O projeto Painel da Atenção Primária à Saúde da Fiocruz é um dos 12 finalistas entre 315 soluções concorrentes do Programa Solve MIT (Massachusetts Institute of Technology), oferecido em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates. A iniciativa global anual busca soluções promissoras para resolver desafios mundiais prementes, e é a primeira vez que um time brasileiro na área da saúde é selecionado. O Painel Fiocruz foi selecionado na categoria "Desafio: Novos métodos para a melhoria de desempenho da APS". O resultado final será divulgado ainda no mês de novembro.
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A pergunta balizadora da edição foi: Como usar métodos não convencionais para medir a melhoria do desempenho da atenção primária à saúde em países de baixa e média renda? A Fiocruz concorreu com a solução "Painel Saúde Fiocruz", um software que fornece um dashboard com as informações que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) precisam para melhor organizar o agendamento e priorização dos atendimentos.
O desenvolvimento deste software livre contou com a colaboração de profissionais do Campus Virtual Fiocruz e está depositado em nosso repositório Educare como um recurso educacional aberto (REA). O coordenador da iniciativa é o pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, ligado ao Instituto Gonçalo Moniz (Cidacs/Fiocruz Bahia), Vinícius Oliveira. O desenvolvimento do software e a pesquisa de campo foram parcialmente executados como atividade do Projeto Monitoramento e Avaliação das ações estratégicas dos Programas de Provimento e Formação em Saúde do Ministério da Saúde (TED 09/2018) com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.
Painel Saúde Fiocruz
Raramente os profissionais de saúde têm à mão uma planilha organizada para a visão consolidada e clara sobre seu atendimento diário na prestação de cuidados continuados à população a que se destinam. Pensando em facilitar e potencializar o acompanhamento cotidiano sobre o que está acontecendo com essa população pela qual são responsáveis, os pesquisadores desenvolveram uma solução para integrar tais informações e oferecer um feedback diário a esses profissionais.
Para a coautora do software e coordenadora de pesquisa do projeto (experiência do usuário e tradução do conhecimento), Renata David, tanto os profissionais de saúde como os gestores enfrentam enormes obstáculos na priorização da logística de recursos, o que prejudica a integração, a coordenação e a continuidade longitudinal do cuidado, fragilizando a sua qualidade.
"Uma mulher grávida pode faltar a uma consulta ou esquecer de levar os resultados do teste de sífilis ou HIV na consulta de rotina. Um homem idoso com hipertensão e diabetes pode interromper seu acompanhamento mensal, o que favorece a descontinuidade do tratamento, o surgimento de agravos e aumento de morbidade. Tais exemplos representam desafios diários para os profissionais de saúde da linha de frente, bem como para os formuladores de políticas no planejamento de intervenções individuais e comunitárias que possam melhorar a saúde das populações", justificou ela.
Durante alguns anos, Renata — que é fisioterapeuta e pesquisadora em saúde pública — trabalhou na Atenção Primária à Saúde e vivenciou na prática as dificuldades e estratégias utilizadas pelos profissionais para acompanhar o que está acontecendo com toda a população que assiste, como, por exemplo, os tradicionais caderninhos de anotação. "Geralmente, as informações não são integradas e acessíveis, mas essa realidade pode ser mudada se eles puderem ver os dados que produzem apresentados em um formato amigável, projetado para apoiar a tomada de decisões e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde", explicou ela, apontando ainda que com esse software os profissionais da ponta e gestores podem "analisar e entender melhor quais de seus pacientes precisam de mais atenção e o ponto do cuidado em saúde que foi perdido: uma visita, um exame laboratorial, um medicamento ou apenas um acompanhamento de rotina.
Painel Saúde Fiocruz: aplicação e funcionamento adaptados às necessidades locais
O Painel oferece feedback de desempenho para profissionais de saúde na APS usando dados locais, e conecta-se aos arquivos e bancos de dados locais para extrair essas informações e entregá-las de forma fácil de usar e que faça sentido para os profissionais e gestores de saúde. O coordenador do projeto, Vinícius Oliveira, enfatizou que toda equipe ou secretaria de saúde interessada pode implementar essa solução, que "tem potencial de aplicação em todo Brasil, em qualquer um de seus mais de cinco mil municípios".
