o Programa de Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (PPG-BCS) tem como principal objetivo a formação de recursos humanos com alta capacidade acadêmica e científica que possam atuar em pesquisa-ensino-produção aplicados em saúde com ênfase nas áreas de Bioinformática e Modelagem Computacional.
o Programa de Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (PPG-BCS) tem como principal objetivo a formação de recursos humanos com alta capacidade acadêmica e científica que possam atuar em pesquisa-ensino-produção aplicados em saúde com ênfase nas áreas de Bioinformática e Modelagem Computacional.
O prazo máximo de conclusão do curso é de 24 meses, incluindo a realização e defesa da dissertação, contados a partir do mês/ano da matrícula inicial no curso até o mês/ano da efetiva defesa do trabalho conforme normas estabelecidas pelo Regimento Geral da Pós- Graduação Stricto sensu da Fundação Oswaldo Cruz, estabelecido e aprovado pelo Conselho Deliberativo em 27/05/2021, atualizado em 03/05/2022. Conforme o regulamento do Programa (disponível em https://pgbcs.ioc.fiocruz.br/), a carga horária é de 1.440 horas, equivalentes a 72 créditos, composta de 20 créditos em disciplinas, entre créditos obrigatórios e eletivos, além de 52 créditos da dissertação.
Portadores de diploma de graduação, obtido em curso reconhecido pelo MEC, oriundos de cursos nas áreas de ciências exatas, ciências da saúde ou ciências biológicas, interessados no estudo de problemas biológicos em diferentes escalas e níveis de complexidade no âmbito da biologia computacional e da biologia de sistemas
Período de inscrição e envio da documentação: o período de inscrição e envio da documentação em formato digital no período de 08/12/2025 a 06/01/2026 até às 23h59. Orientações para o processo de inscrição na seleção pública: todas as etapas do processo de seleção serão realizadas conforme cronograma desta Chamada, através do Sistema Integrado de Ensino Fiocruz (SIEF). Passo a passo de como se inscrever na plataforma documento anexo VII
Essa seleção pública se constitui de quatro etapas, sendo o resultado de cada etapa disponibilizado na Plataforma SIEF (http://www.sief.fiocruz.br) e, alternativamente, no site da Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas (https://pgbcs.ioc.fiocruz.br/).
Após aprovação na seleção pública e convocação, o candidato deve formalizar sua matrícula no Programa de Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz no período estabelecido no Cronograma desta Chamada de Seleção Pública (item 9). Efetivada a matrícula, o candidato terá um prazo de 24 meses para conclusão do curso de mestrado. Somente poderão realizar matrícula no curso os candidatos que declararem ter disponibilidade de carga horária para realizar o curso, em conformidade com os requisitos do Programa. O aluno bolsista não poderá ter matrículas simultâneas na Fiocruz, de acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto sensu da Fundação Oswaldo Cruz, pois no momento de implementação da referida bolsa compromete-se a dedicar-se integralmente às atividades do curso. Em casos em que o aluno não for bolsista e tiver matrículas simultâneas, na especialização e no doutorado, por exemplo, será verificada a existência de impeditivo na carga horária exclusiva ou restritiva de dedicação aos referidos cursos.
Mais informações sobre o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas, incluindo corpo docente, estrutura curricular e linhas de pesquisas, podem ser obtidas diretamente na internet, em www.ioc.fiocruz.br/pgbcs. O PGBCS gostaria de ouvir sua opinião sobre o processo seletivo. Sugestões podem ser enviadas para: posgbcs@ioc.fiocruz.br