Cursos

Home Cursos
Voltar

Leishmanioses, e eu com isso? Ações educativas intersetoriais na saúde e na educação - 1

Unidade/ofertante: Instituto René Rachou Telefone: (31) 3349-7700
D Desenvolvimento
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

Descrição: O curso contribuirá, a partir de uma abordagem educativa crítica e reflexiva, para a formação a distância de trabalhadores e estudantes da saúde e da educação, ampliando seus conhecimentos sobre as leishmanioses, fortalecendo sua contribuição nas ações de promoção e prevenção da saúde e enfrentamento às doenças no território. Trata-se de uma formação pautada em uma visão que considere a interação entre os múltiplos determinantes que interferem na complexa cadeia de ocorrência das leishmanioses, estimulando ações de comunicação, educação em saúde e realização de estratégias de prevenção e controle da doença no território.



Objetivo Geral: Módulo 1: Conceito de leishmaniose, distribuição, transmissão, vetores e reservatórios Ao concluir este módulo o aluno estará habilitado a: • Identificar os diferentes tipos de leishmaniose; • Conhecer aspectos do vetor das leishmanioses, incluindo seu ciclo evolutivo e reservatório; • Diferenciar reservatório e hospedeiro; • Compreender o ciclo de transmissão da doença. Módulo 2: Patogenia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento Ao concluir este módulo o aluno estará habilitado a: • Identificar os principais sinais e sintomas das leishmanioses em humanos e caninos; • Identificar o papel do SUS representado pela rede de assistência pública para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle das leishmanioses em humanos e caninos. Módulo 3: Epidemiologia, prevenção e controle Ao concluir este módulo o aluno estará habilitado a: • Identificar cenários de risco para transmissão das leishmanioses; • Identificar as principais medidas de prevenção e controle da doença; • Compreender a importância da informação, comunicação e educação em saúde como medidas de prevenção, identificação de suspeita de casos (humanos e caninos) e controle da doença. Módulo 4: Leishmanioses no contexto da saúde única Ao concluir este módulo o aluno estará habilitado a: • Compreender o conceito de Saúde Única; • Compreender a importância da intersetorialidade nas ações de enfrentamento às leishmanioses; • Refletir sobre a importância da participação cidadã nas ações de enfrentamento às leishmanioses; • Refletir sobre os desafios do SUS nas ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da doença no Brasil.



Justificativa: As leishmanioses representam um problema de saúde pública e de controle complexo, envolvendo vetores, reservatórios e o ambiente, configurando-se, portanto, como um grande desafio para gestores e pesquisadores. Vários estudos demonstram que as populações acometidas pela doença desconhecem importantes conceitos como transmissão, tratamento e prevenção e uma proporção bastante reduzida emprega efetivamente as medidas preventivas. Além disto, muitos profissionais de saúde desconhecem conceitos essenciais relacionados às leishmanioses, demonstrando um menor domínio em relação às medidas preventivas e à sensibilização da população sobre a doença. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva intersetorial e multidisciplinar, a oferta de um curso autoinstrucional sobre as leishmanioses pode contribuir para ampliar o conhecimento sobre as doenças, fortalecendo as ações de educação, prevenção e enfrentamento na saúde individual, coletiva e no território.



O curso objetiva ampliar os conhecimentos, acerca das leishmanioses, de trabalhadores e estudantes da saúde e da educação, fortalecendo as ações de promoção e prevenção da saúde e enfrentamento às doenças no território