

Na edição anterior, realizada em maio de 2023, o ISI reuniu mais de 3.300 inscritos de mais de 50 países. O evento híbrido, que aconteceu ao longo de três dias, contou com uma série de painéis de discussão com apresentações de 52 palestrantes de destaque e o lançamento de um livro.

O foco do evento no futuro destacou sua relevância e importância para o avanço da pesquisa e inovação em imunobiológicos. Com ênfase estratégica na interseção entre ciência, tecnologia e saúde pública, o ISI desempenha um papel crucial no apoio ao desenvolvimento de novas soluções que possam contribuir para melhorias na saúde global.

Em 2025, espera-se que a 9ª edição continue essa tradição, oferecendo ainda mais oportunidades para aprendizado, networking e colaboração entre a comunidade científica internacional.

Fique atento para atualizações, detalhes do programa e palestrantes para a 9ª edição do ISI e junte-se a nós para moldar o futuro dos imunobiológicos para um mundo mais saudável.

Faça sua inscrição: bit.ly/4fPdkRK

Saiba mais em: https://isi.bio.fiocruz.br/

Publicado em 17/01/2025

Fiocruz publica Painel com dados da Pesquisa de Egressos - 2013 a 2024

Autor(a): 
Fabiano Gama

Está no ar o Painel com os dados da Pesquisa de Egressos da Fiocruz – 2013 a 2024, de cursos em nível Lato e Stricto sensu. O material é resultado do levantamento realizado pela equipe da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC) no período citado e poderá auxiliar as decisões dos programas de Pós-graduação, bem como os gestores das unidades e coordenadores de cursos.

Todos os interessados em conhecer os resultados podem acessar o painel, que traz dados sobre o perfil profissional de mais de 8 mil egressos da Fundação. Acesse aqui a base de dados Power BI.

O painel aporta um conjunto de informações relevantes para subsidiar avaliações e ações de planejamento global para os programas e cursos da Fiocruz, assim como fornecer elementos para analisar o impacto social das ações de educação.

Durante a navegação, é possível ver a totalidade dos resultados pelo período estudado, sexo, cor da pele autodeclarada, tipo de ingresso (ação afirmativa), faixa etária, atividade profissional exercida na época do curso, inserção no mercado de trabalho antes e depois do curso, o impacto da formação na vida profissional dos alunos e outros. Além disso, os resultados podem ser consultados a partir da utilização de filtros, disponíveis na parte superior das telas, por período (todo o período, quadriênio ou por ano), nível e tipo de ensino (Lato e Stricto sensu; e especialização, residência, mestrado e doutorado), ano de conclusão do curso e unidade/programas/cursos de origem.Caso precise utilizar mais de um filtro simultaneamente, como por exemplo os anos que compõem o último quadriênio, mantenha a tecla Ctrl pressionada. O padrão é nenhum filtro selecionado, que irá exibir o total geral de egressos.

O estudo envolveu o universo dos egressos de programas presenciais de mestrado e doutorado (acadêmico e profissional), cursos de especialização e programas de residência (médicas, em enfermagem e multiprofissionais), que tiveram seus cursos concluídos entre janeiro de 2013 e maio de 2024.

Ao todo 8.067 egressos responderam participaram da pesquisa, o que representa cerca de 58% do total de convidados a participar da pesquisa.

Esta é a primeira versão do Painel 2013-2024, que pode ser atualizada e aprimorada.

Qualquer necessidade de correção ou dúvidas devem ser encaminhadas, exclusivamente, pelo e-mail egressos.fiocruz@fiocruz.br

Resultados do levantamento 2013 – 2024

As mulheres seguem sendo a maioria entre os egressos respondentes dos levantamentos realizados com os estudantes de especialização, residência, mestrado e doutorado da Fiocruz.

Os dados atualizados em 2024 apontam que 74,96% dos egressos são mulheres; 56,30% dos estudantes se autodeclararam brancos e 4.124 deles eram jovens adultos – entre 20 e 30 anos – quando se formaram. Além disso, 3,15% dos ex-alunos reportaram ingressar nos cursos por meio de ações afirmativas (cota racial ou pessoa com deficiência).

