curso

Home curso
Voltar
Publicado em 15/05/2026

Fiocruz realiza curso voltado à enfermagem sobre cuidado à pessoa com tuberculose

Autor(a): 
Centro de Referência Professor Hélio Fraga

Nos dias 11 e 12 de maio de 2026, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CRPHF/Ensp/Fiocruz) realizou o curso presencial “Assistência de enfermagem a pessoa com tuberculose: Protocolos e Diretrizes Atuais”, no Rio de Janeiro, em alusão às comemorações da Semana Internacional da Enfermagem. Com carga horária de 20 horas, a iniciativa teve como objetivo atualizar profissionais de enfermagem sobre o cuidado à pessoa com tuberculose, com base nos protocolos, diretrizes e estratégias atuais do Sistema Único de Saúde.

Entre os temas trabalhados, estiveram o cenário epidemiológico da tuberculose no Brasil e no Rio de Janeiro, consulta de enfermagem, cuidado à tuberculose sensível e drogarresistente, populações vulneráveis, acesso ao diagnóstico na Rede de Atenção à Saúde, identificação do sintomático respiratório, tratamento e adesão, biossegurança, prevenção, avaliação de contatos, tratamento preventivo da tuberculose, vigilância dos dados e vigilância do óbito por TB.

Para o coordenador do curso, Paulo Victor Viana, pesquisador do CRPHF/Ensp/Fiocruz, a atividade representou mais do que uma atualização técnica: foi também uma ação de reconhecimento da enfermagem como eixo estruturante do cuidado às pessoas acometidas pela tuberculose: “Este curso reafirma o papel estratégico da enfermagem no controle da tuberculose. Enfermeiros estão na linha de frente do SUS, identificando precocemente os casos, acompanhando o tratamento, promovendo adesão, investigando contatos e garantindo cuidado humanizado às pessoas afetadas pela doença. Portanto, valorizar a enfermagem é fortalecer a capacidade do sistema de saúde de responder à tuberculose com qualidade, vínculo e compromisso com os territórios”.

A realização do curso durante a Semana Internacional da Enfermagem reforçou o reconhecimento da categoria como protagonista na organização do cuidado, na vigilância ativa, na prevenção da doença e no acompanhamento das pessoas em tratamento. Ao promover a atualização de profissionais que atuam diretamente nos serviços de saúde, o CRPHF/Ensp/Fiocruz reafirma seu compromisso com a qualificação do SUS, a valorização da enfermagem e o fortalecimento das ações de controle da tuberculose nos territórios.

A atividade contou com facilitadores do CRPHF/Ensp, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias do Ministério da Saúde e do ICICT/Fiocruz, e o apoio do Campus Virtual Fiocruz, fortalecendo a integração entre ensino, serviço, gestão, vigilância e pesquisa.

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com uma colagem de cinco imagens, no topo há quatro pessoas em um auditório, duas mulheres e dois homens, eles estão em pé no palco segurando microfones, há pessoas sentadas nas cadeiras assistindo. A imagem que está no lado esquerdo são diversas pessoas em pé posando para a foto em uma escadaria, homens e mulheres, a terceria foto que está do lado direito é uma mulher branca, com cabelos escuros e roupas pretas apontando para um quadro ao seu lado, a foto que está no lado esquerdo inferior é de um homem branco, com blusa social de cores claras, ele segura um microfone em frente a uma televisão e a última foto é de um grupo em pé em uma escadaria posando para a foto, há homens e mulheres.

Publicado em 13/05/2026

Vagas abertas para curso presencial sobre resíduos de agrotóxicos em alimentos

Autor(a): 
Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)

O Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) está com inscrições abertas até o dia 21 de maio para o curso de atualização “Introdução à Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos”, que será realizado presencialmente entre os dias 6 e 10 de julho, nas dependências do instituto, no Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Campus Virtual Fiocruz, por meio do cadastro UNA-SUS ou Acesso Fiocruz.

Inscreva-se já!

O curso é promovido pelo Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos, vinculado ao Departamento de Química (DQ) do INCQS, com coordenação de Maria Helena Wohlers Morelli Cardoso, do Setor de Resíduos, e Lucia Helena Pinto Bastos, chefe do Setor de Resíduos/ Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.

