Descrição: O curso de Biossegurança do IOC está em sua 17ª edição. O curso é composto por nove módulos que podem ser independentes após a realização do módulo introdutório. Cada módulo oferecerá aulas por videoconferência e presenciais e o certificado aos alunos será vinculado à aprovação por avaliação e presença acima de 75% (por módulo). Os módulos que compõe o Curso de Biossegurança são: Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica; Módulo de Boas Práticas Laboratoriais; Módulo de Risco Biológico; Módulo de Risco Físico e de Prevenção de Incêndios em Laboratórios; Módulo de Segurança Química; Módulo de Gestão da Qualidade em Laboratório de Pesquisa; Módulo de Biossegurança em Coleções Científicas; Módulo de Experimentação Animal; Módulo de Trabalho em Campo com Animais Silvestres: do planejamento da expedição ao retorno para o laboratório, com ênfase na biossegurança, acidentes e zoonoses. O Módulo Introdutório é obrigatório para a participação nos demais módulos; apenas o Módulo de Trabalho em Campo com Animais Silvestres não possui esse pré-requisito. Os módulos são ministrados por pesquisadores doutores da Fiocruz e colaboradores da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio-IOC)que prestam a divulgação dos seus saberes voluntariamente sem remuneração para este fim, portanto os módulos são oferecidos conforme a disponibilidade de cada professor e sem custo financeiro para o aluno. Em 2024 serão ofertados os seguintes módulos: Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica (5 a 9 de agosto). Módulo de Trabalho em Campo com Animais Silvestres: do planejamento da expedição ao retorno para o laboratório, com ênfase na biossegurança, acidentes e zoonoses (26 a 30 de agosto) Módulo de Biossegurança em Coleções Científicas (09 a 13 de setembro) Módulo de Risco Biológico (07 a 14 de outubro) Módulo de Segurança Química (29 de outubro a 01 de novembro)
Objetivo Geral: Sensibilizar os alunos quanto às questões de Biossegurança, capacitando-os para a identificação dos riscos e a prevenção dos mesmos.
Justificativa: O conhecimento sobre biossegurança é fundamental para garantir um local de trabalho seguro onde as medidas adequadas, para evitar ou eliminar os riscos existentes no ambiente de laboratório e de coleções biológicas, sejam conhecidas e aplicadas por profissionais e estudantes.
Capacitar e sensibilizar os alunos que desenvolverão laboratoriais sobre os riscos existentes nesse ambiente de trabalho e as práticas de biossegurança que devem ser adotadas.