Cursos

Home Cursos
Voltar

Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos Telefone: Tel: (21) 3194-8484 / 3194-8452
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

O Curso de Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório vem sendo oferecido na modalidade de ensino presencial com grande êxito. No entanto, a Educação a Distância (EaD) tem sido considerada uma das principais inovações na área educacional nos últimos tempos. Buscando atender a este novo cenário e as demandas por cursos na área, a Coordenação de Ensino do ICTB lança a proposta de um curso autoinstrucional online com a mesma carga horária, expertises docentes e comprometimento com um ensino de qualidade. O Curso adotará o modelo EAD Autoinstrucional (curso a distância sem tutoria), visando garantir a autonomia e independência do aluno, a partir de um desenho autoexplicativo, abordando a temática de maneira simples e objetiva. O processo de ensino-aprendizagem envolve o uso de ferramentas educacionais como materiais de estudo e a oferta de links para artigos e vídeos. Além disso, a partir de uma situação-problema previamente definida, o estudante será estimulado a aprender mais sobre determinados assuntos a partir da pesquisa e leituras complementares que tornarão o aluno protagonista de seu aprendizado. Ao final das aulas, será aplicada uma atividade verificadora da aprendizagem que tem uma finalidade formativa, ou seja, que não é pontual e estática, mas um processo dinâmico, inclusivo e diagnóstica em relação a efetividade do aprendizado. O objetivo é proporcionar conhecimentos básicos em Ciência em Animais de Laboratório (CAL), a fim de formar profissionais habilitados para a atuação na área de forma ética, calcados nas normativas e legislação vigente voltadas para o bem-estar animal.

INICIAÇÃO EM CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO

Curso de Formação Inicial e Continuada
 
Modalidade: EAD autoinstrucional (curso a distância sem tutoria)
Carga horaria:  30 horas

Objetivo do Curso:  Proporcionar conhecimentos básicos em Ciência em Animais de Laboratório (CAL), a fim de capacitar profissionais que atuam em instalações de criação de animais de laboratório, bem como usuários de animais de experimentação, formando profissionais habilitados para a atuação na área de forma ética, calcados nas normativas e legislação vigente e voltadas para o bem-estar animal.
 
O processo de ensino-aprendizagem na modalidade EAD autoinstrucional envolve o uso de ferramentas educacionais como materiais de estudo e a oferta de links para artigos e vídeos. Além disso, a partir de uma situação-problema previamente definida, o estudante será estimulado a aprender mais sobre determinados assuntos a partir da pesquisa e leituras complementares que tornarão o aluno protagonista de seu aprendizado.

O curso é composto por 3 Unidades, sendo distribuídas da seguinte forma: 
Unidade I: A Ciência em Animais de Laboratório- Histórico e Legislação
Unidade II: Instalação Animal, Barreiras Sanitárias e Biossegurança
Unidade III:  Bem-estar Animal e a Ciência em Animais de Laboratório

Ao final de cada unidade, será aplicada uma atividade verificadora da aprendizagem que tem finalidade formativa para a efetividade do aprendizado.