De acordo com Lucia Helena Pinto Bastos, a iniciativa tem como objetivo gerar conhecimentos teóricos e práticos sobre a análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, abordando desde os requisitos necessários para a estruturação de laboratórios especializados até as etapas envolvidas na realização das análises.

"O monitoramento de resíduos de agrotóxicos é considerado estratégico para o controle das boas práticas agrícolas e para a promoção da segurança alimentar, especialmente diante do impacto desses resíduos na saúde pública. Com carga horária de 40 horas, o curso será destinado a profissionais de instituições públicas, preferencialmente dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs), além de bolsistas e alunos de pós-graduação que atuem ou tenham interesse na área", explica.

Ao todo, serão ofertadas 15 vagas, com formação de banco de reserva para eventuais convocações em caso de desistência.

Mais informações e inscrições, acesse: https://cursosqualificacao.campusvirtual.fiocruz.br/hotsite/agrotoxicosemalimentos/13378

Publicado em 11/05/2026

Plataformas Digitais e IA: aula aberta do curso de aperfeiçoamento em Comunicação e Saúde

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

Na terça, 12 de maio, acontecerá aula aberta do curso de aperfeiçoamento em Comunicação e Saúde, às 9h.

Para dialogar sobre os direitos e desafios comunicacionais contemporâneos, a atividade contará com a participação dos professores Fernanda Bruno, da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ); e Marcelo Fornazin (Ensp/Fiocruz e Dicionário de Favelas Marielle Franco/Icict) com o tema 'Plataformas digitais e inteligência artificial'.

A aula integra unidade do curso dedicada aos direitos e desafios comunicacionais contemporâneos.

Mais sobre o curso: icict.fiocruz.br/cursos/comunicacao-e-saude-aperfeicoamento 

Acompanhe ao vivo pelo canal da VídeoSaúde no Youtube.

 

 

 

 

 

 

O cartaz divulga uma aula aberta do Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação e Saúde com o tema “Plataformas digitais e inteligência artificial”. O design é clean e moderno, utilizando principalmente tons de verde-claro, laranja, branco e preto. Na parte superior há formas geométricas em verde e laranja, além de um selo comemorativo dos 40 anos do Icict. O título principal aparece em destaque em letras grandes laranja: “Plataformas digitais e inteligência artificial”. Logo abaixo, estão os nomes dos convidados: Fernanda Bruno (ECO/UFRJ) e Marcelo Fornazin (ENSP/Fiocruz). Na região central direita há uma ilustração de um cérebro com a sigla “IA” no centro, conectado por linhas pontilhadas a ícones de dispositivos digitais, como celular, notebook e computador. Mais abaixo aparecem as informações do evento: Terça-feira, 12 de maio de 2026, das 9h às 12h30. Na parte inferior há a indicação de transmissão: “Assista em www.youtube.com/@VIDEOSAUDEFIO”

Publicado em 08/05/2026

Fiocruz lança nova oferta do curso online sobre metodologia científica

Autor(a): 
Isabela Schincariol

As pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas; básicas ou aplicadas; elas podem ser explicativas, exploratórias ou descritivas. Independentemente de sua abordagem, natureza ou objetivo, toda pesquisa precisa de técnicas e métodos para ser desenvolvida. Com o objetivo de auxiliar estudantes de pós-graduação e outros interessados na temática a realizarem seus trabalhos acadêmicos, o Campus Virtual Fiocruz lança hoje a nova oferta da segunda edição do curso, online e gratuito, Metodologia da Pesquisa Científica. A formação é autoinstrucional e composta de quatro aulas que somam 40h. As inscrições estão abertas!

Inscreva-se já! 

A nova oferta do curso autoinstrucional foi revista e ampliada. A primeira edição foi lançada em agosto de 2019 e cursada por mais de 47 mil alunos de todo o país! A segunda edição, lançada em agosto de 2022, certificou mais de 35 mil alunos.

