Descrição: Olá, seja bem-vindo(a) ao curso Estratégia de Disseminação de Larvicida (EDL) para combate ao mosquito Aedes. Você irá conhecer neste curso a Estratégia de Disseminação de Larvicida, uma tática muito promissora no combate aos mosquitos, pois algumas espécies de mosquitos Aedes usam, frequentemente, criadouros crípticos ou situados em locais inacessíveis, muitas vezes difíceis de detectar pelos agentes de combate às endemias (ACE). Este curso, direcionado aos agentes de saúde, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar no combate aos mosquitos Aedes, visa exemplificar a eficiência do combate aos mosquitos Aedes por meio de disseminação de larvicidas, pelos próprios mosquitos.
Objetivo Geral: • Compreender a estratégia de disseminação de larvicida por mosquitos no controle de arboviroses. • Identificar os aspectos básicos da utilização de Estações Disseminadoras de Larvicida no controle de arboviroses. • Compreender os procedimentos necessários para a implantação e manutenção de Estações Disseminadoras de Larvicida.
Justificativa: Um dos principais problemas das ferramentas convencionais de controle de Aedes aegypti e Ae. albopictus é o baixo acesso para cobertura de criadouros. Estas espécies usam frequentemente criadouros crípticos, muitas vezes difíceis de detectar pelos agentes de combate a endemias (ACE), ou situados em locais inacessíveis (incluindo prédios fechados). A dispersão de larvicidas, pelos próprios mosquitos é uma tática muito promissora que poderia complementar as atividades de rotina preconizadas pela Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses – CGARB/SVS/MS. Resultados de ensaios realizados em Manaus e Manacapuru (Amazonas) mostram uma alta cobertura de criadouros (>94%), com dispersão efetiva de pyriproxyfen (PPF) até 400m. A dispersão de PPF produziu um importante aumento da mortalidade de mosquitos imaturos (de ~5% para ~95%) e uma redução de 96-98% da emergência de mosquitos adultos em poucas semanas. A dispersão de larvicida por mosquitos se mostrou eficiente quando foi testada em colaboração com os serviços de controle vetorial de alguns municípios do Brasil, em diferentes contextos e estruturas urbanas. A disseminação de larvicida por mosquitos se encaixa dentro do modelo de Manejo Integrado de Vetores (MIV), como uma estratégia alternativa que pode fornecer mais subsídios à CGARB/SVS/MS no controle arboviroses.
Oferecer um conjunto de conhecimentos e a possibilidade de experienciar a prática na gestão e operacionalização dos procedimentos de montagem, impregnação, instalação, e manutenção das Estações Disseminadoras de larvicida (ED’s), para o controle de arboviroses através da dispersão de larvicida por mosquitos urbanos nos diferentes contextos e realidades do Brasil.