Cursos

Home Cursos
Voltar

História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno - 4

Unidade/ofertante: Casa de Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 3865-2121 / 3865-2234
D Desenvolvimento
À distância
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Descrição: A definição de uma nova era geológica marcada pelo impacto da ação humana no planeta Terra implica desafios não só em termos de respostas às catástrofes que ameaçam os seres vivos na biosfera, mas também questões conceituais que afetam os diversos campos do conhecimento, inclusive as ciências humanas, que em face da complexidade dos fenômenos contemporâneos são chamadas para uma maior integração com a biologia, a geologia e outras ciências naturais. O objetivo deste minicurso é apresentar e discutir o impacto do Antropoceno nos diversos campos do conhecimento, principalmente nas humanidades, tendo por finalidade se familiarizar com os temas e debates que o conceito tem suscitado nesses campos por meio de especialistas brasileiros e estrangeiros que vêm se dedicando ao assunto. Com isso, espera-se promover a renovação cognitiva convocada pela emergência ecológica, a qual passa por temáticas transversais que rearticulam as tradicionais fronteiras da arquitetura do conhecimento. A edição do 2023 terá como foco a Amazônia. Reunirá especialistas e escritores que abordam como a região catalisa processos e tendências marcantes do Antropoceno, como a intensificação da devastação ecológica nas décadas da Grande Aceleração, a conformação de uma crítica ambiental de escopo global e a formação de redes transnacionais e interdisciplinares dedicadas a compreender a ecologia amazônica e o papel do bioma na regulação hidrológica e climática.



Objetivo Geral: Debater o impacto do Antropoceno nas ciências humanas e sociais, sobretudo na história, a partir dos principais autores, argumentos, perspectivas e controvérsias, com especialistas versados nas diversas temáticas concernentes à ideia de uma época geológica conformada pela ação humana no planeta.



Justificativa: As mudanças climáticas e demais emergências ecológicas implicadas no conceito de Antropoceno representam sérios desafios para as ciências naturais e as humanidades, exigindo inclusive a reconfiguração desta divisão que caracteriza a paisagem cognitiva da modernidade nos últimos séculos. Torna-se imperativo se familiarizar com as discussões que esse estado sem precedentes da história planetária tem deflagrado no ambiente acadêmico e nas artes. Elas implicam na elaboração de novas ferramentas de análise capazes de dar conta da complexidade do estado de coisas trazido por uma nova época geológica definida a partir da marca humana no planeta. O escalonamento da devastação da Amazônia nos últimos anos tem mobilizado os especialistas no sentido de chamar a atenção para o papel que a região desempenha como repositório da biodiversidade global e como regulador do clima e dos regimes hídricos. Em função disso, torna-se imperativo debater qual a posição da Amazônia na modelação dos argumentos que conformaram o Antropoceno/



Compreender como a emergência ecológica contemporânea, que está na raiz da formulação do conceito de Antropoceno, afeta os debates nas humanidades e nas artes, por implicar novas formas de conceber a espécie humana, os modos de interação com o ambiente e as ideias de modernidade e política.