A vice-presidente adjunta de Educação da Fiocruz e coordenadora acadêmica da formação, Eduarda Cesse, falou da importância da abertura de uma nova oferta do curso como ferramenta de democratização do conhecimento: "A pesquisa científica é uma ferramenta essencial para transformar perguntas em conhecimento e conhecimento em ação. O relançamento deste curso reafirma o compromisso da Fundação Oswaldo Cruz com a democratização do acesso à formação qualificada, crítica e acessível, fortalecendo estudantes, profissionais e pesquisadores na produção de evidências comprometidas com a realidade social e a saúde pública", pontuou Cesse.

Esta formação se aplica a diversos contextos, especialmente ao campo da saúde pública, e vai apresentar métodos e os diferentes tipos de pesquisa para que o estudante seja capaz de desenvolver sua dissertação com autonomia e segurança. Espera-se que os participantes aprendam sobre os princípios da metodologia da pesquisa para construção do conhecimento científico e suas aplicações em ciência e tecnologia, e sejam capazes de adotá-los alinhados a princípios éticos, com o domínio de técnicas de coleta de dados para gerar informação. Da mesma forma, a ideia é que os alunos desenvolvam a competência de realizar estudos aplicados à gestão, revisão de literatura, conceitos básicos e o desenvolvimento de projeto de pesquisa.

Conheça a estrutura do curso Metodologia da Pesquisa Científica

  • Aula 1 - Entendendo a ciência
  • Aula 2 - Desenvolvendo o projeto
  • Aula 3 - Executando o projeto
  • Aula 4 - A gestão do projeto de pesquisa

+Acesse aqui o curso Metodologia da Pesquisa Científica, conheça a formação e inscreva-se já!

Publicado em 05/05/2026

Inscrições abertas para especialização em Entomologia Médica 2026

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) está com inscrições abertas para a Pós-graduação Lato sensu em Entomologia Médica 2026. A especialização é voltada a profissionais com formação em Medicina, Biologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Química e áreas afins. Aos profissionais que se interessarem pela ampliação dos conhecimentos em Entomologia Médica, terão oportunidade de concentrar seus estudos específicos orientados por especialistas dentro da escolha pretendida pelo aluno, na oferta apresentada pelo Curso. As inscrições estão disponíveis até 26 de junho de 2026.

Confira o edital e inscreva-se já!

O objetivo do curso é a formação especializada de recursos humanos para a concepção e o desenvolvimento de projetos de pesquisa dentro da Entomologia Médica.

Serão oferecidas 10 vagas, com carga horária total de 510 horas.

O início das aulas está previsto para 3 de agosto de 2026, e serão presenciais nas dependências do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, na Av. Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva – Sala 1A, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.

A duração mínima do curso será de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir do mês/ano da matrícula inicial no curso até o mês/ano da efetiva defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

+Acesse a chamada pública de seleção e inscreva-se já!

Dúvidas e informações:

Instituto Oswaldo Cruz - (IOC/Fiocruz)
Secretaria Acadêmica - Pavilhão Arthur Neiva
Tel:(21) 2562-1419
E-mail:  pglsem@ioc.fiocruz.br
www.ioc.fiocruz.br/e/pos_entomologia

#ParaTodosVerem Banner com uma foto da torre do Castelo Mourisco da Fiocruz, o fundo ao redor da torre é verde, branco e azul, por cima da foto está escrito: Inscrições abertas, pós-graduação, lato sensu no IOC, entomologia médica.

Publicado em 04/05/2026

Curso Gestão de Documentos está com inscrições abertas

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) oferece o curso presencial de Gestão de Documentos com 50 vagas disponíveis. O curso apresenta conceitos básicos arquivísticos, como fundamentos da disciplina arquivística, gestão de documentos e sua aplicação na Gestão de Qualidade, informação sensível, Lei de Acesso à Informação, entre outros. Interessados podem se inscrever no Campus Virtual Fiocruz até 8 de maio de 2026.

Inscreva-se já!

