Home Fiocruz lança Campus Virtual
Voltar
Publicado em 22/09/2016
Destaques

Fiocruz lança Campus Virtual

Público terá acesso a plataformas de cursos, recursos educacionais abertos, videoaulas, informações sobre ensino e serviços num novo ambiente integrado

No dia 27 de setembro, a Fundação Oswaldo Cruz lança o Campus Virtual Fiocruz (CVF) – uma grande rede de conhecimento que integra todas informações sobre ensino e serviços educacionais oferecidos pela instituição. Dessa forma, alunos, professores, profissionais de saúde, parceiros e público em geral podem ter acesso a cursos, recursos educacionais abertos, videoaulas e ferramentas que potencializam a comunicação e a interação.O CVF é uma rede de ensino e aprendizagem que facilita a integração das diversas unidades da Fundação, ao mesmo tempo em que fortalece a colaboração com e entre as redes parceiras, a exemplo da Universidade Aberta do SUS, estimulando também novas cooperações institucionais.

Segundo a Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima, a iniciativa contribui de forma significativa para consolidar e expandir as ações da Fiocruz no campo da educação: “Como principal instituição não universitária de formação de recursos humanos para o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&I) e o Sistema Único de Saúde (SUS), a Fiocruz necessitava de uma plataforma única para disponibilizar toda a sua oferta a serviço da sociedade. O Campus Virtual Fiocruz cumpre este papel, à medida que responde ao anseio da nossa comunidade acadêmica por maior articulação, ao mesmo tempo em que nos permite estreitar o relacionamento com nossos parceiros, além de podermos gerar e difundir esses e novos conhecimentos de uma forma mais ampla”.

Para a coordenadora do Campus Virtual, Ana Furniel, o "Campus virtual é um projeto ousado, uma vez  que procura integrar informações de várias fontes, além das novas plataformas, mas a Fiocruz dá um passo importante para o trabalho em rede". Mas o Campus entra em sua versão beta, que estará recebendo sugestões, críticas e com isso ajudar a fazer ajustes necessários para uma nova versão em breve.

Plataformas integradas: acesso ao conhecimento e colaboração em rede

Integração e organização são palavras-chave para os visitantes, que contam com acesso fácil, rápido às informações e serviços na área de ensino, estruturados em três plataformas principais: cursos, recursos educacionais abertos (REA) e videoaulas.

No Campus, é possível participar de aulas virtuais e ter acesso aos conteúdos das disciplinas e ementas, assim como a materiais didáticos, bancos de imagens e vídeos, processos seletivos e editais, guias, entre outros. No mesmo ambiente, os usuários podem buscar informações de todas as unidades da Fiocruz e das redes parceiras. A busca foi organizada por filtros, permitindo a pesquisa por nível de ensino, modalidade (presencial, EAD), unidade, localização, programa e área temática.

Comunicação, interatividade e uso de novas tecnologias são destaques do CVF, que conta com áreas de notícias, entrevistas e agenda de eventos, para que os visitantes estejam sempre atualizados. E ainda: fazendo jus à tradição democrática e do diálogo na Fiocruz, estão disponíveis ferramentas para a promoção de debates e encontros, como video e webconferências, palestras online e comunidades virtuais.

Quer mais? Quem se cadastrar no Campus terá um espaço personalizado para chamar de seu, podendo montar sua lista de estudos e fazer anotações. Também será possível comentar, compartilhar e guardar os conteúdos favoritos. E, claro, falando em informação e comunicação integrada, o Campus conta com perfis nas redes sociais.

O Campus Virtual é uma iniciativa estruturante no contexto das políticas da Fiocruz, como a de Acesso Aberto ao Conhecimento e de Informação e Comunicação. Integra, ainda, o Plano de Desenvolvimento Institucional, que apresenta as propostas estratégicas da Fundação e se caracteriza como importante instrumento no seu processo de credenciamento como escola de governo.