Chamada Especial de seleção pública para candidatos a mestrado e doutorado oferecidos pelo Programa Educacional em Sistemas de Saúde – SisSaúde-Brasil/Moçambique, criado para alunos de Moçambique, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde e a Universidade Lúrio. O Programa será realizado pelo consórcio entre os programas de pós-graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPGSP/ENSP), Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPGSPMA/ENSP), Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPGEPI/ENSP), Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do Instituto Fernandes Figueira (PPGSMCA/IFF), Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães (PPGSP/IAM) e Saúde Coletiva do Instituto René Rachou (PPGSC/IRR).
O processo de que trata essa chamada especial tem a finalidade de selecionar e classificar os candidatos para ingresso no Programa Educacional em Sistemas de Saúde para Moçambique, por meio de consórcio de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Fiocruz, para oferta de vagas aos cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, Epidemiologia e Saúde Pública da ENSP, Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do IFF, Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães e Saúde Coletiva do Instituto René Rachou. Para tirar dúvidas sobre o processo entrar em contato pelo e-mail progsissaudemz@fiocruz.br. Objetivo Geral: Formar mestres e doutores para a atuação no sistema nacional de saúde e/ou na formação em saúde e/ou na investigação em Moçambique, visando contribuir para a qualificação de pessoal no campo da saúde pública/saúde coletiva e para os processos de planejamento, gestão e avaliação de sistemas de saúde, com vista a fortalecer os sistemas de saúde. Objetivos específicos: Qualificar as atividades de investigação, educação, gestão e atenção em saúde, por meio da formação dos profissionais em pós-graduação stricto sensu; Capacitar profissionais acerca de conteúdos epidemiológicos no combate aos problemas de saúde nacional e local, assim como no apoio ao planejamento e gestão em saúde; Estimular a colaboração por meio de redes entre profissionais das instituições moçambicanas e a Fiocruz-Brasil.
Regime híbrido, com predominância de atividades remotas (síncronas e assíncronas). Os estudantes deverão acompanhar as aulas síncronas no Instituto Nacional de Saúde, assim como outras atividades acadêmicas presenciais. O curso de mestrado terá duração de dois anos (24 meses), e o de doutorado a duração de quatro anos (48 meses). A distribuição da carga horária far-se-á por meio das disciplinas obrigatórias e eletivas, a realização e qualificação do projeto e a elaboração e defesa da dissertação e/ou tese.
A turma será constituída por profissionais de nível superior, preferencialmente que atuem na área da saúde e/ou na formação em saúde em Moçambique.
As inscrições poderão ser efetuadas entre os dias 27 de março e 17 de abril de 2023. ANTES DE REALIZAR A INSCRIÇÃO ON LINE E INICIAR ESTE PROCESSO SELETIVO, O CANDIDATO DEVERÁ, NECESSARIAMENTE, CONHECER TODAS AS REGRAS CONTIDAS NA CHAMADA ESPECIAL E CERTIFICAR-SE DE EFETIVAMENTE PREENCHER TODOS OS REQUISITOS EXIGIDOS. Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário realizar um cadastro no Login Único da Fiocruz, acesse o link acesso.fiocruz.br
O processo de seleção compreende as etapas abaixo com participação obrigatória de todos os candidatos: ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA: Para o mestrado - ANÁLISE CURRICULAR/DOCUMENTAL (Carta de Apresentação + Proposta preliminar de projeto de pesquisa) ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA (Mestrado e Doutorado): ENTREVISTA (Avaliação Oral) O candidato é responsável por providenciar o meio de comunicação on line e por garantir banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real para realização da Prova de Inglês (Etapa I). O acesso a plataforma digital deverá ser feito pelo computador (desktop ou notebook). O acompanhamento do Processo Seletivo pelo candidato deverá ser feito pelo endereço acesso.fiocruz.br. Ao informar login e senha, o candidato acompanha todas as atualizações do Processo Seletivo (divulgação de resultados e recursos). Será divulgada a classificação final geral do Programa Educacional em Sistemas de Saúde - SisSaúde, criado para alunos de Moçambique no endereço acesso.fiocruz.br, de acordo com a nota obtida segundo a fórmula abaixo, em ordem decrescente, estando aprovados os candidatos que obtiverem nota dentro do número de vagas, estando os demais na condição de classificado: NF (nota final) = (N2+N3)/2 Sendo que: N2= nota etapa 2; N3= nota etapa 3; + = soma; / = divide.
Período de dia 27 e 28/07/2023 O candidato selecionado deverá enviar a documentação exigida para a matrícula no programa/curso indicado pela coordenação no período de 24 a 26/07/2023, conforme informado no subitem 10.1 acessando acesso.fiocruz.br, em “Serviços Fiocruz”, depois “Ensino” e em seguida “Minhas Inscrições”. Selecione sua inscrição e na sequência clique no botão “Pedido de Matrícula”. Verifique os documentos exigidos na matrícula na Chamada Pública.
1. Os cursos são gratuitos e não serão cobradas taxas de inscrição, matrícula e/ou mensalidade. 2. Os candidatos são responsáveis pela legibilidade dos documentos enviados. 3. Os candidatos poderão ajustar os documentos até a data fim das inscrições. 4. Este processo de seleção só terá validade para o curso que será iniciado em 2023. 5. Não haverá concessão de bolsas de estudo para os alunos. 6. Casos omissos serão analisados pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação com abertura de vagas nesta Chamada. 7. Em relação ao passaporte, o visto será exigido, em caso de necessidades futuras, como a vinda para o Brasil. 8. O cronograma com as datas apresentadas (anexo 8) poderá sofrer alterações. Se houver alterações estas serão informadas no endereço acesso.fiocruz.br, em “Serviços Fiocruz”, depois “Ensino” e em seguida “Minhas Inscrições” através do botão “Editais e Documentos”. 9. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar as publicações, avisos, comunicados e resultados referentes a este processo seletivo no endereço acesso.fiocruz.br, em “Serviços Fiocruz”, depois “Ensino” e em seguida “Minhas Inscrições”. 10. Todas as informações relativas ao processo seletivo serão publicadas na Plataforma de Inscrições no endereço acesso.fiocruz.br. Contudo, caso haja necessidade de contato com o candidato por e-mail, as mensagens serão enviadas ao endereço de e-mail cadastrado no ato da inscrição. 11. A inscrição nas disciplinas obrigatórias do 1º semestre dos cursos será realizada no sistema pela equipe da secretaria acadêmica. 12. Atentar-se para a diferença de 5 (cinco) horas entre o fuso horário de Brasília/Brasil e o de Moçambique. Assim, o atendimento da secretaria e dos profissionais de apoio é realizado no intervalo das 8h às 17h (horário de Brasília), equivalente ao horário das 13h às 22h (horário de Moçambique).