O curso tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem nos setores produtores de documentos arquivísticos ou nos arquivos, demonstrar as vantagens da organização arquivística e o papel estratégico dos arquivos para a gestão eficiente e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Coordenado por Karina Veras Praxedes dos Santos (COC/Fiocruz), o período do curso será realizado de 6 a 9 de julho de 2026, das 9h às 12h e das 13h às 16h, totalizando uma carga horária de 20h.

Será emitido certificado aos que participarem de, no mínimo, 75% das aulas.

As aulas serão ministradas no Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS/COC), na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ

Haverá tradução em Libras para garantir a acessibilidade a todos os interessados. 

Inscreva-se no Campus Virtual Fiocruz

Publicado em 30/04/2026

Inscrições prorrogadas para curso de assistência de enfermagem ao paciente com tuberculose até 7/5

Autor(a): 
Fabiano Gama

Atenção, profissionais de Enfermagem! Estão prorrogadas as inscrições para o curso presencial “Assistência de Enfermagem ao Paciente com Tuberculose: Protocolos e Diretrizes Atuais”. Voltado a profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) e rede de Tuberculose do SUS, as inscrições podem ser realizadas até 7 de maio pelo Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se já!

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de enfermagem para a atuação qualificada na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com tuberculose, incluindo casos de tuberculose resistente. A formação é baseada nas diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde e destaca o papel estratégico da enfermagem na Atenção Primária à Saúde e no enfrentamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação é promovida pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/Ensp/Fiocruz), unidade técnico-científica de referência nacional no enfrentamento da tuberculose, e será realizado presencialmente na Estrada de Curicica, nº 2.000, Curicica, Rio de Janeiro/RJ, nos dias 11 e 12 de maio de 2026, das 8h às 17h, totalizando 20h de carga horária.

Programação

Módulo 1 – Diagnóstico e manejo clínico: Aborda os fundamentos do diagnóstico da tuberculose (clínico, laboratorial e radiológico), fluxo de atendimento e diferenciação entre TB sensível e resistente. Serve como base para os módulos seguintes.

Módulo 2 – Tratamento e adesão terapêutica: Foca nos esquemas terapêuticos, estratégias de adesão (TDO) e monitoramento de reações adversas, com ênfase na atuação da enfermagem. Prevenção e controle da infecção: Subdivisão complementar do módulo 2, com foco nas medidas de biossegurança e prevenção da transmissão no ambiente de trabalho.

Módulo 3 –Abordagem preventiva da TB: Trata das estratégias de prevenção primária (vacinação, quimioprofilaxia) e secundária (ILTB e TPT), articulando-se com a vigilância e o cuidado longitudinal.

Módulo 4 – Papel da enfermagem no cuidado ao paciente: Aprofunda a prática da consulta de enfermagem, acompanhamento clínico, orientação ao paciente e organização da linha de cuidado.

Módulo 5 – Registro, notificação e indicadores de qualidade: Finaliza o percurso com foco nos aspectos de registro, notificação, análise de dados e articulação intersetorial, consolidando o papel estratégico da enfermagem na vigilância da TB.

Atualize seus conhecimentos com foco nos protocolos e diretrizes do SUS!

Inscreva-se já!

Publicado em 27/04/2026

Campus Virtual Fiocruz lança nova oferta do curso Diabetes Mellitus no SUS

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Diabetes Mellitus (DM), principalmente o tipo 2, representa um problema de saúde pública, sendo cada vez mais necessárias a identificação precoce e a oferta de assistência, além do acompanhamento adequado para as pessoas que vivem com diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil, o que representa 7% da população nacional. Para promover a prevenção de complicações e o fortalecimento do autocuidado apoiado para pessoas com esse agravo, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e o Campus Virtual Fiocruz lançam a segunda oferta do curso, online e gratuito, Diabetes Mellitus no SUS: Promoção, prevenção e o fortalecimento do autocuidado, que certificou mais de 20 mil alunos em sua primeira oferta.

Inscreva-se já!

Este curso tem foco não apenas nos profissionais de saúde, mas também em pessoas com diabetes, familiares e outros que lidam com pessoas que vivem com a comorbidade. O curso oferece estratégias preventivas e de promoção da saúde para auxiliar esse público a explorar temas essenciais nessa relação, desde a identificação precoce do Diabetes Mellitus (DM) até o estabelecimento de vínculos sólidos com as Unidades Básicas de Saúde, que são, atualmente, elementos imprescindíveis para o sucesso no controle desse agravo.

