Descrição: O curso de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz está em sua 17ª edição. O curso é organizado em nove módulos ministrados por pesquisadores doutores da Fiocruz e colaboradores da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio-IOC), que prestam a divulgação dos seus saberes voluntariamente. Portanto, os módulos são oferecidos conforme a disponibilidade de cada professor e sem custo financeiro para os alunos. Em 2024, serão oferecidos os seguintes módulos: Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica; Módulo de Trabalho em Campo com Animais Silvestres: do planejamento da expedição ao retorno para o laboratório, com ênfase na biossegurança, acidentes e zoonoses; Módulo de Biossegurança em Coleções Científicas; Módulo de Risco Biológico e Módulo de Segurança Química. Os demais módulos da edição atual serão oferecidos em 2025. Cada módulo oferecerá aulas por videoconferência e atividades assíncronas. O certificado será vinculado à aprovação por avaliação, o formato de avaliação será definido em cada módulo e devidamente explicado no primeiro dia de aula, e a presença deve ser acima de 75% (por módulo). Os módulos são independentes após a realização do Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica, que é pré-requisito obrigatório para todos, com exceção do Módulo de Trabalho em Campo com Animais Silvestres.
Objetivo Geral: O aluno será capaz de identificar os diferentes tipos de risco, para as pessoas e para os acervos, e tomar as ações necessárias.
Justificativa: O conhecimento sobre biossegurança é fundamental para garantir um local de trabalho seguro onde as medidas adequadas, para evitar ou eliminar os riscos existentes no ambiente de laboratório e de coleções biológicas, sejam conhecidas e aplicadas por profissionais e estudantes.
Em todas as atividades realizadas com o acervo das Coleções é necessário o reconhecimento daquilo que constitui um risco. A partir da análise da potencialidade, extensão e gravidade do risco devem ser estabelecidas as ações de contenção, de mitigação e/ou de prevenção, neste contexto serão apresentadas as formas de manejo com foco na bioproteção.