Descrição: O curso de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz está em sua 17ª edição. O curso é organizado em nove módulos ministrados por pesquisadores doutores da Fiocruz e colaboradores da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio-IOC), que prestam a divulgação dos seus saberes voluntariamente. Portanto, os módulos são oferecidos conforme a disponibilidade de cada professor e sem custo financeiro para os alunos. Em 2024, serão oferecidos os seguintes módulos: Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica; Módulo de Trabalho em Campo com Animais Silvestres: do planejamento da expedição ao retorno para o laboratório, com ênfase na biossegurança, acidentes e zoonoses; Módulo de Biossegurança em Coleções Científicas; Módulo de Risco Biológico e Módulo de Segurança Química. Os demais módulos da edição atual serão oferecidos em 2025. Cada módulo oferecerá aulas por videoconferência e atividades assíncronas. O certificado será vinculado à aprovação por avaliação, o formato de avaliação será definido em cada módulo e devidamente explicado no primeiro dia de aula, e a presença deve ser acima de 75% (por módulo). O Módulo de Risco Biológico tem como público-alvo os alunos e profissionais, de nível médio, de graduação ou de pós-graduação, que atuam em atividades de pesquisa biomédica e na área da saúde. Tem como pré-requisito a apresentação do certificado de participação no Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica.
Objetivo Geral: O aluno ou profissional será capaz de identificar situações de risco biológico e tomar as providências preventivas necessárias.
Justificativa: O Módulo de Risco Biológico do Curso de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa Biomédica, organizado pela Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz, se propõe a oferecer treinamento na área de biossegurança de agentes biológicos. Serão abordados aspectos relacionados à classificação de risco de agentes biológicos, geneticamente modificados ou não, biossegurança de bactérias, vírus, helmintos, fungos e protozoários. Além disso, serão oferecidas orientações relacionadas à vacinação.
Capacitar e sensibilizar os alunos e profissionais que desenvolvem ou desenvolverão atividades laboratoriais, sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho e quais as práticas de biossegurança que devem ser adotadas.