"O dashboard acessa informações que já estão nos computadores nos quais eles trabalham diariamente registrando os atendimentos - apenas não estavam tão acessíveis para eles mesmos antes. O painel pode ser executado em computadores Windows ou Linux criando um ambiente local de ciência de dados baseado em Python, Pandas e Flask, podendo, assim, ser facilmente adaptado a outros cenários por cientistas de dados locais. Os painéis também são pré-renderizados e têm design profissional para serem visualmente atraentes e amigáveis, responsivos e entregar dados instantaneamente. Outro ponto relevante é que a iniciativa foi testada para avaliar seu funcionamento em computadores antigos, com pouca ou nenhuma conectividade com a internet, em cidades de diferentes portes. É uma abordagem inovadora que combina dados específicos para a melhoria da qualidade das informações do sistema nacional de saúde", detalhou.
O processo de concepção e validação do software foi resultado de dois anos de entrevistas, visitas de campo e testes de usabilidade juntamente com profissionais da APS, gestores e autoridades locais de saúde. Foram estudadas e testadas quatro cidades de diferentes portes populacionais, de regiões do Brasil distintas e com diversidade de cenários de informatização: apenas registros em papel, executando o RES padrão fornecido pelo Ministério da Saúde (MS), e executando soluções proprietárias, ou ainda uma mistura entre eles.
"O software tem se mostrado mais proveitoso e completo do que os métodos atualmente existentes ou utilizados, pois lança mão de informações que são frequentemente descartadas ou enviadas ao MS para nunca mais retornar ao nível local", enfatizou Vinícius, apontando ainda que a solução submetida ao Solve MIT transforma dados diversos em informações sobre a continuidade do cuidado, vinculando diversos tipos de registros: cadastro familiar e habitacional, anotações de ACS e relatórios de visitas, consultas médicas, fichas de enfermagem, consultas odontológicas, ações educativas em saúde coletiva, entre outras iniciativas. "O elo é o paciente e sua família, o foco é o histórico de saúde. Assim buscamos aqueles que faltaram a consultas importantes ou ainda não ingressaram em grupos operacionais organizados para prevenção e promoção da saúde. A missão é não deixar ninguém para trás".
O MIT Solve - Novel measurement for performance improvement Challenge
O MIT Solve, em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates, procurou soluções que ofereçam novas maneiras de medir a melhoria do desempenho da Atenção Primária à Saúde em países de baixa e média renda. A premissa é que a APS é uma pedra angular dos sistemas de saúde em todo o mundo. Portanto, a maioria das necessidades de saúde de uma pessoa – física, mental e social – são atendidas nessa esfera, pois em seu escopo atende não apenas aos indivíduos e famílias, mas também ao bem-estar geral das comunidades e suas populações.
Apesar de seu papel fundamental nas comunidades, a atenção primária à saúde continua fora do alcance de milhões de pessoas, principalmente em países de baixa e média renda. Barreiras como alto custo, falta de acesso, disponibilidade insuficiente e qualidade inconsistente do atendimento impedem as pessoas de viver vidas saudáveis e produtivas. Além disso, melhorias nessa área já estão acontecendo de forma transformacional: as pessoas estão vivendo mais; o financiamento e os incentivos para cuidados de alta qualidade estão aumentando; treinamento e desenvolvimento para profissionais de saúde tem foco renovado; e o acesso a cuidados de saúde preventivos e imunizações estão melhorando os resultados de saúde dos pacientes.
Para tanto, o desafio deste ano buscou métodos novos e aprimorados que empreguem fontes de dados não convencionais ou proxy para informar a melhoria do desempenho da atenção primária à saúde; forneçam métodos de medição aprimorados de baixo custo, adequados à finalidade, compartilháveis entre sistemas de informação e simplificados para coletores de dados; aproveite os sistemas, redes e fluxos de trabalho existentes para agilizar a coleta e interpretação de dados para dar suporte ao uso significativo de dados de cuidados primários de saúde; forneça insights acionáveis, responsáveis e acessíveis para prestadores de serviços de saúde, administradores e/ou financiadores que podem ser usados para otimizar o desempenho da atenção primária à saúde; e equilibre a oportunidade de os profissionais de saúde da linha de frente participarem dos esforços de melhoria de desempenho com sua principal responsabilidade como prestadores de cuidados.