O Painel Power BI também pode ser acessado diretamente no portal Campus Virtual Fiocruz, no menu superior da página, em: Ensino > Pesquisa Egressos (2013 - 2024)

Publicado em 20/01/2025

Janeiro Roxo: mês de combate e prevenção à hanseníase. Confirma formações do Campus Virtual Fiocruz

Autor(a): 
Fabiano Gama*

Janeiro é um mês inteiramente dedicado à conscientização e luta no combate à hanseníase, doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, bactéria que afeta a pele, os nervos periféricos, olhos e mucosa nasal. Seus sintomas incluem manchas claras ou avermelhadas com alteração de sensibilidade, dormências e fraqueza muscular. Se não tratada precocemente, pode levar a incapacidades físicas permanentes. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em números de casos, atrás apenas da Índia.

Carregando ainda mitos e estigma, a hanseníase está fortemente relacionada a condições econômicas, sociais e ambientais desfavoráveis. Sua alta endemicidade compromete a interrupção da cadeia de transmissão, tornando-se imprescindível a incorporação de ações estratégicas que visem garantir o atendimento integral às pessoas acometidas pela doença. Por isso, a campanha busca informar a população sobre os sinais e os sintomas da doença, como manchas na pele com perda de sensibilidade, dormência e fraqueza muscular, além de reforçar que o tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Plataforma IdeiaSUS apresenta diversas experiências relacionadas à hanseníase, buscando contribuir para o fortalecimento das ações de combate à doença no Brasil.

+Confira as práticas bem-sucedidas destacadas pela plataforma IdeiaSUS.

Fiocruz oferece curso de enfrentamento ao estigma e discriminação

O diagnóstico da hanseníase é, geralmente, acompanhado pelo preconceito da sociedade, visto que ela é crônica e transmissível. Entretanto, a discriminação relacionada a condições de saúde acontece também nos serviços de saúde, reforçando a exclusão, e, sobretudo, causando sofrimento aos pacientes. Por isso, o Campus Virtual Fiocruz oferece o curso Enfrentamento ao estigma e discriminação de populações em situação de vulnerabilidade nos serviços de saúde, que visa qualificar profissionais no enfrentamento ao estigma no contexto da atenção à saúde de diversos grupos sociais. O curso é voltado a profissionais da saúde e estudantes, mas também está aberto a todos os interessados no tema.

Inscreva-se já!

O curso é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Campus Virtual Fiocruz e a Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, em parceria com Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Sua elaboração nasceu da necessidade de sensibilizar e instrumentalizar profissionais de saúde que estão na ponta do atendimento, visando atualizar, aprimorar e qualificar suas práticas, construções sócio-históricas que acontecem durante o processo de trabalho e por meio da interação entre tais profissionais e os usuários dos serviços de saúde. É nessa interação que nascem também aspectos relacionados ao estigma e à discriminação, os quais, como já é sabido, promovem a exclusão social e, ao mesmo tempo, podem produzir consequências negativas que resultam em interações sociais desconfortáveis. Tais fatores são limitantes e também podem interferir na adesão ao tratamento das doenças e qualidade de vida, perpetuando, assim, um ciclo de exclusão social, que, ao mesmo tempo, reforça situações de discriminação, bem como a perda do status do indivíduo, aumentando a vulnerabilidade de pessoas e populações.

Conheça a organização do curso, separado em três macrotemas divididos em cinco módulos, com 17 aulas:

Bases conceituais:

Módulo 1 - Bases conceituais

  • Aula 1 - Enfrentamento ao estigma e discriminação
  • Aula 2 - Condições individuais, programáticas e sociais da vulnerabilidade
  • Aula 3 - Implicações éticas em saúde

Contexto social, político e histórico das populações vulnerabilizadas - Normas e legislações:

Módulo 2 - Estigmas relacionados a algumas doenças

  • Aula 1 - Pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas com IST
  • Aula 2 - Pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares e pessoas acometidas pelas micoses endêmicas
  • Aula 3 - Pessoas acometidas por tuberculose e pessoas acometidas pelas hepatites virais

Módulo 3 - Estigmas relacionados a práticas ou comportamentos

  • Aula 1 - Pessoas privadas de liberdade
  • Aula 2 - Pessoas em situação de rua
  • Aula 3 - Pessoas que usam álcool e outras drogas
  • Aula 4 - Trabalhadoras(es) do sexo e cuidados em saúde

