Cursos

Home Cursos
Voltar

Transformação Digital - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Escola Corporativa Fiocruz Telefone: (21) 3882-9181 Email: escolacorporativa@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

Necessidade de aprimoramento dos padrões de agilidade, eficiência, simplificação, escalabilidade, renovação e transformação dos modelos de negócio, visando a ampliação do desempenho organizacional e da dinâmica de comunicação entre os integrantes do Sistema de Planejamento Integrado. Com isso, espera-se otimizar recursos, ampliar iniciativas de caráter criativo, inovador e colaborativo, no sentido do alinhamento entre as estratégias de negócio e as estratégias digitais ou de tecnologia, a fim de haver fusão entre elas na forma de estratégia digital que apoie a tomada de decisão estratégica.

Os Percursos de Aprendizagem do tema Transformação Digital pertencem ao Programa do Sistema Integrado de Planejamento. Foram desenvolvidos a partir das competências funcionais e tem como fundamento, conhecimentos e comportamentos.

 
O objetivo dos quatro percursos - política governamental, gestão da mudança, governança colaborativa e cultura da inovação, é desenvolver a competência funcional Transformação Digital, a partir de um conjunto de estratégias de aprendizagem coletivas que provoquem a reflexão sobre o tema e incentivem o autodesenvolvimento, promovendo maior engajamento dos profissionais do Sistema Integrado de Planejamento.
 

Percurso Política Governamental

Objetivo: Aprimorar o conhecimento das estratégias digitais propostas para os desafios de futuro das organizações, principalmente nas áreas de planejamento e gestão estratégica com foco na elaboração e monitoramento de planos alinhados aos processos, instrumentos e plataformas governamentais de planejamento estratégico do governo federal.

Resultados Esperados:
  • Compreensão dos elementos formadores da cultura organizacional e sua importância para a gestão da mudança;
  • Contribuir para a gestão de equipes de alta performance. 
 

Percurso Gestão da Mudança

Objetivo: Desenvolver o entendimento do processo de mudança ocasionado pela transformação digital e a cultura organizacional como um elemento no processo de Gestão de Mudança Organizacional.

Resultados Esperados:
  • Compartilhamento ampliado de documentos, referências bibliográficas e debates técnicos e políticos que explicitem a política nacional de transformação digital;
  • Identificação dos dispositivos mais adequados para o aprimoramento das estratégias institucionais (referenciais estratégicos da política de transformação digital para o Sistema de Planejamento Integrado);
  • Identificação das iniciativas institucionais alinhadas a política governamental de transformação digital. 
 

Percurso Governança Colaborativa

Objetivo: Desenvolver o entendimento da governança colaborativa, da tomada de decisão em rede e no processo de transformação digital da Fiocruz.

Resultados Esperados:
  • Compreensão do modelo de governança e o potencial de impacto do processo de Transformação Digital;
  • Compartilhar e integrar dados, processos, sistemas, serviços e infraestrutura, a partir de plataformas colaborativas de gestão;
  • Facilitar e padronizar o acesso aos serviços digitais;
  • Fomentar a colaboração no ciclo de desenvolvimento e implementação da estratégia da Organização;
  • Ampliar e incentivar a participação na criação e melhoria dos processos e serviços;
  • Aprimorar a interação entre a gestão central e a gestão das Unidades. 
 

Percurso Cultura da Inovação

Objetivo: Desenvolver o entendimento de como a Fiocruz enquanto organização pública está inserida no ambiente de mudança do governo federal que tem implementado processos de trabalho alinhados a transformação digital, otimização de resultados, construção de processos colaborativos e digitais que representam inovação na gestão das estratégias, planos, processos e produtos.

Resultados Esperados:
  • Engajamento das equipes para o desenvolvimento da cultura de inovação no setor público;
  • Fortalecer a cultura de inovação, com novos conhecimentos e tecnologias;
  • Ampliar a visão para tornar a instituição mais dinâmica, mais próxima do cidadão e de seu território, mais eficiente para resolver problemas e ofertar soluções para melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira;
  • Oferta de bens e serviços mais adequados às necessidades dos cidadãos - usuários;
  • Identificar iniciativas para simplificar o acesso aos serviços prestados pela Fiocruz à sociedade;
  • Desenvolver o enfoque de serviços públicos que atendam aos anseios e a diversidade dos cidadãos;
  • Promover maior integração institucional e convergência de propósitos;
  • Expandir horizontes e inovar na prestação de serviços de elevado valor social;
  • Vislumbrar mecanismos para simplificar agendamentos, a prestação e o acompanhamento dos serviços, com foco na experiência do usuário interno e externo;
  • Identificar ferramentas de monitoramento do desempenho dos serviços e entregas. 
 
Público-alvo: Profissionais que atuam na Cogeplan, nos serviços de planejamento das Unidades e cooperação técnica e similares na presidência.

Requisitos técnicos para acesso ao curso: Navegador Firefox Mozilla, Google Chrome ou Microsoft Edge. Não será possível acessar o percurso utilizando o navegador Internet Explorer.
Veja qui o Guia de acesso.

Contato:escolacorporativa@fiocruz.br