Cursos

Home Cursos
Voltar

II Curso/Seminário de TOXINOLOGIA BÁSICA & APLICADA: BIO-TECNOLOGIAS DE TOXINAS ÚTEIS À SAÚDE - 2º Oferta

Unidade/ofertante: Fiocruz Rondônia Telefone: (69) 3219-6000 Email: rondonia@fiocruz.br
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Esta 2a edição do curso/seminário de Toxinologia Básica e Aplicada visa formar e qualificar recursos humanos para o aprimoramento Científico, Tecnológico e Inovador na área de Toxinologia, tanto na pesquisa, extensão quanto no ensino e na comunicação/divulgação, agregando as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação em Biotecnologia, Bioeconomia, Imunologia, Fisiopatologia, Proteômica, Genômica, Biologia Molecular, Bioquímica, Toxicologia, Biologia Estrutural, Epidemiologia, Clínica, Diagnóstico e Terapêutica dos Envenenamentos e/ou Intoxicações, além das aplicações tecnológicas das toxinas animais, vegetais e microbianas na Saúde. Esta edição do curso possui uma organização em Gestão Compartilhada com pesquisadores de 13 instituições nacionais (Fiocruz Rondônia, Fiocruz Ceará, FUNED, FMT-AM, UCDB, UEA, UEFS, UFBA, UFMG, UFPB, UFU, UNESP e UNIR), integra como curso da Escola Brasil-Argentina de Biotecnologia e, ainda, possibilita a troca de Conhecimentos e o intercâmbio técnico-científico entre diferentes unidades federativas do Brasil, Argentina e outros países (Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai), ampliando a Rede de Pesquisa em Toxinologia Básica & Aplicada (RED-TOX). Adicionalmente o 2o Prêmio de Toxinologia homenageará o “Prof. Dr. Carlos Ribeiro Diniz” (in memoriam/1919-2002, FUNED).

O Curso/Seminário de Toxinologia Básica & Aplicada visa a formação e a qualificação de recursos humanos para o aprimoramento Científico, Tecnológico e Inovador na área de Toxinologia, tanto na pesquisa, extensão quanto no ensino e na comunicação/divulgação, agregando as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação em Biotecnologia, Bioeconomia, Imunologia, Fisiopatologia, Proteômica, Genômica, Biologia Molecular, Bioquímica, Toxicologia, Biologia Estrutural, Epidemiologia, Clínica, Diagnóstico e Terapêutica dos Envenenamentos e/ou Intoxicações, além das aplicações tecnológicas das toxinas animais, vegetais e microbianas na Saúde. Adicionalmente possibilitará o intercâmbio técnico-científico entre diferentes unidades federativas do Brasil e outros países (Argentina, Costa Rica, Equador, Espanha, Panamá, Peru, Portugal e Uruguai) ampliando a Rede de Pesquisa em Toxinologia Básica & Aplicada (RED-TOX). O II Curso de Toxinologia Básica e Aplicada em formato de Gestão Compartilhada para o ano de 2022 conta com pesquisadores da área de Toxinologia de 15 instituições IES/ICTs (Fiocruz Rondônia, Fiocruz Ceará, FUNED, FMT-AM, FSCBH, UCDB, UEA, UEFS, UFBA, UFMG, UFPB, UFU, UNESP, UNIR e UniSL) e seus respectivos PPGs e, adicionalmente o Prêmio de Toxinologia homenageará o “Prof.Dr. Carlos Ribeiro Diniz” (in memoriam/1919-2002, FUNED).

Programas de Pós Graduação Stricto Sensu participantes:
PPG em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal/BIONORTE.

PPG em Biologia Celular e Molecular (PGBCM)/UFPB.
PPG em Biologia Experimental (PGBIOEXP)/UNIR/FIOCRUZ.

PPG em Biologia Geral e Aplicada (PGBGA)/UNESP
PPG em Bioquímica e Biologia Molecular (PPGBBM)/UFRN
PPG em Biotecnologia (PGBIOTEC)/FUNED.

PPG em Biotecnologia (PGBIOTEC)/UCDB.
PPG em Ciências Biológicas – Genética (PGCB)/UNESP.
PPG em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia (PGFISFAR)/UFMG.

PPG em Ciências Farmacêuticas (PGCF)/UFC.
PPG em Ciências Farmacêuticas (PGCF)/UEFS.
PPG em Ciências da Saúde da Amazônia Ocidental (PGMECS)/UFAC.
PPG em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM).

PPG em Doenças Tropicais (PGDT)/UNESP.
PPG em Genética e Bioquímica (PGGB)/UFU.

PPG em Imunologia (PPGIm)/UFBA.
PPG em Medicina e Biomedicina/FSCBH.
PPG em Medicina Tropical (PGMT)/UEA/FMT.

Posgrado en Química, UNNE, Corrientes, Argentina.

Agências de Fomento e Instituições de Apoio:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq (Curso Brasil-Argentina de Biotecnologia, CBAB/CABBIO).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM.
Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental, INCT-EpiAmO.