Descrição: O curso apresenta diferentes metodologias analíticas e métodos estatísticos aplicados no controle de qualidade microbiológico em indústrias farmacêuticas para atendimento das normas regulatórias vigentes, abordando também tópicos relacionados a validação de metodologias.
Objetivo Geral: - Apresentar as principais regulamentações gerais referentes as Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos no Brasil. - Apresentar métodos analíticos (qualitativos, quantitativos, e de identificação) aplicados na indústria farmacêutica para o controle microbiológico. - Apresentar métodos estatísticos para cálculos de limites e avaliação de dados oriundos de ensaios microbiológicos na indústria farmacêutica. - Apresentar as diretrizes para validação de métodos microbiológicos na indústria farmacêutica.
Justificativa: O controle de qualidade microbiológico é essencial para a produção de medicamentos de qualidade e com segurança e que atendam a todos os requisitos exigidos pelas regulamentações vigentes. Nesse contexto, o profissional que atua no laboratório de controle microbiológico na indústria farmacêutica deve estar sempre atualizado em relação as normas vigentes, metodologias atuais e seus princípios. Este curso permite a troca de experiências entre profissionais que atuam na área e a modalidade remota oferece uma maior abrangência em diferentes regiões do país.
O objetivo geral desse curso é apresentar conhecimentos necessários para realização de diferentes metodologias aplicadas no controle de qualidade microbiológico na indústria farmacêutica para atendimento das normas regulatórias vigentes.