Descrição: Curso livre teórico-prático, autoinstrucional, virtual sobre atocuidado em saúde com foco nos temas: união mente-corpo, estresse, sono, respiração e meditação. Este curso tem como objetivo a divulgação de conhecimentos básicos sobre fisiologia humana, saúde emocional, sono, respiração e meditação. Combina estes conhecimentos com estratégias não farmacológicas, tais como práticas, exercícios e movimentos baseados em metodologias de mindfulness e educação somática, numa abordagem estruturada de autocuidado. O curso não é apenas uma estratégia de autogestão para lidar com o estresse, mas também um programa de educação continuada em saúde. Os participantes têm a liberdade de escolher a sequência das aulas, a combinação de práticas e a duração do curso. Têm também a opção de frequentar apenas uma parte do curso. O formato do curso permite a participação individual ou em grupo como uma atividade de trabalho ou comunitária. Após a conclusão do curso, será atribuído um certificado. A abordagem do curso combina conhecimentos teóricos com atividades práticas de atenção plena, o que tem demonstrado contribuir para uma melhor autoconsciência, gestão do stress, melhoria da qualidade de vida e redução das consequências do estresse. As experiências online e de autoaprendizagem também têm mostrado resultados positivos. Os objetivos educacionais do curso são: encorajar a reflexão sobre a definição de saúde e a sua relação com o autocuidado; apresentar conceitos básicos de fisiologia humana no contexto da integração mente-corpo e do autocuidado; ensinar os ACS a gerir o stress, reduzir a tensão muscular e harmonizar a respiração através de aulas de movimento somático mindfulness e práticas de meditação; inspirar o gosto pela auto-investigação como ferramenta de autocuidado; e encorajar a reflexão sobre as possibilidades e limitações do autocuidado a nível individual e coletivo.
Objetivo Geral: Os objetivos educacionais do curso são: encorajar a reflexão sobre a definição de saúde e a sua relação com o autocuidado; apresentar conceitos básicos de fisiologia humana no contexto da integração mente-corpo e do autocuidado; ensinar os ACS a gerir o stress, reduzir a tensão muscular e harmonizar a respiração através de aulas de movimento somático mindfulness e práticas de meditação; inspirar o gosto pela auto-investigação como ferramenta de autocuidado; e encorajar a reflexão sobre as possibilidades e limitações do autocuidado a nível individual e coletivo.
Justificativa: De acordo com os resultados da pesquisa “Effect of COVID-19 and violence on the work process and mental health of community health agents in Brazil” - Fundação Lemann/Harvard University, a violência e os impactos psicossociais da pandemia por COVID-19 vêm afetando negativamente a saúde mental e os processos de trabalhos de Agentes Comunitários de Saúde no Brasil. Considerando que a demanda para atendimento em saúde mental é crescente e maior do que as possibilidades de acesso fornecidas atualmente pelo Sistema Único de Saúde, este curso propõe atualizar conhecimentos básicos sobre fisiologia humana, estresse, sono, respiração e meditação e aliar esse conhecimento a estratégias não farmacológicas (práticas, exercícios e movimentos baseados nas metodologias de educação somática) numa abordagem estruturada de autocuidado em saúde.
Oferecer prática e conhecimento básico, cientificamente atualizado, sobre saúde integrativa, estresse ansiedade e depressão, sono, respiração e meditação. Articular o conhecimento teórico a atividades práticas simples e seguras que contribuam para aprimoramento da autopercepção e, consequentemente, permitam melhor manejo do estresse e suas consequencias e que contribuam para melhora na qualidade de vida.