O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPG SCO) do Instituto René Rachou – (IRR/(Fiocruz Minas) está organizado com uma área de concentração (Saúde Coletiva) e três linhas de pesquisa, sustentadas pelas atividades e projetos desenvolvidos pelos docentes. A área de concentração Saúde Coletiva é entendida como um campo científico onde se produzem saberes e conhecimentos acerca do objeto saúde e onde operam distintas disciplinas (epidemiologia, ciências sociais em saúde e planejamento e gestão) e um conjunto de práticas, sobretudo aquelas voltadas para o Sistema Único de Saúde Linhas de Pesquisa: - Envelhecimento e Saúde: abrange estudos relacionados à saúde do idoso e à dinâmica do processo de envelhecimento. - Políticas Públicas, Programas e Serviços de Saúde: Contempla estudos voltados ao planejamento em saúde e à análise e avaliação de políticas, programas, serviços, processos de gestão e tecnologias em saúde. - Saúde e Ambiente: Abrange estudos sobre os eventos relacionados à saúde e sua determinação a partir do ambiente físico, social, econômico e político.
Formar docentes, pesquisadores e profissionais de saúde para atuação na área da Saúde Coletiva, entendida como um campo científico, um âmbito de práticas e uma área de atuação profissional, tendo como base as disciplinas que a sustentam (Epidemiologia; Ciências Sociais e Humanas em Saúde; e Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde). Nessa perspectiva, o Programa atende à demanda regional e nacional de profissionais qualificados nessa área para atuação no Sistema Único de Saúde, seja na prática dos serviços ou na academia
O curso de mestrado terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, considerando a conclusão de pelo menos 24 créditos e a defesa e aprovação da dissertação. 1 crédito equivale a 15 horas/aula.
Poderão se candidatar ao processo de seleção para o curso de mestrado, os portadores de diploma de curso superior, outorgado por instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo Ministério da Educação. Serão aceitos candidatos no último semestre da graduação, mediante declaração da instituição formadora. Aos selecionados, a matrícula está condicionada à apresentação de declaração de colação de grau/conclusão do curso
As inscrições poderão ser efetuadas no período compreendido entre os dias 16 e 17 de novembro de 2023, até as 23:59h do último dia. Os passos para a inscrição são apresentados na Chamada Pública 2024.
O exame de seleção para ingresso no Mestrado constará de duas etapas: (1) Prova de conhecimento específico; e (2) Apresentação da proposta preliminar de pesquisa, seguida de arguição oral e análise do currículo Lattes.
O candidato aprovado deverá enviar a documentação exigida na Chamada Pública 2024 para o registro da matrícula no Programa no período de 18 e 19/12/2023.
O curso é gratuito e não serão cobradas taxas de inscrição, matrícula e/ou mensalidade. O Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva dispõe de uma quota limitada de bolsas de estudo, não havendo nenhum compromisso, por parte do Programa, com a concessão de bolsas para todos os alunos. A instância decisória para a concessão de bolsas de estudo é a Comissão de Pós-Graduação.