Cursos

Home Cursos
Voltar

ENSP - Mestrado Profissional em Epidemiologia em Saúde Pública na Região da Amazônia Legal 2026

Unidade/ofertante: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Telefone: Stricto Sensu: (021) 2598-2557 // Lato Sensu: (021) 2598-2318 ou (021) 2598-2558 // Geral: (021) 2598-2525 Email: pseletivo@ensp.fiocruz.br
M Mestrado Profissional
Presencial
Inscrições Abertas

Sobre o curso

Plano:

O Programa de Mestrado Profissional em Epidemiologia em Saúde Pública na Região da Amazônia Legal convida os Profissionais de Saúde ou Gestores que atuam na Amazônia Legal a participar da seleção pública para a primeira turma de Mestrado Profissional que ocorrerá de forma presencial e modular nas dependências da Universidade Estadual de Roraima, em Boa Vista - RR. Este programa será oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública Profissional. A seleção ocorrerá em 4 (quatro) etapas: prova de inglês, prova escrita, análise documental/curricular e entrevista. As provas de inglês e escrita ocorrerão de forma presencial em Boa Vista. As etapas subsequentes ocorrerão de forma remota síncrona. Leia com atenção este documento para conhecer os detalhes do processo seletivo e do curso antes de fazer sua inscrição. Certifique-se de que você atende a todas as exigências. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco somente pelo e-mail: epi.amazonialegal@gmail.com

Objetivo:

Objetivo geral O principal objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Epidemiologia em Saúde Pública na região da Amazônia Legal é capacitar profissionais de instituições públicas do sistema de saúde brasileiro na utilização de conceitos e técnicas epidemiológicas de investigação científica, com o intuito de desenvolver habilidades e aprimorar as competências requeridas no melhor desempenho das ações de vigilância e controle de agravos e avaliação de serviços de saúde. Além disso, busca formar profissionais que atuem como indutores de processos de mudança em suas instituições de trabalho, mediante a adoção de novos conceitos e práticas, desenvolvendo produtos de aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e do Sistema de Ciência e Tecnologia. Objetivos específicos Este curso pretende desenvolver competências individuais e coletivas para: • Fomentar a cooperação entre profissionais e instituições de saúde para lidar com os problemas de saúde locais e regionais; • Planejar estudos epidemiológicos para investigação de agravos de relevância local e regional; • Identificar e avaliar criticamente fontes de dados secundários produzidos rotineiramente na região; • Analisar e interpretar os resultados de fontes de dados primários e secundários; • Divulgar os resultados da investigação científica no âmbito local e regional; • Desenvolver produtos técnicos ou tecnológicos para divulgação dos resultados e para promover soluções aplicáveis ao Sistema Único de Saúde.

Regime Duração:

O Curso tem carga horária total estimada em 1.770 horas, assim distribuídas: 1.230 horas em disciplinas acadêmicas e 540 horas em atividades dedicadas à elaboração de trabalho de conclusão final. O início das aulas está previsto para 16/04/2026. Terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses. Apresenta estrutura modular e será realizado de 2ª a 6ª feira, das 8 às 18h, em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês. As aulas serão ministradas em português brasileiro e utilizará referências em português e inglês.

Público Alvo:

Profissionais e gestores de nível superior, brasileiros ou estrangeiros, que atuem na área de saúde, incluindo a Vigilância em Saúde, ou na formação de profissionais de saúde, das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), na Região da Amazônia Legal.

Inscrição:

De 19/09 a 31/10/2025

Processo Seletivo:

A seleção dos candidatos será realizada por comissão avaliadora, formada por docentes indicados por instrução normativa do PPGEPI-MP/ENSP/FIOCRUZ. ATENÇÃO: É de inteira responsabilidade dos candidatos acessar as informações durante todo o processo seletivo, que estarão disponíveis nas datas informadas no cronograma, em Anexo, nos portais acesso.fiocruz.br e de ensino da ENSP (https://ensino.ensp.fiocruz.br/processo-seletivo). Não são enviados e-mails aos candidatos durante o processo seletivo. O processo de seleção compreende 3 (três) etapas com participação obrigatória de todos os candidatos: a) Etapa I - Eliminatória: Prova de Inglês b) Etapa II – Eliminatória e Classificatória: Prova de Conhecimentos Específicos c) Etapa III – Eliminatória e Classificatória: Análise Documental e Arguição

Matrícula:

Os candidatos selecionados titulares, assim como os suplentes, deverão enviar a documentação exigida (subitem 11.1) para a matrícula no período de 26/03 a 31/03/2026, por meio do endereço eletrônico: acesso.fiocruz.br> Serviços Fiocruz> Ensino> Minhas Inscrições (selecionar inscrição) > Pedido de Matrícula. A documentação deverá ser DIGITALIZADA em formato PDF, não devendo exceder o limite total de 5 (cinco) megabytes por documento.

Disposições Gerais:

O curso é gratuito e não serão cobradas taxas de matrícula e mensalidade. 2. Este exame de seleção só terá validade para o curso que será iniciado em 2026. 3. A coordenação do curso não arcará com o deslocamento, hospedagem e alimentação dos alunos durante o processo seletivo, as disciplinas e defesas de projeto/dissertação. 4. Casos omissos serão analisados pela Coordenação do Curso. 5. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de comunicados e/ou quaisquer documentos referentes a este processo seletivo nas Plataformas digitais mencionadas nesta Chamada Pública.