Módulo 4 - Estigmas relacionados a condições específicas

  • Aula 1 - População negra
  • Aula 2 - Povos indígenas
  • Aula 3 - População LGBTQIA+

Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação

Módulo 5 - Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação nos serviços de saúde

  • Aula 1 - Normas e legislações vigentes relacionadas ao enfrentamento do estigma, da discriminação e das legislações discriminatórias
  • Aula 2 - Condições e estratégias para alcance de um serviço livre de discriminação
  • Aula 3 - Práticas estigmatizantes e discriminatórias dirigidas as/os usuários(as) dos serviços de saúde
  • Aula 4 - Estratégias de melhoria para acesso aos serviços pelos(as) usuários(as)

+Confira todas as orientações do Ministério da Saúde sobre a hanseníase.

*Com informações da plataforma IdeiaSUS

Publicado em 17/01/2025

Primeiro caso de febre amarela no Brasil é confirmado. Confira formações do Campus Virtual Fiocruz voltadas ao tema

Autor(a): 
Fabiano Gama

A febre amarela é uma doença infecciosa febril, de evolução rápida e alta letalidade, que pode ser evitada com uma vacina segura, eficaz e gratuita. Recentemente, o primeiro caso de febre amarela de 2025 em humano foi registrado no estado de São Paulo. Um homem, de 27 anos, morador da capital paulista, esteve recentemente na cidade de Socorro, na região de Campinas, onde também havia sido registrada a morte de um macaco pela doença. O vírus não é transmitido de humano para humano, de acordo com o Ministério da Saúde, há dois ciclos de transmissão: urbano, onde o principal transmissor são os mosquitos, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes, e no ciclo silvestre, onde os primatas não humanos (PNH) são os hospedeiros amplificadores. O Manual de Manejo Clínico da Febre Amarela – atualizado no último ano, do Ministério da Saúde, alerta que, nas últimas décadas, foram registrados surtos de febre amarela silvestre além dos limites da área considerada endêmica (região amazônica) – na Bahia, em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul – o que caracterizou uma expansão recorrente da área de circulação viral. Foram confirmados mais de 2 mil casos humanos e aproximadamente 750 óbitos, além de cerca de 2.300 epizootias em PNH. A vacinação é a principal forma de prevenção. O tema é amplamente abordado em dois cursos oferecidos pelo Campus Virtual Fiocruz, online, gratuitos e que seguem com inscrições abertas: Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela e Vacinação contra Febre Amarela.

Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela

O curso apresenta os conceitos gerais sobre febre amarela, sendo indicado para os profissionais de saúde que atuam na atenção básica e em postos de vacinação, mas é aberto a qualquer pessoa interessada. Ao final da formação, o participante vai ser capaz de: reconhecer áreas de risco de transmissão da doença; identificar ciclos urbanos e silvestres; rever procedimentos de vigilância; definir os diferentes tipos de caso de febre amarela nos diferentes cenários epidemiológicos; encontrar informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da doença; e rever as medidas gerais de controle da febre amarela e formas de prevenção adicionais à vacina.

Inscreva-se já!

Vacinação contra Febre Amarela

A formação foi produzida pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Campus Virtual Fiocruz, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Nele, são apresentadas situações diversas sobre vacinação para febre amarela, trazendo orientações e reflexões para qualificar a recomendação de vacina e outras condutas associadas. É indicado para profissionais de saúde que atuam na atenção básica e em postos de vacinação. Porém, qualquer pessoa pode se matricular. Ao final desse curso, o participante vai ser capaz de: identificar as pessoas para as quais a vacina é recomendada; orientar os usuários nos casos controversos; orientar sobre eventos adversos; e identificar casos de eventos adversos.

Inscreva-se já!

+Saiba mais: confira todas as orientações do Ministério da Saúde sobre a febre amarela e o Manual de Manejo Clínico da Febre Amarela.

 

 

Publicado em 17/01/2025

Chamada Interna analisa propostas de aquisição de equipamentos para melhoria do ensino e da pesquisa na Fiocruz

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) lança a Chamada Interna para apresentação de propostas das Unidades e Escritórios da Fiocruz, em resposta à Portaria nº 347, de 21 de novembro de 2024 da Capes, referente ao Programa Pró-equipamentos. O Programa tem como objetivo analisar propostas de aquisição de equipamentos destinados ao uso compartilhado e à melhoria da infraestrutura para o ensino e a pesquisa científica e tecnológica, visando o fortalecimento da formação de mestres e doutores dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz, em todas as áreas do conhecimento. O prazo para submissão das propostas pelas Unidades e Escritórios à Coordenação-Geral de Educação (CGE) é até o dia 9 de fevereiro de 2025 via e-mail cge.stricto@fiocruz.br.

