Cursos

Home Cursos
Voltar

Instrumentos para o enfrentamento de emergências de saúde pública no contexto da sociedade civil - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação Email: vpeic@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

Em janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde declarou a Covid-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, a sexta vez desde a aprovação do Novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Este é o mais alto nível de alerta global, que indica grande probabilidade de expansão internacional de uma doença ou agravo. Essas emergências destacam a necessidade de preparação local e internacional robusta com respostas rápidas para salvar vidas. Quando um surto não é detectado ou se a resposta não é desencadeada de forma rápida e eficaz, o custo humano é alto. Observa-se que as tragédias enfrentadas por populações vulnerabilizadas não têm sido ignoradas por organizações da sociedade civil, que têm demonstrado sua potência na resposta a essas situações. Assim, buscamos reunir informações e instrumentos que possam inspirar e apoiar a sociedade civil e os movimentos sociais na América Latina na resposta às emergências de saúde pública que afetam suas populações. Neste curso você irá conhecer como opera a governança global, formas de atuação da sociedade civil e instrumentos para auxiliar a sociedade civil na atuação como mediadores e produtores de conhecimento por meio do fortalecimento da vigilância popular e do ativismo digital. Bom curso! Financiamento Este curso é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e a The Global Health Network (Universidade de Oxford) e foi financiado pelo projeto "COVID-19: Strengthening Global Research Collaboration and Impact by Sharing Methods, Tools and Knowledge Between Countries, Networks and Organisations" Grant Ref: MC_PC_19073 (Medical Research Council and NIHR/UK.

As emergências de saúde pública exigem preparação local e internacional robusta com respostas rápidas para salvar vidas.
Este curso reúne informações e instrumentos a fim de apoiar a sociedade civil e os movimentos sociais na América Latina na resposta às emergências de saúde pública que afetam suas populações.

Você conhecerá como opera a governança global, formas de atuação da sociedade civil e instrumentos para apoiar sua atuação como mediadores e produtores de conhecimento por meio do fortalecimento da vigilância popular e do ativismo digital.

Bom curso!