Segundo o Ministério da Saúde, o Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível (DCNT) causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Esse agravo pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins, nos nervos e, em casos mais graves, à morte. A doença pode se apresentar de diversas formas e possui tipos diferentes: tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e pré-diabetes. Independente do tipo, com o aparecimento de qualquer sintoma, é fundamental que o paciente procure atendimento médico especializado para iniciar o tratamento.

Conheça a estrutura do curso Diabetes Mellitus no SUS: Promoção, prevenção e o fortalecimento do autocuidado e inscreva-se:

Módulo 1 - Panorama epidemiológico do diabetes

  • Aula 1 - Diabetes Mellitus: epidemiologia, fatores de risco e estratégias de prevenção
  • Aula 2 - Epidemiologia das comorbidades e complicações associadas ao Diabetes Mellitus

Módulo 2 - Tratamento do diabetes

  • Aula 1 - Tratamento não farmacológico do diabetes: dieta, exercício físico e educação para autocuidado
  • Aula 2 - Cirurgia Bariátrica
  • Aula 3 - Tratamento farmacológico do diabetes: classes terapêuticas disponíveis e suas características
  • Aula 4 - Tratamento farmacológico do diabetes: estratégias de uso e peculiaridades no manejo dos pacientes idosos

Módulo 3 - Organização da rede de atenção à saúde e prevenção das complicações do diabetes mellitus

  • Aula 1 - Redes de atenção à saúde, doenças crônicas e autocuidado
  • Aula 2 - Complicações cardiovasculares e estratégias de prevenção
  • Aula 3 - Complicações microvasculares e mistas e estratégias de prevenção

 

 

 

#ParaTodosVerem A imagem é formada por um desenho com fundo amarelado e uma forma arredondada no meio, onde está o nome do "CURSO: DIABETES MELLITUS NO SUS - PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E O FORTALECIMENTO DO AUTOCUIDADO". Abaixo do nome, um botão com a palavra "INSCREVA-SE". Ao lado superior esquerdo, o desenho de um pássaro; ao lado superior direito, uma lua com estrelas em volta; ao lado inferior esquerdo, o desenho representando uma Unidade de Saúde da Família, com duas profissionais conversando com uma paciente; e ao lado inferior direito, o desenho de um cacto.

Publicado em 16/04/2026

Vacinar é um ato individual e um compromisso coletivo! Fiocruz lança curso para enfrentar a hesitação vacinal no SUS

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Em um cenário em que a desinformação e a desconfiança colocam em risco conquistas históricas da saúde pública, a vacinação volta ao centro do debate. Para fortalecer a atuação dos profissionais diante desse desafio crescente, a Fiocruz lança o curso “Hesitação vacinal: uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde”, uma formação estratégica que busca preparar trabalhadores para lidar com recusas, dúvidas e inseguranças da população. Mais do que um tema técnico, este curso trata de uma questão urgente de saúde pública! O curso é uma promoção do Núcleo Interdisciplinar sobre Emergências em Saúde Pública (Niesp), ligado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e ao Centro de Estudos Estratégicos Antônio Ivo de Carvalho (CEE), em parceria com o Campus Virtual Fiocruz. As inscrições já estão abertas!

Inscreva-se já!

Dados recentes do Ministério da Saúde indicam esforços para recuperar essas coberturas, mas o desafio permanece. A hesitação vacinal — fenômeno complexo que envolve fatores culturais, sociais, políticos e informacionais — é hoje reconhecida como uma das principais ameaças à saúde pública global. Nesse contexto, o preparo dos profissionais de saúde, especialmente na Atenção Primária, torna-se decisivo para reverter esse quadro. O curso foi estruturado para oferecer uma abordagem crítica e contextualizada sobre a hesitação vacinal, articulando conhecimento técnico-científico com a experiência cotidiana dos profissionais. Com carga horária de 30h e autoinstrucional, a formação é voltada a trabalhadores da saúde e demais interessados no tema. 

