Descrição: As ações propostas pelo projeto “Diálogos sobre Economia Solidária (DES) para a promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal (DF)” são realizadas de forma territorializada e direcionada para a formação dos atores das comunidades locais para o empoderamento social com foco nos territórios de maior vulnerabilidade social, como a cidade Estrutural e o Sol Nascente e Pôr do Sol. Ressalta-se que a proposta deste Projeto, assim como seus critérios, se respaldam em função dos impactos mais evidentes, resultantes da pandemia de Covid-19, sendo o principal deles, os econômicos, o aumento da fome e da pobreza e o aumento da desigualdade social, decorrentes do aumento do desemprego, que vêm impossibilitando as ações das comunidades mais pobres e mais vulnerabilizadas no DF, criando oportunidades que fomentem condições de vida de formar a promover o desenvolvimento local saudável e sustentável, aumentando a capacidade de resiliência para o enfrentamento à Covid-19 e os seus impactos no período pós-pandêmico. As ações no âmbito da implementação de políticas públicas só terão êxito se tiver a governança como marca, atuando ativamente no processo de formulação, planejamento para a implementação de ações para a promoção a saúde e sustentabilidade dos territórios, que só ocorre necessariamente com a participação social em uma construção coletiva a partir das necessidades locais para gerar oportunidades para o desenvolvimento local. Com base nesses referenciais, o Projeto “Diálogos sobre Economia Solidária (DES) para a promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal (DF) foi pensando pela Fiocruz-DF para desenvolver ações estratégicas de economia solidária para empoderamento social e fortalecimento da governança e gestão de territórios, com foco no fomento à geração de trabalho e renda no DF, no contexto de pós-Covid 19 e suas respectivas consequências. A fim de alcançar os objetivos do projeto, foram definidas ações de sensibilização, mobilização, formação, multiplicação e de formação de redes, que estão de acordo com as etapas de pré-incubação e de incubação social.
Objetivo Geral: Mobilizar e sensibilizar coletivos, movimentos sociais e interessados no tema para promoção da formação em Economia Solidária; Disseminar temáticas correlatas aos processos de economia solidária básica; Mapear organizações que atuem com foco na economia social e solidária, considerando potencialidade de atuação nos territórios para integrar as ações.
Justificativa: Ressalta-se que a proposta deste Projeto, assim como seus critérios, se respaldam em função dos impactos mais evidentes, resultantes da pandemia de Covid-19, sendo o principal deles, os econômicos, o aumento da fome e da pobreza e o aumento da desigualdade social, decorrentes do aumento do desemprego, que vêm impossibilitando as ações das comunidades mais pobres e mais vulnerabilizadas no DF, criando oportunidades que fomentem condições de vida de formar a promover o desenvolvimento local saudável e sustentável, aumentando a capacidade de resiliência para o enfrentamento à Covid-19 e os seus impactos no período pós-pandêmico.
Desenvolver ações estratégicas de economia solidária para empoderamento social e fortalecimento da governança e gestão de territórios, com foco no fomento à geração de trabalho e renda no DF, no contexto de pós-Covid 19 e suas respectivas consequências.