+Acesse aqui a Chamada

A proposta deverá ser apresentada pela Vice-Direção de Ensino da Unidade ou Escritório, ou estrutura equivalente, com a anuência dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. São elegíveis os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Fiocruz (acadêmicos e profissionais) recomendados pela Capes e em funcionamento, incluindo-se os Programas de Pós-Graduação em Associação, desde que a Fiocruz seja emissora de diploma dos referidos cursos. Cada Unidade Técnico-científica ou Escritório poderá submeter apenas uma proposta para atendimento aos seus Programas de Pós-Graduação.

Convidamos os interessados para participarem de reunião no próximo dia 27 de janeiro, às 14 horas, via Zoom (link a ser divulgado posteriormente), onde serão tratados assuntos relacionados à chamada. Na ocasião, a equipe da Vice-Direção de Ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) vai esclarecer dúvidas relacionadas à especificação de equipamentos para uso compartilhado na estrutura de ensino, conforme preconizado pela Instrução Normativa GAB Nº 2, de 3 de dezembro de 2024, que estabelece diretrizes gerais para a implementação de processos híbridos de ensino e aprendizagem na Pós-Graduação stricto sensu presencial.

Esclarecimentos sobre esta Chamada devem ser solicitados exclusivamente através do e-mail cge.stricto@fiocruz.br.

+Confira a Chamada completa!

Publicado em 17/01/2025

Sextas homenageia Rio de Janeiro, cidade maravilhosa

Autor(a): 
Ana Furniel

O Sextas de Poesia de hoje faz sua homenagem ao Rio de Janeiro, cidade que comemora seu padroeiro São Sebastião, em 20 de janeiro, com um trecho do livro de Éle Semog.

Cria do movimento negro, oriundo de Nova Iguaçu, e do subúrbio carioca, em Vila Valqueire e Bangu, Éle Semog está entre os poetas mais genuínos de sua geração, do tipo que empunhou megafones em praça pública, gritando poesia na época do grupo “Garra Suburbana” e do jornal “Maioria Falante”, escrito e editado por ele, Ykenga, Krisnas e Togo Yoruba — o tambor que ecoa sua revolta e dor na forma de verso e prosa.

O trecho escolhido faz parte do livro "Tudo o que está solto: poesias afro-brasileiras". 

O Rio de Janeiro "onde ferve o Brasil inteiro", e que entre a beleza e o caos, encanta, seduz, assusta e acolhe entre morros e rios que desaguam sempre no mar.

Parabéns, Rio! ❤️

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Foto do Pão de Açúcar, ele está no canto esquerdo da foto, um morro com um bondinho seguindo em sua direção, em frente, o mar com diversos barcos, na linha do horizonte há outros morros ao fundo, o céu azul e algumas nuvens. No canto direito da foto, o trecho do livro "Tudo que está solto", de Éle Semog:
É nesse Rio de Janeiro, 
a cara do Brasil inteiro, 
que ferve a luz de vida
que torna tudo 
encantado - Éle Semog.

Publicado em 16/01/2025

Abertas inscrições para curso de especialização em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Saúde; inscreva-se!

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Estão abertas, até 21 de janeiro, as inscrições para o curso de especialização em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Saúde. A formação tem como objetivo promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde.

Inscreva-se já!

Com carga horária total de 540 horas, o curso é voltado a profissionais graduados na área da Saúde, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Humanas e áreas afins. São ofertadas 20 vagas, das quais 30% são reservadas para Ações Afirmativas (cotas).

O procedimento de inscrição requer dois momentos: o preenchimento do formulário eletrônico disponível no Campus Virtual Fiocruz e, posteriormente, o envio de toda a documentação exigida. 

