O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA) tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia.
O programa também visa planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica.
O curso, cujas vagas são oferecidas nesta Chamada Pública, ocorrerá de forma presencial, terá sede em Manaus - AM e será ministrado em regime integral, com duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, incluindo a realização da defesa de dissertação.
Poderão participar do processo de seleção, candidatos que, até a data da matrícula, possuírem diploma de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC.
As inscrições deverão ser efetuadas conforme itens 5 e 6 e dentro do período definido no ANEXO I da Chamada Pública N.09/2025.
7. DO PROCESSO SELETIVO 7.1. A seleção será operacionalizada por uma Comissão de Seleção designada especialmente para este fim. 7.2. A admissão ao curso de Mestrado será feita através de Processo Seletivo composto das seguintes etapas. a) 1ª Etapa: Homologação das inscrições; b) 2ª Etapa: Prova escrita composta por Avaliação de conhecimentos em Saúde Coletiva (Prova de múltipla escolha) e Avaliação de Conhecimentos Específicos de acordo com a Linha de Pesquisa escolhida (Prova discursiva) - prova presencial; c) 3a Etapa: Avaliação do Currículo Lattes documentado; d) 4ª Etapa: Prova Oral – Conhecimento Específico de acordo com a área temática escolhida e Carta de Apresentação (prova de forma remota). 7.3. Todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias.
11. DA MATRÍCULA INSTITUCIONAL 11.1. O candidato selecionado deverá enviar a documentação exigida (subitem 11.4) para a matrícula no período definido no ANEXO I, por meio do endereço eletrônico: acesso.fiocruz.br >Serviços Fiocruz> Ensino>Minhas Inscrições (selecionar inscrição) >Pedido de Matrícula. 11.2. A documentação deverá ser DIGITALIZADA em formato PDF, não devendo exceder o limite total de 5 (cinco) megabytes por documento. 11.3. O candidato selecionado que, no prazo destinado à matrícula institucional, não cumprir as exigências de documentação definidas no item 11.4 ou deixar de enviar a documentação de matrícula e não a efetivar no SIEF até o último dia da matrícula, conforme ANEXO I, será considerado desistente. Neste caso, fica sem efeito o resultado obtido pelo candidato no processo seletivo. Após esta data haverá a convocação dos candidatos aprovados em categoria SUPLENTE, se houver, nos prazos definidos em chamada pública específica.
12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 12.1. Qualquer regra prevista nesta Chamada Pública poderá ser alterada, a qualquer tempo, antes da realização de qualquer das etapas, mediante nova publicação do item ou itens eventualmente retificados, alterados ou complementados. 12.2. Todas as reuniões da Comissão de Seleção serão lavradas em atas. Estas devem conter as ocorrências verificadas e as decisões tomadas, devidamente assinadas pelo presidente da Comissão. 12.3. Em nenhuma das etapas do processo seletivo serão fornecidas informações a respeito dos resultados por telefone, e-mail, ou na Secretaria Acadêmica – SECA. 12.4. Os casos omissos serão analisados pela Coordenação do PPGVIDA, ouvida, sempre que necessário, a Procuradoria Jurídica da FIOCRUZ. 12.5. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações referentes ao desenvolvimento do processo seletivo.