Descrição: O curso visa introduzir noções técnico-científicas na área da biologia celular de parasitos patogênicos. Mais especificamente compreender mecanismos celulares pelos quais o parasitos Trichomonas vaginalis e Giardia intestinalis utilizam no processo de infecção de células hospedeiras.. Os alunos serão apresentados a técnicas avançadas de cultivo celular, cultura 3D, bem como em ferramentas de nanotecnologia em bioimagem como a microscopia eletrônica. Também serão abordadas ferramentas de microscopia óptica. O curso tem caráter estritamente prático, além das atividades de bancadas os alunos participarão de atividades científicas como seminários, onde assistirão e apresentarão artigos ao longo do curso.
Objetivo Geral: Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a compreender perguntas científicas em temas ligados à biologia celular de parasitos. Além disso, é desejado que o aluno ao final do curso entenda a importância da divulgação científica em suas mais diversas formas, bem como aprenda a buscar informação científica em plataformas digitais e consiga acompanhar o raciocínio lógico de protocolos científicos. Além dessas habilidade, ao final desse curso, é esperado que o aluno possa realizar experimentos simples com acompanhamento dentro dos projetos de pesquisas do laboratório envolvido no objetivo do curso.
Justificativa: A FIOCRUZ é a principal instituição não-universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil. Desta maneira, o curso é estratégico para: (1) Selecionar estudantes com grande interesse pela ciência e potencial para atuar em pesquisa científica; (2) Estimular a formação dos estudantes criando possibilidade de identificar novos quadros para atuação profissional no campo do saber científico; (3) Contribuir para a difusão dos conhecimentos científicos, desmitificando a ciência e articulando pesquisa e ensino.
O objetivo do curso é introduzir noções técnico-científicas na área da biologia celular de parasitos patogênicos. Mais especificamente compreender mecanismos celulares pelos quais o parasito Trichomonas vaginalis utiliza no processo de infecção de células hospedeiras a partir de um cultivo tridimensional. Também será analisado compostos quimioterápicos desenhados a partir de analises in silico bem como compostos derivados de produtos naturais nas Trichomonas e na Giardia intestinalis. Além disso, iniciaremos projeto piloto para avaliar a participação da microbiota nas infecções dos parasitos mencionados acima.