As aulas iniciam em 3 de abril e se encerram em 6 de novembro. O curso será composto por apresentação de filmes e oficinas iterativas, de acordo com critérios dos professores. Serão debatidas as questões de racismo; direitos humanos; políticas públicas; ética; SUS; educação; saúde; LGBTQIA+; feminismo negro; racismo e sistema de justiça criminal; trabalho; religiosidade negra; e questões jurídicas, com foco nas relações étnico-raciais. A formação visa promover uma discussão transversal com os movimentos sociais, por esse motivo, serão realizadas oficinas de trabalho com os representantes dos movimentos.

O curso tem, como coordenadora-geral, a pesquisadora da Ensp Maria Helena Barros de Oliveira.

Para tirar dúvidas, envie e-mail para pseletivo.ensp@fiocruz.br.

+ Acesse o edital 

Publicado em 16/01/2025

Disciplinas de verão em Educação Profissional em Saúde: inscrições prorrogadas até 19/1

Autor(a): 
Fabiano Gama*

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), prorrogou as inscrições para discentes internos e externos em 2 cursos de verão que serão realizados nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. Com a nova data, até 19 de janeiro, poderão se candidatar às disciplinas de verão do Mestrado Profissional os portadores de diploma de Curso Superior de duração plena, outorgado por Instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Confira as oportunidades:

Curso: Depois da pandemia: expressões no trabalho em saúde e na re-construção de laços de cuidado

Professora responsável: Monica Vieira 

Professores convidados: Eliane Vianna, Maria Ruth dos Santos, Michele Nacif, Patrícia Ferreira e Roberta Corôa 

Horário: 27 de janeiro a 7 de fevereiro - 9h às 12h – Plataforma ZOOM. 

Carga horária total: 30h – 2 créditos 

Curso: Crise estrutural do capital e emergência climática na perspectiva da determinação socioambiental da saúde  

Professor responsável: Alexandre Pessôa Dias 

Professora Convidada: Gianne Cristina dos Reis 

Horário: 27 de janeiro a 7 de fevereiro - 18h às 22h – Plataforma ZOOM 

Carga horária total: 30h – 2 créditos 

ATENÇÃO! As inscrições foram prorrogadas até 19 de janeiro de 2025! 

A inscrição será efetivada através do envio dos documentos especificados abaixo para o e-mail da secretaria acadêmica (cppg.epsjv@fiocruz.br). O(a) candidato(a) deverá solicitar confirmação de recebimento. Discentes matriculados(a) no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz deverão enviar um e-mail solicitando matrícula para a Secretaria Acadêmica com:

  • FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, devidamente preenchido (.PDF); 
  •  Cópia do Currículo Lattes (.PDF); 
  • Carta justificando interesse pela disciplina (uma carta por disciplina) – (.PDF); 
  • Cópia frente e verso do Diploma de Curso Superior de duração plena, acompanhado do respectivo histórico escolar (.PDF).

Clique aqui para conferir a chamada pública com o novo cronograma

Clique aqui para fazer o download do Formulário de Inscrição

 

 

*Com informações da EPSJV/Fiocruz.

Publicado em 17/01/2025

Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão 2025: chamada voltada a meninas estudantes do ensino médio

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Fundação Oswaldo Cruz torna pública a abertura das inscrições da chamada para o programa Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão 2025. A iniciativa - voltada exclusivamente a estudantes que se identifiquem com o gênero feminino, residentes no Rio de Janeiro e que estejam regularmente matriculadas em 2025 no ensino médio em escolas públicas - selecionará meninas para vivenciarem atividades de pesquisa científica e tecnológica em saúde durante cinco dias na sede da Fiocruz-RJ. O projeto se baseia em um movimento que vem se fortalecendo ao longo dos anos em busca da igualdade de gênero para as mulheres, que ainda enfrentam tantos obstáculos na sociedade. A Fiocruz é uma referência também em mulheres pesquisadoras que se destacam. Na Fiocruz, temos muitas mulheres de referência, que trabalham e incentivam outras mulheres a estudarem, crescerem e conquistarem seus espaços. As inscrições estão abertas até 26 de janeiro de 2025 pelo Campus Virtual Fiocruz.

+Acesse a chamada: Mais meninas na Fiocruz - Imersão Verão 2025

A atividade tem como principal objetivo estimular e promover a participação de jovens na pesquisa ligada à saúde pública, despertando o interesse nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em saúde pública; incentivando o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico; possibilitando o acesso das participantes aos espaços culturais e científicos da Fiocruz-RJ; além de destacar trajetórias de mulheres cientistas na Fiocruz.