Reconhecido internacionalmente por seu robusto Programa Nacional de Imunizações (PNI), o país construiu, ao longo de décadas, uma trajetória exemplar no controle de doenças imunopreveníveis. Até 2016, o Brasil alcançava altas coberturas vacinais de forma consistente, sendo referência global. No entanto, nos anos seguintes, esse cenário sofreu uma brusca mudança de rota: queda generalizada nas taxas de vacinação e aumento da desconfiança em relação à segurança e à eficácia das vacinas.

Com o curso, os participantes terão contato com conteúdos que abordam desde a história das vacinas e seu funcionamento até aspectos éticos, estratégias de comunicação e políticas públicas relacionadas à imunização. A proposta é ir além da informação. Busca-se desenvolver habilidades práticas para o manejo da hesitação no cotidiano dos serviços. Entre os principais aprendizados, destacam-se a compreensão do papel das vacinas na saúde global, o reconhecimento das características do PNI, a análise dos diferentes tipos de imunizantes e suas fases de desenvolvimento, além da construção de estratégias de diálogo que fortaleçam a confiança da população. Em um contexto em que a circulação de informações falsas impacta diretamente as decisões em saúde, saber alcançar o outro e se comunicar é tão importante quanto dominar o conteúdo técnico, estabelecendo diálogo e vínculo com a população. A vacinação, nesse sentido, não é apenas uma medida de proteção individual, mas um pacto coletivo que sustenta a proteção de comunidades inteiras.

A vacinação sempre foi o coração do SUS, mas, nos últimos anos, temos observado um fenômeno novo nas salas de vacina: a hesitação vacinal. Segundo o coordenador da formação e pesquisador da Ensp, Sergio Rego, o que antes era uma decisão quase automática para muitas pessoas, passou a ser atravessado por dúvidas, medos e, em alguns casos, recusa. Esse cenário é complexo e está diretamente relacionado a sentimentos de insegurança, receio de reações adversas e, sobretudo, à circulação intensa de desinformação e notícias falsas nas redes sociais”, afirmou ele. 

Sergio, que divide a coordenação do curso com a pesquisadora Ester Paiva Souto e com a docente Lenir Nascimento da Silva, ambas da Ensp, apontou que enfrentar esse desafio passa, necessariamente, pelo fortalecimento do vínculo entre profissionais de saúde e a população em geral. “O trabalhador da saúde, especialmente aquele que atua na ponta, tem um papel central nesse processo, uma figura de confiança para as famílias e comunidades. Assim, sua fala e posicionamento podem transformar dúvidas em segurança. Por isso, iniciativas de formação como esta são tão estratégicas. Não se trata apenas de transmitir conteúdo teórico, mas de promover reflexão a partir da prática e integrar esse saber com o que há de mais atualizado na ciência”, defendeu.

O lançamento do curso representa, portanto, uma resposta concreta a um dos desafios mais urgentes da atualidade. Em tempos de incertezas e disputas informacionais, fortalecer a confiança nas vacinas é fortalecer a vida. Assim, preparar os profissionais de saúde é o primeiro passo para garantir que essa confiança seja reconstruída.

Publicado em 10/04/2026

Inscrições abertas para o curso de atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde - Turma 2026

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

Como o território influencia a saúde? Descubra no curso de Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que está com inscrições abertas até 8 de maio pelo Campus Virtual Fiocruz!

Inscreva-se já!

Com carga horária de 72 horas e formato presencial, a formação aborda desde conceitos de cartografia e geoprocessamento até o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e técnicas de análise espacial aplicadas à saúde pública

Voltado para profissionais da área de Saúde Pública, o curso pretende qualificar alunas e alunos para o uso de dados espaciais na análise, planejamento e tomada de decisão em saúde.

Inscrições pelo Campus Virtual Fiocruz.

Acesse o nosso site: icict.fiocruz.br

QUER MAIS INFORMAÇÕES?
Envie e-mail para: seca.icict@fiocruz.br

Páginas

Subscrever RSS - curso