Descrição: O curso "Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV" em formato de ensino à distância tem como objetivo qualificar e atualizar profissionais da saúde no uso da PrEP oral. Este curso autoinstrucional coloca o aprendiz como protagonista, visando capacitar os profissionais para oferecer a PrEP oral de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Durante o curso, os participantes aprenderão a identificar pessoas em situação de vulnerabilidade ao HIV que podem se beneficiar da PrEP oral, bem como a realizar o manejo inicial e o acompanhamento desses usuários. Também serão abordadas situações especiais que os profissionais de saúde podem enfrentar em suas práticas, juntamente com estratégias de aconselhamento e formas de reduzir o estigma em relação à PrEP.
Objetivo Geral: Ofertar a PrEP oral de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.
Justificativa: Desde 2018, o Ministério da Saúde recomenda a oferta da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) às pessoas sob maior risco de se infectar pelo HIV, como uma estratégia adicional do pacote de prevenção combinada. Passados seis anos de implementação da referida profilaxia no SUS e com a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da PrEP, ocorrido em 2022, se faz necessário disponibilizar uma ferramenta de aprendizagem acessível e padronizada que venha atualizar, qualificar e apoiar as práticas dos profissionais de saúde que ofertam a PrEP em todo o país. Neste sentido, propomos a tradução e adaptação do curso à distância desenvolvido e validado pela OPAS/ OMS, em 2019, para o contexto do sistema de saúde brasileiro. O curso tem três módulos interativos, que incluem: a identificação de candidatos adequados para uso da PrEP oral, o manejo inicial e o seguimento do usuário em PrEP oral e as situações especiais que os profissionais podem encontrar em sua prática. Conclui, ainda, com as principais estratégias de aconselhamento, incluindo minimização do estigma sobre a PrEP. O curso também apresenta uma série de módulos interativos de mídia avançada que incorporam miniaulas, verificações de conhecimento e um pré e pós-teste; inclui referências, um glossário e transcrições de narração. Este termo de referência refere-se à tradução de idioma; adaptação instrucional e migração de curso desenvolvido no sistema Moodle, do campus virtual da OPAS, para outra plataforma de software livre – que gostaríamos que fosse a plataforma da Fiocruz. A atualização técnica do conteúdo do curso será realizada pelos assessores do Ministério da Saúde, em parceria com os técnicos da OPAS e do CDC, envolvidos nesta parceria.
O curso visa qualificar e atualizar profissionais da saúde sobre a oferta da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) oral.