Organização
O curso foi organizado em três macrotemas que são divididos em cinco módulos, com 17 aulas:
BASES CONCEITUAIS:
MÓDULO 1 - Bases conceituais
CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E HISTÓRICO DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS NORMAS E LEGISLAÇÕES:
MÓDULO 2 - Estigmas relacionados a algumas doenças
MÓDULO 3 - Estigmas relacionados a práticas ou comportamentos
MÓDULO 4 - Estigmas relacionados a condições específicas
PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO
MÓDULO 5 - Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação nos serviços de saúde
BASES CONCEITUAIS:
MÓDULO 1 - Bases conceituais
- AULA 1 - Enfrentamento ao estigma e discriminação
- AULA 2 - Condições individuais, programáticas e sociais da vulnerabilidade
- AULA 3 - Implicações éticas em saúde
CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E HISTÓRICO DAS POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS NORMAS E LEGISLAÇÕES:
MÓDULO 2 - Estigmas relacionados a algumas doenças
- AULA 1 - Pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas com IST
- AULA 2 - Pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares e pessoas acometidas pelas micoses endêmicas
- AULA 3 - Pessoas acometidas por tuberculose e pessoas acometidas pelas hepatites virais
MÓDULO 3 - Estigmas relacionados a práticas ou comportamentos
- AULA 1 - Pessoas privadas de liberdade
- AULA 2 - Pessoas em situação de rua
- AULA 3 - Pessoas que usam álcool e outras drogas
- AULA 4 - Trabalhadoras(es) do sexo e cuidados em saúde
MÓDULO 4 - Estigmas relacionados a condições específicas
- AULA 1 - População negra
- AULA 2 - Povos indígenas
- AULA 3 - População LGBTQIA+
PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO
MÓDULO 5 - Práticas de enfrentamento ao estigma e discriminação nos serviços de saúde
- AULA 1 - Normas e legislações vigentes relacionadas ao enfrentamento do estigma, da discriminação e das legislações discriminatórias
- AULA 2 - Condições e estratégias para alcance de um serviço livre de discriminação
- AULA 3 - Práticas estigmatizantes e discriminatórias dirigidas as/os usuários(as) dos serviços de saúde
- AULA 4 - Estratégias de melhoria para acesso aos serviços pelos(as) usuários(as)