O curso de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz está em sua 17ª edição.
O curso é constituído por nove módulos ministrados por pesquisadores doutores da Fiocruz e colaboradores da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio-IOC), que prestam a divulgação dos seus saberes voluntariamente. Portanto, os módulos são oferecidos conforme a disponibilidade de cada professor e sem custo financeiro para os alunos.
Em 2024, serão oferecidos os seguintes módulos: Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica; Módulo de Trabalho em Campo com Animais Silvestres: do planejamento da expedição ao retorno para o laboratório, com ênfase na biossegurança, acidentes e zoonoses; Módulo de Biossegurança em Coleções Científicas; Módulo de Risco Biológico e Módulo de Segurança Química.
Os demais módulos da edição atual serão oferecidos em 2025.
Cada módulo oferecerá aulas por videoconferência e o certificado será vinculado a aprovação por avaliação, o formato de avaliação será definido em cada módulo e devidamente explicado no primeiro dia de aula, e a presença deve ser acima de 75% (por módulo).
Os módulos são independentes após a realização do Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica, que tem como público-alvo alunos de iniciação científica e de pós graduação, e profissionais e estudantes de nível médio e técnico.
Coordenador do Curso: Prof. André de Figueiredo Barbosa
ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/1668670817816764
Membro da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio-IOC). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (Faculdade de Humanidades Pedro II, 1990). Mestre em Ciências (Instituto Oswaldo Cruz, 2001). Técnico em Saúde Pública do Laboratório de Referência Nacional em Simulídeos, Oncocercose e Mansonelose do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Atua na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.
Telefones: (21) 2562-1628 | (21) 99978-3539
Email: afb@ioc.fiocruz.br | andre.brs@gmail.com
Insta: @biosseguranca.ioc