Cursos

Home Cursos
Voltar

Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos Telefone: Tel: (21) 3194-8484 / 3194-8452
D Desenvolvimento
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

Descrição: O Curso de Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório vem sendo oferecido na modalidade de ensino presencial com grande êxito. No entanto, a Educação a Distância (EaD) tem sido considerada uma das principais inovações na área educacional nos últimos tempos. Buscando atender a este novo cenário e as demandas por cursos na área, a Coordenação de Ensino do ICTB lança a proposta de um curso autoinstrucional online com a mesma carga horária, expertises docentes e comprometimento com um ensino de qualidade. O Curso adotará o modelo EAD Autoinstrucional (curso a distância sem tutoria), visando garantir a autonomia e independência do aluno, a partir de um desenho autoexplicativo, abordando a temática de maneira simples e objetiva. O processo de ensino-aprendizagem envolve o uso de ferramentas educacionais como materiais de estudo e a oferta de links para artigos e vídeos. Além disso, a partir de uma situação-problema previamente definida, o estudante será estimulado a aprender mais sobre determinados assuntos a partir da pesquisa e leituras complementares que tornarão o aluno protagonista de seu aprendizado. Ao final das aulas, será aplicada uma atividade verificadora da aprendizagem que tem uma finalidade formativa, ou seja, que não é pontual e estática, mas um processo dinâmico, inclusivo e diagnóstica em relação a efetividade do aprendizado. O objetivo é proporcionar conhecimentos básicos em Ciência em Animais de Laboratório (CAL), a fim de formar profissionais habilitados para a atuação na área de forma ética, calcados nas normativas e legislação vigente voltadas para o bem-estar animal.



Objetivo Geral: Ao final do curso o cursista será capaz de : 1- Compreender conceitos, trajetória histórica e legislação pertinente à Ciência em Animais de Laboratório (CAL). 2- Aplicar conhecimentos da ética aplicáveis à experimentação animal, incluindo manejo, alojamento e procedimentos na espécie a ser utilizada nas atividades de ensino ou pesquisa científica. 3- Aplicar conhecimentos práticos de bem-estar animal, incluindo manejo, alojamento e procedimentos na espécie a ser utilizada nas atividades de ensino ou pesquisa científica.



Justificativa: A atual legislação para criação e uso de animais de laboratório (Lei 11794/2008), em especial a Resolução Normativa N°49, publicada pelo CONCEA em 07-05-2021, torna obrigatória a capacitação e/ou comprovação de experiência no uso de animais de laboratório. Essa Resolução, que surtirá efeitos a partir de 31 de maio de 2023, preconiza que todos os envolvidos na criação ou que trabalham com animais em atividades de ensino ou pesquisa devem receber capacitação em ética e prática bem como treinamento e suporte adequados, a fim de se garantir o bem-estar dos animais sob sua responsabilidade bem como desenvolvimento de boas práticas no manejo e manipulação dos animais experimentais. Tendo em vista que o público que este curso pretende atingir, em sua maioria, está envolvido em atividades de laboratório que demandam muito de seu tempo, a oferta de um curso EAD justifica-se por possibilitar uma maior autonomia na organização do tempo de estudos. Cabe destacar que a capacitação do pessoal envolvido nas atividades de criação e utilização de animais de laboratório é imprescindível ao desenvolvimento de pesquisas e para a formação de conhecimento que chega à sociedade. A formação de capital humano de excelência é a base para o desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliam na melhoria da saúde humana e animal. O impacto dessa capacitação possibilita a reprodutibilidade de resultados nas pesquisas, refinamento das técnicas de manejo, manutenção do bem-estar animal, além da observância e prática do princípio dos 3Rs.



Oferecer capacitação em ética e prática a todos os envolvidos na criação e em atividades de ensino ou pesquisa em CAL, para que possam garantir o bem-estar dos animais sob sua responsabilidade, bem como desenvolvimento de boas práticas no manejo e manipulação dos animais experimentais, buscando atender à Resolução Normativa N°49, publicada pelo CONCEA em 07-05-2021.