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Curso de Capacitação em Biotecnologia para Prospecção de Produtos Naturais Aplicados à Saúde - 3º Oferta

Unidade/ofertante: Fiocruz Rondônia Telefone: (69) 3219-6000 Email: rondonia@fiocruz.br
D Desenvolvimento
Presencial
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Sobre o curso

Descrição: O Curso de Capacitação em Biotecnologia para Prospecção de Produtos Naturais Aplicadas à Saúde foi criado com o intuito de disseminar o conhecimento técnico-científico na área de Biotecnologia e Bioquímica aplicadas à biodiversidade amazônica e brasileira e seu potencial diagnóstico/terapêutico aplicado à Saúde, promovendo a popularização da Ciência e Tecnologia, assim como um período de ambientação para alunos e/ou profissionais interessados nos programas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Nesse ambiente, pretendemos apresentar aos interessados as práticas cotidianas em um laboratório de pesquisa, as técnicas/tecnologias analíticas, os aspectos éticos/regulatórios e os aspectos teóricos aplicados ao tema e ao grupo de pesquisa do Laboratório de Biotecnologia de Proteínas e Compostos Bioativos Aplicados à Saúde (LABIOPROT) .



Objetivo Geral: - Adquirir e/ou aprimorar conhecimentos teóricos e/ou práticos em Biotecnologia, Bioquímica, Bioprospecção, Biossegurança, Bioética e Biodiversidade. - Identificar ambientes de riscos no desenvolvimento de atividades em um laboratório de pesquisa. - Refletir sobre a importância da C&T em sua formação e/ou aprimoramento profissional. - Entender a responsabilidade de ser e/ou se tornar um beneficiário(a) de investimentos públicos, por meio de bolsas de estudos. - Entender a importância de elaboração e gerenciamento de um projeto de pesquisa. - Compartilhar do alinhamento com a nobre Missão da Ciência como agente transformador positivo da sociedade. - Sensibilizar-se com a popularização e divulgação científica.



Justificativa: A região Amazônica é reconhecida mundialmente por sua rica biodiversidade, no entanto, a CAPES reconhece sua menor representatividade no quadro de reconhecimento da importância do seu papel na formação de recursos humanos e disseminação do conhecimento e de atenção ao seu desenvolvimento na realidade brasileira, marcado pela necessidade de superar a concentração nas grandes cidades e nas regiões sul e sudeste. Dessa forma, é necessária a expansão e o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na Região Amazônica afim de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento da ciência na região, para que o potencial de desenvolvimento da Amazônia seja alcançado. Visando esse objetivo, é importante que a captação de futuros cientistas e profissionais que atuarão nas pesquisas da região norte sejam realizadas durante a graduação, a fim de estimular a participação desses recursos humanos seja na iniciação científica e nos cursos de mestrado e doutorado. Como atores participantes do ecossistema de CT&I, sabemos a importância (e responsabilidade) de popularizar e compartilhar o conhecimento técnico-científico como agente transformador da sociedade e instrumento de aprimoramento técnico a alunos e profissionais. Anualmente o grupo de pesquisa de Biotecnologia de Proteínas Aplicadas à Saúde (LABIOPROT) recebe alunos candidatos à Iniciação Científica e profissionais interessados em Mestrado e/ou Doutorado, todavia, muitas vezes por não conhecerem um laboratório de pesquisa durante sua formação acadêmica, os mesmos se sentem desmotivados para seguirem a área acadêmica e/ou científica. Em se tratando de Amazônia Ocidental e em especial, Rondônia, o sistema estadual de CT&I está em fase de consolidação, sendo poucas instituições que de fato possuem infraestrutura adequada e RH qualificados em Ciência e Tecnologia para disseminar estes conhecimentos e os aprimoramentos técnicos/tecnológicos. Muitas vezes, verificou-se que alguns alunos, após realização de um curso de capacitação, entendem que não têm afinidade com a área ou, são desmotivados pela distância do laboratório (localizado no campus UNIR fora da cidade a 12 km de distância), com dificuldades logísticas de transporte. Assim sendo, promovemos esse curso, também, com o intuito de apresentar a rotina de um laboratório de pesquisa, as responsabilidades técnicas e éticas dos alunos em ambiente de pesquisa científica, os aspectos bioéticos e teóricos da área, e, as técnicas/tecnologias analíticas aplicadas na Biotecnologia, de modo que possam compreender a dinâmica do processo de pesquisa científica na plataforma, e assim, refletirem se terão interesse em serem efetivados como alunos de iniciação científica. Assim, esperamos ter alunos conscientes e melhor preparados para atuarem no laboratório de pesquisa com responsabilidade social pelos investimentos públicos em CT&I.



Ambientar e capacitar alunos de graduação nas técnicas biotecnológicas de prospecção de produtos naturais aplicados à saúde e nos aspectos teóricos da área de conhecimento, propiciando uma importante visão de um laboratório de pesquisa e do sistema de CT&I.