O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (PGBP/IOC/Fiocruz) visa à formação científica avançada de pesquisadores, profissionais dos campos da ciência e tecnologia em saúde e docentes de ensino superior para as diferentes abordagens das áreas do conhecimento relacionadas à Parasitologia. A proposta é associar a tradição de excelência à necessidade de manter-se na vanguarda científica e tecnológica das áreas envolvidas no conceito mais amplo da Parasitologia. Atualmente, o Programa está credenciado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 7, considerado como excelência pela instituição. O Programa pertence à área 9, Ciências Biológicas III, da Capes, e apresenta quatro áreas de concentração: Biologia; Genética e Bioquímica; Ecologia e Epidemiologia; e Imunologia e Patogenia. Estas áreas de concentração englobam, atualmente, 11 linhas de pesquisa que abrangem estudos de agentes infecciosos e parasitários, vetores e hospedeiros, entre as quais estão a Biologia Celular e Ultraestrutura; Biologia; Genética; Genômica e Proteômica; Taxonomia; Desenvolvimento de métodos de diagnóstico e controle; Ecologia; Epidemiologia; Estudos bioquímicos e moleculares; Imunologia e Patogênese; e Patologia de doenças infecciosas e parasitárias.
O Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária tem por objetivo a formação de doutores capazes de atuar como docentes de nível superior e pesquisador para desenvolver pesquisa integrada na área de Parasitologia, promovendo conhecimento científico que assegure melhoria das condições de saúde da população.
Duração do curso: a duração mínima do curso será de 24 meses e máxima de 48 meses, contados a partir do mês/ano da matrícula inicial no curso até o mês/ano da efetiva defesa do trabalho conforme normas estabelecidas pelo Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto sensu da Fundação Oswaldo Cruz, estabelecido e aprovado pelo Conselho Deliberativo em 27/05/2021. Carga horária mínima de dedicação ao curso: O curso de Doutorado em Biologia Parasitária é ministrado em tempo integral, em regime de 40 horas semanais, com duração máxima de quatro anos (48 meses), incluindo a realização e defesa da dissertação.
O Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz destina-se a portadores de diploma de graduação e/ou mestrado de duração plena reconhecido pelo MEC.
Orientações para o processo de inscrição na Seleção Pública: todas as etapas do processo de seleção de candidatos ao Doutorado em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz serão realizadas conforme cronograma desta Chamada, através do Sistema Integrado de Ensino Fiocruz (SIEF). Orientações para inscrição através do Sistema Integrado de Ensino Fiocruz (SIEF) consulte o Anexo I. A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação, pelo(a) candidato(a), de todas as condições previstas nesta Chamada de Seleção Pública e no Regulamento do PPGBP.
O processo seletivo constará de quatro etapas: Etapa 1 - Homologação da inscrição e Habilitação do orientador (Eliminatória) Etapa 2 - Avaliação dos Projetos por pareceristas adhoc (etapa classificatória). Etapa 3 - Pontuação de produção de candidato e orientador (etapa classificatória) Etapa 4 - Apresentação oral do projeto e arguição do candidato (etapa eliminatória e classificatória).
Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para efetivar a matrícula a partir de novembro de 2025. Para a efetivação da matrícula o candidato deverá enviar a documentação exigida (subitem 9.2) para a matrícula conforme Chamada de Seleção, através da SIEF, por meio do endereço eletrônico: acesso.fiocruz.br> Serviços Fiocruz> Ensino> Minhas Inscrições (selecionar inscrição) > Pedido de Matrícula.
Só serão aceitas inscrições realizadas por meio SIEF (https://sief.fiocruz.br/) Caso o candidato encontre dificuldades no uso do sistema de inscrição, entrar em contato com a Secretaria do Programa, através do e-mail: posgbp@ioc.fiocruz.br. Podem ser aceitas inscrições de candidatos estrangeiros portadores de diplomas de graduação equivalente, obtidos no exterior e devidamente revalidados por universidades públicas brasileiras, respeitando-se os diplomas internacionais de reciprocidade ou equiparação. A homologação da inscrição se dará após a conferência da documentação enviada. A ausência de qualquer um dos documentos solicitados impossibilitará a inscrição. Não haverá devolução da taxa de inscrição. Não haverá segunda chamada para nenhuma das etapas do processo seletivo.