Além de conhecerem os espaços históricos da Fiocruz, as alunas selecionadas serão acompanhadas por cientistas mulheres da instituição, que irão apresentar a rotina da profissão.

Inscrições vão até 26 de janeiro de 2025

As estudantes selecionadas participarão de atividades relacionadas ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência de 2025, ligado ao Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, e vivenciarão diversas atividades de pesquisa, no período de 10 a 14 de fevereiro de 2025. 

Comemorada em 11 de fevereiro, a data foi instituída em 22 de dezembro de 2015 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas da Organização das Nações Unidas (ONU) e passou a integrar o calendário de eventos da Fiocruz em 2019. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com a colaboração de instituições e parceiros da sociedade civil, e dá visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres na ciência e tecnologia, reafirmando e fortalecendo a participação do gênero no âmbito científico. Na Fiocruz, essa iniciativa se desenvolve no âmbito da Coordenação de Divulgação Científica da Instituição, sob a coordenação de Cristina Araripe.

+Confira a Chamada e inscreva-se já!

Acesse o Edital completo no link abaixo.

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo lilás, no topo está escrito: Fiocruz, mulheres e meninas na ciência. Atenção, alunas da Educação Básica do Rio de Janeiro, imersão no verão, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, de 10 a 14 de fevereiro de 2025. Inscrições até 26/1 pelo Campus Virtual Fiocruz. No canto esquerdo inferior, envolto em um círculo amarelo, a figura da Torre do Castelo Mourisco Fiocruz.

  • Chamada Imersão Verão 2025.pdf

    Download
Publicado em 16/01/2025

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos em seminário de consórcios públicos e regionalização do SUS

Autor(a): 
Júlia Da Matta (Ensp/Fiocruz)

O prazo para submissão de trabalhos para a 1ª Mostra Nacional de Experiências e Estudos sobre Consórcios Públicos de Saúde, parte do Seminário Nacional de Consórcios Públicos e Regionalização do SUS, foi prorrogado! Agora, os interessados podem enviar seus trabalhos até o dia 27 de janeiro de 2025

O seminário, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2025 na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, reunirá gestores públicos, profissionais de saúde e pesquisadores de todo o país para debater os desafios e as potencialidades dos consórcios públicos na regionalização do SUS.

Com uma programação que inclui painéis temáticos sobre inovação em gestão de saúde e governança regional, no dia 25/02, e a Mostra Nacional de Experiências e Estudos no dia 24/02, o evento é uma oportunidade única para compartilhar experiências e estudos sobre o tema. Confira mais detalhes do seminário aqui. 

Eixos Temáticos para Submissão de Trabalhos:

Eixo 1: Evolução e atuação dos consórcios no planejamento e gestão regional de serviços de saúde.

Eixo 2: Consórcios públicos e governança regional de saúde.

A inscrição no evento é gratuita. Para submeter seu trabalho, basta preencher este formulário de inscrição no seminário. 

A inscrição para o evento é gratuita! Para submeter seu trabalho, basta preencher este formulário de inscrição no seminário. Consulte aqui as orientações gerais para submissão. Não perca a oportunidade de compartilhar suas reflexões e práticas sobre consórcios públicos de saúde! O resultado final dos trabalhos selecionados para a Mostra será divulgado em 31 de janeiro. 

Apoio e Fomento

O evento conta com o apoio das seguintes instituições:

Capes: Programa de Apoio a Eventos no País

Fiocruz: Programa Fiocruz de Fomento à Inovação – Inova Fiocruz

Faperj: Programa Cientista do Nosso Estado

Links úteis:

Orientações para submissão de trabalhos

Formulário de inscrição no seminário e submissão de trabalho para mostra

Serviço: Seminário Nacional de Consórcios Públicos de Saúde e Regionalização do SUS

Instituições promotoras: Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz), Plataforma Região e Redes, Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina e Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp.

Programação:

24 de fevereiro, segunda-feira: das 13h às 16h30 (Presencial)

25 de fevereiro, terça-feira: das 8h30 às 16h30 (Presencial com transmissão ao vivo)

Local: Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

Transmissão: Canal da Ensp no YouTube

Contato: seminarioconsorcios@gmail.com

 

Páginas

Subscrever RSS - Destaques